PID Rex C100

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Dei uma olhada rápida nesse desenho e não entendi pra que a ligação do neutro nas chaves, acredito que seja pra acender o indicador, mas pelo desenho parece outra coisa.

Sim, é para acender o indicador. Tem outra forma de fazer isso?
Na real, eu não entendo praticamente nada de elétrica. Usei uma "lógica", que aparentemente está errada, kkk

Se tiveres uma sugestão ou puderes encaminhar um diagrama com as correções, eu agradeço.

Você disse que o LED de acionamento do SSR pisca normalmente, então o REX ta controlando perfeitamente.
Acontece que o SSR funciona com o cruzamento da tensão pelo zero e ele precisa de uma certa corrente pra funcionar.
O que pode estar acontecendo é alguma tensão parasita no seu neutro (se não estiver com o neutro aterrado no seu quadro de energia, pior ainda), causada pela bomba e por essas ligações de neutro nas chaves que você usou.

O estranho é o seguinte:
o problema persiste mesmo se eu desligar a bomba (colocando a chave na posição off e também tirando ela da tomada dessa caixa em que está tudo montado).
E só funciona tudo normalmente se eu plugar a bomba em outra tomada na parede.


Veja, praticamente só existem 3 possibilidades pra o LED do SSR apagar e ele continuar ligado:

- O SSR estar queimado (pelo seu relato, acredito que não)
- Uma tensão parasita sobre os terminais de potência do SSR (que pode ser causada pela bomba ou pelas lâmpadas das chaves)
- Uma corrente muito pequena passando pelo SSR (quando a pessoa quer testar sem ligar a resistência, só medindo com um multímetro, ou ligando só uma lâmpada LED)

Aí só você analisando aí e verificando essas três condições, ou uma combinação delas.


Eu acho que a sugestão dada pelo @Fagner pode resolver (inverter o plug da tomada).
Porque se o fase tá passando por onde deveria passar o neutro, o SSR está cortando o neutro ao invés do fase.


No momento não tenho como testar de novo, meu equipamento está na casa dos meus sogros, assim que eu puder faço alguns testes para esclarecer melhor.
Nesse meio tempo, se quiserem mandar um esquema com alguma correção, eu agradeço :mug:
 
Cara, pode ser que estou falando besteira, mas pra ligar a bomba, o certo não seria tu ligar o neutro direto na bomba e usar a chave pra "cortar" a fase?

Da mesma forma a chave da resistência, ela não teria que "cortar" apenas a fase?

Eu imagino que isso que está gerando algum curto aí.
 
Cara, pode ser que estou falando besteira, mas pra ligar a bomba, o certo não seria tu ligar o neutro direto na bomba e usar a chave pra "cortar" a fase?

Da mesma forma a chave da resistência, ela não teria que "cortar" apenas a fase?

Eu imagino que isso que está gerando algum curto aí.



Mas o Neutro ta direto na bomba, a chave na verdade só tem uma ligação alí pq a chave dele tem uma luz indicadora, por isso que ele leva o neutro pra chave, mas não é pra "chavear", é só pra ligar a luz da chave.
 
Isso mesmo @Fagner, o neutro não está chaveado, somente o fase, para poder iluminar a luz indicadora.
 
Luis, normalmente essa questão de inverter o plug da tomada resolve problemas de aterramento ou flutuação de neutro.

Como a tensão da rede é alternada, não importa quem é fase ou neutro. A tensão fica positiva e negativa 60 vezes por segundo.. então pra efeito prático de funcionamento, o SSR não sabe, nem quer saber, se tá chaveando a fase ou o neutro.
O que acontece é que chaveando o neutro, vc vai ter tensão no elemento da resistência. Mas isso só será um problema se vc quiser meter a mão nos fios, ou se a resistência der defeito e fuga de corrente pra carcaça. Aí, só um disjuntor DR pra resolver.

Identificar esse tipo de problema à distância é realmente complicado. Assim que vc estiver com o equipamento, verifique esses itens que falei e volte a postar...
 
Já procurei na internet toda, mas ainda não consegui fazer este treco funcionar.
Ajustei todos os parâmetros, mas o SSD não funciona de jeito nenhum.

Ai, já sem saber o que tentar, fui ler a etiqueta e ta escrito 50Hz ! ! ! :(
No anúncio tava escrito 50/60Hz.... Como está escrito na etiqueta do de vocês?
 

