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Eu vou por uma resistência numa panela de 12 litros e usar o controlador na resistência. Esse lance do fogão elétrico deve ficar mais caro, mas te da flexibilidade. Se faltar energia durante a brassagem só passar pro fogão convencional e continuar.
 
Eu vou por uma resistência numa panela de 12 litros e usar o controlador na resistência. Esse lance do fogão elétrico deve ficar mais caro, mas te da flexibilidade. Se faltar energia durante a brassagem só passar pro fogão convencional e continuar.


Meu problema é que eu estou fazendo no sistema biab....dai tenho duvida se a resistencia iria queimar o voal.
 
Eu vou fazer biab com voile também. Vou usar no fundo da panela, pra apoiar o bag, um escorredor de macarrão de inox, do qual retirei as alças pra entrar na panela. Assim não o bag não entra em contato com a resistência.
 
Eu vou fazer biab com voile também. Vou usar no fundo da panela, pra apoiar o bag, um escorredor de macarrão de inox, do qual retirei as alças pra entrar na panela. Assim não o bag não entra em contato com a resistência.

Ta ai...show de bola...
 
Eu não montei a panela ainda. Mas a resistência que vou usar é de 3000w 220v, que será ligada em uma rede 127v, entregando cerca de 1000w de potência. O Guenther disse que o cálculo que ele costuma fazer é de 1000w pra cada 10l, então segui a dica.

Vai ser pra ferver 10L sim, pois pretendo fazer lavagem dos grãos. Fazer render um pouco, hehehe.
 
Guenther, me da uma ajuda.
Esse final de semana tentei fazer meu biab elétrico e não rolou...

Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador....

A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...

Resolvi ligar direto na tomada e era só por que o disjuntor de 20a caia...

A resistência é de 4000w 220v, puxa só 18 ampères e não devia cair, certo? Tem alguma ligação da resistência que eu possa ter feito errado e por isso não deu certo?
 
Guenther, me da uma ajuda.
Esse final de semana tentei fazer meu biab elétrico e não rolou...

Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador....

A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...

Resolvi ligar direto na tomada e era só por que o disjuntor de 20a caia...

A resistência é de 4000w 220v, puxa só 18 ampères e não devia cair, certo? Tem alguma ligação da resistência que eu possa ter feito errado e por isso não deu certo?
Cara, não deveria cair. Acho difícil ser ligação errada. Talvez tenha defeito na resistência e a potência real dela seja maior, ou problema na fiação/disjuntor.

Abraço,
 
Guenther, revendo todos os meus passos do final de semana acho que o problema foi mesmo da carga no disjuntor...

Além da resistência estavam ligados no mesmo disjuntor outro equipamentos como luminárias (+- uns 200w) e um aquário (+-60w) entre outras que eu posso não ter notado.

Vendo agora foi total falta de atenção minha, era óbvio que o disjuntor ia trabalhar, na melhor das hipóteses, no limite da carga dele...

Já pedi pra um eletricista fazer uma tomada de 32a dedicada pra isso
 
Pessoal,

confesso que não li todos os posts, porém após uma busca não encontrei nenhuma referencia às placas de aquecimento.
Como alguns aqui, tenho formação em química e é comum em laboratórios a utilização de placas de aquecimento.
Alguém possui alguma experiencia com este tipo equipamento para aquecimento de mosto? Eu conheço pessoalmente uma placa de 300x300mm com 4500W e termostato de 5°C-350°C +/- 1°C que seria excelente (no meu ponto de vista).

Algum comentário a respeito?
Obrigado.
 
Pessoal,

confesso que não li todos os posts, porém após uma busca não encontrei nenhuma referencia às placas de aquecimento.
Como alguns aqui, tenho formação em química e é comum em laboratórios a utilização de placas de aquecimento.
Alguém possui alguma experiencia com este tipo equipamento para aquecimento de mosto? Eu conheço pessoalmente uma placa de 300x300mm com 4500W e termostato de 5°C-350°C +/- 1°C que seria excelente (no meu ponto de vista).

Algum comentário a respeito?
Obrigado.
Não conheço ninguém que use. Certamente funciona pra levas pequenas, mas pra grandes, fica difícil pois a potência necessária é muito maior comparado com resistência imersas, pois perde muito calor para o ambiente (mesmo caso dos fogareiros).

Abraço,
 
Não seria parecido com o uso de fogão elétrico?

