Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A temperatura do dissipador ficou em torno de 27,5º. A fonte que uso pra alimentar o arduino é de 8volts (foi modificada era 12 volts). A ventilação ficou boa bem ventilada.
 
Oi pessoal,
Respondendo a pergunta sobre se alguém já fez algo parecido com a Braumeister. Eu fiz e tive grandes experiências ( boas e ruims..rssss)

Fiz dois modelos:
1o - Um que o mosto subia para a panela do centro onde tinha o malte ( dentro de um saco) e transbordava para a segunda panela externa caindo no motor e o outro modelo em que fiz o contrário, ou seja, o mosto caia para a panela de cima onde tinha o malte, passava pelo fundo falso e caia na panela de baixo indo assim para o motor.
Conclusão:
O primeiro modelo funciona, porem vc estará limitado ao volume do malte e nao a litragem que deseja. Se colocar malte de mais nao vai caber na panela interna e se colocar de menos vai ter que colocar muita agua, prejudicando as enzimas,etc..
O segundo modelo entope rapidamente o fundo falso pois o peso do malte faz isso facilmente.. tive que mexer e mesmo assim nao deu certo.. no final a temp do fundo era uma e do topo outra.. perdi 60L Ipa.

A minha opinião seria focar no primeiro tipo, com vários tamanhos de panelas internas. E use motor com baixa rotação... ;)

Anexo duas fotos que salvei da internet que me ajudou.

abcs!
 

Attachments

  • braumeister.jpg
    braumeister.jpg
    115.8 KB · Views: 239
  • iznutrasastavljen.jpg
    iznutrasastavljen.jpg
    76.5 KB · Views: 227
Eu fiz um equipamento com recirculação por cima e, por enquanto esta dando certo (1 APA, 1 Cream ale e 2 Weiss). O equipamento consiste em 1 panela 28 com 1 resistencia 1 poço termometrico e 1 registro esfera 1/2", 1 panela 24 com o fundo todo furado com broca de 2mm (o fundo esta bem furado mesmo, diria que tem mais furo do que fundo na panela...kkk). Quanto a temperatura ser maior no fundo da panela, é verdade, mas se vc fizer a recirculação continua durante todo processo com a ajuda de uma bomba, esse problema é minimizado (diria que praticamente resolvido - diferença entre 0,5 e 1ºC no máximo). Outra dica é envolver sua panela em uma manta térmica, pois o vento e a temperatura externa influenciam nessa diferença. Fiz esse equipamento pra testar a ideia. To pensando em fazer um maior, a unica diferença é que o maior será a gas (o preço da energia elétrica está sinistro aqui no RJ...kkkk). E, para gás, creio que a espessura da panela de fora (maior) deverá ser de 5mm, ao invés dos 3mm da panela que tenho atualmente.
 
Ah, esqueci de mencionar, estou trabalhando com panelas de alumínio mesmo. Não pretendo vender a cerveja nem obter certificação do MAPA. Por isso optei pelo aluminio, que é bem mais barato. Mas creio que esse meu projeto tb seja viavel em panelas de inox (so vai ser mais dificil fazer tantos furos no fundo da panela menor).
 
Olá,
Alumínio é tranquilo. Basta ferver água após aquela limpada inicial e deixar ele preto. Com isso ele criará uma camada em que não irá liberar mais alumínio.
(Referência: "How to Brew" - Appendix G - Pagina 316)
Tbm. uso alumínio.. :D

Quanto a circulação para mim funcionava quando o líquido vinha de baixo para cima na panela central mas entupiu quando mudei o sistema para trabalhar de cima para baixo. Mas isso está totalmente relacionado com o fundo falso ( qtde furos e diâmetros furo/placa), velocidade vazão requerida e qtde malte acredito eu. Eu havia tentado com um fundo falso com poucos furos e 13kg malte... Se tivesse uma bomba bem lenta acredito que daria certo no meu caso.

