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Como que faz com chiller de imersão?

Tava querendo instalar uma resistencia na minha panela, o ebulidor 3kw da WE queimou. Não parece boa idéia deixar o chiller apoiado sobre a resistencia...
 
Não tem problema nenhum.

Interessante.
Então não entorta na base da resistência com o peso do chiller?
Achei que fosse necessário suspender de alguma forma.
 
Em um sistema elétrico (brassagem, fervura e recirculação) um dimmer para controlar a resistência seria o suficiente ou um controlador PID é imprescindível?

Digo isso pois meus conhecimentos eletrônicos não são muito altos, aí não sei se eu saberia montar um equipamento com um PID, mas com um dimmer seria algo bem mais simples.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Exato, e ele faz isso automaticamente baseado em algoritmos clássicos de PID.

Abraço,

Prezados, independente da lógica de controle ser PID, o que está em questão é o tipo de saída do controlador. O TIC tem saída digital (on-off), enquanto outros controladores podem ter saídas digitais e/ou analógicas (tensão e/ou corrente variáveis). Parabéns pela artigo Guenther.
 
Ué... mas no post original eu citei as potências recomendas.
 
Pois é... eu naum falei nada pra naum dizer q sou mal-educado... mas não custava nada dar uma lida antes neh
 
Quero dar uma automatizada no meu processo agora em janeiro, pra isso quero instalar resistências pra conseguir controlar melhor a temperatura. Consegui tirar bastante duvidas com esse post, obrigado Guenther. Mas ainda não sei como fazer a instalação, já pesquisei e não achei o que precisava. Queria saber quais peças são preciso, além das resistências é claro, e de como montar tudo da maneira correta. Alguém conhece um tutorial ou onde posso estudar o assunto?

Desde já obrigado!
 
Quero dar uma automatizada no meu processo agora em janeiro, pra isso quero instalar resistências pra conseguir controlar melhor a temperatura. Consegui tirar bastante duvidas com esse post, obrigado Guenther. Mas ainda não sei como fazer a instalação, já pesquisei e não achei o que precisava. Queria saber quais peças são preciso, além das resistências é claro, e de como montar tudo da maneira correta. Alguém conhece um tutorial ou onde posso estudar o assunto?

Desde já obrigado!

Também tenho esta dúvida Luiz, espero que alguém possa ajudar!:D
 
No meu caso eu utilizo a ligação das resistências com a rede com fita de auto fusão, porém queria algo que fosse removivel. Alguém utiliza conectores com a resistência removivel? Qual? Onde comprou?

Sds,

Fabiano
 
@Fdamata você pode utilizar conectores Sindal ou tomadas industriais.
 
Talvez é até pedir de mais, mas realmente alguém poderia postar um modelo completo para os amadores aqui.

Desde a resistência, relé, pid e assim por diante.

Tenho certeza que faria mais uma obra prima, além do post original, que merece nossos parabéns.
 
No meu caso eu utilizo a ligação das resistências com a rede com fita de auto fusão, porém queria algo que fosse removivel. Alguém utiliza conectores com a resistência removivel? Qual? Onde comprou?

Sds,

Fabiano

@fabiano, eu usei estas tomadas industriais, super baratas e encontra-se em qqr loja de materiais elétricos. O macho está fixo nas panelas e a fêmea com cabo até a caixa de comandos. Foi uma opção mais em conta que encontrei na época. Até agora funcionou perfeitamente. Bem fácil para efetuar a limpeza, basta desconectar.
 

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Na verdade eu estou me referindo à conexão dos cabos com a resistencia e nao do cabo com a rede. Eu ja vi alguns conectores que são removíveis para a interligação do cabo com os terminais da resistencia.
 
Na verdade eu estou me referindo à conexão dos cabos com a resistencia e nao do cabo com a rede. Eu ja vi alguns conectores que são removíveis para a interligação do cabo com os terminais da resistência.

Sim, mas é isso mesmo. Os terminais da resistência estão ligados a esta tomada, duas fases e o terra.
 
Bom, acho entao que eu nao estou entendendo o uso desses terminais ai em cima. Veja a minha foto. Eu procuro um terminal removivel para instalar nos polos da resistência conforme a figura anexa. Vc esta me dizendo que esses anexados poderiam fazer esse serviço? É isso?
 

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Bom, acho entao que eu nao estou entendendo o uso desses terminais ai em cima. Veja a minha foto. Eu procuro um terminal removivel para instalar nos polos da resistência conforme a figura anexa. Vc esta me dizendo que esses anexados poderiam fazer esse serviço? É isso?

Isso, existe uma peça que não sei o nome, mas é parecida com esta da foto. (sem nada dentro, apenas a capa mesmo.)
Na parte menor, vc encaixa aos conectores da resistência, na parte maior desta capa cabe certinho a parte da tomada macho, encaixa perfeitamente. Deste modo vc terá uma "panela conector" digamos assim. Vou postar fotos da minha à tarde.
Mas claro que vai depender da distancia que estão os terminais um do outro, se estiverem longe um do outro não vai rolar mesmo. No meu caso deu certo.
 

