Extrato de nibs de cacau Vs Gordura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Johnnyzinho

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
108
Reaction score
56
Location
São Paulo - Brasil
Galera, recentemente decidi brinca um pouco fazendo extratos usando álcool de cereais.

Fiz dois que pretendo usar em uma RIS.

Um com Chips de carvalho francês e outro com nibs de cacau.

No caso do extrato de nibs, ele apresentou um problemão, gordura!

Testei da seguinte forma, dosava uma quantidade específica em um copo e depois, servia a breja direto da torneira.
Fiz esse teste em uma cerva que apresentava ótimo formação de espuma, com o extrato no copo virou espuma de coca cola.

Acredito que isso esteja ocorrendo em função da gordura, já que o processo foi o mesmo para o chips de carvalho e ele não impactou na espuma (suspeito até que ajudou).

É até possível ver a gordura na superfície do extrato.

Vocês tem dicas de como minimizar esse problema?

Oq estou pensando a princípio (sugestão de um colega cervejeiro):
Pretendo colocar o extrato no congelador, como a concentração de álcool é alta, o extrato não irá congelar, mas a gordura tendem a solidificar.

Desta forma, pretendo ver se consigo retirar aquela película superior e talvez até filtrar o extrato novamente.

Vocês tem alguma outra sugestão?
 
Um filtro de papel (aqueles de café) pode ser uma boa também.
Só que o processo pode adicionar oxigênio na mistura, o que pode ser prejudicial se for colocar o extrato no barril todo.

Extrato de nibs de cacau nunca cheguei a ter esse problema.... eu sempre dou uma assada no forno em adjuntos gordurosos, como é o coco, talvez seja uma boa alternativa também.
 
Vc pode colocar os níbs para ferver. Logo depois, vc pode colocar pra congelar. A gordura vai soltar e vc tira com a colher.
Tem um vídeo do Madebeer que explica como fazer.

 
Last edited:
Um filtro de papel (aqueles de café) pode ser uma boa também.
Só que o processo pode adicionar oxigênio na mistura, o que pode ser prejudicial se for colocar o extrato no barril todo.

Extrato de nibs de cacau nunca cheguei a ter esse problema.... eu sempre dou uma assada no forno em adjuntos gordurosos, como é o coco, talvez seja uma boa alternativa também.
Sobre o forno, não pensei e nem sabia disso. Mas como já havia feito extrato, já não dava mais.


Interessante você não ter tido problema, pra mim foi tão crítico, que estou tendendo a acreditar que seja uma questão de qualidade do insumo.
 
Vc pode colocar os níbs para ferver. Logo depois, vc pode colocar pra congelar. A gordura vai soltar e vc tira com a colher.
Tem um vídeo do Madebeer que explica como fazer.


Preciso ver o vídeo, mas a ideia é semelhante.

Só não entendi muito bem a ideia de ferver o nibs.
 
Galera, segui o caminho de congelar o extrato.

De fato, com isso a gordura solidificou na superfície e consegui tirar boa parte dela.

IMG_20221121_145847.jpg


Depois, novamente passei o extrato por um coador de pano.

Pelo testes que fiz para acertar a dosagem, melhorou bastante.
 
Back
Top