Outra coisa que vc mencionou é uma capa tipo térmica.. isso realmente faz muuuita diferença. Eu sempre usei gás e quando coloquei a capa a diferença foi absurda no consumo do gás.. gastou muito pouco gás!
Uma outra coisa que notei é a distância da chama para a panela se deixar muito distante terá que usar muito gás/pressão... e tbm a mistura gas X oxigêncio (aquele buraco de entrada da entrada do ar no tubo do gás). A chama não deve ficar vermelha e sim azul pelo que li a respeito e pela prática/resultado.. além de evitar aquela sujeira do carvão no chão...rsss

Nota sobre capa térmica:
Eu procurei muita coisa e não achei coisa barata a ser usada...
No início usei "e v a" ( acho que é assim que se escreve ). Aquilo que é usado em festas de criança.. ele tem uma boa resistência a calor e um bom isolamento térmico. Funcionou muito bem para as máquinas de circulação.
Hj com o novo equipamento ( tradicional ), acabei usando um tecido siliconado.. ( Lona + borracha líquida [Silicone liquido com catalizador]). Ficou uma maravilha e estou super satisfeito além de ser super fácil de fazer.
No vídeo dá para ver o tecido e o maquinário: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=qptWhW9UK8o[/ame]

abcs!
Frank
 
Esse equipamento do video é o seu? Show... alta tecnologia!
Quanto ao isolamento da panela, eu utilizei etaflon (aquele tecido q fica na parte de dentro das bolsas termicas... funcionou bem), mas com certeza sua ideia com silicone liquido e catalizador fica melhor.
 
Esse equipamento do video é o seu? Show... alta tecnologia!
Quanto ao isolamento da panela, eu utilizei etaflon (aquele tecido q fica na parte de dentro das bolsas termicas... funcionou bem), mas com certeza sua ideia com silicone liquido e catalizador fica melhor.
Oi bruno12345, obrigado!

Sobre o tecido que vc. usou é show mesmo! Mas o problema é que uso fogo.. esse tecido é a prova de fogo ? Se sim, vou pesquisar! vlw pela dica! ;)

abcs
Frank
 
Olha, eu estou fazendo um BIAB pra mim, mas estou em duvida com relação aos locais dos furos na panela de grãos. Por enquanto estou usando uma bag, mas é meio complicado manipular a bag pra 50L de cerveja, ai iria colocar uma panela dentro como BIAB.

Vi que tem gente q faz somente no fundo da panela, outros no fundo e na lateral.

Ai fico me perguntando se isso influencia na eficiencia, pq li q tem gente q fala q o BIAB tradicional perde eficiencia justamente por ele ser todo furado e nao se "concentrar" somente em uma direção na passagem do mosto, derrubando a eficiencia.

Não achei um estudo com relação a isso e pergunto aqui se alguem já usou os 2 meios e se faz alguma diferença.

Obrigado
 
Olha, eu estou fazendo um BIAB pra mim, mas estou em duvida com relação aos locais dos furos na panela de grãos. Por enquanto estou usando uma bag, mas é meio complicado manipular a bag pra 50L de cerveja, ai iria colocar uma panela dentro como BIAB.

Vi que tem gente q faz somente no fundo da panela, outros no fundo e na lateral.

Ai fico me perguntando se isso influencia na eficiencia, pq li q tem gente q fala q o BIAB tradicional perde eficiencia justamente por ele ser todo furado e nao se "concentrar" somente em uma direção na passagem do mosto, derrubando a eficiencia.

Não achei um estudo com relação a isso e pergunto aqui se alguem já usou os 2 meios e se faz alguma diferença.

Obrigado

Honestamente... tb tenho essa dúvida... kkkkk
O ruim de testar pra ver é que se nao der certo vc perde uma panela.
 
Oi bruno12345, obrigado!

