New England IPA - Sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Montei essa receita baseada nas receitas de clones da Heady Topper

45 litros
OG = ~ 1.070
FG = ~ 1.011
ABV = ~ 8.0%
IBU = ~ 60
RELAÇÃO BU:GU = 0.855
EBC = 13.5

Maltes
11 KG - ~ 80% Pale Malt, Maris Otter (HEADY TOPPER usa o Fawcett PEARL Malt)
0.750 KG - ~ 5.5% Caramalt (Muntons)
0.750 KG - ~ 5.5% White Wheat Malt
0.550 KG - ~ 4.0% Acid Malt
0.700 KG - ~ 5.0% Açucar Cristal Orgânico (turbinado sugar)
0.5g Servomyces - 10min

Mostura
65°C - 90 min

Fervura
Amargor - 60 min 60g - Nugget 13%AA OU Apollo
Flame out - 0 min repouso 10 min 50g - Topaz
Flame out - 80°C repouso 10 min 50g - Simcoe

Dry Hop 4 dias
50g Mandarina Bavaria
50g Tnt
50g Citra

Dry Hop 4 dias
50g centennial
50g columbus
50g equinox

Levedura Conan Yeast propagada

Só não vou conseguir corrigir a água em relação do sulfatos/ cloretos
 
Como conseguiu a levedura conan propagada? Compartilhe sua experiência conosco também! Estou curioso!
 
Montei essa receita baseada nas receitas de clones da Heady Topper

45 litros
OG = ~ 1.070
FG = ~ 1.011
ABV = ~ 8.0%
IBU = ~ 60
RELAÇÃO BU:GU = 0.855
EBC = 13.5

Maltes
11 KG - ~ 80% Pale Malt, Maris Otter (HEADY TOPPER usa o Fawcett PEARL Malt)
0.750 KG - ~ 5.5% Caramalt (Muntons)
0.750 KG - ~ 5.5% White Wheat Malt
0.550 KG - ~ 4.0% Acid Malt
0.700 KG - ~ 5.0% Açucar Cristal Orgânico (turbinado sugar)
0.5g Servomyces - 10min

Mostura
65°C - 90 min

Fervura
Amargor - 60 min 60g - Nugget 13%AA OU Apollo
Flame out - 0 min repouso 10 min 50g - Topaz
Flame out - 80°C repouso 10 min 50g - Simcoe

Dry Hop 4 dias
50g Mandarina Bavaria
50g Tnt
50g Citra

Dry Hop 4 dias
50g centennial
50g columbus
50g equinox

Levedura Conan Yeast propagada

Só não vou conseguir corrigir a água em relação do sulfatos/ cloretos

Acho que valeria a pena colocar uns lúpulos nos 20, 10 e 5 minutos também...
 
Acho que valeria a pena colocar uns lúpulos nos 20, 10 e 5 minutos também...

TB adicionaria lúpulos nesses tempos. Achei pouco lúpulo para o estilo. Mas no mais a receita tá legal. Tentaria chegar na carga de 20g/ lt na receita. Umas 10g/lt no dry e 10g/l na fervura escalonando nos 30" 20" 10" 0" e a 80°
 
Eu acho que tem pouco lupulo no Late Hopping. To fazendo uma Session IPA baseada na NEIPA. Pros 40 IBU usei 150g de lupulo.
Acho que esse lúpulo de 60min não é interessante nessa receita
 
Bem, pessoal, abri uma antes do tempo da carbonatação por extrema ansiedade...a cerveja tinha corpo e um hazy legal, mas os lupulos que escolhi tinham um amargor meio 'harsh' demais pro estilo...na vdd, pareceu muito mais uma otima oatmeal pale ale...na proxima experiencia p este estilo, irei usar lupulos com baixos percentuais de co-humulona e adicionar cloretos na agua...alem de tentar achar a vermont ale e aumentar a carga de lupulos um pouquinho


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Fiz um ontem, inspirado no Hop Hands, olha a blog http://www.alesoftheriverwards.com/2015/08/tired-hands-hophands-clone-revisted.html?m=1
Depois de ter usar aveia varias vezes, resolveu usar malte de aveia (15%, o resto pale/maris otter).
Faria BU:GU 0.8-1, mas 3 vezes mais cloreto de calcio (CaCl) que sulfato (CaSO4).
5IBU em 60min para ajudar no hot break.
O resto no whirlpool para aumentar aroma. Pelo menos 2g/l dry hopping.
Fermento ingles, de preferencia Wyeast 1318
Sem farinha

Não moro no Brasil, então não sei quais ingredientes estão disponiveis.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Fiz um ontem, inspirado no Hop Hands, olha a blog http://www.alesoftheriverwards.com/2015/08/tired-hands-hophands-clone-revisted.html?m=1
Depois de ter usar aveia varias vezes, resolveu usar malte de aveia (15%, o resto pale/maris otter).
Faria BU:GU 0.8-1, mas 3 vezes mais cloreto de calcio (CaCl) que sulfato (CaSO4).
5IBU em 60min para ajudar no hot break.
O resto no whirlpool para aumentar aroma. Pelo menos 2g/l dry hopping.
Fermento ingles, de preferencia Wyeast 1318
Sem farinha

Não moro no Brasil, então não sei quais ingredientes estão disponiveis.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boa contribuição! Mas no poste dele fala na relação cloreto: sulfato de 1:1 né.
 
