Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

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Por que não consigo encontrar resistências de 4.000W e 110V?
Vou te responder com outra pergunta... já aprendeu a calcular amperagem, e consequente bitola de fios pra usar essa potência, nessa voltagem?

Pergunto porque, ao aprender, tu mesmo vais entender, por ti mesmo, os motivos pelo qual isso é difícil de encontrar.
 
Por que não consigo encontrar resistências de 4.000W e 110V?

Dicas:
- Chame a concessionária de energia, mude tua entrada de mono para BIfásica
- Trabalhe SEMPRE com tensão mínima de 220V
- Estude os conceitos de eletricidade e como vão funcionar as tuas resistências, quais amperagens a potência delas vai gerar, etc.
- dimensione TUDO com a mais absoluta certeza
- se não tiver absoluto domínio sobre a parte elétrica, chame profissional (eletricidade mata)
- aterre o seu equipamento...
 
Vou te responder com outra pergunta... já aprendeu a calcular amperagem, e consequente bitola de fios pra usar essa potência, nessa voltagem?

Pergunto porque, ao aprender, tu mesmo vais entender, por ti mesmo, os motivos pelo qual isso é difícil de encontrar.

Meu disjuntor é de 40A dedicado às tomadas, fiz a conta e ele suporta 4.000W. Aqui em casa a rede é particionada, e só os chuveiros estão ligados em 220V. Como todos os equipamentos cervejeiros elétricos que vi até agora são pra 220V, fiquei curioso pra saber se alguém já montou em 110V.

Hoje fui a uma loja que vende resistência pra restaurante (fritadeiras, fornos, etc.), e o cara me falou que só se encontra resistências pra 110V até 3.000W. Ele também me disse que 3.000W é suficiente pra ferver 40L de água, será que é mesmo?
 
Meu disjuntor é de 40A dedicado às tomadas, fiz a conta e ele suporta 4.000W. Aqui em casa a rede é particionada, e só os chuveiros estão ligados em 220V. Como todos os equipamentos cervejeiros elétricos que vi até agora são pra 220V, fiquei curioso pra saber se alguém já montou em 110V.

Hoje fui a uma loja que vende resistência pra restaurante (fritadeiras, fornos, etc.), e o cara me falou que só se encontra resistências pra 110V até 3.000W. Ele também me disse que 3.000W é suficiente pra ferver 40L de água, será que é mesmo?
Certo... o disjuntor aceita..... e os fios até onde você vai usar a resistência, suportam a corrente (amperagem) que essa resistência vai puxar?

Esse é o ponto. Quanto maior a amperagem, maior deve ser a bitola dos fios. Usar uma resistência de 4000 watts a 220v puxa uma amperagem..... já se a resistência for 110 (127, na verdade), puxa quase o dobro da amperagem, logo.... os fios devem ter quase o dobro da bitola... e essa é a dificuldade de se usar coisas em alta potência com tensão de 127v. Pra potências maiores ainda, já fica inviável... precisa ser trifásico.

Sobre potência vs fervura, se tu leres novamente o meu primeiro post deste tópico, vais ver o que recomendo para uma fervura intensa.

Abraço,
 
Meu disjuntor é de 40A dedicado às tomadas, fiz a conta e ele suporta 4.000W. Aqui em casa a rede é particionada, e só os chuveiros estão ligados em 220V. Como todos os equipamentos cervejeiros elétricos que vi até agora são pra 220V, fiquei curioso pra saber se alguém já montou em 110V.

Hoje fui a uma loja que vende resistência pra restaurante (fritadeiras, fornos, etc.), e o cara me falou que só se encontra resistências pra 110V até 3.000W. Ele também me disse que 3.000W é suficiente pra ferver 40L de água, será que é mesmo?

se tu já tem 220V só ligue um novo disjuntor e dimensione sua rede e equipamento para 220V
 
Certo... o disjuntor aceita..... e os fios até onde você vai usar a resistência, suportam a corrente (amperagem) que essa resistência vai puxar?

Suportam. Um eletricista me disse que o limite do disjuntor costuma ser menor que o dos fios, porque uma das funções do disjuntor é desarmar se a corrente for muito alta, protegendo os fios do calor em excesso. Mesmo assim, pretendo dar uma conferida na minha fiação só pra ter certeza.

Sobre potência vs fervura, se tu leres novamente o meu primeiro post deste tópico, vais ver o que recomendo para uma fervura intensa.

Eu vi, vou utilizar a sua escala.

Guenther, como a resistência da panela elétrica fica em contato com o líquido eu não dependo do alumínio pra distribuir o calor. Nesse caso, posso usar as panelas mais finas, mas econômicas, certo?
 