Sobre o tecido que vc. usou é show mesmo! Mas o problema é que uso fogo.. esse tecido é a prova de fogo ? Se sim, vou pesquisar! vlw pela dica! ;)

abcs
Frank

Creio que o etaflon não seja a prova de fogo...kkk
Eu pretendo posicionar a manta uns 7 ou 8cm acima do fundo da panela pra reduzir o risco do fogo "lamber" o tecido pelo lado da panela (ate mesmo pq acho q a maior perda de calor se da metade da panela pra cima - considerando um caldeirao 36).
 
Olha, eu estou fazendo um BIAB pra mim, mas estou em duvida com relação aos locais dos furos na panela de grãos. Por enquanto estou usando uma bag, mas é meio complicado manipular a bag pra 50L de cerveja, ai iria colocar uma panela dentro como BIAB.

Vi que tem gente q faz somente no fundo da panela, outros no fundo e na lateral.

Ai fico me perguntando se isso influencia na eficiencia, pq li q tem gente q fala q o BIAB tradicional perde eficiencia justamente por ele ser todo furado e nao se "concentrar" somente em uma direção na passagem do mosto, derrubando a eficiencia.

Não achei um estudo com relação a isso e pergunto aqui se alguem já usou os 2 meios e se faz alguma diferença.

Obrigado

Olá NOxREMORSE, tudo bom ?

Quando eu fiz a minha com fundo falso, deixei aproximadamente 2 a 3 cm do fundo falso para o fundo da panela, porém o mosto ficava circulando pelo motor.
Quanto a sua dúvida, pela minha experiência o que posso imaginar é:
Quanto mais líquido ficar imerso no malte maior a eficiência das enzimas e controle de temperatura.
Com uma segunda panela dentro vc irá criar uma área onde terá baixa troca de enzima e tbm irá criar uma camada a mais entre o fogo e o mosto... Pode ser que para aumentar a temperatura do mosto interno com o malte vc. tenha que subir bastante a temperatura para refletir dentro da segunda panela (ou levará mais tempo), ou seja, pode caramelizar o mosto entre a panela e a panela interna se não tomar cuidado. Para esse caso acredito que o pessoal tenha feito os furos para reduzir os problemas.
Eu iria com panela perfurada nas laterais tbm, na verdade faria uma panela com aquelas telas moedas usadas em churrasqueiras.. Não é um inox 100% mas dá pro gasto.

Aconselho fazer um guincho tbm para não ferrar suas costas prq 50L de cerveja vc terá que levantar um bom peso ( +-50Kg)..
Se tiver que escolher entre a segunda panela e o guincho eu iria de guincho.
abcs!
 
O segundo modelo entope rapidamente o fundo falso pois o peso do malte faz isso facilmente.. tive que mexer e mesmo assim nao deu certo.. no final a temp do fundo era uma e do topo outra.. perdi 60L Ipa.

No meu equipamento a panela interna tem só furo por baixo tb, mas são furos de 7 mm e uso uso um saco de voil. Tenho o mesmo problema de entupimento e preciso ficar mexendo o tempo todo.

Eu fiz um equipamento com recirculação por cima e, por enquanto esta dando certo (1 APA, 1 Cream ale e 2 Weiss). O equipamento consiste em 1 panela 28 com 1 resistencia 1 poço termometrico e 1 registro esfera 1/2", 1 panela 24 com o fundo todo furado com broca de 2mm (o fundo esta bem furado mesmo, diria que tem mais furo do que fundo na panela...kkk).

A tua não entope? É só furo de 2 mm mesmo, sem voil?

Ai fico me perguntando se isso influencia na eficiencia, pq li q tem gente q fala q o BIAB tradicional perde eficiencia justamente por ele ser todo furado e nao se "concentrar" somente em uma direção na passagem do mosto, derrubando a eficiencia.

A eficiencia menor do BIAB é por causa da alta quantidade de água que dá uma relação tb alta de litros de água por kg de malte, além do que com BIAB em geral não se faz recirculação, então acaba que uma boa quantidade de açúcar fica "presa" nos grãos.
 
