Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Vai em um serralheiro que faz portão eletrônico e pede para ele fazer esse banquinho de metalon, dura pra caramba, pode molhar sem estragar, e vai custar uns 50 reais...
 
Eu pensei em madeira por segurança tb, não conduz nem calor nem energia elétrica...
 
O projeto ta bonito, agora é só copiar, hehe.
Acho que madeira ou metal vai depender mais do boldo mesmo.
Só pense em um lugar onde vc possa tb fixar a bomba, quanto menos coisas soltas, melhor não?!
 
Cara, então, por isso que eu ia fazer um suportezinho pra bomba... Não vou conseguir colocar ela acoplada na panela mesmo, não sei se ela puxa se tiver acima do nível da água...

Pensei em copiar esse projeto aqui...
Mas esse ta tudo solto ImageUploadedByTapatalk1395345276.913309.jpg
 
O meu não será diferente disso, a bomba tem que receber o liquido por gravidade sim, ao menos a minha e creio que a tua tb. Mas a bomba pode ficar presa no "banquinho" que vc fará, nas pernas dele, sei la.

Ontem fiz um teste de fervura com a resistência, demorou longos 30 minutos elevar de 22 até a fervura meros 10 litros de água. Mais do que eu esperava, por outro lado fiquei tranquilo quanto a caramelização. hehe.
Fiz um teste também com o sistema de recirculação. Tenho muiiiiito fluxo de água, vou ter que controlar isso. Será que posso colocar algum tipo de valvula ou redutor de pressão na saída da bomba sem prejudica-la? Tem pequeno video pra mandar via whats para meu primo onde mostra a vasão.
Acho que é muito. Como resolver?

https://www.youtube.com/watch?v=TKPuNTZ4A2c

Ps.: O ar que entrou na bomba e diminuiu a vazão por alguns segundo foi porque quando mexi na mangueira a agua jorrou exatamente em cima da saída, mas o resto do tempo a vazão é toda aquela mesmo.
 
Cara, deixa a válvula meio fechada, não rola? Eu ainda não testei a minha resistência mas ela é mais potente que a sua, tem 4000w...

Pelo que você relatou, acho que não vou ter problema com caramelizacao tb, mas a minha fervura vai levar menos tempo...

A bomba vou ter que testar, mas ela vai ter mesmo que ficar abaixo do nível da panela, isso é certo...
 
Cara, não me parece vazão demais não meu... Claro que como iniciante, posso estar falando besteira, mas acho que isso vai te garantir uma boa recirculacao...

Agora, tens só que ver se a bomba não vai puxar água mais rápido do que ela consegue escorrer de uma panela pra outra pra bomba não trabalhar no seco...
 
Não sei se posso diminuir o fluxo que entra na bomba, talvez terei que usar mais uma valvula no retorno pra panela. Mais uma valvula, mais grana. hahaha. Ta ficando cara a brincadeira.
Bom, mas agora só voltarei a mexer na panela quando chegar o controlador. Acho que levará mais uns longos 20 dias.

E quanto ao banquinho que fará pra panela, fica bonito da forma que vc pensou, deixando o controlador embaixo dela, mas vai precisar de um banquinho ou se ajoelhar para programar, mas com certeza é bem mais bonito e não terá um monte de cabos aparecendo.
Meu primo fez assim na clone da braumeinster dele, o resultado ficou legal.

Como minha grana acabou, por enquanto vou fazer algo parecido com essa imagem que vc postou, com tudo solto mesmo. Nesse momento só quero botar ela pra funcionar logo, porque as garrafas da última leva estão acabando. :mug:
 

Attachments

  • 1208906_3472517709500_1708199186_n.jpg
    1208906_3472517709500_1708199186_n.jpg
    29.3 KB · Views: 611
Eu tb estou nessa de esperar as coisa chegarem... Haja paciência... Mais 20 dias é o prazo máximo pras coisas chegarem... Queria fazer uma leva pro meu aniversario em maio, mas acho que não vai dar tempo...

