Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Alguém sabe algum lugar em Pelotas ou Porto Alegre onde eu poderia comprar uma resistência de 2000w 220v com uns 30cm de diâmetro? Quanto será que sairia algo assim?

Sem querer abusar mas abusando, qual seria o controlador PID mais simples de instalar e utilizar para essa resistência? Existe algum que suporte 10 amperes?

Muito obrigado!
Abraços!

Comprei essa semana passada: http://www.distherm.com.br/resisten...-circular-diametro-de-30cm-2kw-220v-inox.html
 
Prezados colegas de Brew!!!

Estou montando um sistema com resistências e surgiu uma dúvida.

Já estou com a panela e resistências, mas procurei muito na net e não achei nenhum lugar que mostra a ligação e/ou conector onde se ligam os fios elétricos, ou como se faz isso.

Se alguém tiver alguma foto ou indicação agradeço!!!
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    39.3 KB · Views: 519
O conector ou fio é colocado entre as 02 porcas que tem no parafuso, pela imagem os 02 conectores internos são de uma resistência e os 02 externos de outra, se você enviar a foto da resistência inteira fica mais fácil de confirmar se é isto mesmo.
 
É isso sim Alceu, só que não sei que tipo de conector que utilizo entre as porcas. Segue outra foto. Na verdade tirei foto de 2 resistências. Quanto as ligações ok, não tenho dúvidas. Mas queria saber se existe algum conector específico.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    40.5 KB · Views: 514
Eu comprei um engate rápido que conecta no pino por uns 10 pila cada ... daí o fio vai nesse engate, facilitando muito para poder ficar conectando e desconectando em 10 segundos

Se precisar, me lembre fds que tiro foto e te mando
 
Robocop, se puder postar a foto destes engates eu serei grato! Quero ver se acho aqui em Curitiba!
 
Eu comprei um engate rápido que conecta no pino por uns 10 pila cada ... daí o fio vai nesse engate, facilitando muito para poder ficar conectando e desconectando em 10 segundos

Se precisar, me lembre fds que tiro foto e te mando

Buenas robocop, manda as fotos aí!!!!
 
Para levas de 50 litros .... se eu usar uma resistencia de 4000 ... eu conseguiria uma fervura ??? ja tenho ela .. nao queria comprar uma de 5000
 
Para levas de 50 litros .... se eu usar uma resistencia de 4000 ... eu conseguiria uma fervura ??? ja tenho ela .. nao queria comprar uma de 5000

Acho que sim, fervo em torno de 55L com uma resistencia de 3kw + 1 boca pequena do fogão normal.
 
Para levas de 50 litros .... se eu usar uma resistencia de 4000 ... eu conseguiria uma fervura ??? ja tenho ela .. nao queria comprar uma de 5000
De acordo com os equipamentos elétricos que tive, a relação de potência/litros para uma fervura intensa é de 1000 watts para cada 10 litros.

Abraço,
 
Eu comprei um engate rápido que conecta no pino por uns 10 pila cada ... daí o fio vai nesse engate, facilitando muito para poder ficar conectando e desconectando em 10 segundos

Se precisar, me lembre fds que tiro foto e te mando

Manda as fotos para nós.
 
Valeu pela dica Seibel... Mas já comprei aquela.. E eu tbm estou meio longe de poa... Hahaha
 
Pessoal, falando de resistÊncias e controladores, gostaria de sugerir esse cara aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568396122-controlador-de-temperatura-_JM#redirectedFromParent

Comprei o produto, chegou em 15 dias. Achei o preço muito bom considerando que vem montado, com fusíveis e interruptor. Para mais de 16 amperes ele sugeriu uma chave contatora.

Testei com 3kw em ebulidores 220v, ele aguentou super bem, facil operação e tranquilo para alterar as temperaturas algo... Aquesceu 20 litros em menos de 20 minutos, e manteve e retomou as temperaturas apenas com a resistência de 2kw...

Acredito que vou comprar umas resistências na aliexpress para montar na panela, por enquanto só testei com os famosos "rabo-quente", e no teste de água foi perfeito...
 
Pessoal estou montando meu HERMS e queria a opnião de vcs.
Quanto ao tamanho das panelas e potencia das resistencias... Está bom ???
Levas de 50L
fervura - caldeirao 50 (94L) resistencia 5000w
HLT - caldeirao 45 (66L) - Resistencia 3000w
Mostura - Caldeirao 45 (66L)
Herms - (caldeirao 20L) - Resistencia 3000w
Serpentina - 15 metros 1/2 de aluminio
 
A minha panela de fervura e HLT ambas com resistência de 5000W. Meu equipamento ferve 50-55L. O HLT é para 30-40L
 
Pessoal estou montando meu HERMS e queria a opnião de vcs.
Quanto ao tamanho das panelas e potencia das resistencias... Está bom ???
Levas de 50L
fervura - caldeirao 50 (94L) resistencia 5000w
HLT - caldeirao 45 (66L) - Resistencia 3000w
Mostura - Caldeirao 45 (66L)
Herms - (caldeirao 20L) - Resistencia 3000w
Serpentina - 15 metros 1/2 de aluminio
A única panela que está bem fora é a de fervura.

