Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

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Valeu, sempre ajudando!!
Achei esse negócio do contator mais complicado...

Não sei nada de elétrica, só de orelhada...

Pelo que vi, esse esquema estaria certo, baseado no esquema do Lamas??

Grande abraço
 

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Valeu, sempre ajudando!!
Achei esse negócio do contator mais complicado...

Não sei nada de elétrica, só de orelhada...

Pelo que vi, esse esquema estaria certo, baseado no esquema do Lamas??

Grande abraço
Sim, o esquema está correto.... mas o mais importante é..... você entendeu o porque do esquema ser assim?

Pergunto, pegando o TIC na mão, você consegue instalá-lo sem usar desenho nenhum? O ideal é chegar nesse ponto, ou seja, usar o esquema pra coisa fazer um sentido inicial...... e depois não precisar mais dele porque a lógica já está entendida (o que te permitirá usar qualquer termostato no futuro).

Abraço,
 
Guenter, acho que sim...

Sem ver nada acho que não, tenho que pensar um pouco antes, mas o raciocínio da ligação entendi... O rele controla uma das fases que saem da resistência, antes do tic...

Vou fazer as ligações e depois te mando uma foto,antes de ligar na tomada rsrsrs

Abs

Valeu
 
Guenter, acho que sim...

Sem ver nada acho que não, tenho que pensar um pouco antes, mas o raciocínio da ligação entendi... O rele controla uma das fases que saem da resistência, antes do tic...

Vou fazer as ligações e depois te mando uma foto,antes de ligar na tomada rsrsrs

Abs

Valeu
Perfeito!
 
Fiz está ligação do pid com o ssr , mas no local da resistência fiz uma tomada mas reparei que passa energia para a tomada mesmo com o pid desligado. Alguém sabe se é normal?
uploadfromtaptalk1424823673616.jpg
 
Sim, pois o ssr só corta um fio, se ele cortar o neutro, ainda haverá energia, porém a resistência não funcionará porque precisa o neutro estar fechado para poder a corrente alternar.
 
To querendo fazer um RIMS com fundo falso, minha idéia inicial era colocar uma resistencia embaixo do fundo falso, mas só pra manter a temperatura mesmo(e talvez levar ao mash out).

Mash in eu esquentaria a água com o fogareiro, misturava os graos e manteria com a resistencia na temperatura que eu quiser. Recirculando e com PID, tudo certinho.

Aí me deparei com um fogareiro desses abaixo. Ele tem 1000w em cada boca, 46cm de largura(panela de 40cm, deve ficar certinho nas bocas, se nao eu coloco uns tijolos do lado pra nao ficar bambo). Coloco o PID neles e pronto.

Será que tem algum problema que nao pensei? Vai desperdicar mais energia pelas laterais já que nao tá imerso, mas em compensacao nao vou precisar furar panela, ter coisa eletrica misturada no liquido, nao vou precisar me preocupar com aterramento tanto assim etc. Se ele nao aguentar mash out faco no fogareiro mesmo com fogo baixo.

O que acham? Lembrando que é só pra manter a temperatura de mostura.
 

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@Alceu estou fazendo como o esquema que postei. Entradas do ssr fase e fase
 
@Alceu estou fazendo como o esquema que postei. Entradas do ssr fase e fase

Se para ter os 220 você usa 2 fases, deveria usar SSR trifásico, usando o SSR monofásico a sua resistência sempre estará energizada.
Estou montando o meu equipamento e comprei um trifásico.
 
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
 
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Se para ter os 220 você usa 2 fases, deveria usar SSR trifásico, usando o SSR monofásico a sua resistência sempre estará energizada.
Estou montando o meu equipamento e comprei um trifásico.
@Alceu e @Trindade, não é necessário usar um SSR trifásico. Basta usar 2 SSR monofásico (um para cada fase dos 220V, se for o caso de 220V bifasico). O acionamento do SSR (que no meu caso é comandado por um TIC, fica em paralelo com o rele do TIC).

Na imagem anexada da para ver os 2 SSR (um na parte de cima e o outro na parte de baixo do dissipador).

uploadfromtaptalk1425118003613.jpg
 
@Alceu e @Fdamata, já descobrir qual foi meu erro, estava verificando todas as ligações para ver se estavam ok, quando liguei o PID não havia instalado o sensor de temperatura, por este motivo estava passando a corrente. Instalei o sensor e a fase é cortada pelo SSR.
 
