New England IPA - Sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na minha analise sensorial, o ápice de aroma com dh foi de 3 dias.

Faço a 18 graus. 5gr/litro

vc deixa a 18º 3 dias e já manda pra clarificação (com ou sem os lúpulos)?
tem deixado qtos dias na maturação ou temperatura baixa ou como quiser chamar?
valeu!!
 
vc deixa a 18º 3 dias e já manda pra clarificação (com ou sem os lúpulos)?
tem deixado qtos dias na maturação ou temperatura baixa ou como quiser chamar?
valeu!!

Fermentacao terminou de atenuar..regulo o tic a 18 graus...adiciono os lupulos e deixo ali por 3 dias...depois baixo pra zero...gelatina e depois envase
 
Fermentacao terminou de atenuar..regulo o tic a 18 graus...adiciono os lupulos e deixo ali por 3 dias...depois baixo pra zero...gelatina e depois envase

entendi... estou com uma IPA fermentando, vou experimentar esse esquema.

valeu!!
 
pessoal..gostaria de opiniões acerca da minha receita para 20L

5,5kg pilsen ( 80%)
0,62kg trigo (9%)
0,62 kg aveia (9%)
0,14 kg cararuby (2%)

Proteica de 10 minutos aos 50º e brassagem a 65º

FWH de 10gr de COLUMBUS
10gr MAGNUM aos 30'
10 gr COLUMBUS aos 10'
10gr CASCADE aos 5'
20gr CITRA aos 5"
20 gr MOSAIC aos 5'
20gr ELLA aos 0'
20gr CASCADE aos 0'
40gr MOSAIC aos 0'
40 gr CITRA aos 0'

DRYHOPPING em 2 momentos

1- 70gr CASCADE e 30GR ella 4 dias
2 - 50 gr CITRA e 50gr MOSAIC 4 dias

Obs: essas adicoes de 0" penso em fazer metade assim q terminar a fervura e metade no whirpool

FERMENTAÇÃO: Bio4 VERMONT ALE
19 graus primaria e depois subindo até os 23
maturação aos 0º
 
pessoal..gostaria de opiniões acerca da minha receita para 20L

5,5kg pilsen ( 80%)
0,62kg trigo (9%)
0,62 kg aveia (9%)
0,14 kg cararuby (2%)

Proteica de 10 minutos aos 50º e brassagem a 65º

FWH de 10gr de COLUMBUS
10gr MAGNUM aos 30'
10 gr COLUMBUS aos 10'
10gr CASCADE aos 5'
20gr CITRA aos 5"
20 gr MOSAIC aos 5'
20gr ELLA aos 0'
20gr CASCADE aos 0'
40gr MOSAIC aos 0'
40 gr CITRA aos 0'

DRYHOPPING em 2 momentos

1- 70gr CASCADE e 30GR ella 4 dias
2 - 50 gr CITRA e 50gr MOSAIC 4 dias

Obs: essas adicoes de 0" penso em fazer metade assim q terminar a fervura e metade no whirpool

FERMENTAÇÃO: Bio4 VERMONT ALE
19 graus primaria e depois subindo até os 23
maturação aos 0º

Simplifique a vida: pode até ter o FWH, mas o resto do lúpulo de 30, 10,5 coloque no flame-out e deixe por uns 10-15 min e inicie o resfriamento para menos de 80ºC e se quiser mais sabor deixe mais um pouco de tempo acima dos 60ºC.

Outro detalhe, simplifique a variedade dos lúpulos. Se está testando a receita use 1 ou no máximo 2 lúpulos para entende-los e saber o que eles oferecem a cerveja.

Se quiser realmente turva corrija a água para uma relação de 3:1 de cloreto:sulfato.
 
Simplifique a vida: pode até ter o FWH, mas o resto do lúpulo de 30, 10,5 coloque no flame-out e deixe por uns 10-15 min e inicie o resfriamento para menos de 80ºC e se quiser mais sabor deixe mais um pouco de tempo acima dos 60ºC.

Outro detalhe, simplifique a variedade dos lúpulos. Se está testando a receita use 1 ou no máximo 2 lúpulos para entende-los e saber o que eles oferecem a cerveja.

Se quiser realmente turva corrija a água para uma relação de 3:1 de cloreto:sulfato.