Bem, galerinha do mal...segue a foto e a percepção da breja...

A aveia dá uma cremosidade bem gostosa na cerveja! Acredito que ajustando a relação de cloreto / sulfato dê um bom upgrade nessa cremosidade...

A turbidez ficou bem abaixo do que se espera numa NE IPA mesmo eu apelando em todos os aspectos...recirculando pouco, não fazendo cold crash, fazendo DH no final da primária, usando farinha na fervura, usando floco de aveia...enfim, ela não está hazy...realmente o fermento de baixa floculação faz uma diferença absurda neste caso!

Em relação a lupulagem eu errei em ter escolhido o Chinook...ele deu um amargor em que nada combina com o estilo...talvez Citra, Azacca ou até mesmo Magnum poderia ser usado para o FWH e não dariam um amargor tão 'rasgante'...já para substituir o Chinook no late hopping eu usaria algum outro lúpulo bem frutado da escola americana para ver como iria se comportar e combinar!

Enfim, foi uma ótima experiência e pretendo na próxima leva ajustar a relação de cloretos e, enfim, encontrar um fermento que eu consiga alcançar o meu objetivo! Quem sabe não testar um fermento de Weiss sem parada ferúlica para evitar o cravo e começando a fermentação em baixas temperaturas para não ter o efeito banana...

Infelizmente, só irei testar isso depois do carnaval do ano que vem...tenho uma blonde ale, american ipa e saison na fila...
 

Attachments

  • NE IPA.jpg
    NE IPA.jpg
    179.4 KB · Views: 191
A turbidez ficou bem abaixo do que se espera numa NE IPA mesmo eu apelando em todos os aspectos...recirculando pouco, não fazendo cold crash, fazendo DH no final da primária, usando farinha na fervura, usando floco de aveia...enfim, ela não está hazy...realmente o fermento de baixa floculação faz uma diferença absurda neste caso!

Cara, não se preocupe com a turbidez. Ela é pra ser consequência, e não objetivo. Se você conseguiu o amargor com zero harsh e um aroma intenso frutado é isso que importa. Não deixe de fazer cold crash porque não vai adiantar nada, depois de uns dias na geladeira o fermento vai pro fundo, e isso sim seria ruim em grande quantidade. Há não ser que você fosse servir como uma weiss, o que também não faz o menor sentido. Inclusive as NE nacionais nem são tão turvas assim, e mesmo a maioria das americanas não são.

Mas já te falo, se você não usou bastante cloreto ainda quando usar ela vai ficar um pouco mais turva.

E por último, essa obsessão por turbidez pode inclusive piorar sua cerveja. Ontem mesmo eu tomei uma NE lançamento nacional (de uma cervejaria que admiro muito) a qual estava com um cheiro de fermento muito forte. Exatamente aquele cheio da lama do fundo do balde. Eu preferia que fosse menos turva e tivesse menos esse aroma.

Abraço.
 
Cara, não se preocupe com a turbidez. Ela é pra ser consequência, e não objetivo. Se você conseguiu o amargor com zero harsh e um aroma intenso frutado é isso que importa. Não deixe de fazer cold crash porque não vai adiantar nada, depois de uns dias na geladeira o fermento vai pro fundo, e isso sim seria ruim em grande quantidade. Há não ser que você fosse servir como uma weiss, o que também não faz o menor sentido. Inclusive as NE nacionais nem são tão turvas assim, e mesmo a maioria das americanas não são.

Mas já te falo, se você não usou bastante cloreto ainda quando usar ela vai ficar um pouco mais turva.

E por último, essa obsessão por turbidez pode inclusive piorar sua cerveja. Ontem mesmo eu tomei uma NE lançamento nacional (de uma cervejaria que admiro muito) a qual estava com um cheiro de fermento muito forte. Exatamente aquele cheio da lama do fundo do balde. Eu preferia que fosse menos turva e tivesse menos esse aroma.

Abraço.

Bem, eu sabia desse risco da lama ao não fazer o coldcrash...por isso eu fui menos ousado nesta leva em relação ao envase e deixei o sifão uns 5 cm acima do que já achava ideal para não pegar trub...meu medo no envase era exatamente esse, a cerveja ter aquele cheiro de lama...