Mas é preciso SSR para ligar a resistência no Tic? A minha é de 3000W, em 220V, que dá 13A. Pensei em ligar direto, passando por uma chave on/off para energizar o Tic, e um sinaleiro para indicar quando a resistência estivesse ligada. O esquema que fiz foi esse aqui, tá certo?uploadfromtaptalk1425155044559.jpg
 
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).

Pessoal, achei este contator http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631595971-contator-bipolar-32a-220v-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-DOS-HISTORYITEMS,V:2]
Alguem ja usou.
Gostaria da opiniao dos amigos mas experientes, seria melhor trabalhar com um rele SSR,
 
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Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).

Pessoal, achei este contator http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631595971-contator-bipolar-32a-220v-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-DOS-HISTORYITEMS,V:2]
Alguem ja usou.
Gostaria da opiniao dos amigos mas experientes, seria melhor trabalhar com um rele SSR, ou uma placa Contatora?
 
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Mas é preciso SSR para ligar a resistência no Tic? A minha é de 3000W, em 220V, que dá 13A. Pensei em ligar direto, passando por uma chave on/off para energizar o Tic, e um sinaleiro para indicar quando a resistência estivesse ligada. O esquema que fiz foi esse aqui, tá certo?View attachment 115137

Gustavo, neste esquema, você está ligando a lâmpada em série, não está correto, você precisa ligar a fase que está indo para a resistência e o neutro.
 
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Pessoal, fiz um desenho do que estou planejando. Gosria dos comentarios dos amigos.uploadfromtaptalk1425271691895.jpg
 
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Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Pessoal, fiz um desenho do que estou planejando. Gosria dos comentarios dos amigos.View attachment 115140
 
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Alceu, valeu! Tava errado mesmo. Liguei a lâmpada em paralelo com a saída do Tic, daí funcionou: consigo ver de longe se a resistência está ligada ou não.
 
Moçada, tô planejando usar uma resistência 1800W pro HLT e 1500W pro RIMS, 220v... Com essa potência, dá pra ligar direto um tic17 ou mt512, sem contatora/relé? Eles agüentam até 16A, é isso? No manual não é muito claro, vi essas informações no site da dufrio, mas queria confirmar....

abraços
 
Moçada, tô planejando usar uma resistência 1800W pro HLT e 1500W pro RIMS, 220v... Com essa potência, dá pra ligar direto um tic17 ou mt512, sem contatora/relé? Eles agüentam até 16A, é isso? No manual não é muito claro, vi essas informações no site da dufrio, mas queria confirmar....

abraços
16 amperes a 220v

16 x 220 = 3520 watts

Essa é a potência máxima que tu podes ligar num TIC que suporte 16 amperes.
 
16 amperes a 220v

16 x 220 = 3520 watts

Essa é a potência máxima que tu podes ligar num TIC que suporte 16 amperes.

Poder potência alta até pode, mas não é recomendado, ele vai estragar bem mais rápido, as vezes tu vai economizar num relé ou contatora e vai acabar tendo que comprar um controlador novo e gastando mais.
 
Oi, pessoal. Primeira postagem aqui, mas leio as discussões há um certo tempo, e esse tópico me interessa bastante.

Sou do Rio de Janeiro, e aqui tem uma empresa que faz resistências sob encomenda, em particular modelos tipo o da figura abaixo:
produtos_1149620374.jpg


Estou pensando em mandar fazer uma para auxiliar na fervura, pois meu fogão de casa não dá conta do recado (faço levas de 20 litros), e falta espaço para um fogareiro. Minha única panela é a No. 38 (pois faço BIAB), e pensei em encomendar a resistência com as seguintes especificações:

- Diâmetro de 30 cm (conforme sugerido pelo vendedor, quando eu disse o diâmetro da minha panela)
- Altura da haste de 34 cm (para que a resistência fique apoiada no fundo da panela, e não equilibrada na borda dela)
- Potência de 1000 W (depois de ver as contas aqui, acho que isso é o mais seguro levando-se em consideração que é uma tomada 110 V comum, de 10 A)

Minha dúvida era se tem problema a resistência ficar apoiada no fundo da panela, já que eu usaria a resistência em conjunto com duas bocas do fogão na fervura. Além disso, mesmo não sendo uma resistência acoplada na panela, é necessário o aterramento?

Abraços!

Hugo
 
Oi, pessoal. Primeira postagem aqui, mas leio as discussões há um certo tempo, e esse tópico me interessa bastante.