Para uma fervura intensa, use 1000w para cada 10 litros. Eu diria que 800w para 10 litros é o mínimo aceitável.
 
@Guenther
Farei levas de 50 litros ....
Levarei para fervura no maximo 65 litros
6.5 * 800 = 5200w ... uma de 5000 não seria suficiente?
6000w esta OK ???
 
@Guenther
Farei levas de 50 litros ....
Levarei para fervura no maximo 65 litros
6.5 * 800 = 5200w ... uma de 5000 não seria suficiente?
6000w esta OK ???
Nesses volumes até serve.

É que vc falou panela de 94 sem dar mais detalhes... então obviamente eu assumir que tu iria utilizar a capacidade máxima da panela... ou seja.. ferver uns 85 litros.

Mas, ainda acho pouco pra ferver 65. Uns 6000 watts seria o ideal. Eu por exemplo, que boto pra ferver uns 46 no máximo, uso 5000 watts, e a fervura é bem vigorosa.

Quando botava pra ferver 110 e usava 8000 watts... a fervura era "calminha". Até servia, mas não era aquela coisa de dar orgulho como é agora.

Abraço,
 
Olá Gunther! Deixe - me pegar carona...
Não tenho essa fervura que chega a dar orgulho de tão vigorosa...Hehe
Onde estou a água ferve à 95°/96°C, coisa bem fraquinha mesmo.
Isso pode acarretar algum problema? Costumo ferver 90 minutos, devo aumentar o tempo de fervura?
Abraço
 
Olá Gunther! Deixe - me pegar carona...
Não tenho essa fervura que chega a dar orgulho de tão vigorosa...Hehe
Onde estou a água ferve à 95°/96°C, coisa bem fraquinha mesmo.
Isso pode acarretar algum problema? Costumo ferver 90 minutos, devo aumentar o tempo de fervura?
Abraço
Muuuuuuito difícil dar problema, mas de qualquer maneira, não tem necessidade nenhuma de ferver mais que 90 minutos. Isso já é suficiente pra expulsar os compostos precursores que causariam off-flavor DMS.

Abraço,
 
Muito bom o posto Gunther, inclusive foi este post que me motivou a montar o meu sistema HERMS em panelas de 128L!

Hoje fiz o primeiro teste de simulação de brassagem (utilizei somente água) onde a minha grande dúvida seria onde instalar os poços térmicos que fiz para instalação da sonda dos TIC, e foi ai que tive a grande surpresa... Três temperaturas diferentes (na água do HERMS, no retorno para a MT e no meio da MT), seguem dados:

- TARGET TEMP: 55c (55c no retorno, 47c no meio do MT e 57,5c no HERMS)
- TARGET TEMP: 66c (66c no retorno, 59,3c no meio do MT e 67,9c no HERMS)
TARGET TEMP: 75c (75c no retorno, 66,9c no meio do MT e 76,9c no HERMS)

Li em outros posts que o mais recomendado é utilizar a sonda no retorno para a MT, todavia não consigo entender pq essa diferença tão grande com o meio do MT.

NOTA: a bom de circulação ficou ligada o tempo todo. No MT haviam 60 litros com uma resistência no herms de 5000w, na panela de fervura 120litros com 10000w, onde ocorreu tudo perfeito com fervura intensa.

Agora por favor me ajudem, onde instalo em definitivo o poço térmico para a sonda????
 
Muito bom o posto Gunther, inclusive foi este post que me motivou a montar o meu sistema HERMS em panelas de 128L!

Hoje fiz o primeiro teste de simulação de brassagem (utilizei somente água) onde a minha grande dúvida seria onde instalar os poços térmicos que fiz para instalação da sonda dos TIC, e foi ai que tive a grande surpresa... Três temperaturas diferentes (na água do HERMS, no retorno para a MT e no meio da MT), seguem dados:

- TARGET TEMP: 55c (55c no retorno, 47c no meio do MT e 57,5c no HERMS)
- TARGET TEMP: 66c (66c no retorno, 59,3c no meio do MT e 67,9c no HERMS)
TARGET TEMP: 75c (75c no retorno, 66,9c no meio do MT e 76,9c no HERMS)

Li em outros posts que o mais recomendado é utilizar a sonda no retorno para a MT, todavia não consigo entender pq essa diferença tão grande com o meio do MT.