Suportam. Um eletricista me disse que o limite do disjuntor costuma ser menor que o dos fios, porque uma das funções do disjuntor é desarmar se a corrente for muito alta, protegendo os fios do calor em excesso. Mesmo assim, pretendo dar uma conferida na minha fiação só pra ter certeza.



Eu vi, vou utilizar a sua escala.

Guenther, como a resistência da panela elétrica fica em contato com o líquido eu não dependo do alumínio pra distribuir o calor. Nesse caso, posso usar as panelas mais finas, mas econômicas, certo?
Cara, esqueça o que o eletricista te falou sobre "normalmente... tal coisa é assim". Se vai usar equipamento elétrico, é preciso realmente aprender tudo que deve ser aprendido, ou seja, como tu disse, é preciso conferir a bitola dos fios até o ponto onde vai utilizar. Eu, por exemplo, ignorei completamente a instalação elétrica que já havia e fiz uma nova desde a entrada da minha casa até o ponto onde uso, tudo zero, para garantir que não haveria qualquer problema.

Resumindo, minha recomendação para quem vai fazer equipamento elétrico pra fazer cerveja é... ou você realmente estuda e aprende tudo que deve aprender, ou continue com fogo. Mesmo mandando algum técnico instalar, existe grande chance de ter algum problema ou não saber usar, levar um choque e... sim, choques matam.

Sobre usar panela com parede grossa ou fina, isso sinceramente não tem nada a ver com distribuição de calor.. exemplo disso são panelas de inox simples que muitos utilizam e tem uma distribuição de calor absurdamente menor que qualquer panela de alumínio independente da espessura.

Ou seja, usar 2mm (finas) ou as de 3mm (recomendadas) é uma opção pessoa. Já usei as duas, em casos diferentes. Em panelas onde vou instalar muitas válvulas, sempre acabo pegando as de 3mm. As de 2mm amassam e deformam muito fácil.

Abraço,
 
Em um RIMS com resistência abaixo do fundo falso, somente para manter a temperatura de mostura com recirculação constante e o resto todo feito com fogareiro, qual potência preciso?

A fervura é de 60l pra uma leva de 50l finais, pelo que tá no post inicial seriam então 6000/3 = 2000 watts? Se puder ser 127v seria ideal. A mostura é em uma panela de N45 de 62l totais.

Se precisar fazer rampas, etc, penso em setar o PID e ligar o fogareiro pra ajudar a subir.

Esse PID serve? http://produto.mercadolivre.com.br/...adeira-saida-para-motor-pid-promocao-lanc-_JM

Parece barato demais, mas se servir...
 
Em um RIMS com resistência abaixo do fundo falso, somente para manter a temperatura de mostura com recirculação constante e o resto todo feito com fogareiro, qual potência preciso?

A fervura é de 60l pra uma leva de 50l finais, pelo que tá no post inicial seriam então 6000/3 = 2000 watts? Se puder ser 127v seria ideal. A mostura é em uma panela de N45 de 62l totais.

Se precisar fazer rampas, etc, penso em setar o PID e ligar o fogareiro pra ajudar a subir.

Esse PID serve? http://produto.mercadolivre.com.br/...adeira-saida-para-motor-pid-promocao-lanc-_JM

Parece barato demais, mas se servir...
No mercadolivre tem full gauge no valor bem barato.
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Prezados,

Alguem saberia dizer o que acontece com a resistencia de baixa densidade se vier (por descuido), trabalhar sem estar imersa em liquido?

Como o termopar do controlador de temperatura tb estará no ar, o controlador acionara a resistencia para atingir a temperatura programada - e isso só a deixará incandescente, queimará ou acontecerá como o ebulidor que chega a derreter?
 
Olá pessoal,
Iniciei há pouco tempo meu aprendizado para realizar cerveja caseira e depois de muito estudo estou preparando os equipamentos. Decidi por iniciar com brassagens de 20L em panelas de alumínio. Porém estou com um problema grande: moro em apartamento em SP capital. A varanda é bem grande, mas verifiquei e existe uma legislação local que proíbe o uso de GLP em apartamentos, impossibilitando a instalação de um fogareiro.

Gostaria de dicas de alguma solução.
Pensei em cooktop elétrico, mas não sei se a potência seria suficiente ou o custo da energia muito alto.

Fiquei muito na dúvida sobre o uso de resistência para mostura e fervura. Durante a mostura não corre o risco de uma pequena quantidade de malte passar o fundo falso e queimar, prejudicando o sabor? Precisa de um recirculador para evitar isso?
Não tenho experiência nenhuma com engenharia elétrica e instalação da resistência. Existe venda da resistência pronta (preparada com termostato, etc)?

Alguma outra sugestão ou solução?

Muito obrigado!

Rodrigo
 
Olá a todos.

