Temperatura de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 8, 2016
Messages
12
Reaction score
6
Pessoal, já li em um caminhão de publicação na web e aqui no site também que a temperatura de fermentação de ALEs é 20 C e pronto.

Bom, eu tô fazendo uma Saison lá em casa e na embalagem do fermento e também no site do fabricante recomenda a temperatura de 26 a 32 C.

Eu tô fermentando ela a temperatura ambiente (BH no inverno/primavera entre 22 e 28C)e não na minha geladeira fermentadora...

O fermento que eu tô usando é o Mangrove Jacks M29.

http://mangrovejacks.com/products/m29-french-sasion-yeast-10-g

:mug:
 
Pessoal, já li em um caminhão de publicação na web e aqui no site também que a temperatura de fermentação de ALEs é 20 C e pronto.

Bom, eu tô fazendo uma Saison lá em casa e na embalagem do fermento e também no site do fabricante recomenda a temperatura de 26 a 32 C.

Eu tô fermentando ela a temperatura ambiente (BH no inverno/primavera entre 22 e 28C)e não na minha geladeira fermentadora...

O fermento que eu tô usando é o Mangrove Jacks M29.

http://mangrovejacks.com/products/m29-french-sasion-yeast-10-g

:mug:

Não existe uma termperatura certa e ponto...

Cada cepa se comporta de uma maneira. Umas não se alteram muito se ficarem na faixa recomendada do fabricante, outras podem mudar bastante o perfil, ficando mais frutado e etc...

Como 20C é uma temperatura média, muitos recomendam usá-la...

Porém em uma Weiss por exemplo, a 20C pode ficar com aroma excessivo de banana...

Portanto, experimente ou busque informações confiáveis quanto ao perfil de cada levedura
 
Pessoal, já li em um caminhão de publicação na web e aqui no site também que a temperatura de fermentação de ALEs é 20 C e pronto.

:mug:

Essa afirmação é totalmente equivocada. Cada fermento ale trabalha de maneira diferente, alguns melhor mais baixo em torno de 18 ou menos, alguns melhor em temperatura de 20 pra mais.

Nunca usei essa cepa específica de Saison que você está usando, mas em geral sim, cepas de Saison tem resultados melhores com temperaturas mais altas, as vezes até mesmo próximo de 25. Como saber? Testando com seus equipamentos o resultado que sai melhor para você.
 
Os melhores resultados que obti nas minhas Saison foi de inocular em 18 e deixar subir lentamente (controlando bem - média de 1 grau por dia) até uns 24-25.

Fiz uma saison que deixei chegar até 29 e nao gostei do resultado final.
 
Pessoal, já li em um caminhão de publicação na web e aqui no site também que a temperatura de fermentação de ALEs é 20 C e pronto.

Bom, eu tô fazendo uma Saison lá em casa e na embalagem do fermento e também no site do fabricante recomenda a temperatura de 26 a 32 C.

Eu tô fermentando ela a temperatura ambiente (BH no inverno/primavera entre 22 e 28C)e não na minha geladeira fermentadora...

O fermento que eu tô usando é o Mangrove Jacks M29.

http://mangrovejacks.com/products/m29-french-sasion-yeast-10-g

:mug:
A temperatura perfeita é aquela que o fermento gera uma cerveja que fica perfeita pra você.

O "perfeito" é diferente pra cada cervejeiro.

Logo, não existe temperatura perfeita e única.

Agora... por favor, poste aqui os links do "caminhão de publicação na web e aqui no site também que a temperatura de fermentação de ALEs é 20 C e pronto.".

Abração,
 
MarioGaloDoido (doidoidoidoidooooo! rs), sou de BH também.

Você que montou a receita dessa saison ou comprou pronta? Onde você arrumou os ingredientes ?

Próxima brassagem, ou a depois da próxima, to pensando em fazer uma saison.
 
Galera, este lance da temperatura de fermentação ainda me causa dúvidas, pra te falar a verdade. Se le muita coisa controversa na web.

*******, GALO é tudo.

Na verdade eu comprei lá na Lamas o fermento e fiz uma receita minha no beersmith. Não obedeci os ingredientes originais. Fiz com 50% malte MOSA Uruguaio e 50% Vienna. Lúpulo de amargor Nugget e lúpulo de aroma Citra. O fermento foi o do link, o M29.
 

Attachments

  • Tributo.JPG
    Tributo.JPG
    78 KB · Views: 74
Bacana. Vou ver depois e montar uma receita pra mim também. Aliás, preciso começar a me familiarizar com o beersmith...

Pra um leigo como eu, me fale aqui, não é preciso malte acidificado na receita?

Saudações atleticanas.
 
*******,

O beersmith é TOP pra fazer suas próprias receitas. Com ele você consegue fazer uma cerveja com sua cara.

Não é caro, recomendo.

Abs
 
Galera, este lance da temperatura de fermentação ainda me causa dúvidas, pra te falar a verdade. Se le muita coisa controversa na web.

Opa tudo bem!

Cara se a leitura da web te causa duvidas, recomendo que busque livros. Sem querer desmerecer qualquer informação da web, mas livros são fontes confiáveis e de grande importância em qualquer área do conhecimento.

Muito se fala aqui no fórum para ler o livro Yeast, que vai com certeza explicar todas as tuas duvidas sobre fermentação.

Grande abraço,

Guilherme
 
*******, eu não uso malte acidificado... Se alguém puder explicar a necessidade hoje em dia com os maltes alterados geneticamente que usamos...
 
*******, eu não uso malte acidificado... Se alguém puder explicar a necessidade hoje em dia com os maltes alterados geneticamente que usamos...

O malte acidificado só é necessário caso o pH de mostura esteja muito longe do ideal, que seria 5,2...

Hoje em dia a maioria dos maltes são modificados suficientemente para que o pH fique nessa casa, portanto na grande maioria dos casos é desnecessário...
 
Back
Top