Mudança nas etapas de fermentação/clarificação/maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

keller1

Active Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
32
Reaction score
8
Dae pessoal, eu havia feito uma brown ale com 7% de álcool fermentando a 17°c por 15 dias e 30 dias na garrafa a 19°c. O resultado foi satisfatório.

Como a ideia é sempre aprimorar dentro do possível, Há 2 dias atrás fiz mais 50L e fiquei com ideia de fazer o seguinte...

No Fermentador:
14 dias (17°c)- Fermentação primária
3 dias (22°c)- Fermentação secundária
7 dias (10°c) - Clarificação

Na Garrafa:
20 dias (19°c)- Maturação (pressão de 2,3bar esperado dentro na carbonatação)


Fico em dúvida após o processo de Clarificação, tendo em vista que iria ser transferido menos levedura para as garrafas, como ficaria a carbonatação? Seria necessário adicionar mais fermento? Também fico em dúvida se essas rampas de temperatura não terminariam matando o fermento a ponto de torná-lo ineficaz na última etapa?
 
Dae pessoal, eu havia feito uma brown ale com 7% de álcool fermentando a 17°c por 15 dias e 30 dias na garrafa a 19°c. O resultado foi satisfatório.

Como a ideia é sempre aprimorar dentro do possível, Há 2 dias atrás fiz mais 50L e fiquei com ideia de fazer o seguinte...

No Fermentador:
14 dias (17°c)- Fermentação primária
3 dias (22°c)- Fermentação secundária
7 dias (10°c) - Clarificação

Na Garrafa:
20 dias (19°c)- Maturação (pressão de 2,3bar esperado dentro na carbonatação)


Fico em dúvida após o processo de Clarificação, tendo em vista que iria ser transferido menos levedura para as garrafas, como ficaria a carbonatação? Seria necessário adicionar mais fermento? Também fico em dúvida se essas rampas de temperatura não terminariam matando o fermento a ponto de torná-lo ineficaz na última etapa?

Cara, clarificação a 10°C você vai levar muita levedura ainda, e mesmo que fosse a 0°C levaria o suficiente para a carbonatação.

Sobre a temperatura alta matar fermento... não vi nenhuma temperatura alta em suas rampas, não se preocupe.
 
Dae pessoal, eu havia feito uma brown ale com 7% de álcool fermentando a 17°c por 15 dias e 30 dias na garrafa a 19°c. O resultado foi satisfatório.

Como a ideia é sempre aprimorar dentro do possível, Há 2 dias atrás fiz mais 50L e fiquei com ideia de fazer o seguinte...

No Fermentador:
14 dias (17°c)- Fermentação primária
3 dias (22°c)- Fermentação secundária
7 dias (10°c) - Clarificação

Na Garrafa:
20 dias (19°c)- Maturação (pressão de 2,3bar esperado dentro na carbonatação)


Fico em dúvida após o processo de Clarificação, tendo em vista que iria ser transferido menos levedura para as garrafas, como ficaria a carbonatação? Seria necessário adicionar mais fermento? Também fico em dúvida se essas rampas de temperatura não terminariam matando o fermento a ponto de torná-lo ineficaz na última etapa?

Mesmo com cold crash perto de 0C e utilizando gelatina para clarificação você ainda consegue transferir para a garrafa uma quantidade suficiente de levedura em suspensão para consumir o primming e gerar a carbonatação. O que acontece nesses casos é que demora um pouco mais de tempo pra carbonatar, devido a menor quantidade de levedura que vai pra garrafa. No seu caso não precisa adicionar mais fermento não. Ele ainda vai estar ativo e em quantidade suficiente pra carbonatação na garrafa :)

Quanto a outra dúvida, nenhuma dessas temperaturas que você citou chegaria perto de "matar" o fermento. Uma faixa entre 10C (poderia ser ate -1C) e 22C está totalmente dentro da normalidade.
 
Que maravilha.

