Fermentação lenta de Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rei.moreira

Well-Known Member
Joined
Nov 19, 2018
Messages
57
Reaction score
4
Bom dia Mestres.
Fiz uma weiss na segunda feira com bio4 heffeweizen ale sy055. Inoculei por volta de 18 graus e ficou de leg a terça feira vindo a iniciar só a noite (24horas).
Hoje (Quarta feira) está fermentando muito lentamente a cada 4 segundos.
Primeira vez que uso esse fermento. Com o M20 e WB6 a fermentação nessa faze chegava a espurgar.

Como é primeira vez com esse fermento não sei se ele é assim ou se tive algum problema. Alguém aqui ja usou ?
 
Bom dia. Eu já usei. A breja ficou excelente!! Fermento muito bom.

No seu caso, como a fermentação está sofrida, por ser fermento em estado líquido, é possível que estivesse com uma baixa viabilidade. Mas eu não me preocuparia. Se tratando de weiss pode até ser interessante. Tem gente que faz under pitching de propósito.

Depois conta pra nóis o resultado.

Abraço, Eric
 
Bom dia.
Quando faço weiss sempre uso o fermento heffeweizen da Bio4. Já fiz inúmeras vezes e sempre obtive um resultado excelente com ela. Fiz uma no mês passado e de fato a fermentação foi um pouco mais lenta que o habitual, mas não interferiu em nada no resultado.
 
É o melhor fermento que conheço para Weizen... espetacular. Quando fiz foi bastante forte o krausen - fiz fermentação aberta. Ficou perfeita... Se for engarrafar, espera pelo menos 1 mês para ela carbonatar e estabilizar.
 
Bom dia.
Quando faço weiss sempre uso o fermento heffeweizen da Bio4. Já fiz inúmeras vezes e sempre obtive um resultado excelente com ela. Fiz uma no mês passado e de fato a fermentação foi um pouco mais lenta que o habitual, mas não interferiu em nada no resultado.
Costume fermentar ela em qual temperatura? E o resultado?
 
Bom dia.
Quando faço weiss sempre uso o fermento heffeweizen da Bio4. Já fiz inúmeras vezes e sempre obtive um resultado excelente com ela. Fiz uma no mês passado e de fato a fermentação foi um pouco mais lenta que o habitual, mas não interferiu em nada no resultado.
Essa que vc fez mes passado foi que temperatura, e quanto tempo demorou para atenuar? Inicio as borbulhas de quantos em quantos segundos?
 
Essa que vc fez mes passado foi que temperatura, e quanto tempo demorou para atenuar? Inicio as borbulhas de quantos em quantos segundos?
Fermentei a 17ºC. Normalmente faço um starter da levedura, então se inoculo a levedura de manhã, no final da tarde já é possível perceber atividade no airlock. Em relação as bolhas, eu nunca contei ou cronometrei. Costumo fazer cerveja sem pressa, então de vez em quando dou uma olhada pra ver como está a atividade no airlock e quando percebo que está diminuindo eu começo a aumentar a temperatura aos poucos, deixo mais alguns dias, provo a cerveja e se estiver ok baixo a temperatura para clarificar. Nessa última leva percebi que a atividade no airlock começou a diminuir lá pelo 10º dia, daí fui subindo a temperatura até 22°C. No 15 dia medi a FG, provei a cerveja e estava tudo ok. Baixei a temperatura até 2°C, deixei mais uns 3 ou 4 dias e envasei.
 
Fermentei a 17ºC. Normalmente faço um starter da levedura, então se inoculo a levedura de manhã, no final da tarde já é possível perceber atividade no airlock. Em relação as bolhas, eu nunca contei ou cronometrei. Costumo fazer cerveja sem pressa, então de vez em quando dou uma olhada pra ver como está a atividade no airlock e quando percebo que está diminuindo eu começo a aumentar a temperatura aos poucos, deixo mais alguns dias, provo a cerveja e se estiver ok baixo a temperatura para clarificar. Nessa última leva percebi que a atividade no airlock começou a diminuir lá pelo 10º dia, daí fui subindo a temperatura até 22°C. No 15 dia medi a FG, provei a cerveja e estava tudo ok. Baixei a temperatura até 2°C, deixei mais uns 3 ou 4 dias e envasei.
Entendi. Obrigado pelo feedback
 
Uma pergunta simples: Vc fez starter desse fermento? Se não fez, o lag pode ser devido a isso.
Sim. Foi um tubete em tres steps. 2 litros, 3 litros e 3 litros. Realmente muito fermento. No dia da brassagem tirei da geladeira, retirei o líquido e deixei várias horas para ficar na temperatura ambiente. depois hidratei com um litro do mosto da cerveja que estava fazendo com OG de 1038 a uns 25 graus.
Baixei a temperatura do mosto até 18 e inoculei. Ele subiu para uns 20 mas ja coloquei no freezer e em algumas horas voltou para 18
 
Sim. Foi um tubete em tres steps. 2 litros, 3 litros e 3 litros. Realmente muito fermento. No dia da brassagem tirei da geladeira, retirei o líquido e deixei várias horas para ficar na temperatura ambiente. depois hidratei com um litro do mosto da cerveja que estava fazendo com OG de 1038 a uns 25 graus.
Baixei a temperatura do mosto até 18 e inoculei. Ele subiu para uns 20 mas ja coloquei no freezer e em algumas horas voltou para 18
Quanto tempo depois do 3 step o starter ficou na geladeira?
 
Uns dois dias
Isso tbm influencia em lag...mas nao quer dizer que a cerveja esteja ruim ou nao fermentou. A unica preocupação de lag, é de outra bacteria crescer e tomar conta da cerveja, mas se a cerveja está com aroma e sabor normal, aproveite e beba! hhehehehehe
 
O bio4 é o melhor fermento para Heffeweizen, junto com os da Wyeast e White Labs...nunca usei um fermento melhor que o deles. Mas faz muito tempo que nao faço cerveja de trigo
 
E qual é a temperatura máxima dessa levedura. Pra fazer o descanso de diacetil?
 
Desconheço levedura de trigo precisar de descanço diacetil, a nao ser que fermente ela em temp muito baixa tipo 10 graus.....
 
Desconheço levedura de trigo precisar de descanço diacetil, a nao ser que fermente ela em temp muito baixa tipo 10 graus.....
Entendi.
Mas normalmente qual a temperatura máxima da Bio4 SYo55
 
Depende do que vc quer. Se quer mais aroma de cravo, de 17 graus para baixo, se quer banana, aí e de 17 para cima. Lembrando que quanto mais alta a temp, mais ésteres. Entao eu iria com ela no maximo até 20 graus.
 
Back
Top