Primeira Brassagem - American Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fKempf

Member
Joined
Feb 15, 2015
Messages
12
Reaction score
2
Salve!

Depois de ler, talvez não o suficiente, mas bastante e fazer um curso aqui na Acerva Gaúcha com o Guenther, vamos fazer a primeira brassagem, eu e dois amigos.

Eu não quis comprar kits prontos e tentei fazer o mais próximo do que foi feita no curso, e o que comprei foi assim, para (tentar) fazer uma leva de 50L de American Pale Ale

Maltes
11Kg Pale Ale Belga
1Kg Caramel 20L

Mash: 90min em Infusão Simples, à 68 graus;

Fervura: 60min

Lúpulo Galaxy
100g - 60min
50g - 5min

Fermento US-05

Vi que tem vários softwares para colocar as receitas e verificar OG, OF, ABV e IBU a ser atingido, mas não me decidi... Vocês indicam algum em especial, que seja meio que consenso entre os cervejeiros?

PS - Já encomendei os ingredientes, mas vamos brassar dia 21/Mar, então dicas são bem vindas ;)

Me desejem sorte, hehehe
 
A galera costuma usar o beersmith. Tem 21 dias grátis para testar as funcionalidades, e a licensa não é tão cara.

Apesar de ter comprado a minha cópia, eu particularmente não gosto do beersmith e uso as calculadoras e ferramentas do www.brewersfriend.com.

É uma questão de gosto.

Abraços.
 
Pelo que vejo a maioria usa o BeerSmith mesmo, mas eu sou outro que gosta do Brewer's Friend. Nesse site você pode usar grátis por tempo ilimitado, mas só pode salvar cinco receitas (e não pode apagar). Bem mais útil uma avaliação assim do que 20 dias (na minha opinião...)

Única coisa que sinto falta do Brewer's Friend é que ele não leva em consideração a temperatura da mosturação no cálculo da FG. Nada que um pouco de prática não resolva. Por outro lado acho bem mais intuitivo e posso acessar de qualquer PC, por ser um site.

Coloquei sua receita lá: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/224608/apa-do-fkempf
Na tela de edição ele já mostra que o amargor está bem acima do estilo, a cor no limite inferior, e o álcool bem dentro do estilo. Por outro lado, isso são só parâmetros. Você pode usar os maltes, lúpulos e fermentos fora do estilo e fazer os parâmetros fecharem, a cerveja não vai ser daquele estilo só pelos parâmetros.

Então tentei te ajudar com o software (ou site) e os parâmetros, agora com os ingredientes ainda não tenho know how pra dar pitaco! Vou passar a bola aqui heheh

Abraço, boas cevas!!
 

Attachments

  • receita.png
    receita.png
    111.5 KB · Views: 99
Pois é, pelo que li esses são os dois mais utilizados. Estou com o Brewzor para cálculos e vou colocar a receita no Brewer's Friend.

Obrigado @valtert e @jalexandre . Vou upar o topic assim que tiver resultados ;)

[edit]

Dúvidas:

Eu coloquei minha receita no BrewersFriend e consegui chegar no mesmo resultado que você apresentou.

A dúvida é a seguinte: para corrigir o IBU eu poderia diminuir o tempo de fervura dos lúpulos, ou diminuir a quantidade de lúpulo, certo? O que seria mais interessante?

Fiz umas simulações:

Mantendo a quantidade, deveria ser 100g@21m e 50g@0min. Por feeling, acho que isso é legal..

Diminuindo a quantidade, pensei em 50g@60min, 10g@5min e 40g@0min. Não sei se essa qtd final é adequada, provavelmente vou reduzir ela para 15g.

Obrigado pela ajuda ;)
 
Back
Top