(Off-flavor) Aroma/Sabor de éster

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu sempre percebia esse aroma nas minhas cervejas. No início não dava muita bola pra ele, mas tava ali, no fundinho.
Faço brassagens regulares há 6 anos e isso sempre me incomodou, mas percebi que era mais intenso só quando usava US-05 e S-04.
Em weiss usava o wb-06 e não tinha esse aroma. S33 usei somente em stouts até hoje e não percebi esse aroma.
Pra red ale costumava usar o Lallemand Nottingham ou, na falta deste, US-05. Com o Nottingham percebia bem menos esse aroma, mas com US-05 era evidente.
Acabei chegando a conclusão que se trata do fermento, talvez uma característica dele mesmo, pois percebi em cervejas de outras pessoas que usam esses fermento (US-05 e S-04).
Faz um ano que passei a usar somente levedura líquida da FermmentoLabs e nunca mais percebi esse aroma.
Na minha última red (faz uns 2 meses) fiz modificações na receita que eu costumava fazer e a atenuação dela não foi o esperado (aumentei quantidade de malte cristal). Imaginei que pudesse ter tido algum problema com o fermento e adicionei o Nottingham e lá veio esse aroma novamente, bem tênue, mas apareceu (e não resolveu o problema da atenuação, que deve ter sido causado pelo aumento do malte cristal, adicionando açúcar não fermentável). Mas um detalhe interessante é que provei uma amostra antes da adição do Nottingham e não tinha esse aroma. Tinha um adocicado pela fg alta, mas não era incômodo.
Posso estar falando besteira, mas me parece que é uma característica de alguns fermentos e não necessariamente um off-flavor.
Sempre fiz um controle rigoroso de temperatura (normalmente fermentação em 18 graus pra maioria das levas, a não ser que seja um caso onde se queira uma esterificação mais alta, como alguns estilos belgas com o fermento adequado) e também sempre tomei muito cuidado com a sanitização de tudo. Não creio que esse aroma seja por problema de contaminação. Cheguei a pensar em underpitching, mas mesmo fazendo starter (uso stirplate aquecido) não resolvia esse aroma.
Então fica minha dica: testa outros fermentos, pra mim resolveu.

Ae agabeh , falou tudo.
Faço breja ha 3 anos,mais de 70 brassagens..
No início usava muito o us-05. E tinha esse mesmo problema de sabor aroma adocicado.
Demorou mas consegui descobrir que o problema era o fermento.
Diz se o us-05 ser um fermento neutro. Ok , mas ele deixa esse sabor aroma frutado que deixa a cerveja enjoativa. Alias quando faço brejas de trigo com fermentos para trigo( wb,etc) nunca aparece esse dulçor enjoativo,apenas o do proprio estilo.
Uma amiga minha cervejeira uma vez me deu a melhor defniçao do us -05:"Cervejas feitas com us- 05 tem sempre o mesmo gosto".
Olha não to dizendo que esse fermento é ruim,até porque ainda utilizo em alguns estilos de cerveja. Mas se for pra usar um fermento neutro mesmo eu prefiro o notthingan. Nunca tive problemas com ele , atenua bem,nao deixa esteres nem outros sabores..
Abç e boas brejas.
 
Bom dia cervejeiros!
Pesquisando no forum encontrei um comentário que pode explicar, talvez, o porque cervejeiros caseiros sentem esse sabor/aroma enquanto cervejarias que utilizam o mesmo fermento não possuem, como não sei linkar o comentário vou colar o link e abaixo vou colar o comentário de quem utiliza um TK TANK (fermentação sobre pressão, gerando menos esteres etc... etc... conforme o comentário, segue link (o comentário é do @Dexavator:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/tk-tank-alguém-tem.409612/

E, segue comentário:

"Fui eu que postei o vídeo no grupo, era uma Session IPA que acabou em uma semana :mug:
Tenho um TK de 27l e gosto muito, é só regular a temperatura e a pressão, ao final da fermentação a cerveja está carbonatada. A partir daí é só fazer o cold crash, purgar o fermento/trub e servir.
A fermentação sob pressão gera muito menos ésteres e álcoois superiores o que pode acelerar muito o tempo de fermentação já que é possível fermentar em maiores temperaturas sem os off flavors correspondentes. Já fiz lager em 10 dias, Ale em uma semana.
Claro que isso nem sempre é vantagem, se for fazer uma saison uma outra belga ou até uma pale ale inglesa, a baixa quantidade de ésteres não é desejável, aí você faz a fermentação sem pressão e fecha a válvula quando faltar 1/3-1/4 para acabar a fermentação, assim mantém os ésteres mas se consegue também a carbonatação.