Sou do Rio de Janeiro, e aqui tem uma empresa que faz resistências sob encomenda, em particular modelos tipo o da figura abaixo:
produtos_1149620374.jpg


Estou pensando em mandar fazer uma para auxiliar na fervura, pois meu fogão de casa não dá conta do recado (faço levas de 20 litros), e falta espaço para um fogareiro. Minha única panela é a No. 38 (pois faço BIAB), e pensei em encomendar a resistência com as seguintes especificações:

- Diâmetro de 30 cm (conforme sugerido pelo vendedor, quando eu disse o diâmetro da minha panela)
- Altura da haste de 34 cm (para que a resistência fique apoiada no fundo da panela, e não equilibrada na borda dela)
- Potência de 1000 W (depois de ver as contas aqui, acho que isso é o mais seguro levando-se em consideração que é uma tomada 110 V comum, de 10 A)

Minha dúvida era se tem problema a resistência ficar apoiada no fundo da panela, já que eu usaria a resistência em conjunto com duas bocas do fogão na fervura. Além disso, mesmo não sendo uma resistência acoplada na panela, é necessário o aterramento?

Abraços!

Hugo
Sim, pode ficar apoiada.

Quanto ao aterramento, obrigatório, não é.... mas é uma ótima medida de segurança. Isso depende muito do teu conhecimento em elétrica, confiança, etc.

Exemplo.... eu tenho 2 equipamentos completos elétricos, e nenhum no momento é aterrado. Eu recomendo isso? Não.... mas eu faço pq confio nas minhas instalações. Eu vou aterrar no futuro? Sim, assim que tiver tempo. Eu recomendo fazer isso? Não. Assim como eu não recomendo andar de caiaque sem colete salva-vidas, etc...

Abraço,
 
Sim, pode ficar apoiada.

Quanto ao aterramento, obrigatório, não é.... mas é uma ótima medida de segurança. Isso depende muito do teu conhecimento em elétrica, confiança, etc.

Exemplo.... eu tenho 2 equipamentos completos elétricos, e nenhum no momento é aterrado. Eu recomendo isso? Não.... mas eu faço pq confio nas minhas instalações. Eu vou aterrar no futuro? Sim, assim que tiver tempo. Eu recomendo fazer isso? Não. Assim como eu não recomendo andar de caiaque sem colete salva-vidas, etc...

Abraço,

Valeu pela ajuda Guenther! :) Vou fazer o aterramento, por via das dúvidas...

Abraços!
 
aquelas resistencias que vende na we, o que voces acham ?

São bacanas... usei por bastante tempo uma de 3kw... a densidade da resistencia não é baixa, ela carameliza bem levemente, não é perceptivel na cerveja, mas com o tempo vai criando uma crosta na própria resistência, que tem que ser removida porque senão ela superaquece e queima -foi oque aconteceu com a minha :D
 
Guenther, Parabéns pelas explicações, ficou muito bom o post.
Cara tenho uma duvida, os grão de moídos não per colam na resistência? Mesmo mexendo com um sistema de bomba, ou mecânico, devido a temperatura maior na resistência em relação ao resto do mosto, e por estar no fundo do panela?
GRATO
 
A resistência nunca fica em contato com grãos.

Exemplo, num sistema RIMS, ou a resistência fica numa tubulação, ou abaixo do fundo falso, sem contato com os grãos.
 
Qual a diferença entre um contator e um relé eletromecânico?

Gilhendrik, nao sou expert, mas pelo que entendi ate agora, os dos fazem a mesma funçao tipo relé, o Rele eletromecanico é usado para amperagens medias, ja o placa contatora (bem mas cara), é usada para amperagens maiores. no mercado achei Reles de estado solido com entrada de DC, que tem precio mas em conta e sao bem mas faceis de achar, para resolver o "problema" da entrada em DC conectei um transformador velho (de celular) para ser acionado pelo sensor, e este transformador com corrente DC aciona o rele eletromecanico.
 
Como calculo a bitola dos fios que devo utilizar?[/SIZE][/B]

Existem fórmulas pra isso, mas essa tabelinha abaixo funciona perfeitamente (a bitola dos fios é medida em mm²).

BITOLA (mm²) - AMPERAGEM SUPORTADA

1mm²..........12,0 A
1,5mm²........15,5 A
2,5mm²........21,0 A
4mm²..........28,0 A
6mm²..........36,0 A
10mm².........50,0 A
16mm².........68,0 A
25mm².........89,0 A
35mm².........111,0 A
50mm².........134,0 A
70mm².........171,0 A


Essas recomendações de bitola de fios são para 220V ou 127V?
Obrigado,

Fábio Rolfsen
 
Como calculo a bitola dos fios que devo utilizar?[/SIZE][/B]

Existem fórmulas pra isso, mas essa tabelinha abaixo funciona perfeitamente (a bitola dos fios é medida em mm²).

