Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Rafael, essa conta deve funcionar bem nos métodos mais tradicionais, se eu colocar menos água, tipo uns 20 litros, não fica nada de água por cima da cama de grãos, não funciona...

Acho que o BIAB ainda é meio novo e sofre um certo preconceito... Mas funciona bem, tudo depende do que vc prioriza, eficiência, praticidade, espaço, etc...
 
Frkleal, mas a conta que eu sugiro é manter a relação de 2,5L/kg dentro do cesto, e mais a água para preencher os vãos entre as duas panelas. Assim vai ficar com a lâmina de água sobre o malte, com a menor quantidade de água possível. Entendeu?

Meu equipamento é no mesmo esquema do teu... Faço assim faz algum tempo, já fiz vários testes e acho desta forma a melhor...

Abraço.
 
Entendi, fazendo essa conta, deve dar mais ou menos por ai... 4,5 litros/kg é o q eu uso no total, pra preencher o cesto e a panela de baixo... Nunca parei pra fazer esse desconto da água entre as panelas pra ver quanto sobra só na interna...

Fazendo uma conta rápida, 6kg de malte devem ocupar mais ou menos uns 9 litros, mais 15 litros de água (6x2,5) daria uns 24 litros... É mais ou menos isso mesmo...
 
Ah, o malte sozinho pode ocupar 9L, mas ele tem vazios que vão ser preenchidos com a água... Se não me engano, 1 kg de malte + 1L de água ocupa 1,75L...
 
Sim Rafaelrick, ao meu ver, a maior vantagem do BIAB é exatamente essa, usar toda a água durante a brassagem sem precisar fazer a lavagem. Acho que esse é o grande ponto na hora de montar um equipamento desses, conseguir fazer com que o mosto seja recirculado e mantenha aproximadamente os 2,5l por quilo dentro do cesto, mesmo que todo o restante da água esteja na panela externa. Não sei se consegui me expressar direito :p
 
tbm uso esse sistema mas acredito que a agua da lavagem é sempre importante usar.

Mesmo prensando os grãos no final da brassagem sempre ficará retido mosto e com a lavagem no final ajuda bastante na extração.

Noto isso pois no decorrer da lavagem, quando elevo o cesto, o mosto vai clarificando.

A característica q mais observei, além da eficiência que chegou nos 70%, foi a clarificação do mosto. Como mantemos a circulação constante não é preciso fazer essa recirculação no final parte-se direto p a lavagem dos grãos, então no final é muito nítido o depósito da parte fina da moagem acima da cama de grãos.

Minha última brassagem foi uma ESB, que engarrafei ontem, e a transparência da cerveja impressionou. Não usei gelatina p clarificar.

Abraço!
 
Bueno aí vai a última experiência e um erro premeditado.

Última brassagem: Weiss (50/50 pilsen/trigo).

Utilizo no sistema "BIAB elétrico" um ebulidor de 2000W em vez da resistência adaptada à panela.

Funcionou bem até a última brassagem mas ao brassar a weiss e moer (sem querer) fino demais os grãos deparei-me com o já esperado resíduo(farinha) no fundo da panela.

E o que aconteceu? Óbvio: já de cara (na parada aos 40°C) torrou em cima do ebulidor.... Não sei se aconteceria o mesmo com uma resistência que vcs utilizam, mas vale o cuidado.

Resultado: removi todo o mosto, passei p o balde, limpei a panela, removi o ebulidor (até agora estou tentando remover o resíduo queimado), retira bomba, desmonta bomba, limpa bomba, analisei se o torrado impregnaria o mosto, e com muita indignação (comigo mesmo) voltei p o BIAB tradicional.....

Bom, caprichei na água essa vez e o resultado disso tudo foi que além do cheirão de torrado sumir até a fervura, blz, e a eficiência foi a 78%.... cacete....uma weiss com OG 1,065 !!

Tá fervendo a fermentação mas o aroma queimado voltou a aparecer mas como um defumado/tostado, hehe, acho que vai ficar legal a weiss voltage!

Um alerta e uma tosca experiência...

Abraço
 
Putz ainda bem que eu ainda não passei por uma dessas.

78% de eficiência, kct!

Ainda não fiz nenhuma weiss nessa panela, mas vou tomar cuidado na moagem quando fizer
 
Estou pensando em usar um dimmer, mas não sei se adianta nesse caso.

Agora a eficiência me surpreendeu. Sei lá se foi pelo fato da moagem muito fina, ou a brassagem, forçadamente, longa. Mas a weiss ficou com 1,065 de OG e eu não dilui..... deveria ter diluido ao levar p o fermentador. Agora vai ficar com uma cacetada de alcool. Não sei se p uma weiss vai ficar legal.

