Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Aproveitando, james, você que já conseguiu ligar a resistência, tem algum segredo pra fazer a instalação ou é só ligar os fios mesmo em cada um dos polos?
 
E ai Guilherme, tudo certo!

Cara, não sou nem de longe a melhor pessoa pra te ajudar, mas vou tentar pra nao te deixar sem resposta alguma.

Dos links que vc me passou, somente o C-100 tem saida pra SSR, os outros vc teria que usar uma fonte ou fazer uma adaptação.

o C-100
É 220/110, tem saída pra SSR

O C-700
É 220/110, mas não trem saída pra SSR, então vc poderá usar uma contatora barulhenta ou usar uma fonte 12 v para o SSR. Ainda é possível fazer uma modificação na saída relay para ssr. O C-700 tem de vantagem controlar dois dispositivos.

O C-900 além de ser 24v não tem saída para SSR. Não tenho mais informações sobre ele.

Ps1.: Vi somente estes que vc passou, mas todos eles tem versões.
Ex.: o C-100 tem versão para SSR, Relay, etc.

Ps2.: Comprei este mesmo C-100 do DX. Deve chegar nos próximos dias, se não tiver tanta pressa, eu confirmo se veio conforme mostra a imagem mesmo. (SSR e 220/110V)

James, show de bola!

Eu estava pensando por ai mesmo, mas queria uma confirmação de alguém antes de fazer a compra.

Eu só vou comprar daqui a um mes mais ou menos. Vou mudar de endereço e já quero enviar pro endereço novo pra não arriscar problemas de entrega, uma vez que meus ultimos 5 pedidos no DX levaram quase 3 meses pra chegarem.

Quando o seu chegar então faz um review dele ai pra gente. Vai ser de grande ajuda, com certeza.

Valeu! Abraços!
 
Aproveitando, james, você que já conseguiu ligar a resistência, tem algum segredo pra fazer a instalação ou é só ligar os fios mesmo em cada um dos polos?

Cara, é só ligar os fios, mas se for ligar direto aconselho a passar o fase por um disjuntor de 20A preferencialmente curva B no caso da sua resistência, apenas por segurança.
Aliás, talvez eu esteja sendo exagerado, mas comprei um disjuntor pra usar dentro da caixa do meu controlador para proteção de tudo. (Custa umas 6,7 dilmas de tranquilidade)
Outra coisa que farei é usar fusíveis de 1A para proteger o controlador e a bomba. Assim em caso de algum problema na resistência ou em outra parte protejo os outros itens.
 
Testei com a lâmpada e funciona! Só fiquei meio assim pq quando a temperatura alvo estava mais baixa que a temperatura do sensor, a lâmpada ficou acendendo e apagando...

Já o contrário, normal, o sensor em 25 graus e a temperatura alvo em 50 ficou acesa direto..

Qq pode ser?

Ahhh o meu REX tem como output SSR.

Ps. Testei com uma lâmpada daquelas eletrônicas compactas, influência em alguma coisa???
 
O controlador funcionando:

ImageUploadedByTapatalk1396912442.214176.jpg

A caixa depois de montada;
ImageUploadedByTapatalk1396912466.173306.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396912476.189190.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396912486.409953.jpg

Aquele buraco era pra colocar um switch pra bomba, mas como a fonte queimou e não comprar outra (muito menos fazer o tal switch funcionar) vai ficar assim mesmo... Ligo e desligo da tomada...

E agora como ficou o esquema todo (perdoem a bagunça)

ImageUploadedByTapatalk1396912618.208549.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396912633.655307.jpg
 
Então galera, seguem dois videos:
1- teste com temperatura alvo próxima a da medida pelo sensor (4 graus acima).
Fica dando umas piscadas. Mais ao final do video coloquei 25 graus acima, ai sim fica ligado direto.
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=k-Jj87lVLBk"]https://www.youtube.com/watch?v=k-Jj87lVLBk[/ame]

2- teste com temperatura alvo abaixo da medida pelo sensor. Lâmpada dá uma piscada no começo e depois fica desligada.
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=URcfwJD23To"]https://www.youtube.com/watch?v=URcfwJD23To[/ame]
 
O 3g nao está ajudando entao nao consigo ver os videos aqui. Mas se entendi a sua duvida sobre os pulsos, fique tranquilo que é normal. Nao entendo a parte técnica/logica sobre o algoritmo PID, mas na pratica, o controlador sempre irá manter a temperatura mais estável possivel. A função destes pulsos é esta. Quando está se aproximando da temperatura alvo, ele enviará pulsos cada vez mais intervalados e curtos para nao extrapolar e com o alvo atingido ele se antecipa ao invés de esperar baixar a temperatura como faria um controlador sem PID como o Tic 17 por exemplo.
Estou no cel, e trabalhoso digitar. Hehe. peço desculpas se a explicação ficou confusa. Amanhã melhoro isso :confused:
 
Legal! Deu bem para entender...
Fico mais tranquilo.

Agora é testar com a resistência numa tomada dedicada pra isso e FINALMENTE brassar a minha APA
 
Faça um teste com lâmpada incandescente, você vai perceber que ele não simplesmente liga e desliga, o PID vai variando a potência, até achar a melhor forma de chegar no que você programou...
 