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se não couber, tu pode fazer a ligação entre terminais da resistência e do plug com cabos, devidamente dimensionados, da mesma forma que se faz uma ligação de um plug fêmea de tomada. Nos terminais de tua resistência, tu tem os parafusos. Enrole um cabo (dimensionado para a corrente) e faça a ligação deste cabo com o plug. Certifique-se de que tenha espaço para os cabos não ficarem muito apertados, e que fase + neutro + terra tenham espaçamento suficiente para não encostarem e causarem um curto....
 
Bom, acho entao que eu nao estou entendendo o uso desses terminais ai em cima. Veja a minha foto. Eu procuro um terminal removivel para instalar nos polos da resistência conforme a figura anexa. Vc esta me dizendo que esses anexados poderiam fazer esse serviço? É isso?

Minhas resistências são parecidas com essas suas, Será que não existe um conector roscável nesses "parafusos"?
 
@luizF, é mais ou menos por aí mesmo. A minha dificuldade é lavar a panela com aquele cabo anexado a ela, logo, se conseguisse remove-lo, seria uma mão na roda. A minha preocupação é a criação de uma região de baixo contato, o que poderia causar aquecimento, já que a corrente não é tão pequeníssima assim.
 
@Fdamata, tem que tomar cuidado pra colocar um conector que aguente a corrente mesmo. Ainda não pensei como vou fazer, mas talvez faça parecido com esse do link abaixo, só que com uma tomada dos dois lados, aí é só desconectar o cabo. Tem umas tomadas com capa que dá pra fechar pra lavar.

http://theelectricbrewery.com/node/9?page=show
 
Ainda tenho uma dúvida, qual a densidade máxima (W/cm2) pra não caramelizar o mosto?

Estava olhando resistência no ML e o vendedor respondeu uma pergunta dizendo que pra aquela potência e diâmetro teria que fazer duas voltas pra ficar com baixa densidade e não caramelizar o mosto... Alguém tem dados quantitativos?

Obrigado!

EDIT:
Após uma longa pesquisa mas encontrei isso:
https://elementsofheating.wordpress.com/2013/07/17/how-to-choose-a-brewery-heater/
Aqui fala "watts density at around the 60w/in² mark, seems to be just right." e isso dá uns 9 W/cm2 mas o cara não parece muito confiante... Encontrei também outra recomendação de uma resistência comercial com densidade nessa faixa para uso cervejeiro.
Por outro lado, encontrei datasheet de resistências "low density" especificando a faixa de 40 W/in2, sendo que para uso cervejeiro são vendidas algumas comercializadas como "ultra low density"
E agora?? Alguém tem algum dado mais consistente?
 
Last edited:
@valtert em geral se fala em ficar abaixo de 10W/cm2. Embora eu não tenha nada científico pra comprovar, essa é um valor que tem funcionado para vários cervejeiros.
 
Se usar um ebulidor para o HLT e para a fervura funcionaria bem? Pois queria fazer sem ter que furar as panelas.
 
Ebulidor tende a caramelizar.

A área de contato dele é muito pequena em relação à potência, ou seja, esquenta demais.

Resistências normais de inox com baixa densidade, pela minha experiência, nem precisa se preocupar.... já testei tudo que é tipo.

Abraço,
 
Beleza Guenther, eu pensei que ele era de baixa densidade, vou comprar a resistência e instalar para 20l. Abraços!
 
Pessoal, instalei a resistência coloquei uma de 2000w fiz um teste com 25l de água e ferveu bem! Só não sei se ela está muito curta. O que vocês acham? Abraços!
 

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E aí @Gilhendrik
Comprei uma resistência igual a tua, tá vindo da China.
Quanto tempo levou para ferver esses 25L?
E como tu fez a ligação dos fios na resistência, utilizou aqueles terminais olhais amarelos mesmo? A panela é aterrada?

Abc
 
Fiz apenas 2 brassagens,
Nao me recordo de cabeça.
Mas vejo e te passo.
A proxima será na semana que vem.

obg
 
É aterrada sim, a caixa é metálica, aterrada mesmo nela e liguei com terminal olhal. Funcionou muito bem.
 
@Gilhendrik, o indicador seu esta funcionando bem? Pergunto isso, pois deve ser de led e se a resistencia estiver acionamento a partir de SSR, provavelmente deve ficar com uma luz fraca quando desligada e intensa quando ligada. Isso porque no SSR desligado há uma corrente baixinha passando (miliampere) que já é suficiente para acender o lei devido a sua baixa resistência. Uma solução seria colocar um trinpot para elevar a resistência, assim só acenderia com corrente elevada.
 
@Fdamata, eu não montei ainda o quadro do sistema, usei somente para fervura ferveu 25l de mosto muito bem, pra o indicador ficar acendendo e apagando vou programar a fervura no PID com sistema on/off pra tentar cortar totalmente a corrente. Mas isso é bem mais pra frente. Nem sei se vai dar certo. Abraços.
 