Enfim, foi uma boa experiência (não tão bem sucedida totalmente pela escolha infeliz do Chinook) e fico feliz pelas dicas da galera!
 
Cara..tomei uma NE de Mosaic, Galaxy e Citra ontem....o amargor foi um FWH com apenas 10 gramas de Citra....pqp que cerveja gostosa...

***Apenas atualizando 10 gramas para 20 litros...todo o resto foi em adições de 10, 5 e 0 minutos...total de 55 IBUs - DH de 4g/l com quantidades equivalentes dos 3 lúpulos***
 
Cara, não se preocupe com a turbidez. Ela é pra ser consequência, e não objetivo. Se você conseguiu o amargor com zero harsh e um aroma intenso frutado é isso que importa. Não deixe de fazer cold crash porque não vai adiantar nada, depois de uns dias na geladeira o fermento vai pro fundo, e isso sim seria ruim em grande quantidade. Há não ser que você fosse servir como uma weiss, o que também não faz o menor sentido. Inclusive as NE nacionais nem são tão turvas assim, e mesmo a maioria das americanas não são.

Mas já te falo, se você não usou bastante cloreto ainda quando usar ela vai ficar um pouco mais turva.

E por último, essa obsessão por turbidez pode inclusive piorar sua cerveja. Ontem mesmo eu tomei uma NE lançamento nacional (de uma cervejaria que admiro muito) a qual estava com um cheiro de fermento muito forte. Exatamente aquele cheio da lama do fundo do balde. Eu preferia que fosse menos turva e tivesse menos esse aroma.

Abraço.

Tb acho que é por aí, o mais importante é o frutado e o amargor limpo. Realmente o Chinook não combina, bem agressivo seu amargor.
Eu fiz uma Farmhouse IPA, sem a menor pretensão de parecer com uma NE IPA, pois nunca tomei uma original ainda. Mas quis isso nela, frutado, amargor limpo e uma turbidez bonita. Usei um blend de brettanomyces+ Saison. Ficou espetacular
 

Attachments

  • IMG_20161110_133312.jpg
    IMG_20161110_133312.jpg
    95.1 KB · Views: 166
Fala pessoal. Já temos para comprar levedura Vermont Ale replicadas pela Bio4. Tem nos distribuidores da bio4.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tb acho que é por aí, o mais importante é o frutado e o amargor limpo. Realmente o Chinook não combina, bem agressivo seu amargor.
Eu fiz uma Farmhouse IPA, sem a menor pretensão de parecer com uma NE IPA, pois nunca tomei uma original ainda. Mas quis isso nela, frutado, amargor limpo e uma turbidez bonita. Usei um blend de brettanomyces+ Saison. Ficou espetacular

Ficou linda! Quantos IBU's? Fez DH?
 
eu consegui propagar o Conan da Overdrive, da Hocus Pocus. Comprei a lata no dia do lançamento e foi fácil propagar. Um detalhe que eu acho importante é fazer o dry-hopping -- intenso -- ainda com a fermentação ativa (primária). Não fiz uma IPA, mas uma session, para ter certeza que ia funcionar. Ficou bastante frutada.

Ela está no Untappd, para quem quiser saber as impressões de quem provou. https://untappd.com/b/entrhopia-o-filho-de-conan/1782053
 
Thadeu,

Que bacana. Fiz meu pedido lá com o Jamal. Vamos ver se vai dar certo. Quero tentar uma receita com galaxy. Que outro lúpulo sugere para combinar?
 
Thadeu,

Que bacana. Fiz meu pedido lá com o Jamal. Vamos ver se vai dar certo. Quero tentar uma receita com galaxy. Que outro lúpulo sugere para combinar?
Boa. Acho que Galaxy vai bem. Usei Mosaic, Citra e um resto de Apollo.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
eu consegui propagar o Conan da Overdrive, da Hocus Pocus. Comprei a lata no dia do lançamento e foi fácil propagar. Um detalhe que eu acho importante é fazer o dry-hopping -- intenso -- ainda com a fermentação ativa (primária). Não fiz uma IPA, mas uma session, para ter certeza que ia funcionar. Ficou bastante frutada.

Ela está no Untappd, para quem quiser saber as impressões de quem provou. https://untappd.com/b/entrhopia-o-filho-de-conan/1782053

Não sou muito fan do dry na primária, o co2 produzido arrasta quase todo aroma. Melhor fazer dry duplo ou triplo na secundária. Como uso balde e não uso Hop bag faço só um dry caprichado na secundária.
 