Pois é, pensei nisso mesmo...
Logo imaginei que o circuito eletrônico da lâmpada pudesse interferir...

Mas o bom é que está tudo certo agora... Falta do o eletricista fazer a tomada e comprar uma fonte nova pra bomba pq a minha queimou...
 
Testei hoje de volta com uma lâmpada incandescente e instalei um dimmer... Agora sim tá show... Tudo direitinho...

Falta só o teste derradeiro da resistência e da brassagem
 
Hoje foi o teste derradeiro...
Deu quase tudo certo...

Tiveram dois pequenos detalhes que deram errado:
- a fonte da bomba queimou... Acho que vou ter comprar ou uma com a corrente maior ou colocar um cooler... Funcionou a recirculacao sem problemas por quase uma hora, ai deu pau.

- o volume que eu tinha calculado pra água (via BIABacus) foi demais, transbordou um pouco...

- tem uma diferença de 2-3 graus entre o sensor e a temperatura dentro do cesto de grãos...

No resto tudo ok. Teste do iodo ok, densidade ok.

Pela conta do beersmith tive 60% de eficiência sem lavagem.

Usei o seguinte:
5,6 kg de pale ale weyermann
0,56kg de trigo maltado weyermann
0,56kg de caraaroma

20g de nugget no início da fervura
40 de cascade nos últimos 10 min

Mostura entre 64-68 graus 80min
Mash out 75 graus 15 min

OG pre fervura: 1054
OG pos fervura: 1063

Coloquei mais 3 litros de água e finalizei com 1058

Fermento us05 reidratado e inoculado a 32 graus e resfriando no freezer...
 
Frkleal, VC está de parabéns. Está montando tudo "na unha" e ainda troca informações valiosas com a turma do forum.

Estou preparando para começar a montar meu sistema, porem pretendo brassar 100l com ele. Alguem já montou um com essa capacidade?
 
Obrigado cara! Mas, como diz o Guenther, se vc sabe alguma coisa, vc compartilha...

Ah, agora a cerva está a 18 graus. Levou umas 2 horas no freezer setado em 18 graus pra chegar nessa temperatura
 
VC conseguiu ligar o controlador mo freezer, ne? Havia ficado de te mandar o esquema, mas não tive tempo.
 
Esse eu já tinha feito, usei um tic 17, tenho um pra panela e um pro freezer.

Cara, vc quer fazer o equipamento pra 100l single vessel?? Vai precisar de uma polia, certeza... Já pra escorrer o malte desses 20l já foi f***
 
Com certeza.... Já tenho ate um motor de 1/4 de maquina de lavar e um de copiadora profissional (com baixa rotação). Na mão não da mesmo.

Não sei se uso esses controles pid ou Arduíno.
 
Parabéns Fkleal. Agora é uma longa espera pra provar o resultado. hehe
Fez 20 litros?
Qual a quantidade de água que usou? Pela que vc escreveu imagino que fez a mostura com toda a agua, sem lavagem. Mesmo saindo do propósito de simplicidade do single vessel, será que fazendo lavagem da pra subir um pouco a eficiência e ainda de quebra não ter o problema de transbordar a panela?
(Te enchi de perguntas né?) haha
 
É, amanha eu vou dar um pulo na casa da minha sogra pra ver qq deu nesses primeiros 5 dias de fermentação... Ver a densidade e experimentar o primeiro golinho hehehhehehe
 
É, amanha eu vou dar um pulo na casa da minha sogra pra ver qq deu nesses primeiros 5 dias de fermentação... Ver a densidade e experimentar o primeiro golinho hehehhehehe
 
Muito legal, Fkleal! Parabéns!

Eu quero fazer algo mais ou menos assim ainda esse ano, mas ao invés de BIAB, fazer um cesto da largura da panela (quase como um fundo falso com bordas), fazer a brassagem normal e depois fazer um cold water sparge (fiz isso na minha última brassagem e obtive 72% de eficiência, sendo que meu equipamento é um BIAB bem limitado), dessa forma, eu não precisaria de uma panela tão grande pra poder fazer 20-25 litros, um caldeirão de 32 litros resolveria meu problema.

Aproveitando as perguntas do JamesMedeiros, qual eficiência que tu obteve com esse BIAB elétrico?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Cara... Gostei mesmo do resultado... Já vou pedir essa semana a resistência inox e conexões rápidas TB em inox.

Você vai colocar um isolante térmico na panela? Acho que vai valer a pena...
 
Então galera, eu fiz com o volume todo que a planilha do BIABbrewer.info me passou...

Nela indicava 32,7 litros de água para 20 litros. Eu coloquei 30 e ainda assim transbordou pela panela de baixo...

Pra continuar a mostura eu tirei 3 litros e toquei assim...

Não fiz a lavagem pq eu achei que ia dar muito trabalho pra aumentar muito pouco minha eficiência....ainda mais que o meu assistente me abandonou no meio da mostura então tirar o cesto e escorrer o malte sozinho foi foda....