Ja estou fazendo o BIAB isso usando uma bag grande e pra 40L.


Ja fiz um sistema de roldana pra içar o malte, pois fica bem pesado.

Minha ideia de colocar uma panela dentro seria facilitar o "içamento" do malte e pq parece q com a panela com furos no fundo, a eficiencia fica um pouco maior do que usando uma bag.

Como uso uma proporção maior de agua ja q é um single vessel, vou testar aumentar o tempo de 1h30 pra 2h30 e ver se aumenta a eficiencia.

Essa ideia de usar tela de inox de grelha de churrasqueira me agrada, mas ela é meio mole nao?
 
No meu equipamento a panela interna tem só furo por baixo tb, mas são furos de 7 mm e uso uso um saco de voil. Tenho o mesmo problema de entupimento e preciso ficar mexendo o tempo todo.



A tua não entope? É só furo de 2 mm mesmo, sem voil?



A eficiencia menor do BIAB é por causa da alta quantidade de água que dá uma relação tb alta de litros de água por kg de malte, além do que com BIAB em geral não se faz recirculação, então acaba que uma boa quantidade de açúcar fica "presa" nos grãos.

A minha panela interna não entope porque são muitos furos mesmo (o furo tem 2mm de diametro e o espaço entre um furo e outro é de 2mm ou menos, ou seja, é muito furo mesmo...rs...). As levas que faço nesse equipamento são de 10 litros, não sei se pra panelas maiores o fundo aguentaria uma quantidade maior de malte com essa quantidade enorme de furos (que reduzem a resistencia do fundo da panela).
Quanto a recirculação, eu faço recirculação continua durante todo o processo, o que ajuda a manter uma diferença bem pequena de temperatura entre as partes de cima e de baixo da panela, além de clarificar o mosto. A primeira brassagem que fiz obtive 60% de eficiencia, mas depois percebi que é pq estava moendo pouco o malte, depois disso, tenho ficado entre 68% e 72%.
A única vez q tive entupimento nela foi quando me atrevi a fazer uma weiss com 66% de malte de trigo (loucura... não faço isso nunca mais...rs...).

Quanto a mexer o malte, eu só faço quando o jogo na panela...depois a recirculação faz o trabalho. Vez ou outra tenho que controlar a vazao da bomba, mas não é mto comum.
 
Essa ideia de usar tela de inox de grelha de churrasqueira me agrada, mas ela é meio mole nao?

Oi,
Existem vários tipos um mais mole que o outro, mas tem um que é bem rígido, porém mesmo assim acredito que seria interessante colocar um "esqueleto" para ficar mais rígido e içar a panela por esse esqueleto. É só uma idéia... A solda que terá que fazer requer uma certa habilidade pois é bem mole esse inox para soldar.

abcs!
 
A única vez q tive entupimento nela foi quando me atrevi a fazer uma weiss com 66% de malte de trigo (loucura... não faço isso nunca mais...rs...).

Oi Bruno,
Para malte de trigo, sugiro parada proteica pois senão ficará muito viscoso e grudento! Existe bastante discussão nesse ponto... pois os maltes de trigo (Weyermann pelo menos) é altamente modificado e praticamente não necessita de outro malte mais. Mas existe o problema da cadeia de proteina longa no malte de trigo...

Eu particularmente faço weiss a 3 anos e me adaptei bem com o problema.
O que eu faço e que fica muito bom mesmo é:
mash-in á 37 ( liberar ácido ferulico ) e subir para 45. Fico pouco menos que 10 min e subo para 52 e fico por 10min. depois subo para as paradas padrões (62 a 72)...
Ou tbm faço decocção que ajuda a reduzir a parte grudenta... :tank:
 
Oi Bruno,
Para malte de trigo, sugiro parada proteica pois senão ficará muito viscoso e grudento! Existe bastante discussão nesse ponto... pois os maltes de trigo (Weyermann pelo menos) é altamente modificado e praticamente não necessita de outro malte mais. Mas existe o problema da cadeia de proteina longa no malte de trigo...