Não conheço ninguém que use. Certamente funciona pra levas pequenas, mas pra grandes, fica difícil pois a potência necessária é muito maior comparado com resistência imersas, pois perde muito calor para o ambiente (mesmo caso dos fogareiros).

Abraço,


Pessoal, obrigado pelo retorno.
Concordo, seria um fogão elétrico mais "chique"... e considerando levas de 20l (não tenho intenção de fazer mais do que isso) acho que a perda térmica não seria tão problemática... de qualquer forma, verifique e o investimento é muito alto... mais uma vez, obrigado.
 
Não conheço essa placa de aquecimento, mas antes de usar uma resistência tubular dentro do tanque eu tinha comprado uma resistência do tipo coleira com 8000 watts por uns R$ 750,00.
Minha experiência com esse tipo de resistência foi horrível. Além de queimar a resistência ela ainda deu um curto que acabou furando meu tanque. Sorte que foi só dar um pingo de solda nele depois.
Outro problema é o calor, imagina você ficar com essa placa a 350 graus pertinho de você. Você vai suar um bocado e qualquer descuido é uma queimadura grave. Esse tipo de resistência também perde muito calor para o ambiente.
E tem mais uma consideração: não sei se essa placa é blindada, mas se for tipo resistência coleira, não é. O isolamento interno é feito com um material altamente higroscópico. Se você deixar ela parada irá umedecer e vai causar um curto ao ligar. Se você gosta de fogos de artifício é um efeito bonito de se ver. Rsrs
Até mesmo o fio de silicone mega super que o vendedor vai te oferecer, degrada com um mínimo de umidade. O meu simplesmente trincou todo e ficou exposto. Corri risco de tomar choque com essa porcaria de resistência.
 
Alguem já tentou fazer cerveja usando cooktops de indução? Andei dando uma pesquisada e lá fora algumas pessoas já conseguiram fazer. Parece ser um método barato e eficiente de controlar a temperatura e o melhor de tudo pra quem mora em lugares pequenos é que o ambiente não fica tão quente.
 
Mas tem que ficar esperto, se for mesmo de indução, na panela de alumínio não funciona.

Se for um cooktop elétrico com resistência, dai sim...funciona, já usei algumas vezes

Mas tem que ficar ligando e desligando do mesmo jeito já que a superfície continua quente mesmo com o aparelho desligado...

O ideal mesmo é tirar ele de cima da boca

Outra coisa, o cooktop vai perder parte do calor pro ambiente, a resistência dentro da panela não, então, em relação ao ambiente esquentar, o cooktop nesse caso é pior...
 
Pretendo montar um equipamento (herms) para produzir 20 litros, minha ideia seria a seguinte.
Para o HLT pretendia utilizar uma panela de 15 litros com isolante térmico, uma resistência de 1000w e uma serpentina de 9 metros 1/2 de alumínio.
Minha dúvida é se esta resistência daria conta apenas para a brassagem?
Pretendo utilizar isolante térmico nas mangueiras também.

Obrigado.
 
Não conheço essa placa de aquecimento, mas antes de usar uma resistência tubular dentro do tanque eu tinha comprado uma resistência do tipo coleira com 8000 watts por uns R$ 750,00.
Minha experiência com esse tipo de resistência foi horrível. Além de queimar a resistência ela ainda deu um curto que acabou furando meu tanque. Sorte que foi só dar um pingo de solda nele depois.
Outro problema é o calor, imagina você ficar com essa placa a 350 graus pertinho de você. Você vai suar um bocado e qualquer descuido é uma queimadura grave. Esse tipo de resistência também perde muito calor para o ambiente.
E tem mais uma consideração: não sei se essa placa é blindada, mas se for tipo resistência coleira, não é. O isolamento interno é feito com um material altamente higroscópico. Se você deixar ela parada irá umedecer e vai causar um curto ao ligar. Se você gosta de fogos de artifício é um efeito bonito de se ver. Rsrs
Até mesmo o fio de silicone mega super que o vendedor vai te oferecer, degrada com um mínimo de umidade. O meu simplesmente trincou todo e ficou exposto. Corri risco de tomar choque com essa porcaria de resistência.

Olá Adventure,
obrigado pelas considerações. A temperatura de 350°C é a máxima da placa, ela possui controle de temperatura digital pois é utilizada para aquecimentos controlados em laboratório. Certamente é blindada, porém como eu mencionei, não é viável... o custo é de 3000 reais.
 