Mas e o amargor? Tou querendo uns 40 ibu..no beer smith se eu coloco essa qntidade aprnas no fwh dá apenas uns 20..no caso eu tiraria dos 10 e 5 minutos e cooocaria no fwh até dar o amargor q desejo?
 
Mas e o amargor? Tou querendo uns 40 ibu..no beer smith se eu coloco essa qntidade aprnas no fwh dá apenas uns 20..no caso eu tiraria dos 10 e 5 minutos e cooocaria no fwh até dar o amargor q desejo?

Se buscar no tópico deve ver minha receita, usei, em 20l, 60g de Cascade e 60g de Equinox depois de terminada a fervura, com uns 15 min de descanso antes de chegar a 80ºC. Pelo Brewers Friend isto deu algo em torno de 42IBU´s. Muito sabor, muito aroma.

As novas versões do Beer Smith já conseguem calcular o amargor adicional obtido durante o resfriamento. Normalmente não consideramos o tempo de whirlpool a quente como componente do total de amargor, mas ele tem grande contribuição, bem como na evaporação dos óleos/componentes de aroma e sabor.

Fazer a minha NEIPA me trouxe um novo entendimento sobre o uso dos lúpulos e suas adições.
 
Eu manteria a lupulagem dos 30 10 e 5 pegar mais perfil de sabor que no flame out não trás...

Por que tu diz isto ? se você levar mais que 10 min para abaixar a temperatura do mosto de 93-100ºC da fervura para menos de 80ºC, este tempo vai continuar isomerizando os alfa-ácidos e gerando amargor. Se levar este tempo para chegar a 65ºC, ainda vai estar extraindo e solubilizando os componentes de aroma e sabor. Estes mesmos componentes são desnaturados e perdidos em altas temperaturas (acima dos 80ºC). É uma questão mais de temperatura do que de fervura.

O gráfico pode ajudar, mas considere boiling time como tampo acima dos 80ºC.
hopboiltime_1024.png



É claro que se você tem um resfriamento rápido e eficiente, tudo muda de perspectiva.
 
pessoal..gostaria de opiniões acerca da minha receita para 20L

5,5kg pilsen ( 80%)
0,62kg trigo (9%)
0,62 kg aveia (9%)
0,14 kg cararuby (2%)

Proteica de 10 minutos aos 50º e brassagem a 65º

FWH de 10gr de COLUMBUS
10gr MAGNUM aos 30'
10 gr COLUMBUS aos 10'
10gr CASCADE aos 5'
20gr CITRA aos 5"
20 gr MOSAIC aos 5'
20gr ELLA aos 0'
20gr CASCADE aos 0'
40gr MOSAIC aos 0'
40 gr CITRA aos 0'

DRYHOPPING em 2 momentos

1- 70gr CASCADE e 30GR ella 4 dias
2 - 50 gr CITRA e 50gr MOSAIC 4 dias

Obs: essas adicoes de 0" penso em fazer metade assim q terminar a fervura e metade no whirpool

FERMENTAÇÃO: Bio4 VERMONT ALE
19 graus primaria e depois subindo até os 23
maturação aos 0º

Quando você diz aveia é malte de aveia ou floco de aveia?!
 
tentei usar a calculadora de ibu do brewers friends mas n rolou...sempre dá 0 IBU nos lupulos de late hopping
 
tentei usar a calculadora de ibu do brewers friends mas n rolou...sempre dá 0 IBU nos lupulos de late hopping
Escolha "no Chill", pelo menos no software de receitas deles tem esta opção.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Por que tu diz isto ? se você levar mais que 10 min para abaixar a temperatura do mosto de 93-100ºC da fervura para menos de 80ºC, este tempo vai continuar isomerizando os alfa-ácidos e gerando amargor. Se levar este tempo para chegar a 65ºC, ainda vai estar extraindo e solubilizando os componentes de aroma e sabor. Estes mesmos componentes são desnaturados e perdidos em altas temperaturas (acima dos 80ºC). É uma questão mais de temperatura do que de fervura.

O gráfico pode ajudar, mas considere boiling time como tampo acima dos 80ºC.
hopboiltime_1024.png



É claro que se você tem um resfriamento rápido e eficiente, tudo muda de perspectiva.

Eu particularmente prefiro o perfil de flavor quando se faz lupulagem a partir dos 30min ....
 