Abraço
 
Estou com a seguintes duvida na montagem de panela (gás x elétrica), alguém já fez o calculo do custo x beneficio entre montar a panela com uso de gás ou elétrica. Ex: Consumo de gás para uma panela de 20 litros, se alguém usava ela a gás e depois montou pra elétrica (com resistência) qual foi o gasto de energia, se na rede elétrica gasta mais pra produzir (R$ consumo elétrico) ou se no gás fica mais em conta na produção.
Sou iniciante e to querendo montar uma panela de 20litros, quero fazer este calculo o qual vai ser mais viável em custo de produção (Gás ou energia). Ps.: Alguém tem um projeto pronto de panelas de 20 litros pra compartilhar, sou de Rondônia e por enquanto somos poucos na fabricação da breja.
 
O uso de gás é mais barato .. por isso a grande maioria os fogoes no brasil são a gás.
Eu estou montando tudo com resistencia agora pois o controle que você terá sobre suas levas será enormes. Comecei com fogão, adquiri muita pratica pois qualquer descuido .. carameliza o mosto ....
A diferença (em valores $$$) para gás e resistencia é baixa por você usar muito pouco. A não ser que você faça brassagem todos os dias .. ai pode subir um pouco.
Uma brassagem gasta +- o equivalente a um chuveiro 5000w (banho de 1 hora)
 
Lembro que o Guenther postou uns cálculos comprovando que o uso de resistência se torna mais barato que o gás.
 
Sidney, vou te ser sincero, eu não fiz essa conta quando montei minha panela.
O que motivou nesse projeto foi o maior controle na temperatura na brassagem, eu achava um saco ter que ficar pageando a panela ligando e desligando o fogo... Agora ao invés de ficar fazendo isso eu posso me concentrar em outras coisas como anotar os passos, parâmetros da brassagem, ir adiantando a limpeza, sanitização e, como ninguém é de ferro, ir tomando uma cervejinha de boa...

Tá certo que a minha panela anterior é de 5 litros, então o controle tinha que ser mais constante pelo menor volume, mas ainda assim...

Como a resistência não fica ligado direto, você não vai gastar muito mais do que alguns banhos de chuveiro elétrico.

Você pode usar o projeto que está nesse tópico...
Hoje eu só faria algumas alterações, 4000w foi um exagero da minha parte, com 3000 resolvia o problema com folga...
 
Depois de muito tempo parado na receita, ei que chega minha encomenda.

Montei a caixa de controle. Ficou enorme, grande demais, poderia ter feito com a metade do tamanho, mas enfim, ta funcionando e é o que importa. E acabei fugindo da norma e usando o azul para fase porque tinha mais dessa cor disponível, mas como só eu mesmo que vou lidar com o negócio, não tem problema :p
A partir da caixa eu controlo tb a bomba. Tenho duas lampadas piloto, uma que mostra atividade na resistência (ligada na saida do ssr) e outra quando a bomba esta ligada.
Depois que montei é que senti falta de um interruptor de 3 posições para que eu possa desligar somente a resistência e ter a opção de ligar direto ou através do PID. Colocarei no fim de semana.
E por último e tb menos importante, se der vontade adicionarei tb um alarme sonoro que me avisará quando a temperatura programada for atingida e uma chave para desliga-lo. Apensar de que acho que não vou nem usar a função. hehe
No resto, meus equipamentos estão prontos. No fim de semana, vou lavar as panelas, dar uma geral em tudo (bomba, etc) porque faz tempo que estão paradas, e farei um teste somente com água.
Semana que vem brassarei algo e posto o resultado para vocês.
 

Attachments

  • 20140605_175533.jpg
    20140605_175533.jpg
    39.6 KB · Views: 452
  • 20140605_175640.jpg
    20140605_175640.jpg
    24.3 KB · Views: 424
  • 20140605_175650.jpg
    20140605_175650.jpg
    24.4 KB · Views: 418
Pô james! Tua caixa ficou BEM MELHOR que a minha...

Onde vc comprou a caixa e as chaves, leds e etc?
 
A caixa eu fiz porque nao achei nenhuma pronta, como essas da patola, em um tamanho legal e preco acessível. Aliás estão bem caras.
Lampadss, chaves etc comprei na eletronacional que fica na Benjamim Constant, bem perto de onde trabalho.
Os disjuntores sao um de 16 somente para a resistência e outro de 10 para a bomba, PID, etc.
Como esse de 10 aida nao traria segurança para o PID, coloquei tb dois fusíveis de 1A. Um para o PID e outro para a bomba.
 
