Problemas na primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

douglasdedo

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2016
Messages
47
Reaction score
7
Ontem fiz a minha primeira Brassagem (método BIAB), uma PALE ALE que era pra render 10L

Problemas:
- O rendimento foi abaixo do esperado, rendeu uns 8 litros, usei 7 litros pra brassagem (2.2kg de malte) e mais 8 litros para fervura depois que retirei o bag, totalizando 15 litros, foi pouco?
- A densidade ficou acima do esperado, era pra ter ficado entre 1040-1060 (de acordo com a receita), mas ficou 1065, a pouca água influenciou na densidade? Densidade alta é um problema?
- Aqui foi a maior trapalhada, depois que coloquei o fermento e lacrei o balde (com airlock), lembrei que tinha esquecido de medir a densidade, fui tirar um pouco pela torneira (com o balde lacrado), nessa hora o álcool 70% que tava dentro do airlock entrou no balde por causa do ar ao contrário, ou seja, meu mosto se misturou com uma pequena dose de álcool 70, isso pode estragar meu lote?? Um amigo meu disse que não haveria tanto problema assim, pois ele acha que o álcool irá evaporar e além disso ele é estéril, que você acham??
 
Lembrei minha primeira.
Normal errar o volume quando tu não conhece o equipamento. Com a prática tu vais ajustando os volumes de forma a compensar as perdas e chegar nos valores esperados.
Neste caso a pouca água utilizada e, a eficiência da brassagem resultaram nesta densidade acima do planejado.
Quanto ao álcool, não tem problema.
É bom ter um pequeno roteiro para checar os procedimentos (em especial os de controle) e anotar as ocorrências. Assim, tu vais ter um bom material para avaliar, corrigir e aprimorar os procedimentos.
 
Lembrei minha primeira.
Normal errar o volume quando tu não conhece o equipamento. Com a prática tu vais ajustando os volumes de forma a compensar as perdas e chegar nos valores esperados.
Neste caso a pouca água utilizada e, a eficiência da brassagem resultaram nesta densidade acima do planejado.
Quanto ao álcool, não tem problema.
É bom ter um pequeno roteiro para checar os procedimentos (em especial os de controle) e anotar as ocorrências. Assim, tu vais ter um bom material para avaliar, corrigir e aprimorar os procedimentos.
Valeu zerosa! Em relação à água, eu aumento o volume na hora da fervura? Esse valor de água inicial (7 litros para 2.2kg de malte) tá bom?
 
Em geral eu uso uma proporção água/malte entre 2,8 e 3,4 l/kg.
Nunca usei BIAB e conheço pouco do método mas, em vez de acrescentar água na fervura eu faria uma lavagem do bagaço buscando retirar resíduos do material extraído que ainda esteja neste bagaço.
 
7 dias de fermentação e minha densidade estabilizou em 1017, na receita dizia entre 1010-1015, mas pelo menos baixou bastante já que o OG era de 1065, agora vou colocar pra maturar 7 dias a 0º!
 
Quando eu fazia BIAB, tinha a prática de ao invés de simplesmente acrescentar água, fazer uma lavagem dos grãos após a remoção do saco. Para isso, eu colocava uma grade cobrindo a boca da panela, colocava o saco dentro de um recipiente furado (escorredor de massa), e despejava água a 76ºC sobre os grãos até conseguir atingir meu volume pré-fervura pretendido.
 
Quando eu fazia BIAB, tinha a prática de ao invés de simplesmente acrescentar água, fazer uma lavagem dos grãos após a remoção do saco. Para isso, eu colocava uma grade cobrindo a boca da panela, colocava o saco dentro de um recipiente furado (escorredor de massa), e despejava água a 76ºC sobre os grãos até conseguir atingir meu volume pré-fervura pretendido.
Valeu Alex! Irei fazer isso na próxima brassagem!
 

Latest posts

Back
Top