Vixe... 3000 é muito. Coloca uma resistência tubular interna e seja feliz. Rsrs
 
Hj testei de volta numa tomada nova que um eletricista me fez mas o cara deixou o disjuntor de 20a... Mesmo só com ela ligada não teve jeito... Caiu de volta...

Eu não sei bem ao certo se eu fiz a ligação certa dos cabos no conector, é para desrosquear tudo e rosquear de volta? o fio deve ficar só no parafuso ou entre as buchinhas branca e cinza?
 
Não entendi o que é essa bucha branca e cinza, mas mesmo que você tenha conectado o cabo com uma pequena área de contato, não era para desarmar o disjuntor. Existem duas hipóteses, ou seu disjuntor é diferencial residual e esta com fuga na sua resistência ou a resistência está com uma potencia maior que a informada. Lembre também de escolher um disjuntor onde a corrente de trabalho não exceda 80% da corrente máxima do disjuntor.
 
O meu conector tinha duas buchinhas que eu acredito que sejam os isolantes de cerâmica...

Eu coloquei o fio entre os dois...

Estava assim:
epa2ygeb.jpg


E o certo era assim:
y8ugehu5.jpg


Que alívio!
Agora é fazer a cerveja duma vez!
Abraços!
 
Problema resolvido... A mula aqui que ligou da forma errada a resistência... Coloquei depois do isolante e tava dando curto...
 
Maravilha, mas compra um terminal de pressão para o cabo e ligue um fio terra ai. 220 e água não se brinca.
 
E isole essas conexões CAVALARMENTE com fita de AUTO-FUSÃO.

Abraço,
 
Já está feito Guenther...
Nesse projeto acho que eu mais gastei até agora foi fita isolante e fita de autofusao...

Foram kilometros disso
 
Existe como fazer um sistema de conexão rápida do fio na resistência da panela, algo como um plug ou mini tomada?

É que a minha ideia era montar uma panela elétrica e furar o fundo para a colocar a resistência e o poço termométrico, criando uma caixa para colocar a panela em cima e botar a controladora e a bomba de reciruclação. Aí, quando eu fosse usar, eu simplesmente encaixaria a panela nessa base. É viável algo assim?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Dá pra fazer? Dá.

É fácil? Não.

Eu faria? Não.
 
E sem ser esse sistema de encaixar numa base, mas apenas conectar os fios na panela, pra facilitar na hora de lavar e armazenar, existe como fazer um conector para uma resistência de uns 3500w? Seria mais fácil?

Muito obrigado, Guenther!
Abraços!
 
Aí a resposta muda um pouco. :)

Dá pra fazer? Sim.

É fácil? Mais ou menos. Nesse caso, tu teria que usar tomadas macho/femea de 20 amperes. Só que aí é que está a questão, mesmo que tu faça bem curto, VAIS ter que colocar fios até os conectores da resistência... não tem como fugir disso, e aí, de que adianta fazer um fio bem curto com uma tomada fêmea, e outra macho, e assim vai? Eu nunca fiz assim, não vejo motivo nenhum. Sempre fiz com os fios do tamanho que precisava.

Eu faria? Não.

Abraço,
 
Hmm, entendi, Guenther! A ideia de poder conectar e desconectar facilmente a panela da base era pra facilitar na hora de lavar e de guardar ela.

Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Abraços!
 
E só as tomadas iriam custar uns 80 reais. Mais caro que a própria resistência...
 
Guenther, tu acha que uma resistência de 2000w ferveria decentemente 25 litros de mosto? É que eu sei que 2000w a 220v a minha rede elétrica aguenta, mas tenho receio que mais que isso demande muitas mudanças.

Outra coisa, Guenther e adventure, vocês acham que esse pino e tomada seriviriam para um engate rapido da resistência à caixa de controle? http://www.blucolor.com.br/produto/016256/pino-tomada-ac-padrao-2p-macho-femea-preto-20a

Dessa forma, eu poderia remover a panela da base para guardar mais facilmente e até mesmo pra limpar, deixando a tomada na caixa de controle e o plug ligado a um fio na resistência da panela.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Eu tbm não usaria essas tomadas "simples" aí não.... Não arriscaria
 
dryfon, você precisa de 1700 w para aumentar de 40 para 100 graus em uma hora, ou seja, 1 grau/minuto.