Não sou muito fan do dry na primária, o co2 produzido arrasta quase todo aroma. Melhor fazer dry duplo ou triplo na secundária. Como uso balde e não uso Hop bag faço só um dry caprichado na secundária.
O lance do dry hopping na primária é o que se chama de bio transformação. A interação com a levedura da origem a compostos diferentes. Eu fiz duplo, um outro antes do envase, mas o aroma do primeiro foi mais frutado que o segundo.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
Não sou muito fan do dry na primária, o co2 produzido arrasta quase todo aroma. Melhor fazer dry duplo ou triplo na secundária. Como uso balde e não uso Hop bag faço só um dry caprichado na secundária.

o Dry Hop na primária é praticamente uma unanimidade entre as cervejarias que produzem esse estilo, são dois fatores, a transformação dos óleos realizada pela levedura ativa e o consumo do oxigênio introduzido junto com o lúpulo.
 
o Dry Hop na primária é praticamente uma unanimidade entre as cervejarias que produzem esse estilo, são dois fatores, a transformação dos óleos realizada pela levedura ativa e o consumo do oxigênio introduzido junto com o lúpulo.
Olá, Fagner, bom dia!

Essa transformação dos óleos pela levedura ativa...acontece somente com a levedura específica (Conan) ou por qualquer cepa?

E esse consumo de oxigênio, resulta em que?

Abraço!
 
Não sou o Fagner, mas nem toda levedura faz esta transformação mas também não é só a Conan, pelo que já li. O consumo de oxigênio é para evitar oxidação.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
o Dry Hop na primária é praticamente uma unanimidade entre as cervejarias que produzem esse estilo, são dois fatores, a transformação dos óleos realizada pela levedura ativa e o consumo do oxigênio introduzido junto com o lúpulo.

Pois é naquele artigo que o colega postou fala a respeito. Dessa capacidade das células em suspensão. A melhorarem a extração dos óleos essenciais. Devido a interação dos cloretos que dificulta a floculação. Gerando aquele sabor mais frutado e sweetness.

"My results would tend to agree with this as I associated increased chloride with increased softness as well as sweetness, although the 250 mgl of chloride still seems high to me. As a side note, the last statement from the study on increased chloride hindering flocculation is very interesting; perhaps it’s not just the yeast alone that is helping these great New England IPAs with the haze (for better or worse). There is evidence to suggest that yeast cells have the ability to strip hop oils from beer so an unflocculent yeast strain combined with increased chloride would seem like a logical move to enhance hop impression as well as softness and sweetness (at the cost of more haze it sounds)."

Mas não fala de nada no dry hopping na primária. Acredito que possa ser legal sim o dry na primária, mas mais pro meio dela em que a atividade celular já uma diminuída. Aliás lá o lúpulo pra eles são baratos, aqui já temos que ver se fica viável devido ao alto custo dos lúpulos. Acho que o ideal é acharmos um ponto ótimo de custo benefício.

Vlw e a discussão tá ótima
 
Olá, Fagner, bom dia!

Essa transformação dos óleos pela levedura ativa...acontece somente com a levedura específica (Conan) ou por qualquer cepa?

E esse consumo de oxigênio, resulta em que?

Abraço!


Não sei dizer se com todas cepas, mas olha esse artigo, é muito bom, ele explica isso que eu comentei:

http://scottjanish.com/examination-...s-for-achieving-maximum-hop-aroma-and-flavor/

O teste dele fala em levedura ale, só isso. O consumo do oxigênio se refere principalmente a oxidação, e manter a cerveja o mais fresca possível.
 
O lance do dry hopping na primária é o que se chama de bio transformação. A interação com a levedura da origem a compostos diferentes. Eu fiz duplo, um outro antes do envase, mas o aroma do primeiro foi mais frutado que o segundo.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk

Saquei é mais ou menos isso que aquele artigo fala. Mas não fala que tem que ser na primária. Em que momento primária foi seu experimento? Acho que o ideal seria mais no meio dela né, com a atividade celular mais de boas...

"My results would tend to agree with this as I associated increased chloride with increased softness as well as sweetness, although the 250 mgl of chloride still seems high to me. As a side note, the last statement from the study on increased chloride hindering flocculation is very interesting; perhaps it’s not just the yeast alone that is helping these great New England IPAs with the haze (for better or worse). There is evidence to suggest that yeast cells have the ability to strip hop oils from beer so an unflocculent yeast strain combined with increased chloride would seem like a logical move to enhance hop impression as well as softness and sweetness (at the cost of more haze it sounds)."
 
Faço quando começa a diminuir a atividade, mas ainda borbulhando.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
Recomenda-se fazer no final da fermentação primária, mas antes de começar a fermentação secundária...
 
Eu fiz no quinto dia, mandarina e chinook, 13g/l. Mais que o necessário, talvez, mas compensa pela perda de aroma na fermentação. Vamos ver o que vai dar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top