Eu particularmente faço weiss a 3 anos e me adaptei bem com o problema.
O que eu faço e que fica muito bom mesmo é:
mash-in á 37 ( liberar ácido ferulico ) e subir para 45. Fico pouco menos que 10 min e subo para 52 e fico por 10min. depois subo para as paradas padrões (62 a 72)...
Ou tbm faço decocção que ajuda a reduzir a parte grudenta... :tank:

Eu fiz as rampas corretamente. O meu problema foi que, como eu usei muito malte de trigo (66%) e pouco malte de cevada, faltou casca pra cama de grãos... daí vc ja sabe né... kkkk (A cerveja ficou muito boa, acima do que eu esperava por ter tido esses problemas, mas a questão é o trabalho e a dor de cabeça q temos quando temos entupimento). Vou tentar 50% de trigo e 50% cevada da proxima vez e ver se não entope...kkkkk
 
Eu fiz as rampas corretamente. O meu problema foi que, como eu usei muito malte de trigo (66%) e pouco malte de cevada, faltou casca pra cama de grãos... daí vc ja sabe né... kkkk (A cerveja ficou muito boa, acima do que eu esperava por ter tido esses problemas, mas a questão é o trabalho e a dor de cabeça q temos quando temos entupimento). Vou tentar 50% de trigo e 50% cevada da proxima vez e ver se não entope...kkkkk

Opa,
Eu uso 60% malte de trigo e 35%malte pale e o resto de carapils e maloidina...
Acredito que 50% malte de trigo não irá mudar muita coisa. Reduza o máximo a velocidade do motor de circulação ou então faca uma decocção com a parte do fundo para reduzir a viscosidade ;) ( mas nesse caso tira a melanoidina) . Isso resolve muito bem o problema.

Pergunta: Sua cerveja tem retenção de espuma?

abcs e boa cerveja!
 
Opa,
Eu uso 60% malte de trigo e 35%malte pale e o resto de carapils e maloidina...
Acredito que 50% malte de trigo não irá mudar muita coisa. Reduza o máximo a velocidade do motor de circulação ou então faca uma decocção com a parte do fundo para reduzir a viscosidade ;) ( mas nesse caso tira a melanoidina) . Isso resolve muito bem o problema.

Pergunta: Sua cerveja tem retenção de espuma?

abcs e boa cerveja!

Utilizei 66% malte de trigo e 34% malte pilsen. A retenção de espuma ficou muito boa. Abri uma garrafa nesse ultimo final de semana (estava engarrafada com primming ha 6 dias apenas) e a espuma ja estava boa, carbonatação razoavel. Vou abrir mais uma nesse proximo fim de semana e tirar uma foto pra postar aqui. To abrindo uma por semana pra ir notando a diferença, mas o plano é carbonatar por 25 a 30 dias. Ah, outra coisa: Utilizei fermcap durante a fervura (pra não espumar muito)... no vidro diz que ajuda na retenção de espuma... só não sei o quanto.
 
Alguém poderia indicar o tamanho recomendado para as tubulações usadas para recirculação? Para uma panela de barril de 50L estou em dúvida se uso 3/8" ou 1/2".
 
Alguém poderia indicar o tamanho recomendado para as tubulações usadas para recirculação? Para uma panela de barril de 50L estou em dúvida se uso 3/8" ou 1/2".

Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Mas respondendo de antemão, eu acredito:
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro :) :mug:

abcs!
Frank
 
Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Mas respondendo de antemão, eu acredito:
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro :) :mug:

abcs!
Frank
Valeu Frank,

Bom, acho que o grande X da questão é quantificar qual seria a vazão necessária/recomendada para uma panela deste tamanho. O detalhe é que vi o equipamento que o Guenther usa para uma panela de 10L e fiquei com a impressão que ele usa 3/4:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY[/ame]
 
Me parece ser 1/2


Concordo, parece ser 1/2. A de 3/4 o cotovelo é pouca coisa maior e a mangueira tbm.

Eu particularmente não gosto de motor de circulação. Tinha antes e tenho meus preconceitos. Hj uso um motor com redutor em cima da tina que gira uma hélice lentamente.

abcs.
Frank
Videos em youtube -> finselBr
 
Olá,
Acredito que deva existir algum tópico a respeito e se caso não existir vc pode criar um.
Mas respondendo de antemão, eu acredito:
Quanto maior melhor ( tem um limite claro!). Porém vc irá ter uma quantidade de cerveja (ml) maior dentro tubulação de maior diâmetro.
Outro fator a se considerar é a perda de temperatura, ou seja, pode resfriar um pouco se o diâmetro for menor.
E por último é a relação da capacidade da sua bomba de circulação, ou seja, ela é capaz de mandar tudo aquilo de cerveja que esta na tubulação? E a velocidade é muito alta na circulação ?( Diam. > resulta em menor velocidade).
No seu caso, eu acho que de 1/2 estaria de bom tamanho. 3/4 é bem grande para essa finalidade. Mas posso estar enganado, claro :) :mug:

abcs!
Frank
Resgatei os meus papiros sobre hidrodinâmica pra tentar entender melhor. Vamos lá:
Quanto maior melhor - A rigor aumentar o diâmetro da tubulação (área da seção transversal) não implica em maior vazão. O que definirá a vazão do mosto é justamente a abertura que damos na válvula de esfera na saída da panela.

Capacidade da sua bomba de circulação - Vamos supor que a vazão da bomba é superior à vazão determinada pela válvula de esfera, não sendo um limitador.

Perda de temperatura - Pois é, boa pergunta. Alguém já quantificou isso pra saber qual a perda tolerável? O quão efetivo é colocar um sensor de temperatura no final da tubulação de retorno antes do mosto além do sensor dentro da panela pra comparar? Faz sentido monitorar a temperatura somente por este sensor de retorno?

E fiz alguns cálculos rápidos:

Condição 1: Saída da válvula de esfera com diâmetro de 1/2" e mangueira de retorno com diâmetro de 1/2". Nada muda na seção transversal e as velocidades inicial e final serão as mesmas.

Condição 2: Saída da válvula de esfera com diâmtetro de 1/2" e mangueira de retorno com diâmetro de 3/8".
Entrada da bomba: Conexão de 1/2" de diâmetro (12,7 mm), o que resulta numa área da seção transversal igual a 126,7 mm².
Saída da bomba: Conexão de 3/8" de diâmetro (9,525 mm), o que resulta numa área da seção transversal igual a 71,3 mm².

Utilizando a equação de continuidade (A1v1=A1v2), podemos concluir que a razão entre as áreas (126,7/71,3) é igual a 1,78. Logo a velocidade do líquido no retorno da tubulação (se reduzirmos de 1/2" para 3/8") seria aumentada em 78%.

A dúvida é: Quão crítico é este aumento de velocidade? Vai atrapalhar a cama de grãos?
 
Opa, por aí.

Sobre a cama de grão, imagine um grão se juntando com outro a ponto de não deixar passar mais líquido. Isso ocorreria em determinado ponto do fluxo do líquido. E se isso começar a ocorrer, aquele líquido que deveria passar entre esses dois grãos terá que passar por outro lugar, podendo assim gerar o mesmo fenômeno em sequência e entupindo tudo.
Isso ocorreu comigo.
O problema é o volume de líquido que está circulando. Melhor passar pouco líquido ou ter um controle de velocidade do motor, o que seria ideal.
Quanto a variação de temp. na mangueira é algo insignificante, acho eu, isso se a mangueira for curta. Eu apenas registrei tudo que pensei no meu texto anterior.