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Na verdade pra este tipo de equipamento pouco importa se é 50 ou 60Hz.

@LBHS, posta um esquema da sua ligação, ou uma foto com detalhes.
 
Desmontei tudo e montei de novo.
Aparentemente, tinha alguma conexão com mal contato.
Que alívio viu! :tank:
Muito obrigado

No entanto, o comportamento foi diferente do que eu imaginava. :(
Esperava que o controlador regulasse a tensão de alimentação do SSR e, assim, poderia controlar a potência entregue (como se fosse um dimmer)
Até então, so consegui funcionar como liga/desliga
É assim mesmo??
 
Quando comprei...tbm achei q ele iria dosar a resistencia..tqlvez modelos que controlem direto a resistencia (sem o srr) consigam fazer isto, mas esse nosso modelo q aciona um srr so trabalha assim
 
Desmontei tudo e montei de novo.
Aparentemente, tinha alguma conexão com mal contato.
Que alívio viu! :tank:
Muito obrigado

No entanto, o comportamento foi diferente do que eu imaginava. :(
Esperava que o controlador regulasse a tensão de alimentação do SSR e, assim, poderia controlar a potência entregue (como se fosse um dimmer)
Até então, so consegui funcionar como liga/desliga
É assim mesmo??


PID é exatamente isso, ele funciona de forma diferente do dimmer. Com o dimmer você controla a tensão, de 0 a 220v por exemplo.
O PID controla o aquecimento através de pulsos, basicamente ele liga e desliga a resistência muito rápido, até por isso que ele deve ser ligado com um SSR e não com uma contatora, pois a contatora iria ficar batendo freneticamente. Com o SSR ele liga e desliga em pulsos as vezes de milisegundos, essa é a forma que ele controla a temperatura, quando precisa esquentar ele deixa ligado direto, quando é só manter a temperatura ele da um pulso de vez em quando para não deixar esfriar. E alguns modelos são inteligentes (acho que não são todos), você pode programar eles para aprender a inércia do teu equipamento e asssim manter perfeitamente a temperatura.
 
Galera, será que alguém pode publicar como configurar o PID, Parâmetros como deve ficar, uso um PT-100, vi aqui que algumas pessoas conseguiu configurar mais não vi nem o manual que o pessoal ia disponibilizar, nem as dicas de quais parâmetros devemos alterar, será que alguém pode passar ai um passo a passo, no aguardo um grande abraço,
 
Olá Deivid, estou anexando um manual que garimpei na internet que é mais completo do que o que veio no Rex C100. Como ele é para vários modelos da mesma família (C100, C400, C700, etc.), algumas das funções podem não estar disponíveis no seu, entretanto. Lembro de ter lido em algum lugar que haveria algumas diferenças da configuração de o REX C100 fosse feito na China ou no Japão, mas de cabeça eu não saberia dizer agora. Minha sugestão é testar as configurações ligando uma lâmpada ao invés da resistência, mas com o sensor já mergulhado em água (a lâmpada vai ficar piscando, by the way). Sobre configurar para PT-100, o item 7.4 do manual explica. Espero que ajude. Abraços.
 

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Boa Noite amigos, gostaria de voltar com as perguntas sobre o Controlador REX C100, juntamente com o rele de estado solido SSR e uma resistência de 5kW. Meu controlador chegou essa semana com o sensor termopar tipo k, gostaria da ajuda de vocês sobre como posso montar meu controlador, alguém teria um esquema elétrico atualizado que deu certo para que eu monte na minha panela ? Estou com duvidas também quanto as configurações básicas para o controlador C100, sobre os ajustes, alguém teria um manual básico para iniciar as configurações do controlador ? Valeu galera ! Vamos produzir !

Att,

Guilherme
 
Alguém conseguiu configurar para não apresentar diferença na temperatura medida?
 
Revivendo o Tópico....
Comprei um rex c100 a pouco tempo, configurando ele (ou desconfigurando, o que é mais provável) a tecla SET seleciona o SV mas não consigo altere-lo... só consigo alterar no SLH... Modifiquei para sensor Pt100...
Existe alguma forma de "reset" o pid?
Caso possam me ajudar ficarei muito grato!
 