Quanto ao serviço diretamente do fermentador, é muito prático pois a cerveja já estará pronta e carbonatada e gelada após a fermentação e cold crash mas, obviamente, você não poderá fermentar outra cerveja enquanto estiver servido aquela lá.
Como faço? Comprei um postmix de 10l, então quando a cerveja começa a chegar perto do fim, mando para o postmix (transferência pressurizada e sem contato com oxigênio) e já ponho outra para fermentar. Esse barril posso deixar na geladeira com uma torneira picnic (ele é pequeno), posso plugá-lo no kegerator ou levar em um churrasco/festa.
Outra opção é engarrafar diretamente da torneira belga, só encaixar uma mangueira pequena na ponta, regular para o mínimo de fluxo que ela não espuma quase nada, encho as garrafas até sair uma espuma pelo gargalo (para não sobrar o2 na garrafa) e tampo.
Dá também para fazer dry hop pressurizado nele já que perderia muito co2 para abri-lo toda ver que for jogar lúpulo/adjunto, ele vem com uma cápsula que você conecta, pressuriza e libera o lupulo no fermentador.
Precauções que tem que ter:
O sistema de refrigeração é muito eficiente então não recomendo fazer o cold crash direto para 0C, tem probabilidade de congelar a cerveja, fora que iria forçar muito as leveduras em caso de reutilização, que ficou bem fácil agora.
É difícil de movê-lo cheio (vazio tb mas é 20kg mais leve) então escolha bem onde vai deixá-lo. minha panela tem sistema de bomba mas pode fazer a trasfega para ele por balde também.
Tem que regular corretamente o controlador, se está fazendo a primeira refrigeração dos 25+- até os 18 ou 10, é uma regulagem, se vai manter em 18, outra, cold crash, outra. Dá para fazer com a regulagem padrão? Dá mas se quer o mínimo de histerese, é bom regular."

Acredito que já está claro que esse sabor/aroma provem do fermento porém, eu passei a utilizar FWH + adição no Flameout em minhas brassagens, e senti muita diferença em qualidade do amargo/aromas. Também estou inoculando fermento no dia seguinte (temperatura correta) enquanto antes inoculava logo após o resfriamento e confesso que melhorou muito a qualidade das minhas cervejas.
Att.
 
Redivo

Não sei como você administra os teus baldes fermentadores, também não sei se exatamente o que relatarei aqui se encaixa no teu problema, mas vamos lá.
Certa vez troquei uma ideia com um mestre cervejeiro sobre fermentação de bretta e leveduras selvagens, sobre como manejar a assepsia dos tanques e tal. Ele me disse que em algumas cervejarias até as weizen são fermentadas em um único tanque e esses são dedicados só para este tipo de cerveja.
O cuidado aqui seria para que, mesmo que bem limpo e sanitizado, não se corra o risco de que alguma célula remanescente se aproprie e altere o sabor/aroma de tua cerveja.
Espero ter ajudado.
 
Como é á água que você está usando para preparar seu sanitizante e lavar seus equipamentos? Pergunto porque já tive um problema semelhante devido a formação de clorofenóis (fruta estragada + remédio) e resolvi com uso de água filtrada (filtro de carvão ativo) na preparação de sanitizante e lavagem de equipamento (para a água da brassagem sempre usei água mineral).
Agua para lavar o equipo é da torneiro.
Uso alcool 70 para sanitização.

A agua da cerveja, propiamente dita é agua mineral.
Mas nunca cuidei as especificações.

Já usei de mais de uma marca e o resultado é o mesmo.
 