Todo dia no site dos correios vendo se tem novidade...
 
Cara, não me parece vazão demais não meu... Claro que como iniciante, posso estar falando besteira, mas acho que isso vai te garantir uma boa recirculacao...

Agora, tens só que ver se a bomba não vai puxar água mais rápido do que ela consegue escorrer de uma panela pra outra pra bomba não trabalhar no seco...

Acho que com essa vazão o cesto de grãos vai transbordar, ou no mínimo terei tanta circulação que perderei muito calor também. Mas sinceramente, vou esperar pra testar, o máximo que vai acontecer é que na primeira brassagem terei que ficar ligando e desligando a bomba.
 
Você ta ligando sua bomba em 12 ou 24v? Se for em 24v experimenta diminuir a voltagem, agora se for em 12, fica mais difícil vc achar fontes menores, talvez um carregador de celular...
 
É, ai complica um pouco mesmo...

Mas vou te dizer pela experiência que eu tenho com bombas de aquário, a maioria delas tem um controle mecânico do fluxo de água, é só uma válvula que fecha a passagem de água e não estraga nada..

Acredito que essas bombas permitam fazer o mesmo...
 
Por que vc não coloca uma válvula de cpvc? Deve ser mais barato...

Eu vou procurar uma pra minha panela tb já...
 
ImageUploadedByTapatalk1395443665.383060.jpgImageUploadedByTapatalk1395443702.474910.jpg

Já estou com o freezer...
O único porém é que não vai caber o fermentador com o airlock que eu comprei...

Tem que tirar o airlock e fazer um caseiro, com mangueira de silicone e um tubinho...
 
É um frigobar?
Cara, nao sei como seria esse tubinho que vc citou mas nem esquenta com airlock, uso mangueira dentro de garrafa pet. Airlock caseiro, sistema bruto. Hehe.

Vai usar o rex pra controlar a geladeira tb ou tem outro pra ela?
 
É um freezer vertical...
O tubinho seria só pra deixar mais ajeitadinho, mas o princípio é o mesmo de fazer um airlock com garrafa PET...

Pra controlar o freezer eu comprei um tic 17.

Só tenho que montar agora o esquema de ligação...

O rex é pra panela...
 
O meu não será diferente disso, a bomba tem que receber o liquido por gravidade sim, ao menos a minha e creio que a tua tb. Mas a bomba pode ficar presa no "banquinho" que vc fará, nas pernas dele, sei la.

Ontem fiz um teste de fervura com a resistência, demorou longos 30 minutos elevar de 22 até a fervura meros 10 litros de água. Mais do que eu esperava, por outro lado fiquei tranquilo quanto a caramelização. hehe.
Fiz um teste também com o sistema de recirculação. Tenho muiiiiito fluxo de água, vou ter que controlar isso. Será que posso colocar algum tipo de valvula ou redutor de pressão na saída da bomba sem prejudica-la? Tem pequeno video pra mandar via whats para meu primo onde mostra a vasão.
Acho que é muito. Como resolver?

https://www.youtube.com/watch?v=TKPuNTZ4A2c

Ps.: O ar que entrou na bomba e diminuiu a vazão por alguns segundo foi porque quando mexi na mangueira a agua jorrou exatamente em cima da saída, mas o resto do tempo a vazão é toda aquela mesmo.

James, quando pusser os grãos vai ser criada uma perda de carga e acredito que a sua vazão deve cair, só não sei se suficiente para a vazão desejada.

Sds,

Fabiano da Mata
 
ImageUploadedByTapatalk1395784469.461543.jpgImageUploadedByTapatalk1395784479.131208.jpg

Agora com o vazamento resolvido...
Uma forma de silicone cortada deu um jeito, estava com dificuldade pra encontrar o anel do tamanho correto... Agora já tenho tb anéis a vontade pra fazer a vedação do k-probe.