Pessoal, comprei um sensor pt100 e fui instalar ele hoje.. duas dúvidas:

Ele tem duas pontas azul e uma vermelha. Pelo que vi, liga a vermelha na entrada 8... e as azuis nas entradas 9 e 10. Mas tanto faz, qualquer azul? Porque o fio deles é de cor diferente, um verde outro amarelo.

Outra coisa, configure o SL1 para 1100, conforme diz no manual. A leitura endoidou, marcava negativo... dai procurei na net e vi um vídeo hermano dizendo para colocar 1000... fiz, ele faz a leitura certa (ou próxima disso, não verifiquei ainda) mas não marca com casa decimal..

To enviando abaixo fotos da inicialização dele e da temperatura marcada..
 

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E aí? Ninguém sabe qual o problema de ficar sem casa decimal? E a ligação dos fios, tanto faz os azuis?
 
E aí? Ninguém sabe qual o problema de ficar sem casa decimal? E a ligação dos fios, tanto faz os azuis?

cara, sobre a configuração SL1 para pt100, siga exatamente o manual que veio no seu rex-c100.

Eu usei outro manual que consegui na internet, porem apesar de ser para rex-c100, era de outro fabricante.
Ficou tudo errado e quase surtei.

Mas refazendo passo a passo o manualzinho simples que veio com ele consegui.

Sobre a ligação dos cabos do pt100, tem posição correta sim, conforme o esquema ilustrado na lateral do rexc100.
Não confie nas cores, pois os meus sensores vieram com cores diferentes, sem padrão.
O ideal é com um ohmimetro, identifica-los.
 
Rafael,
Sofri um pouco também mas consegui fazer funcionar 100%.
Tive uns problemas e precisei trocar os terminais do PT100. Nessa ocasião testei a inversão dos cabos azuis e concluí que não faz diferença.
Quanto ao decimal, tenho certeza que tem configuração para isso.
Na hora do almoço dou uma olhada no manual e volto a te falar.
 
Voltamos...
Tenho 4 manuais do C100 e, olhando aqui em casa, só encontrei onde está este ajuste em um deles.
Vá na função LCK (data lock) e desbloqueie (o manual diz que seria "0001" mas só consegui ajustando em "0000"), depois, com sucessivos clicks em SET, vá passando pelas funções até chegar em PGdK e ajuste de 0 a 3, é número de casas decimais.
Abraço
 
cara, sobre a configuração SL1 para pt100, siga exatamente o manual que veio no seu rex-c100.

Eu usei outro manual que consegui na internet, porem apesar de ser para rex-c100, era de outro fabricante.
Ficou tudo errado e quase surtei.

Mas refazendo passo a passo o manualzinho simples que veio com ele consegui.

Sobre a ligação dos cabos do pt100, tem posição correta sim, conforme o esquema ilustrado na lateral do rexc100.
Não confie nas cores, pois os meus sensores vieram com cores diferentes, sem padrão.
O ideal é com um ohmimetro, identifica-los.

Eduardo, valeu pela resposta.

Infelizmente não tenho mais o manual do meu rex-c100... Vou tentar ver bem direitinho nele qual o fabricante, modelo, sei lá...

Ótimo vídeo que você postou.. Abraço.
 
Voltamos...
Tenho 4 manuais do C100 e, olhando aqui em casa, só encontrei onde está este ajuste em um deles.
Vá na função LCK (data lock) e desbloqueie (o manual diz que seria "0001" mas só consegui ajustando em "0000"), depois, com sucessivos clicks em SET, vá passando pelas funções até chegar em PGdK e ajuste de 0 a 3, é número de casas decimais.
Abraço

Tiago, valeu também pela resposta..

Como o Eduardo falou, para cada fabricante as configurações são diferentes.. Vou ter que achar o manual do meu..

Só dando um feedback, fiz essa alteração no PGdK, e apareceu 1 casa decimal.. Mas baixou o limite do 'target' para 40.0ºC.. Muito louco.. A medição parecia certa (ainda não fiz a conferência com outro termômetro).

Abraço.
 
Isso pq o limite era 400 e passou a ser 40.0
Configure o limite pra quanto vc quiser agora q já ta configurada a casa decimal...
 