Mesmo assim eu consegui 60% de eficiência... Acho que da próxima vez (se eu não ficar sozinho de novo) eu vou tentar uma lavagem com uns 3-4 litros de água.

Pra compensar aqueles 3 litros e pra fechar na OG que eu queria, coloquei 3 litros a mais de água no final da fervura.
 
Angoleiro, como seriam essas conexões rápidas? Seria pra conectar a resistência ao fio elétrico?

Abraço!
 
Atualizando as informações da cerva... Hj fui lá ver e medir a densidade...

FG em 1015.
Coloquei pra 22 graus pra fazer a secundária até domingo e dai ela fica a 1 grau até quinta-feira...

Depois vai pra garrafa pra ver se fica boa pra tomar no meu aniversario dia 16 heheheheheh

O sabor ta legal, sem sinal de contaminação, o amargor e aroma bem parecidos com os últimos lotes...

Percebi ao final um leve gosto de plástico, não sei se do fermentador que é novo ou algum off-flavor

Coisa bem leve, tem que ficar com a cerveja bastante tempo na boca pra notar...
 
Buenas Frkleal!

Cara estou com um projeto parecido, assim como todos do fórum......kkkk

Queria saber onde tu comprou as panelas. Vi parecidas na china, foi de la? Estou de olho nelas, mas nunca comprei de la e não sei a qualidade. Pena que ficaram bem apertadas né? Tens quantos centímetros entre uma e outra?

Parabéns pelo projeto! Ta tomando cara!!!
Abraço
 
Fala seibel! Obrigado pelo elogio...

As panelas eu comprei no mercado livre mesmo...

Tem uns preços bons!
A panela pequena é uma 36 e a grande uma 38, então tem 1 cm entre as paredes das duas, pro que eu me propus, acho q está bom...

Esse fds sai mais uma leva!

A ultima experimentei agora e ela ficou com um retrogosto muito amargo... Tem que acertar na próxima

Abraços!
 
Me diz uma coisa .. qual a proporçao de agua/malte que vcs usam ?? vcs fazem lavagem dos graus ou coloca todo o volume ja dentro da panela ???
Li algo que falava de 6litros por kg ... seria isso mesmo ?? nao manjo de biab ..
 
Cara, eu uso geralmente 4,5 l/kg...

Da ultima vez eu fiz da seguinte forma: 25 litros de água na mostura para 5,6kg de malte.

Lavagem dos grãos ao final com mais 5 litros de água a 68 graus.

Adição de mais 2 litros de água na fervura para corrigir a OG.

No total deu 32 litros...
Entra no fórum BIABbrewer.info e procura por uma planilha chamada BIABacus, é excelente, te da todas as opções de como fazer as contas da quantidade de água...

Desde a opção de usar o volume total à opção de maxibiab que é fazer um lote maior do que o que caberia na sua panela para mostura...

Espero ter ajudado.
 
Se eu nao fizer a lavagem .. minha eficiencia cai muito ???
Tipo ...5kg de malte .. coloco 30 litros tudo de uma vez .... Voces recomendam essa pratica ?
 
Cara, eu tive eficiencias mais ou menos parecidas em torno dos 65%, mas não fiz a comparação com a mesma receita pra ter ideia da diferença...

Mas o principal motivo que eu faço isso é pq se eu colocar o malte mais os 32 litros de água na minha panela de uma vez só, transborda...

Mas se na sua panela cabe, toca o pau assim...

Uma coisa importante no biab é escorrer bem o saco do malte antes da fervura e dar AQUELA espremida pra drenar tudo que der...

Compra uma luva mais reforçada pra não queimar a mão e dá-lhe apertar....
 
A maior tem 38 de diâmetro e 34 de altura e a pequena, o cesto interno, tem 36 de diâmetro e 32 de altura...
 
Você comentou que colocando o volume todo de água iria transbordar. A solução seria uma panela externa maior? Mantendo o cesto interno do mesmo tamanho? Quantos kilos de malte você consegue colocar nesse "cesto" (panela interna)?
 
Não acho a idéia de colocar toda a água de uma vez muito boa...

Acho que pra melhor eficiência, o ideal é 2,5L/kg dentro do cesto e mais a quantidade de água abaixo do cesto (e dos lados, se for o caso).

Muita água deve deixar as enzimas muito dispersas e menos água que isso não forma a boa cama de grãos e lâmina acima dos grãos..
 
Usar uma panela externa maior resolveria, mas o certo mesmo era redimensionar tudo... Hoje eu faria com a interna de 38 de diâmetro e a externa com 41....

Quanto a quantidade, até agora eu só fiz 2 brassagens nela, uma com 5,5kg e outra com 6,1kg... O malte ocupou um bom espaço... Mas acho que cabe mais um kg...


Nessa brassagem eu usei 6,1kg
ImageUploadedByTapatalk1400077655.346702.jpg

E essa foram 5,5kg
ImageUploadedByTapatalk1400077725.869250.jpg

Se eu quiser fazer com mais malte, vai complicar... Ai eu tenho que reduzir o tamanho da minha leva.... Não tem jeito...
 

Latest posts

Back
Top