Possivel contaminação na fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 30, 2021
Messages
15
Reaction score
3
Location
Curitiba, PR
Boa tarde pessoal, fiz a brassagem de uma session ipa sábado. Usei 400ml de lama da brassagem anterior (US-05) pra 10L de breja kkkkk, muita lama, eu sei. Não fiz starter, pois estava fresca e tudo muito bem esterilizado, apenas fiz um starter com o próprio mosto, durante 6h, aí inoculei. Não notei nenhum gosto ou cheiro ruim na cerveja, porém o aspecto dela está esquisito, cheio de yeast rafts na superfície. Ah, e também ela atenuou mais do que o normal, era pra FG ficar em 1.009, fechou em 1.007, mesma coisa na brassagem que retirei a lama, atenuou 2 pontos a mais e a OG de ambas bateu certinho... Ainda em dúvida se faço ou não o dry hop. Segue a foto.
 

Attachments

  • 20221103_124146.jpg
    20221103_124146.jpg
    1.8 MB · Views: 4
Aparência é importante, mas o que determina contaminação mesmo é o cheiro e sabor.
Mete ficha!
experimentar ela... se não tiver nada anormal mete bronca...
o gosto tá ótimo, porem tá seca pra caramba dnv e acredito que vai atenuar ainda mais, gosto de ipa's com um residual pra bater de frente com os 42 IBU's, mas da nada... dry hop feito, em breve mando o resultado. Valeu galera
 
Tem razão, yeast rafts (levedura boiando) ... não parece ter contaminação, ela apenas não decantou. Se der uma chacoalhada e colocar no cold ela desce... eu seguiria normalmente. Atenuação nunca é um valor exato...
 
acho que eu ficaria mais preocupado com a quantidade excessiva de fermento.Isso pode fazer com que algumas células comecem a fazer autolise por falta de nutriente.Não é algo tão comum para cervejeiro caseiro,mas é um risco.Usar a lama e ainda fazer starter pra 10L de breja da um overpitching extremamente alto.
 
Back
Top