Eu sempre percebia esse aroma nas minhas cervejas. No início não dava muita bola pra ele, mas tava ali, no fundinho.
Faço brassagens regulares há 6 anos e isso sempre me incomodou, mas percebi que era mais intenso só quando usava US-05 e S-04.
Em weiss usava o wb-06 e não tinha esse aroma. S33 usei somente em stouts até hoje e não percebi esse aroma.
Pra red ale costumava usar o Lallemand Nottingham ou, na falta deste, US-05. Com o Nottingham percebia bem menos esse aroma, mas com US-05 era evidente.
Acabei chegando a conclusão que se trata do fermento, talvez uma característica dele mesmo, pois percebi em cervejas de outras pessoas que usam esses fermento (US-05 e S-04).
Faz um ano que passei a usar somente levedura líquida da FermmentoLabs e nunca mais percebi esse aroma.
Na minha última red (faz uns 2 meses) fiz modificações na receita que eu costumava fazer e a atenuação dela não foi o esperado (aumentei quantidade de malte cristal). Imaginei que pudesse ter tido algum problema com o fermento e adicionei o Nottingham e lá veio esse aroma novamente, bem tênue, mas apareceu (e não resolveu o problema da atenuação, que deve ter sido causado pelo aumento do malte cristal, adicionando açúcar não fermentável). Mas um detalhe interessante é que provei uma amostra antes da adição do Nottingham e não tinha esse aroma. Tinha um adocicado pela fg alta, mas não era incômodo.
Posso estar falando besteira, mas me parece que é uma característica de alguns fermentos e não necessariamente um off-flavor.
Sempre fiz um controle rigoroso de temperatura (normalmente fermentação em 18 graus pra maioria das levas, a não ser que seja um caso onde se queira uma esterificação mais alta, como alguns estilos belgas com o fermento adequado) e também sempre tomei muito cuidado com a sanitização de tudo. Não creio que esse aroma seja por problema de contaminação. Cheguei a pensar em underpitching, mas mesmo fazendo starter (uso stirplate aquecido) não resolvia esse aroma.
Então fica minha dica: testa outros fermentos, pra mim resolveu.
Vou testar.
Tava lendo sobre o M44 no lugar do US-05.
Vou testar
 
Vou testar.
Tava lendo sobre o M44 no lugar do US-05.
Vou testar

Redivo, eu estava achando que o problema era sim o US-05... até que mudei a temperatura inicial de fermentação que antes iniciava em torno de 18/20 e terminava em 25 para temperatura inicial de 15°! Inicio a fermentação em 15 e vou subindo no decorrer dos dias até terminar em 20º e faço o descanso do diacetil nessa temperatura. Comecei a fazer isso depois que vi um vídeo do Jamal com o John Palmer onde ele recomenda fermentar Ale sempre nessa faixa de temperatura. No meu caso, eliminou 100% esse frutado enjoado que antes tinha em toda cerveja com essa levedura...
 
Redivo, eu estava achando que o problema era sim o US-05... até que mudei a temperatura inicial de fermentação que antes iniciava em torno de 18/20 e terminava em 25 para temperatura inicial de 15°! Inicio a fermentação em 15 e vou subindo no decorrer dos dias até terminar em 20º e faço o descanso do diacetil nessa temperatura. Comecei a fazer isso depois que vi um vídeo do Jamal com o John Palmer onde ele recomenda fermentar Ale sempre nessa faixa de temperatura. No meu caso, eliminou 100% esse frutado enjoado que antes tinha em toda cerveja com essa levedura...

Legal.
Acho que pode ser isso, pq notei uma diminuição desse dulçor nas minhas ultimas brassagens, onde inoculei o fermento com o mosto à 16° e fermentei à 117°.
Acho que pode ser.

Tenho varias coisas pra testar.
Acho que vou começar a fazer brassagens com 2 fermentos: metade do mosto num fermentador com US-05 e metade com M-44.

Acho que isso pode ajudar a esclarecer.
 
Legal.
Acho que pode ser isso, pq notei uma diminuição desse dulçor nas minhas ultimas brassagens, onde inoculei o fermento com o mosto à 16° e fermentei à 117°.
Acho que pode ser.

Tenho varias coisas pra testar.
Acho que vou começar a fazer brassagens com 2 fermentos: metade do mosto num fermentador com US-05 e metade com M-44.

Acho que isso pode ajudar a esclarecer.

Mês passado fiz 20 litros de IPA com o M44, tentei fermentar a 15 e não rolou ai foi a 16 e quase nada de atividade e por fim a 17 ai começou, isso com um considerável overpitching.
O dulçor diminuiu mas ainda persiste.
Essa levedura acentuou um pouco o amargor, deixou mais sharp e tive problemas com a clarificação mesmo fazendo 5 dias de cold crash (2 com gelatina) não recomendo!