No meu caso, eu aboli o uso de motor pelo problema de "shear force". Se vc controlar a vazão por abertura da válvula poderá aumentar consideravelmente o risco desse fenômeno prejudicar sua retenção de espuma.

Bom, apenas quero ajudar e não criticar. Boa cerveja!


abcs.
Frank
 
Olá cervejeiros. Tive uma experiência há um ano de uma APA, que fiz com um cervejeiro amigo meu. Meu problema é espaço. Preciso bolar um projeto BIAB para meu apto. Sou meio leigo tanto em cerveja quanto em blogs. Tô vendo todo mundo comentando de projetos, mas só vejo os comentários. Onde vejo um projeto que eu possa segui-lo e executá-lo? Obrigado desde já.
 
Olá cervejeiros. Tive uma experiência há um ano de uma APA....

Olá amigo,

Eu desconheço um projeto que se enquadre em todas as situações. Acredito que vc terá que pedir ajuda para o seu caso específico..
Se quiser algo compacto terá que avaliar as opções que vc tem ( tipo de aquecimento, espaço para segunda panela, tipo de chiller, etc..), para então dimensionar ou ter uma idéia do projeto. Isso seria interessante para não fugir muito do seu ideal e custo.
(Sugiro dimensionar a estrutura da(s) panela(s) primeiro.)

Quando fui fazer meu biab eu acabei pesquisando vários modelos de mercado e o princípio do processo biab. Após entender como funciona dimensionei tudo, etc..

Uma coisa que eu tive que fazer é ver vídeos em inglês pois a quantidade de vídeos em inglês é absurdamente superior do que em BR... então sugiro entender e ver como os caras fizeram nos projetos deles.

Um modelo legal é o braumeister.. muita gente clona ele .. no video abaixo eu não analisei todos vídeos da séria , portanto não sei se funciona legal..mas segue algo pra vc ver. só tome cuidado para não usar bomba circuladora muito forte e resistência com menos de duas voltas ( queima o malte)

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=1tJU05iWmlI[/ame]


braumeister original:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=cv-7XHSMK04[/ame]

abcs
Frank
 
Olá galera. Li essa discussão há algum tempo e comecei a montar meu equipamento. Algumas coisa fui trocando após verificar a necessidade de mudança durante os usos. Vamos lá:
1 Panela 32L;
1 fundo falso;
1Resistência 3000W 220v;
1 Grain Bag grande;
um poço térmico de 15cm;
Um controlador digital paras as rampas;
Comprei tudo um a um, montando eu mesmo. Usei a resistência com furo pra baixo na panela, pra evitar acidentes de encostar ou derramar mosto direto.
Resistência, torneira e poço térmico ficam abaixo do fundo falso.
vou tirar umas fotos e mandar aqui. Ficou fino demais. Fiz uma brassagem em duas etapas pra fazer uma Imperial Russian Stout e deu super certo e fácil.
Brassagens feitas em 3h a 3:30h.
Agora tô montando um chiller de contrafluxo que vi em outro fórum daqui. Estou economizando muito com as idéias de montar eu mesmo.
 
Tenho o mesmo projeto, e tive uma boa otimização quando adquiri controlador BrewPLC,
que é usado pra qualquer projeto BIAB, e melhor, controlo e deixo ele todo programado pelo celular.
é possível usar uma resistência até 7700 Watts, e já vem automático 110 220
 
Show de bola esse controlador, procurei no mercado livre e não achei pra vender, pagou quanto?

Tenho o mesmo projeto, e tive uma boa otimização quando adquiri controlador BrewPLC,
que é usado pra qualquer projeto BIAB, e melhor, controlo e deixo ele todo programado pelo celular.
é possível usar uma resistência até 7700 Watts, e já vem automático 110 220
 
Back
Top