Aliás, sobre os disjuntores. Usei de curva C para a resistência, mas o correto seria o de curva B.
 
Ficou profissional. Qual é esse thermopar? Ele pode ficar inteiramente submerso?
Abraços
 
E aoi Fabiano.
Então, o termopar já veio em um poço termico de inox. O cabo tb é protegido por uma malha de inox, mas que nao é impermeável, entao acho nao pode ficar mergulhado nao.
mas nem precisa, ele ja vem com uma rosca no proprio poço que me permite fixa-lo no meu sistema.
Ps.: apesar de acreditar que seja inox, é um inox bem vagaba viu. A aparência é mais de alumínio que inox. Hehe. Vamos ver quanto tempo dura depois de entrar em contato algumas vezes com mosto quente.
 
Eu nao vi o dissipador no rele de estado sólido. Vc ja usou? Nao esquento muito a carcaça?
 
Ta ali sim, da pra ver por fora ao lado dos porta fusíveis, mas usei um dissipador diferente, é de uma placa de video que queimou. Hehe. Bem instalado com pasta térmica, foi mais que o suficiente. Testei ontem e depois de uns 20 minutos de fervura o ssr estava a 35 graus. Super tranquilo.
 
Boa Tarde

Preciso de um projeto para panela de 5 litros, quero deixar ela na resistência elétrica, e controle de temperatura. Alguém já fez, ou tem como ajudar a montar.


Att. Sidney
 
Acho que é um custo muito alto pra vc fazer uma panela de 5 litros. Vai precisar de quase tudo igual, redimensionando somente as panelas e a resistencia. Com custos parecidos,
pra que fazer 5 litros?
Pra 5 compra uma espagueteira e faz no fogao
 
Esqueci de dizer que quero montar para panela 5 litros, e depois usar o painel pra outra panela para fabrica de 20litros, assim não precisarei montar dois painéis. Tava pensando em resistência menor para panela de 5 litros, achei aqui por 60 dilmas. Como ainda estou na 6 brassagem e ainda muito apreender.
 
Olá pessoal, primeiramente parabéns pelo tópico, muito inspirador.

Estava decidido a construir um single vessel a gás, mas depois de ler este tópico agora de tarde, resolvi fazer uns cálculos e estou partindo para o sistema elétrico devido a praticidade e baixo custo para quem irá usar o sistema 1 vez por semana apenas.

Usei o simulador da COPEL, onde coloquei a potência em 3000w, ligado por 3 horas direto, uma vez por semana. O custo ficou em R$14,00 ... E sem a neura de ficar pensando se o final do gás vai dar para a brassagem.

http://www.copel.com/hpcopel/simulador/

custoenergia_zps599a2b8c.jpg
 
Então, o termopar já veio em um poço termico de inox.

James, passa pra gente o link de onde você comprou o Termopar. Estou com dificuldade de achar um que rosqueie num Tee de 1/2". Acho que vou precisar comprar bucha de redução também...
 
As pci ja estao prontas, so esperando chegar a placa do arduino e o sensor temperatura e o rele. Depois a parte mais difícil corta as panelas.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1413293197055.jpg
    uploadfromtaptalk1413293197055.jpg
    210.5 KB · Views: 272
Painel quase pronto, so falta montar na caixa e colocar fonte, botao. E depois montar a panela.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1418867657997.jpg
    uploadfromtaptalk1418867657997.jpg
    149.8 KB · Views: 408
Mais fotos. Falta colocar os reles e fonte.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1419019586389.jpg
    uploadfromtaptalk1419019586389.jpg
    94.5 KB · Views: 370
  • uploadfromtaptalk1419019603240.jpg
    uploadfromtaptalk1419019603240.jpg
    133.4 KB · Views: 398
  • uploadfromtaptalk1419019620257.jpg
    uploadfromtaptalk1419019620257.jpg
    103.9 KB · Views: 349
@sidney_ro, parabéns pelo projeto. Alguns comentários: tenha certeza que o cooler esteja funcionando e que a suas capacidades são suficientes para esfriar o dissipador, senão vai esquentar muito e comprometer a sua caixa, podendo inclusive queima-la.

Outra coisa: o seu LCD está funcionando bem, sem aparecer uns caracteres esquisitos após um certo tempo de uso?

Vi que está usando o Ardbir. Tem como postar o esquema de ligação da eletrônica do Arduino?

Novamente, parabéns.

Fabiano
 
Back
Top