Semana que vem farei outra IPA e dessa vez usarei o nottingham. Tentarei fermentar a 15º e se persistir o doce, vou desistir e assumir que não tem jeito e aceitar que será sempre assim.

Fico pensando e deixarei a cargo dos mestres. Será que o aroma e sabor doce podem ser dos lúpulos?
 
Opa dae galera, estou com um problema bem parecido a este, quase sempre uso o us-05 fiz menos de 10 brassage s nessa minha carreira cervejeira, e estou muito descontente com os resultados devido a um off flavor que é muito semelhante a este, um cheiro bem enjoado e todas as brejas ficam com o mesmo gosto, noto uma diferença em APAS E IPAS aonde o lúpulo máscara legal mas esta ali, sempre está, fiz uma Belgian bonde ale no qual misturado ao frutado da levedura ficou impossível, ou então seja da levedura.
Já troquei mangueiras, sanitizante, fiz limpeza pesada, troquei meu filtro, usei vita c, fiz variados estilos mas a breja final sempre desagrada com o mesmo defeito.
Irei comprar um fermentador conico essa semana para descartar os ácidos fracos da levedura(fazendo a purga)
Mas estou desiludido e pensando em abandonar, estou com um tecbrew 14 london ale da levtek e irei fazer a mesma APA e vou ver se isso se repete.
Se alguém aí conseguiu resolver,por favor compartilha aí.
 
Opa dae galera, estou com um problema bem parecido a este, quase sempre uso o us-05 fiz menos de 10 brassage s nessa minha carreira cervejeira, e estou muito descontente com os resultados devido a um off flavor que é muito semelhante a este, um cheiro bem enjoado e todas as brejas ficam com o mesmo gosto, noto uma diferença em APAS E IPAS aonde o lúpulo máscara legal mas esta ali, sempre está, fiz uma Belgian bonde ale no qual misturado ao frutado da levedura ficou impossível, ou então seja da levedura.
Já troquei mangueiras, sanitizante, fiz limpeza pesada, troquei meu filtro, usei vita c, fiz variados estilos mas a breja final sempre desagrada com o mesmo defeito.
Irei comprar um fermentador conico essa semana para descartar os ácidos fracos da levedura(fazendo a purga)
Mas estou desiludido e pensando em abandonar, estou com um tecbrew 14 london ale da levtek e irei fazer a mesma APA e vou ver se isso se repete.
Se alguém aí conseguiu resolver,por favor compartilha aí.
Qual a temperatura de fermentação que está fazendo as levas?
 
Fermentação primária 17C e secundária a 21C
como controla essa temperatura, poço termométrico? sonda encostada no balde por fora com isopor?
Olha só, antigamente produzia ceva em grupo e o cara fazia a fermentação com a sonda fora do fermentador encostada nele, isolada e tudo mais e iniciava em 18...ficava esse gosto enjoativo em todas breja com US05...nunca sabíamos o que era...
hoje faço minhas levas sozinho em casa e fermento TODAS as minhas ales iniciando em 13º(sonda encostada fora do fermentador com isopor e fita isolante) que imagino que dentro deva estar em uns 14/15 graus reais! inicio nos 13 e vou subindo aos poucos até 18/19 no decorrer de uma semana até terminar a fermentação! Uma vez vi um vídeo do John Palmer onde ele recomendava isso de fermentar ales de forma geral iniciando em 15 e ir subindo até 20 para concluir e assim ele tinha ótimos resultados...depois só fazer cold crash normal.
Nunca mais tive esse gosto enjoativo nas cevas com US05 quando baixei a temperatura para esses valores aí que falei...Boas brejas!
 