Outra coisa que eu fiz já foi montar o tic pra controlar o freezer... Agora é testar essa semana já que ele não está na minha casa e sim na da sogra...

ImageUploadedByTapatalk1395784613.649399.jpg
ImageUploadedByTapatalk1395784633.699852.jpg
 
Uma coisa que eu percebi foi que eu acabei botando a válvula extratora meio alta demais =/

Sobra uns 2 litros no fundo acho...

Mas não tinha jeito tinha que ficar em cima da resistência
 
Quem não tem cão, caça com gato né?! haha
O importante é ser funcional e ficou bom sim.
:rockin:
 
É, realmente... Mas já to mudando algumas coisas, acho que colocar a caixa de controle no banquinho não vai ficar funcional... Vou ter mais flexibilidade se estiver solta...

Já a bomba e a panela, sim continuam no banquinho...
 
Depois de um mês de espera, finalmente o REX chegou no correio (sujeito a fiscalização)

De certo vai mais um mês ainda até chegar lá em casa... =\
 
Tic17 funcionando perfeitamente, tanto pra esfriar quanto pra "esquentar"...

Valeu pelo esquema Guenther
 
Depois de mais de um mês de espera chegou o REX e a bomba! Quero montar o esquema pra tentar testar esse fds!

Ainda não chegou o k-probe de inox que eu pedi nem o dimmer, mas a agonia não vai me deixar esperar hehehhehe
 
Ao menos já da pra montar o controlador, é só prever o espaço pro dimmer.
As minhas coisas ainda estão no Sweden Post.
"22/03/14 18:00 Order departed on flight from origin"
Acho que não vai chegar nunca, haha.

Boa sorte na montagem!

Aproveitando o ensejo. É possível emendar o cabo do Termopar (uns 10cm no máximo) ou vai causar alteração na medição?
Pensei em instalar com algum plug na caixa do controlador, assim eu poderia conectar e desconectar de forma prática.
 
Pois é james essa agonia quando o troço não chega é triste... Vou montar com um espaço pro dimmer mesmo e tocar pau...

Quanto essa tua dúvida do termopar, tb queria saber...

Vai ser um saco cada vez desconectar o bixo sempre que quiser lavar a panela, etc...
 
Putz esse final de semana estava empolgadossimo pra montar o equipamento e fazer uma cervejinha e não deu!

Tentei usar esses dois esquemas ImageUploadedByTapatalk1396820589.182444.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396820602.371506.jpg

Mas não deu jeito... Perdi o sábado todo e nada...

Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador.... O esquema um mesmo não acendia nada

A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...

Será que eu fiz alguma ligação errada na resistência? Ligando ela na tomada de 20 ampères, o disjuntor, tb de 20, caia direto!

Enfim, foi um final de semana de total decepção! Além disso ainda me queimou a fonte da bomba... Só alegria...

Só me restou beber cerveja já que fazer não deu...

Estou pensando em usar esse esquema aqui que me pareceu mais simples...

ImageUploadedByTapatalk1396821003.527743.jpg
 
Caro frkleal, adaptei o controlador dentro de uma caixinha de MDF dessas de artesanato
 
Que tipo de controlador você está usando e como fez as ligações dele com a resistência?

Eu nem estou pensando muito na caixa agora... Quero é fazer funcionar primeiro
 
Frkleal. Também tinha visto esses esquemas e olhando no manual do rex do site, as conexões são diferentes lá. Pode ter sido somente isso?

Não entendi exatamente qual o problema que vc teve. (Na verdade acho que teve todos os possíveis né? :confused:)

O PID ligava mas não mandava sinal pro SSR? (os dois tem luz indicadora).

Com 4000w da resistência + as outras coisas mesmo que pouco relevantes vc estará usando quase 19A. Esse disjuntor que estava caindo estava sendo usado exclusivamente para o controlador? Qualquer outra coisa ligada na mesma rede vai derrubar o disjuntor, com certeza.
 