Eu particularmente prefiro o perfil de flavor quando se faz lupulagem a partir dos 30min ....

um bom material para ler.
https://byo.com/component/k2/item/2808-hop-stands

Esta parte é bem interessante dentro da conversa: "This allows the hops added at flameout a period to release their essential oils into the wort, while minimizing the vaporization of these essential oils. In essence, adding a kick of hop flavor and aroma while also adding what can best be described as a smooth bitterness. In short, whirlpool hopping can add significantly to the hop flavor and aroma of beer."

Interessante também a parte sobre as temperaturas e suas implicações.
 
um bom material para ler.
https://byo.com/component/k2/item/2808-hop-stands

Esta parte é bem interessante dentro da conversa: "This allows the hops added at flameout a period to release their essential oils into the wort, while minimizing the vaporization of these essential oils. In essence, adding a kick of hop flavor and aroma while also adding what can best be described as a smooth bitterness. In short, whirlpool hopping can add significantly to the hop flavor and aroma of beer."

Interessante também a parte sobre as temperaturas e suas implicações.

Sim sim. Mas isso pra mim não descarta a lupulagem a partir dos 30.

Minha Double IPA eu faço lupulagem só a partir dos 30. Sendo nos 30, 15 , 5 e uma carga massiva no Whirlpool ou flame out. É questão de gosto pessoal, acho que o resultado fica melhor que só adição no FWH e flame out

Além faço um triplo DH. Já faço um logo na primária, logo quando esfria o mosto e trasfego pro fermentador. Faço outro DH no final da fermentação e outro na secundária. Assim é que achei meu melhor resultado a flavor acompanha o aroma...

Não existe verdades ou regra a seguir, cada um faz conforme identifica o melhor resultado...
 
Sim sim. Mas isso pra mim não descarta a lupulagem a partir dos 30.

Minha Double IPA eu faço lupulagem só a partir dos 30. Sendo nos 30, 15 , 5 e uma carga massiva no Whirlpool ou flame out. É questão de gosto pessoal, acho que o resultado fica melhor que só adição no FWH e flame out

Além faço um triplo DH. Já faço um logo na primária, logo quando esfria o mosto e trasfego pro fermentador. Faço outro DH no final da fermentação e outro na secundária. Assim é que achei meu melhor resultado a flavor acompanha o aroma...

Não existe verdades ou regra a seguir, cada um faz conforme identifica o melhor resultado...

Exato, coloco o que coloquei para ajudar os demais com conteúdo com o qual poderão fazer melhores cervejas.

Sim, tudo é uma questão de gosto pessoal e mania. Eu por exemplo sempre tendo para a lei do menor esforço. Tudo simplificado, com o a menor interação possível.

Faço cerveja a um pouco mais de 1 ano com uma média de 2 brassagens por mês e setou aprendendo a cada vez que pego os maltes para colocar na panela.
 
E como faço a minha comercialmente, fica muito difícil de fazer longos hopstands e abaixar muito a temperatura.

Quando faço minhas levas caseiras aí curto de brincar com lupulagem com hopstands mais longos e abaixando a temperatura com chiller pra baixo dos 77°
 
eu tbm pretendo fazer uma NE IPA mas estou com dúvida nos tipos de lúpulos a serem usados, minha receita ficou assim:

50L

OG 1,054
ABV 6,1
IBU 65,2

10,00 kg Pale Malt (Weyermann) (6,5 EBC) Grão 1 79,4 %
1,00 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 2 7,9 %
0,70 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 5,6 %
10,00 g Chinook [13,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 7,5 IBUs
0,90 kg Sugar, Table (Sucrose) (2,0 EBC) Açúcar 5 7,1 %
70,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 7,3 IBUs
70,00 g Chinook [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 7 17,3 IBUs
50,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 8 2,9 IBUs
50,00 g Chinook [13,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 9 6,8 IBUs
80,00 g Cascade [5,50 %] - Aroma 20,0 min Lúpulo 10 7,0 IBUs
80,00 g Chinook [13,00 %] - Aroma 20,0 min Lúpulo 11 16,5 IBUs
60,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 1 - 4,0 Dias Lúpulo 14 0,0 IBUs
60,00 g Chinook [13,00 %] - Dry Hop 1 - 4,0 Dias Lúpulo 15 0,0 IBUs
80,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 2 - 5,0 Dias Lúpulo 12 0,0 IBUs
80,00 g Chinook [13,00 %] - Dry Hop 2 - 5,0 Dias Lúpulo 13 0,0 IBUs