Montei meu painel de controle de brassagem (fotos em anexo).

Para finalizar meu projeto necessito apenas tirar uma dúvida com relação ao aterramento das panelas.

Fiz toda ligação no painel e na casa para aterrar as Tomás que irei utilizar, porém a ligação do terra na panela tenho dúvidas como fazer: posso ligar o fio junto da ligação do neutro?

Como vcs fizeram nos seus projetos?

Abraço

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Não ligue no neutro, basta deixar o fio terra preso a alguma parte da panela, pode ser até um jacaré preso na alça ou na borda mesmo por exemplo
 
Massa. Valeu

Não ligue no neutro mesmo, mas o terra tem que estar realmente aterrado, não só um fio preso na panela. Não abriu as fotos para entender realmente seu painel, mas o fio terra tem que de alguma forma estar realmente indo para uma haste na terra mesmo.
 
Não consegui abrir as fotos.

Olá a todos.

Montei meu painel de controle de brassagem (fotos em anexo).

Para finalizar meu projeto necessito apenas tirar uma dúvida com relação ao aterramento das panelas.

Fiz toda ligação no painel e na casa para aterrar as Tomás que irei utilizar, porém a ligação do terra na panela tenho dúvidas como fazer: posso ligar o fio junto da ligação do neutro?

Como vcs fizeram nos seus projetos?

Abraço

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Se tua casa tiver rede de terra (que atualmente é obrigatório pela norma de instalações elétricas de baixa tensão, mas antigamente não era), é só tu plugar, que nem falaram acima, um jacaré na alça da panela e levar esse cabo até a rede de aterramento.
Pode fazer isso através de um plug macho ligando na tomada ou ligando em alguma fiação da rede de terra.
Se teu quadro é aterrado, o mais fácil é ligar o aterramento da panela direto no teu quadro. Sai o jacaré da panela e entra no quadro, conectando na fiação de aterramento dele, que por sua vez, será ligada na rede terra da edificação.

Não esqueça de dimensionar a fiação corretamente.
 
Bom dia, minha rede elétrica é de 127V e em casa temos 2,5 mm de bitola dando 21 A max... será que tem algum risco de usar um resistor 2kW na panela para manter temperatura (vou aquecer com o fogão de auxiliar)? O sindico do condomínio de casas onde moro falou que provavelmente terei um sobreaquecimento da rede elétrica. Acredito que 15,75 A pode aquecer, porém não tenho conhecimento sobre os danos que pode fazer no circuito doméstico.

Outro questionamento, sei que 2kW seria o suficiente para ferver 20 litros, porém quanto seria o necessário para manter a temperatura das rampas em levas de 20 litros? 1kW já seria o suficiente para reter as perdas? Pretendo usar uma panela de 12 litros com 10 de água como tanque de aquecimento de uma serpentina de 7 m de cobre 3/8' onde passará o caldo via bomba para então retornar a panela. Nenhum está isolado. As mangueiras de silicone seriam de 1,5m para saída da bomba que está acoplada diretamente na saída do caldeirão e aproximadamente 1,2 para saída da serpentina até a panela.
 
Olá a todos. Estou com um problema.

Instalei meu painel de controle, fiz as ligações de neutro e fase no controlador PID REX-C100, com a saída para o SSR e do SSR para a resistência. O problema é que o SSR acende a luz para ativação, porém não fecha o contato (não conduzindo eletricidade - consequentemente não ligando a resistência).

Testei isso em dois SSRs e o problema continuou. Alguém sabe me dizer o que devo fazer?
 
Olá a todos. Estou com um problema.

Instalei meu painel de controle, fiz as ligações de neutro e fase no controlador PID REX-C100, com a saída para o SSR e do SSR para a resistência. O problema é que o SSR acende a luz para ativação, porém não fecha o contato (não conduzindo eletricidade - consequentemente não ligando a resistência).

Testei isso em dois SSRs e o problema continuou. Alguém sabe me dizer o que devo fazer?


Olá a todos.

Revisei minhas instalações e percebi que havia ligado errado o SSR ( faltou a ligação da fase na saída do SSR).
 
Pessoal, gostaria de uma opinião sobre o dimensionamento das resistências do meu projeto. Estou quase fechando a produção de duas resistências para meu sistema RIMS com duas panelas para brassagens de 20L.
Uma panela numero 38 para mostura com fundo falso e recirculação, resistência no fundo de 2000W - 220v. É muita potência? Muito risco de caramelizar o mosto?
Uma panela numero 36 para fervura com resistência de 3000W de sobrepor (para poder retirar e facilitar o whirlpool)

Alguma sugestão?

obrigado!
 
Pessoal, criem tópicos novos.

Tópico encerrado, porque na real não tem adiantado eu pedir.

Abraço,
 
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