Considere uma margem por conta do tanque ser aberto. Qual o diâmetro dele?

Utilize como referência os cálculos:

Potência: http://www.casaferreira.com.br/aquecimento/resistencias/inform_calculo.asp
Perda: http://www.casaferreira.com.br/aquecimento/resistencias/inform_grperdas.asp

Em tese você precisa de uma tomada para 10 A de corrente. Se essa tomada diz suportar 20 A, vamos acreditar no fabricante... rsrs

Mas eu escolheria uma com 3 pinos, assim você usa um cabo com 3 vias e já passa o terra junto.
 
Guenther, tu acha que uma resistência de 2000w ferveria decentemente 25 litros de mosto? É que eu sei que 2000w a 220v a minha rede elétrica aguenta, mas tenho receio que mais que isso demande muitas mudanças.

Outra coisa, Guenther e adventure, vocês acham que esse pino e tomada seriviriam para um engate rapido da resistência à caixa de controle? http://www.blucolor.com.br/produto/016256/pino-tomada-ac-padrao-2p-macho-femea-preto-20a

Dessa forma, eu poderia remover a panela da base para guardar mais facilmente e até mesmo pra limpar, deixando a tomada na caixa de controle e o plug ligado a um fio na resistência da panela.

Muito obrigado!
Abraços!
Pode usar essas tomadas sim. Já testei dezenas delas no limite da amperagem (20A) e funcionam muito bem. Podes confiar.

Sobre 2000w pra 25 litros, em tese, vai ferver legal sim.

Pela minha experiência, 1000 watts para cada 10 litros geram uma fervura intensa. Menos que isso começa a ficar mais fraco, mas ainda ferve.

Por exemplo, eu usava 8000 watts pra ferver 110 litros. Fervia, não era intenso, mas fervia.

Abraço,
 
Adventure, muito obrigado pela resposta. A panela que eu pretendo adquirir para fazer essa panela elétrica tem 36cm de diâmetro por 32 de altura. Eu utilizei essa planilha que o Guenther postou para me basear: https://docs.google.com/spreadsheet...piNnYydVRqUFEwUV9WMVJWNWc&usp=drive_web#gid=4

Com base nela, como vou produzir levas de 20 litros, para elevar de 20 a 70 graus os primeiros 15 litros de água, eu demoraria cerca de 30 minutos. Para elevar os 25 litros de mosto final de 50 para 100 graus, demoraria mais cerca de 50 minutos, isso utilizando uma resistência de 2000W. Acho que é um tempo bastante aceitável.


Guenther, muito obrigado, acho que vou utilizar uma dessas pra conectar a resistência então. Acho que os 2000w darão conta de ferver de forma satisfatória os 25 litros de mosto.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Guenther, eu entendi quanto à questão de que a potência em watts da resistência cai para aproximadamente 1/3 da inicial se ela for 220V e ligarmos em 127V.

Mas e quanto à amperagem?

Por exemplo. Eu tenho uma resistência 220V de 3kw. A amperagem dela seria de 13,63A (3000/220). Se eu ligar esta resistência em 127V ela vai dar 999w de potência. Mas a amperagem mantém os mesmos 13,63A ou puxaria 23,62A (3000/127), ou ainda 7,86A (999/127)?
 
Guenther, eu entendi quanto à questão de que a potência em watts da resistência cai para aproximadamente 1/3 da inicial se ela for 220V e ligarmos em 127V.

Mas e quanto à amperagem?

Por exemplo. Eu tenho uma resistência 220V de 3kw. A amperagem dela seria de 13,63A (3000/220). Se eu ligar esta resistência em 127V ela vai dar 999w de potência. Mas a amperagem mantém os mesmos 13,63A ou puxaria 23,62A (3000/127), ou ainda 7,86A (999/127)?
Se a potência cai pra 999w, e ela está ligada em 127v, basta dividir 999/127 => 7.86 amperes.

Abraço,
 
Alguém sabe algum lugar em Pelotas ou Porto Alegre onde eu poderia comprar uma resistência de 2000w 220v com uns 30cm de diâmetro? Quanto será que sairia algo assim?

Sem querer abusar mas abusando, qual seria o controlador PID mais simples de instalar e utilizar para essa resistência? Existe algum que suporte 10 amperes?

Muito obrigado!
Abraços!
 
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