O dry hop será feito em duas etapas
 
eu tbm pretendo fazer uma NE IPA mas estou com dúvida nos tipos de lúpulos a serem usados, minha receita ficou assim:

50L

OG 1,054
ABV 6,1
IBU 65,2

10,00 kg Pale Malt (Weyermann) (6,5 EBC) Grão 1 79,4 %
1,00 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 2 7,9 %
0,70 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 5,6 %
10,00 g Chinook [13,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 7,5 IBUs
0,90 kg Sugar, Table (Sucrose) (2,0 EBC) Açúcar 5 7,1 %
70,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 7,3 IBUs
70,00 g Chinook [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 7 17,3 IBUs
50,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 8 2,9 IBUs
50,00 g Chinook [13,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 9 6,8 IBUs
80,00 g Cascade [5,50 %] - Aroma 20,0 min Lúpulo 10 7,0 IBUs
80,00 g Chinook [13,00 %] - Aroma 20,0 min Lúpulo 11 16,5 IBUs
60,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 1 - 4,0 Dias Lúpulo 14 0,0 IBUs
60,00 g Chinook [13,00 %] - Dry Hop 1 - 4,0 Dias Lúpulo 15 0,0 IBUs
80,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 2 - 5,0 Dias Lúpulo 12 0,0 IBUs
80,00 g Chinook [13,00 %] - Dry Hop 2 - 5,0 Dias Lúpulo 13 0,0 IBUs

O dry hop será feito em duas etapas

Eu, sinceramente, tiraria o açucar, colocaria um pouco mais de aveia e utilizaria lúpulos diferentes...o cascade até daria pra usar no estilo, mas o chinook não muito...já pensou num azacca, amarillo, el dorado, citra, mosaic??? Talvez fique legal até mesmo com um mandarina bavaria, lemondrop...

No mais, espero ter ajudado e boa brassagem! :mug:
 
Eu, sinceramente, tiraria o açucar, colocaria um pouco mais de aveia e utilizaria lúpulos diferentes...o cascade até daria pra usar no estilo, mas o chinook não muito...já pensou num azacca, amarillo, el dorado, citra, mosaic??? Talvez fique legal até mesmo com um mandarina bavaria, lemondrop...

No mais, espero ter ajudado e boa brassagem! :mug:
Complemento,

Sem açúcar, com toda a certeza.

O mandarina bavaria cabe como uma luva no estilo, inclusive por ter um bom preço, hehehe. Me encantei com ele. Faz um bom para com Cascade.

Quanto a lupulagem, adição de FWH e depois só no Whirlpool, esquece as intermediárias.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
alterei a receita original

troquei o chinook por amarillo mas vou manter o açucar pra deixar mais seca.

10,00 kg Pale Malt (Weyermann) (6,5 EBC) Grão 1 76,3 %
1,50 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 2 11,5 %
0,70 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 5,3 %
20,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 15,9 IBUs
0,90 kg Sugar, Table (Sucrose) (2,0 EBC) Açúcar 5 6,9 %
70,00 g Amarillo [9,20 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 12,1 IBUs
70,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 7 7,2 IBUs
50,00 g Amarillo [9,20 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 8 4,7 IBUs
50,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 9 2,8 IBUs
80,00 g Amarillo [9,20 %] - Aroma 20,0 min Lúpulo 10 11,5 IBUs
80,00 g Cascade [5,50 %] - Aroma 20,0 min Lúpulo 11 6,9 IBUs
80,00 g Amarillo [9,20 %] - Dry Hop 1 - 5,0 Dias Lúpulo 12 0,0 IBUs
80,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 1 - 5,0 Dias Lúpulo 13 0,0 IBUs
60,00 g Amarillo [9,20 %] - Dry Hop 2 - 4,0 Dias Lúpulo 14 0,0 IBUs
60,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 2 - 4,0 Dias Lúpulo 15 0,0 IBUs
 
NEIPAs não são secas (geralmente).

para que o cara-pils ? Em NEIPAs aposte em 20% de aveia.

Qual vai ser a levedura ? De novo, pregam para as NEIPAs uma adição de dry-hopping durante a fermentação.

Cascade e Amarillo são bons juntos. Adoro o aroma do Amarillo.
 
