Fermentação após baixa na temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

postairech

Member
Joined
Mar 25, 2022
Messages
20
Reaction score
7
Location
Lajeado/RS
Buenas pessoal,

Tive um problema na fermentação que estou fazendo agora, o termostato que uso deu problema e baixou a temperatura do mosto pra 2, 3 graus celcius.
Inoculei o fermento domingo a noite, e na segunda a noite percebi esse problema. No mesmo momento troquei os fermentadores de geladeira, colocando a temperatura a 10º C.
Na terça a noite retirei uma amostra e ela estava bem carbonatada, porém não medi a OG, então setei a temperatura para 12 graus.

Ontem verifiquei que os airlocks estão parados, porém é possível que a pressão esteja saindo pela tampa, que não deve ter a vedação perfeita. A OG baixou bem pouquinho, cerca de 3 ou 4 pontos. o mosto parece bem carbonatado, aos olhos.

O que me preocupa: posso ter estragado a levedura nessa baixa de temperatura? Ou ela está apenas em lag ainda?

Obrigado galera!
 
Buenas pessoal,

Tive um problema na fermentação que estou fazendo agora, o termostato que uso deu problema e baixou a temperatura do mosto pra 2, 3 graus celcius.
Inoculei o fermento domingo a noite, e na segunda a noite percebi esse problema. No mesmo momento troquei os fermentadores de geladeira, colocando a temperatura a 10º C.
Na terça a noite retirei uma amostra e ela estava bem carbonatada, porém não medi a OG, então setei a temperatura para 12 graus.

Ontem verifiquei que os airlocks estão parados, porém é possível que a pressão esteja saindo pela tampa, que não deve ter a vedação perfeita. A OG baixou bem pouquinho, cerca de 3 ou 4 pontos. o mosto parece bem carbonatado, aos olhos.

O que me preocupa: posso ter estragado a levedura nessa baixa de temperatura? Ou ela está apenas em lag ainda?

Obrigado galera!

Amigo, a essa altura já deve ter fermentado.

Respondendo a sua pergunta, pode ter judiado um pouco mas não estragado.

Já fermentou né?
 
Amigo, a essa altura já deve ter fermentado.

Respondendo a sua pergunta, pode ter judiado um pouco mas não estragado.

Já fermentou né?
Fermentou sim, hehehe...

Recomendação de um amigo foi agitar o fermentador, no meu caso, que fermento em bombonas... Pra quem tem fermentadores de Inox de grandes volumes seria injetar co2 pela torneira embaixo, movimentar a levedura.

Por causa do frio ela decanta... Fermentou mais devagar, mas fermentou

Tenho que fazer um novo post sobre um off flavour que identifiquei, sinto um picante no fundo da boca quando experimento essa ceva, mesmo sem carbonatação, nunca tinha acontecido.

De qualquer forma, obrigado pela resposta meu amigo!
 

Latest posts

Back
Top