NOTA: a bom de circulação ficou ligada o tempo todo. No MT haviam 60 litros com uma resistência no herms de 5000w, na panela de fervura 120litros com 10000w, onde ocorreu tudo perfeito com fervura intensa.

Agora por favor me ajudem, onde instalo em definitivo o poço térmico para a sonda????
É importante medir no retorno porque essa diferença que vc aferiu para a temperatura no meio do mosto tende a diminuir conforme vai passando o tempo de recirculação.

Nas minhas panelas, por exemplo, depois de um certo tempo recirculando, eu não tinha diferenças maiores que 2 graus entre o mosto que retornava e o fundo da panela (em tese, o ponto mais frio).

Essa foto aqui mostra como eu fazia no meu antigo equipamento. Um T, entrando o líquido por baixo, e atravessado nele o poço termoMÉTRICO (não é "poço térmico").

%255BUNSET%255D


Abraço!
 
Pessoal,

Podem me informar empresas que vendem pela internet essas resistências de baixa densidade? Queria fazer um orçamento pois na minha cidade não encontro de jeito nenhum (uma das desvantagens de morar no interior).

Valeu.
 
Pessoal, pra um Rims Tube, de 10 a 20L, qual resistência seria mais adequada?

800W serviria?

Pensei em uma resistência Tubular, a minha dúvida ficaria no tamanho do tubo.
A resistência deveria ter uma rosca de 1/2"? que tamanho seria ideal? como calculo o tamanho do "tube"? (comprimento e diâmetro)
 
Pessoal, pra um Rims Tube, de 10 a 20L, qual resistência seria mais adequada?

800W serviria?

Pensei em uma resistência Tubular, a minha dúvida ficaria no tamanho do tubo.
A resistência deveria ter uma rosca de 1/2"? que tamanho seria ideal? como calculo o tamanho do "tube"? (comprimento e diâmetro)
Sim, eu creio que essa potência sirva para mosturar esse volume.

Abraço,
 
Lusccasm .....
Comprei com esse cara .. me pareceu de confiança .. ainda nao recebi .... mas 2 amigos indicaram ele que ja usam as resistencias ... e com um preço muito bom ...
http://produto.mercadolivre.com.br/...letricas-para-panela-de-cerveja-artesanal-_JM


Valeu cara, vi que ele é de Votorantim/Sorocaba, do lado de São Roque (30km).

Já mandei perguntando, mas em um outro anuncio dele em que ele vende resistências por 30 Reais, falou que uma tubular, 1" x 15 cm de 800w sai 44 reais.
Preço muito bom.
 
Galera, só uma dúvida, to com uma resistência de 5000w a 220v e minha panela é de 20L, pra não ferver de mais o mostro, vou liga-la em 110v só na hr da fervura, q pela conta daria 1666w, minha dúvida é a amperagem pra não derreter a tomada, no caso 1666/110 = 15A? Seria isso?
 
Marco,

Quase isto. Na verdade como a tensão é 127V (apesar de dizermos 110V) a conta fica 1666/127=13,1A.
As tomadas antigas de computador/ar condicionado eram para 15A. Com as novas o correto é usar a de 20A.

Leandro.
 
Vlw Leandro, mas não rolo no 110, não chega nem a ferver, da no max 92º, isso só com 20l, teria q ferver uns 25~26. Mas resolvi esse problema consultando o enorme manual do meu PID, controle de saída de potência, no 220v ferve intenso os 25l com 60% da potência. Mas estranho, no "110v" deveria ferver...
 
No 110v a potência cai para 1/3 da potência nominal, ou seja, no seu caso menos de 2000w. Com o controle do PID você utilizou quase 2/3 da potência ao ajustar para 60%.
 
Galera, só uma dúvida, to com uma resistência de 5000w a 220v e minha panela é de 20L, pra não ferver de mais o mostro, vou liga-la em 110v só na hr da fervura, q pela conta daria 1666w, minha dúvida é a amperagem pra não derreter a tomada, no caso 1666/110 = 15A? Seria isso?
mostro = mosto
 
Ha sim, eu sei, foi um erro de digitação, R do Lado do T.
 
alguém tem algum link da china que venda resistências? já compraram?
 
Como vocês prendem o terra na panela?
Usam o terminal de pressão? Se sim, como prendem o terminal na panela? Furando a panela?
 
A minha panela é barril adaptado e tem alguns furos, logo é facil de prender a garra.
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top