NEIPAs não são secas (geralmente).

para que o cara-pils ? Em NEIPAs aposte em 20% de aveia.

Qual vai ser a levedura ? De novo, pregam para as NEIPAs uma adição de dry-hopping durante a fermentação.

Cascade e Amarillo são bons juntos. Adoro o aroma do Amarillo.

o cara-pils eu não vou mais utilizar, aumentei um pouco a quantidade de aveia.

Quanto ao dry-hopping é isso mesmo que eu pretendo fazer, serão duas etapas, a primeira na fermentação e a segunda no final da maturação.
 
O que escurece as NEIPAs é resíduo de paracetico no envase... Sugestão não usem paracetico, sanitizem somente com água quente...

Não uso peracético, uso Iodofor. Acredito mesmo é na oxidação dos lúpulos, além de problemas na clarificação, onde particulas vegetais do lúpulo vão para a garrafa. Tem um vídeo do Jen Kimmich, da Alchemist, falando da Heady Topper e seu escurecimento. Ele pega um fundo de lata que chega a ser verde.
 
Não uso peracético, uso Iodofor. Acredito mesmo é na oxidação dos lúpulos, além de problemas na clarificação, onde particulas vegetais do lúpulo vão para a garrafa. Tem um vídeo do Jen Kimmich, da Alchemist, falando da Head topper e seu escurecimento. Ele pega um fundo de lata que chega a ser verde.

É isso mesmo! Oxidação dos polifenóis devido a alta carga de DH. E o peróxido de hidrogênio do paracetico é um desses agentes oxidantes. É o escurecimento enzimático da polifenol oxidase. O msm que causa escurecimento de qualquer vegetal, como a maçã. Apesar de ela se desnaturada na mostura/fervura. Com o DH volta com ela pra cerveja na fermentação.

Eu enfatizo o paracetico pois ele é bem mais agressivo que a oxidação de trasfega ou que fica na garrafa. Tem até um experimento do Scott Jamish: http://scottjanish.com/now-or-never-double-neipa-collaboration-in-brazil/
 
Não uso peracético, uso Iodofor. Acredito mesmo é na oxidação dos lúpulos, além de problemas na clarificação, onde particulas vegetais do lúpulo vão para a garrafa. Tem um vídeo do Jen Kimmich, da Alchemist, falando da Heady Topper e seu escurecimento. Ele pega um fundo de lata que chega a ser verde.


Tem esse tb que ele fala da oxidação pelo headspace :http://scottjanish.com/headspace-hazy-ipa-oxidation/

Mas pode perceber que a pelo paracetico é muito mais agressiva...
 
É tipo se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Então é carbonatação forçada, contra-pressão e sanitização a calor e água: a receita do sucesso.
 
É isso mesmo! Oxidação dos polifenóis devido a alta carga de DH. E o peróxido de hidrogênio do paracetico é um desses agentes oxidantes. É o escurecimento enzimático da polifenol oxidase. O msm que causa escurecimento de qualquer vegetal, como a maçã. Apesar de ela se desnaturada na mostura/fervura. Com o DH volta com ela pra cerveja na fermentação.

Eu enfatizo o paracetico pois ele é bem mais agressivo que a oxidação de trasfega ou que fica na garrafa. Tem até um experimento do Scott Jamish: http://scottjanish.com/now-or-never-double-neipa-collaboration-in-brazil/

Cara, minhas últimas 2 levas (uma Blonde e uma IPA) estão bem mais escuras do que deveria, e eu fiquei por entender o pq disso, pq faço trasfega na hora do envaze, mas faço com auto sifão. Eu já estava achando que era o biofine que usei pela primeira vez justamente nessas duas levas..

Então meu problema pode estar no paracético.. valeu pela dica.
 
É tipo se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Então é carbonatação forçada, contra-pressão e sanitização a calor e água: a receita do sucesso.

Exato! E msm assim o Headspace do balde, como não é pressurizado pode levar a uma oxidação na maturação....
 
Exato! E msm assim o Headspace do balde, como não é pressurizado pode levar a uma oxidação na maturação....
Fernando, o balde apesar de não pressurizado tem a saída em cima e a cerveja produzindo CO2. Como o O2 é mais leve, ele é o primeiro a ser expelido, deixando uma camada de CO2 no Head space do balde. Mesmo abrindo a tampa do balde o risco de oxidação é muito baixo na maturação.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Back
Top