Reaproveitar lama de Kveik Lutra

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

KgX

Member
Joined
Feb 16, 2022
Messages
7
Reaction score
4
Location
São Paulo
Tenho uma dúvida no reaproveitamento de levedura/ lama.
Estou terminando a fermentação de 20L de uma cream ale com Lutra, é possível reaproveitar a lama da primeira fermentação e já mandar outra cerveja por cima dela?
A ideia e nem tirar a lama do fermentador *(Galão), e mandar uma BR Ale ou uma outra receita que seja compatível com o perfil da Lutra que é bem limpo.

Obs.: Não fiz dry hopping, não usei gelatina, não teve nem um off *(deu só um pouco de sulfuroso) .

É a primeira vez que estou usando Lutra, peguei umas iscas e fiz uma propagação de 50ml -> 250ml -> 1L -> 3L e depois que inoculei nos 20L cream ale original.

Mosto/ receita original;
Cream Ale 20L
OG 1050
FG 1010
Mostura - 68ºC - 60min
Agua de lavagem 10L á 74ºC

3,8 kg Malte Pilsen (Uma Malta) 4,5 EBC
0,5 kg Flocão de milho
0,03kg Malte Black (Pauls Malt) 1600 EBC *(ajuste de cor, queria chegar em uns 7 ou 10 SRM aproximadamente)

Fervura - 90min
10g Hercules @60min

Aeração com nebulizador e pedra porosa de inox ~ 20min

Fermentação 20ºC ~ 6 Dias
 
tem um cara aqui no fórum que faz assim e ele ja fez umas 25 brassagens seguidas. eu acho que nao da ruim nao. mas isso sou eu ACHANDO

Eu recomendaria colocar a lama num pote, lavar tudo e sanitizar e depois colocar a lama no mosto pra nao ter erro
 
Sim claro, o que você fez foi um starter de 20L, jogar outra breja por cima não terá problema nenhum, só acompanhe a fermentação por que essa proóxima provavelmente será mais vigorosa por conta to pitch rate
 
Não tem melhor jeito de reaproveitar levedura do que deste jeito, talvez apenas passando Krausen diretamente de uma leva para outra.
Aproveitando o topico, a coleta mais indicada para a Lutra é por cima (krausen) ou por baixo (lama), alguém saberia?
 
Cara, só saiba que apesar de ter muita levedura, "poucas" terão vitalidade para produzir uma fermentação de qualidade. Se jogar direto vai fermentar? claro que vai, mas não se compara a uma levedura a partir de uma propagação. Saiba que as celulas de uma propagação são diferentes das celulas geradas de uma fermentação. Na propagação não ocorre fermentação.
O que eu sempre faço é após o starter da primeira breja, retiro cerca de 20ml de levedura e faço um no starter com 1 litro de mosto e guardo para a proxima breja, e assim sucessivamente.
 
amigos, uso KVEIK a um tempo e todas as vezes fiz reaproveitamento da lama.
depois que a lama "assenta" no pote coletado, tento jogar o excesso do liquido fora.
ae pego tipo uns 100 a 150ml dessa lama, e deixo 24hs propagando em 500ml mosto.
depois completo 1 ou 2L e taco o pau de starter 24hs e bingo!
 
Funciona bem, já fiz algumas vezes. Minimiza o risco de contaminação, facilita o processo, não precisa lavar o fermentador. Só cuida, pois vai começar a fermentar em umas 3 horas, aí sim, sugiro blow off ou usar antiespumante.

Agora, pessoal que gosta de passar trabalho, ou do processo, sem julgamentos, fazer propagação de lama? Na contagem, por baixo, 1 L de lama dá e sobra.

Não precisa jogar fora o líquido acima, até melhor, que na hora que tu vai utilizar vc experimenta ele e vê se está ok, se não está ácido, sulfuroso. Lavar a lama, mesma coisa, não precisa. Na indústria, às vezes, fazem lavagem ácida, mas é num laboratório. Outra coisa, outro nível.
 
Last edited:
Não tem melhor jeito de reaproveitar levedura do que deste jeito, talvez apenas passando Krausen diretamente de uma leva para outra.
Aproveitando o topico, a coleta mais indicada para a Lutra é por cima (krausen) ou por baixo (lama), alguém saberia?


Boa tarde! Pessoal que compartilha as kveiks diz que a Lutra é melhor coletar pelo krausen.
 
Não tem melhor jeito de reaproveitar levedura do que deste jeito, talvez apenas passando Krausen diretamente de uma leva para outra.
Aproveitando o topico, a coleta mais indicada para a Lutra é por cima (krausen) ou por baixo (lama), alguém saberia?
Será que não ficaria um pitch rate muito alto pra mesma quantidade de cerveja ? Permanecendo metade da lama no fermentador, colocar nova breja e a outra metade da lama colocar em outro fermentador faremos 2 levas. Dessa forma, será que o pitch rate estará adequado em cada fermentador ?
 
Eu estou fazendo isso no momento e já estou na quarta leva só jogada por cima. E até agora td Ok. Sem offs. Uso elatina e fiz estilos diferentes. Sem problemas até agora. Só não vou prosseguir pq estou em uma IPA e fiz um Dry Hop grande, então vou dispensar
 

Latest posts

Back
Top