Sim, o esquema está correto.... mas o mais importante é..... você entendeu o porque do esquema ser assim?Valeu, sempre ajudando!!
Achei esse negócio do contator mais complicado...
Não sei nada de elétrica, só de orelhada...
Pelo que vi, esse esquema estaria certo, baseado no esquema do Lamas??
Grande abraço
Perfeito!Guenter, acho que sim...
Sem ver nada acho que não, tenho que pensar um pouco antes, mas o raciocínio da ligação entendi... O rele controla uma das fases que saem da resistência, antes do tic...
Vou fazer as ligações e depois te mando uma foto,antes de ligar na tomada rsrsrs
Abs
Valeu
Fiz está ligação do pid com o ssr , mas no local da resistência fiz uma tomada mas reparei que passa energia para a tomada mesmo com o pid desligado. Alguém sabe se é normal?
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@Alceu estou fazendo como o esquema que postei. Entradas do ssr fase e fase
@Alceu e @Trindade, não é necessário usar um SSR trifásico. Basta usar 2 SSR monofásico (um para cada fase dos 220V, se for o caso de 220V bifasico). O acionamento do SSR (que no meu caso é comandado por um TIC, fica em paralelo com o rele do TIC).Se para ter os 220 você usa 2 fases, deveria usar SSR trifásico, usando o SSR monofásico a sua resistência sempre estará energizada.
Estou montando o meu equipamento e comprei um trifásico.
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Mas é preciso SSR para ligar a resistência no Tic? A minha é de 3000W, em 220V, que dá 13A. Pensei em ligar direto, passando por uma chave on/off para energizar o Tic, e um sinaleiro para indicar quando a resistência estivesse ligada. O esquema que fiz foi esse aqui, tá certo?View attachment 115137
Pessoal, fiz um desenho do que estou planejando. Gosria dos comentarios dos amigos.Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Pessoal, fiz um desenho do que estou planejando. Gosria dos comentarios dos amigos.View attachment 115140Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Qual a diferença entre um contator e um relé eletromecânico?Pessoal, achei este contator http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631595971-contator-bipolar-32a-220v-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-DOS-HISTORYITEMS,V:2]
Alguem ja usou.
Gostaria da opiniao dos amigos mas experientes, seria melhor trabalhar com um rele SSR, ou uma placa Contatora?
16 amperes a 220vMoçada, tô planejando usar uma resistência 1800W pro HLT e 1500W pro RIMS, 220v... Com essa potência, dá pra ligar direto um tic17 ou mt512, sem contatora/relé? Eles agüentam até 16A, é isso? No manual não é muito claro, vi essas informações no site da dufrio, mas queria confirmar....
abraços
16 amperes a 220v
16 x 220 = 3520 watts
Essa é a potência máxima que tu podes ligar num TIC que suporte 16 amperes.
Sim, pode ficar apoiada.Oi, pessoal. Primeira postagem aqui, mas leio as discussões há um certo tempo, e esse tópico me interessa bastante.
Sou do Rio de Janeiro, e aqui tem uma empresa que faz resistências sob encomenda, em particular modelos tipo o da figura abaixo:
Estou pensando em mandar fazer uma para auxiliar na fervura, pois meu fogão de casa não dá conta do recado (faço levas de 20 litros), e falta espaço para um fogareiro. Minha única panela é a No. 38 (pois faço BIAB), e pensei em encomendar a resistência com as seguintes especificações:
- Diâmetro de 30 cm (conforme sugerido pelo vendedor, quando eu disse o diâmetro da minha panela)
- Altura da haste de 34 cm (para que a resistência fique apoiada no fundo da panela, e não equilibrada na borda dela)
- Potência de 1000 W (depois de ver as contas aqui, acho que isso é o mais seguro levando-se em consideração que é uma tomada 110 V comum, de 10 A)
Minha dúvida era se tem problema a resistência ficar apoiada no fundo da panela, já que eu usaria a resistência em conjunto com duas bocas do fogão na fervura. Além disso, mesmo não sendo uma resistência acoplada na panela, é necessário o aterramento?
Abraços!
Hugo
Sim, pode ficar apoiada.
Quanto ao aterramento, obrigatório, não é.... mas é uma ótima medida de segurança. Isso depende muito do teu conhecimento em elétrica, confiança, etc.
Exemplo.... eu tenho 2 equipamentos completos elétricos, e nenhum no momento é aterrado. Eu recomendo isso? Não.... mas eu faço pq confio nas minhas instalações. Eu vou aterrar no futuro? Sim, assim que tiver tempo. Eu recomendo fazer isso? Não. Assim como eu não recomendo andar de caiaque sem colete salva-vidas, etc...
Abraço,
aquelas resistencias que vende na we, o que voces acham ?
Qual a diferença entre um contator e um relé eletromecânico?
Como calculo a bitola dos fios que devo utilizar?[/SIZE][/B]
Existem fórmulas pra isso, mas essa tabelinha abaixo funciona perfeitamente (a bitola dos fios é medida em mm²).
BITOLA (mm²) - AMPERAGEM SUPORTADA
1mm²..........12,0 A
1,5mm²........15,5 A
2,5mm²........21,0 A
4mm²..........28,0 A
6mm²..........36,0 A
10mm².........50,0 A
16mm².........68,0 A
25mm².........89,0 A
35mm².........111,0 A
50mm².........134,0 A
70mm².........171,0 A
Essas recomendações de bitola de fios são para 220V ou 127V?
Obrigado,
Fábio Rolfsen
Oi, pessoal. Dando um retorno a vocês, graças a esse tópico e às coisas que aprendi aqui, encomendei minha resistência elétrica. Em anexo estão as fotos (desculpem a má qualidade da foto tirada do celular, à noite...) Encomendei com 1000 W, já que ia ligar em uma tomada de 110 V e 10 A. Diâmetro da base 30 cm e altura da haste de 34 cm. O preço saiu por R$ 160,00. Quem for do Rio de Janeiro e se interessar, a empresa que faz é a ITE Resistências, na Rua de Santana.
Uso ela na fervura, junto com duas bocas do fogão. Por enquanto só fiz uma brassagem com ela, de uma Weissbier. Ferveu 25 litros de mosto que é uma beleza! Não notei nenhuma caramelização, mas tenho que fazer mais experimentos, principalmente com cervejas mais maltadas.
Abraços
Hugo
Esse suporte ali nos terminais da resistência já veio assim ou tu que fez? Eu comprei uma bem parecida até, mas veio só os terminais, tenho que pensar como fazer a ligação. A minha é da JCS Resistências, mas ainda não testei ela.
Fagner, a resistência vem sem as ligações elétricas feitas. Aquele suporte preto que estou segurando na foto em anexo deve ser enroscado no outro à direita, e ele sim veio junto com a resistência, já que é a proteção da parte elétrica. A única coisa que fiz foi comprar o cabo, fazer as ligações e enroscar essa proteção novamente. Foi super simples, bem mais do que montar as ligações do termostato! Se tiver alguma dúvida, posso tentar ajudar.
Abraços
Hugo
Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.
Auto-fusão é o que há de melhor. Vede bem, e pronto.. nunca mais terá que te preocupar.Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.
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