Senhores,
Gostaria de saber se consigo ligar dois reles na saída do PID.
A idéia é pegar a na saída do PID para gerar o contato do SSR, e fazer ponte para dois SSR.
Quero fazer isso, para que possa desligar totalmente a resistência (220V).
 
Caros amigos, pergunta de leigo:

O sensor de temperatura do TIC (Full Gauge SB59) serve no PID Rex c100?

Já agradeço antecipadamente a resposta. Abs.
 
Olá amigos, tenho uma grande duvida, comprei o Rex c100 com rele ssr25, utilizo 2 resistências de 220v 1000w cada. fiz as ligações corretamente. mas estou com um grande problema, configuro a temperatura para 100 graus, só que quando chega nos 100 graus o rele para de piscar o out para de piscar mas a temperatura continua a subir, e não para, ou seja, a função principal de controlar a temperatura não funciona. oque vocês acham que pode ser ? rele, o termostato, sensor ? configuração ? estou quebrando a cabeça com isso rs'
 
Pessoal, estou montando meu equipamento novo com o PID Rex C100. Na verdade, ainda estou comprando o material.

Lendo esse tópico, fiquei com algumas dúvidas a respeito do sensor de temperatura. Junto com o PID vem o sensor K, desse tipo: http://www.ebay.com/itm/112018065422

Entretanto, vi algumas críticas aqui sobre esse sensor, que não teria como colocar na panela e que não forneceria temperaturas confiáveis. O melhor seria o PT100.

O que vocês me aconselham?

Vi que o PT100 tem três fios e o K dois. Nos esquemas aqui do fórum a ligação do sensor é sempre indicada com dois fios no PID. E aí?
 
Pessoal, estou montando meu equipamento novo com o PID Rex C100. Na verdade, ainda estou comprando o material.



Lendo esse tópico, fiquei com algumas dúvidas a respeito do sensor de temperatura. Junto com o PID vem o sensor K, desse tipo: http://www.ebay.com/itm/112018065422



Entretanto, vi algumas críticas aqui sobre esse sensor, que não teria como colocar na panela e que não forneceria temperaturas confiáveis. O melhor seria o PT100.



O que vocês me aconselham?



Vi que o PT100 tem três fios e o K dois. Nos esquemas aqui do fórum a ligação do sensor é sempre indicada com dois fios no PID. E aí?



Todo PID Rex C100 aceita termoresistencias PT100 (em geral são as saídas 8, 9 e 10). Só altere a configuração do aparelho (veja seu manual), pois veio configurado para utilizar com p termopar, tipo K.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Todo PID Rex C100 aceita termoresistencias PT100 (em geral são as saídas 8, 9 e 10). Só altere a configuração do aparelho (veja seu manual), pois veio configurado para utilizar com p termopar, tipo K.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Felipe, mas por que a preferência pelo PT100? É em razão da precisão?
 
Pessoal, li o tópico todinho e não consegui entender sobre a variação de temperatura. No meu caso está variando 2 graus para baixo, no meu PID marca Berme quando liga não aparece o PT100, se mudo ele endoida...resumindo eu que estou endoidando kkk e não consigo ajustar. Alguém tem o mesmo PID da marca Berme?
 
Pessoal,

Para configurar as temperaturas, basta ir usando diretamente esses botoes na frente do PID ou tem todo aquele trabalhao q há num TIC-17?

Att.
 
Ola pessoal. Peço desculpas por reativar um tópico um pouco antigo, mas entre todos que tratam do assunto, este é o que contem mais pessoas e informações a respeito deste equipamento.

Como a grande maioria, adquiri o meu no aliexpress com um sensor tipo k com um SSR de 40A e aplico na minha panela de mostura controlando o acionamento da resistência de aquecimento. Tudo instalado e funcionando sem os problemas já apresentados pelos colegas.

Então, eis o meu problema, o controlador continua acionando a resistência mesmo com a temperatura medida maior que a definida, por exemplo, definindo o controlador para 40° depois de 20 minutos a temperatura estabiliza em 47° e mesmo com essa diferença toda, vez ou outra, o controlador aciona a resistência.

Penso que pode ser algo relacionado às constantes PID ou algo relacionado a resolução da medida da temperatura. Como disse, estou usando um termopar tipo k que limita a variação em 1°.

Alguém tem alguma experiência com o ajuste dessas constantes? Ou vocês utilizam a função auto tunning?

vlw
 

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