Opa dae galera, estou com um problema bem parecido a este, quase sempre uso o us-05 fiz menos de 10 brassage s nessa minha carreira cervejeira, e estou muito descontente com os resultados devido a um off flavor que é muito semelhante a este, um cheiro bem enjoado e todas as brejas ficam com o mesmo gosto, noto uma diferença em APAS E IPAS aonde o lúpulo máscara legal mas esta ali, sempre está, fiz uma Belgian bonde ale no qual misturado ao frutado da levedura ficou impossível, ou então seja da levedura.
Já troquei mangueiras, sanitizante, fiz limpeza pesada, troquei meu filtro, usei vita c, fiz variados estilos mas a breja final sempre desagrada com o mesmo defeito.
Irei comprar um fermentador conico essa semana para descartar os ácidos fracos da levedura(fazendo a purga)
Mas estou desiludido e pensando em abandonar, estou com um tecbrew 14 london ale da levtek e irei fazer a mesma APA e vou ver se isso se repete.
Se alguém aí conseguiu resolver,por favor compartilha aí.
Vc envasa em garrafa? Faz priming? Eu tive muito problema com oxidação, todas as levas ficavam praticamente com o mesmo gosto, depois q passei a utilizar o Postmix e Co2 a qualidade da cerveja melhorou muito
 
como controla essa temperatura, poço termométrico? sonda encostada no balde por fora com isopor?
Olha só, antigamente produzia ceva em grupo e o cara fazia a fermentação com a sonda fora do fermentador encostada nele, isolada e tudo mais e iniciava em 18...ficava esse gosto enjoativo em todas breja com US05...nunca sabíamos o que era...
hoje faço minhas levas sozinho em casa e fermento TODAS as minhas ales iniciando em 13º(sonda encostada fora do fermentador com isopor e fita isolante) que imagino que dentro deva estar em uns 14/15 graus reais! inicio nos 13 e vou subindo aos poucos até 18/19 no decorrer de uma semana até terminar a fermentação! Uma vez vi um vídeo do John Palmer onde ele recomendava isso de fermentar ales de forma geral iniciando em 15 e ir subindo até 20 para concluir e assim ele tinha ótimos resultados...depois só fazer cold crash normal.
Nunca mais tive esse gosto enjoativo nas cevas com US05 quando baixei a temperatura para esses valores aí que falei...Boas brejas!
Usava a sonda encostada e a temperatura sentada a 17.5 C vou evitar usar us 05 e partir pro líquido algumas levas, já encomendei fermentador e vou trocar a fonte de água. Posto aqui resultados.
 
Usava a sonda encostada e a temperatura sentada a 17.5 C vou evitar usar us 05 e partir pro líquido algumas levas, já encomendei fermentador e vou trocar a fonte de água. Posto aqui resultados.
muito alta essa temperatura pra iniciar, deve estar nuns 19 graus reais dentro do fermentador...
Faça como quiser, mas aposto que se somente baixar esse temperatura de fermentação não vai ter esses sabores indesejáveis com US05! isso é característica da levedura mesmo e não tem a ver com água ou equipamento.
 
Eu tinha o mesmo problema. Um dia estressei e fermentei a 14°C: problema resolvido. Ficou bem limpo e sem a esterificação.

Atualmente uso levedura líquida. Recomendo.
 
Show pessoal, estou convicto que seja isso, estou esperando meu fermentador chegar comprei um conico com poço e vou aferir meu controlador pra ver se está tudo ok, não tenho mais us05 em casa e vou optar pelos da levtek que estão com um preço bem próximo ao fermentis, assim que tiver respostas das minhas próximas levas posto aqui para futuros problemas com alguém, e também para passar o feedback.

Valeu cambada e boas brejas !!
 
Opa, dae galera!

Fiz novamente uma brassagem, porém ainda não usei meu fermentador novo, desta vez usei a london ale da levteck, pitch calculado na calculadora com starter certinho, fiz a oxigenação com bombinha porém sem a pedra que tava entupida.

Acabei tendo os mesmos resultados negativos. E foi uma cerveja que tinha feito a 3 semana para um amigo a mesma e lá ficou top. (Com equipamento dele 20l e o keeger de fermentador)


Cheguei a mais um ponto agora: Minha temperatura de inóculo foi na faixa de 24 *C e minha geladeira custa pra baixar.
Notei bastante ester no fim da fermentação (banana/Acetato de isoamila) mas nada que fosse ruim. Só um pouco enjoativo, mas de sambor estava ok, então no fim do cold já estava toda zoada com aquele aroma leve de álcool e cerveja não ruim, mas sem sabor nem um dos maltes.

Receita:
Red Ale
1.051
1.014
4.9%
27 EBC
21 IBU

Malte pale 88%
Malte crystal dark 6%
Malte caramel 150 6%

East kent goldings

Teckbrew 13 London Ale Levteck
 
Back
Top