BITOLA (mm²) - AMPERAGEM SUPORTADA

1mm²..........12,0 A
1,5mm²........15,5 A
2,5mm²........21,0 A
4mm²..........28,0 A
6mm²..........36,0 A
10mm².........50,0 A
16mm².........68,0 A
25mm².........89,0 A
35mm².........111,0 A
50mm².........134,0 A
70mm².........171,0 A


Essas recomendações de bitola de fios são para 220V ou 127V?
Obrigado,

Fábio Rolfsen


Independe. A tensão vai mudar a amperagem e com isso, vê-se o resultado e escolhe-se a bitola correta do fio. O que manda é a amperagem (corrente).
 
Oi, pessoal. Dando um retorno a vocês, graças a esse tópico e às coisas que aprendi aqui, encomendei minha resistência elétrica. Em anexo estão as fotos (desculpem a má qualidade da foto tirada do celular, à noite...) Encomendei com 1000 W, já que ia ligar em uma tomada de 110 V e 10 A. Diâmetro da base 30 cm e altura da haste de 34 cm. O preço saiu por R$ 160,00. Quem for do Rio de Janeiro e se interessar, a empresa que faz é a ITE Resistências, na Rua de Santana.

Uso ela na fervura, junto com duas bocas do fogão. Por enquanto só fiz uma brassagem com ela, de uma Weissbier. Ferveu 25 litros de mosto que é uma beleza! Não notei nenhuma caramelização, mas tenho que fazer mais experimentos, principalmente com cervejas mais maltadas.

Abraços

Hugo
 

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Oi, pessoal. Dando um retorno a vocês, graças a esse tópico e às coisas que aprendi aqui, encomendei minha resistência elétrica. Em anexo estão as fotos (desculpem a má qualidade da foto tirada do celular, à noite...) Encomendei com 1000 W, já que ia ligar em uma tomada de 110 V e 10 A. Diâmetro da base 30 cm e altura da haste de 34 cm. O preço saiu por R$ 160,00. Quem for do Rio de Janeiro e se interessar, a empresa que faz é a ITE Resistências, na Rua de Santana.

Uso ela na fervura, junto com duas bocas do fogão. Por enquanto só fiz uma brassagem com ela, de uma Weissbier. Ferveu 25 litros de mosto que é uma beleza! Não notei nenhuma caramelização, mas tenho que fazer mais experimentos, principalmente com cervejas mais maltadas.

Abraços

Hugo



Esse suporte ali nos terminais da resistência já veio assim ou tu que fez? Eu comprei uma bem parecida até, mas veio só os terminais, tenho que pensar como fazer a ligação. A minha é da JCS Resistências, mas ainda não testei ela.
 
Esse suporte ali nos terminais da resistência já veio assim ou tu que fez? Eu comprei uma bem parecida até, mas veio só os terminais, tenho que pensar como fazer a ligação. A minha é da JCS Resistências, mas ainda não testei ela.

Fagner, a resistência vem sem as ligações elétricas feitas. Aquele suporte preto que estou segurando na foto em anexo deve ser enroscado no outro à direita, e ele sim veio junto com a resistência, já que é a proteção da parte elétrica. A única coisa que fiz foi comprar o cabo, fazer as ligações e enroscar essa proteção novamente. Foi super simples, bem mais do que montar as ligações do termostato! Se tiver alguma dúvida, posso tentar ajudar.

Abraços

Hugo
 

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Fagner, a resistência vem sem as ligações elétricas feitas. Aquele suporte preto que estou segurando na foto em anexo deve ser enroscado no outro à direita, e ele sim veio junto com a resistência, já que é a proteção da parte elétrica. A única coisa que fiz foi comprar o cabo, fazer as ligações e enroscar essa proteção novamente. Foi super simples, bem mais do que montar as ligações do termostato! Se tiver alguma dúvida, posso tentar ajudar.

Abraços

Hugo

Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.
 
Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.

Ih, aí não sei... acho que o Guenter falou algo sobre isso em algum lugar desse tópico... mas não dê bobeira com o lance do aterramento! No seu caso, os terminais elétricos podem ficar mais expostos ao líquido, e isso pode ser perigoso...

Abraços

Hugo
 
Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.
Auto-fusão é o que há de melhor. Vede bem, e pronto.. nunca mais terá que te preocupar.

Abraço,
 
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