Provavelmente seja isso mesmo. Só a resistência já está no limite de carga, caso tenha outras cargas no mesmo disjuntor é certo que ele desarmara.
 
Pois é, acho que era isso mesmo james... Além da panela estavam ligadas luminárias e um aquário, coisa de uns 200w no total... Bem na estica mesmo

Mas tive todos os problemas possíveis...

Teve um dos esquemas onde consegui ligar o pid e o SSR... Tudo certinho, só não deu mesmo foi a resistência...

Hoje eu vou testar em casa com uma lâmpada no lugar da resistência... Vamos ver qq da...
 
Pessoal, uma pequena dúvida.

Estou partindo pra um PID também. Achei no DX três tipos:

REX-C100
http://www.dx.com/p/rex-c100-k-type...troller-black-ac-100-240v-294777#.Uz78OVel2WY

REX-C700
http://www.dx.com/p/digital-temperature-controller-66334#.Uz7711el2WY

REX-C900
http://www.dx.com/p/rex-c900-intelligent-temperature-controller-black-199821#.Uz786Fel2WY

Alguém sabe dizer qual seria a diferença entre os três, e qual o ideal para escolher?

Abraços!

E ai Guilherme, tudo certo!

Cara, não sou nem de longe a melhor pessoa pra te ajudar, mas vou tentar pra nao te deixar sem resposta alguma.

Dos links que vc me passou, somente o C-100 tem saida pra SSR, os outros vc teria que usar uma fonte ou fazer uma adaptação.

o C-100
É 220/110, tem saída pra SSR

O C-700
É 220/110, mas não trem saída pra SSR, então vc poderá usar uma contatora barulhenta ou usar uma fonte 12 v para o SSR. Ainda é possível fazer uma modificação na saída relay para ssr. O C-700 tem de vantagem controlar dois dispositivos.

O C-900 além de ser 24v não tem saída para SSR. Não tenho mais informações sobre ele.

Ps1.: Vi somente estes que vc passou, mas todos eles tem versões.
Ex.: o C-100 tem versão para SSR, Relay, etc.

Ps2.: Comprei este mesmo C-100 do DX. Deve chegar nos próximos dias, se não tiver tanta pressa, eu confirmo se veio conforme mostra a imagem mesmo. (SSR e 220/110V)
 
Pois é, acho que era isso mesmo james... Além da panela estavam ligadas luminárias e um aquário, coisa de uns 200w no total... Bem na estica mesmo

Mas tive todos os problemas possíveis...

Teve um dos esquemas onde consegui ligar o pid e o SSR... Tudo certinho, só não deu mesmo foi a resistência...

Hoje eu vou testar em casa com uma lâmpada no lugar da resistência... Vamos ver qq da...

Certo. o SSR estava abrindo, e mesmo assim a resistência não ligava?
Sabendo que sua resistência funciona e o controlador estava enviando comando para abrir o SSR (da pra confirmar isso no led do SSR), penso em duas possibilidades: O SSR está com defeito ou o circuito não está fechando.
Com um multímetro faça uma medição primeiro na entrada do SSR e o neutro da entrada do controlador. Estando OK. Refaça o mesmo teste usando mas com o neutro o mais próximo possível da resistência.
Confirmando que está tudo certo, faça o mesmo teste na saída do SSR (com ele aberto é claro) e reze.
 
Outra coisa...Se o disjuntor estava caindo em um momento que a resistência não estava ligando, então é provável que vc tenha curto circuito em algum lugar. Sugiro que reveja seu projeto.
 
James o disjuntor só caia quando a resistência era ligada na tomada diretamente...

Mas mesmo quando o sistema todo funcionou, controlador
e SSR ligados, nada da resistência funcionar e nem do disjuntor cair...

Sei lá cara, como eu disse, vou desfazer tudo e começar de volta usando uma lâmpada no lugar da resistência se funcionar, o meu problema deve ser só a tomada..

Já vou chamar um eletricista pra me fazer uma de 32a só pra isso
 
Back
Top