Beleza galera. Montei uma panela me inspirando numa que vi aqui em BH. Panela de 36l com resistência no fundo, ligado ao TIC17, outra panela menor, dentro da maior, com o fundo furado (bastante furado) e na torneira inferior da panela, liguei uma bomba que fica recirculando durante a mostura o tempo todo. (Sistema Rims se naõ estiver errado). Funcionou bem em algumas brassagens, mas queria melhorar isso, ja que tive que diminuir o potencia da resistência tendo como limite os 16A do TIC, só que com isso ficou fraca, na fervura tenho que dar uma forcinha com o fogão. Com esse sistema faço levas de 20l. Quero refazer o sistema só que mais arrumado. Descobri que consigo fazer uma tomada 220 aqui daí surgiram varias duvidas:

-Como vou aumentar a produção, pelo que li pra ferver uns 40-45l vou precisar de pelo menos 4000W, mesmo sendo 220v, vai exceder em 2A o limite do TIC. Andei quebrando a cabeça e estudando o rele de estado solido (SSR), só que não entendi bem a ligação. Ainda mais em 220v, andei lendo aqui no forum mas não rolou, alguém faria um esqueminha para os lerdos aqui como eu?? Preciso mesmo do SSR?

-Outra, nesse sistema posição do sensor do TIC é melhor ficar no retorno do mosto pra panela, depois da bomba?

Abs
 
Beleza galera. Montei uma panela me inspirando numa que vi aqui em BH. Panela de 36l com resistência no fundo, ligado ao TIC17, outra panela menor, dentro da maior, com o fundo furado (bastante furado) e na torneira inferior da panela, liguei uma bomba que fica recirculando durante a mostura o tempo todo. (Sistema Rims se naõ estiver errado). Funcionou bem em algumas brassagens, mas queria melhorar isso, ja que tive que diminuir o potencia da resistência tendo como limite os 16A do TIC, só que com isso ficou fraca, na fervura tenho que dar uma forcinha com o fogão. Com esse sistema faço levas de 20l. Quero refazer o sistema só que mais arrumado. Descobri que consigo fazer uma tomada 220 aqui daí surgiram varias duvidas:

-Como vou aumentar a produção, pelo que li pra ferver uns 40-45l vou precisar de pelo menos 4000W, mesmo sendo 220v, vai exceder em 2A o limite do TIC. Andei quebrando a cabeça e estudando o rele de estado solido (SSR), só que não entendi bem a ligação. Ainda mais em 220v, andei lendo aqui no forum mas não rolou, alguém faria um esqueminha para os lerdos aqui como eu?? Preciso mesmo do SSR?

-Outra, nesse sistema posição do sensor do TIC é melhor ficar no retorno do mosto pra panela, depois da bomba?

Abs
Sim, no geral, em sistemas de recirculação constante, o ideal é medir a temperatura no retorno do mosto, o mais próximo possível do final da tubulação (ou seja, pouco antes de cair na panela efetivamente).

Medir no grão só dá pra realmente usar em volumes bem pequenos, porque normalmente pode-se usar um recirculação com vazão bem mais alta proporcionalmente (já que dificilmente a cama de grãos entope, etc), e nesse caso em poucos minutos todo o volume da mosturação é recirculado por completo, permitindo medir no meio dos grãos. Em volumes maiores, mesmo com bombas maiores, a vazão da recirculação não pode ser tão alta porque pode ter chance de entupir, já que o peso da cama de grãos é muito maior, ou seja, o volume total da mosturação só é totalmente recirculado depois de VÁRIOS minutos, e com isso, se medir lá no meio dos grãos, pode ocorrer que a temperatura do mosto que está entrando lá em cima esteja bem mais alta, porque até o mosto aquecido chegar no meio da panela (e ser detectado pelo sensor) demora bastante. Ou seja, medir no retorno funciona pra qualquer proporção..... e fazendo isso pode-se abstrair completamente esse problema.

Sobre o teu controle de temperatura, cara, no teu caso que não vai usar controle inteligente de temperatura (PID), tanto faz usar relé de estado sólido ou uma contatora.

Exemplo.... pode fazer simplesmente o teu TIC acionar uma contatora de 25 amperes, e essa contatora, por sua vez, aciona a tua resistência de forma segura. Se quiser poder ter controle total sobre a potência da resistência, pode fazer essa contatora alimentar um dimmer antes da resistência, e então o dimmer vai passar a potência que tu regular na hora, de forma precisa, pra resistência.

Dimmers de várias potências, pontos, montados, se acham fácil no Mercado Livre, é só procurar por "Dimmer 3000 watts" por exemplo.

Contatoras se acha em casas elétricas, de refrigeração, etc...... ou também no Mercado Livre, bem como os SSRs. Eu particularmente, pra sistemas simples, gosto de contatoras pois ela enterrompe/aciona os dois fios... e não um só como no caso do SSR.

Abraço,
 
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