De repente vou deixar sete dias a 4°c ao invés de 10 :)

Tô curioso para avaliar o resultado final. Espero que fique mais redonda que a outra leva que fiz
 
Mesmo com cold crash perto de 0C e utilizando gelatina para clarificação você ainda consegue transferir para a garrafa uma quantidade suficiente de levedura em suspensão para consumir o primming e gerar a carbonatação. O que acontece nesses casos é que demora um pouco mais de tempo pra carbonatar, devido a menor quantidade de levedura que vai pra garrafa. No seu caso não precisa adicionar mais fermento não. Ele ainda vai estar ativo e em quantidade suficiente pra carbonatação na garrafa :)
.

Uma pergunta que me faço é justamente essa: em que nível o uso da gelatina na clarificação influi na carbonatação na garrafa. Sempre haverá fermento suficiente? É só uma questão de tempo?
 
Depois que comecei a usar gelatina as cervejas ficaram bem mais claras e a carbonatação continua demorando a mesma coisa.
 
Depois que comecei a usar gelatina as cervejas ficaram bem mais claras e a carbonatação continua demorando a mesma coisa.

Mais clara que vc fala é em relação a Cor ou Limpidez?
 
Mais clara que vc fala é em relação a Cor ou Limpidez?

Ela perde a turbidez pois a gelatina vai decantar o que estiver em suspensão na cerveja...para mudar a cor e deixar mais clara nessa etapa só diluindo a cerveja.
 
Tô fazendo minha segunda brassagem, 20l de uma APA. Lendo o tópico em questão, resolvi fazer a fermentação e maturação no mesmo balde. 7 dias de fermentação a 19° mais 3 dias subindo um grau por dia e mais 5 dias de maturação no mesmo balde a 3°.
Tirei ontem pela torneira( o mais devagar que pude) 1l da cerveja para ver como estava (testes Q estou fazendo) e a cerveja esta muito turva ainda, com muita levedura em suspensão.
Fiz algo de errado ou esse método requer mais tempo de maturação, uma vez que não mudei de balde?
Outra dúvida: será que pode estar sendo arrastado o lodo do fermento pela torneira? Mesmo tirando bem devagar.
Pretendo envasar neste sábado. O Q daria 10 dias de maturação.
À prova que tirei, coloquei em uma garrafa de vidro clara para poder acompanhar se a cerveja irá decantar.
Gostaria muito de fazer esse método funcionar para não ter um risco a mais de contaminação na passagem dos baldes.

Obrigado a todos.
 
quem faz carbonatação forçada ainda fica melhor utilizando biofine a cerveja fica super clara ou clarity-ferm
 
Tô fazendo minha segunda brassagem, 20l de uma APA. Lendo o tópico em questão, resolvi fazer a fermentação e maturação no mesmo balde. 7 dias de fermentação a 19° mais 3 dias subindo um grau por dia e mais 5 dias de maturação no mesmo balde a 3°.
Tirei ontem pela torneira( o mais devagar que pude) 1l da cerveja para ver como estava (testes Q estou fazendo) e a cerveja esta muito turva ainda, com muita levedura em suspensão.
Fiz algo de errado ou esse método requer mais tempo de maturação, uma vez que não mudei de balde?
Outra dúvida: será que pode estar sendo arrastado o lodo do fermento pela torneira? Mesmo tirando bem devagar.
Pretendo envasar neste sábado. O Q daria 10 dias de maturação.
À prova que tirei, coloquei em uma garrafa de vidro clara para poder acompanhar se a cerveja irá decantar.
Gostaria muito de fazer esse método funcionar para não ter um risco a mais de contaminação na passagem dos baldes.

Obrigado a todos.

Sugiro fortemente que você leia os tópicos fixo novamente e o how to brew.

Sua surpresa com a turbidez da cerveja sugere que você ainda não tem domínio sobre as etapas básicas do processo. :)

Abraços,
 
Back
Top