Lallemand munich - baixa temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Prezados, estou programando para fazer um lote de APA e vou usar o lallemand nottingham pra fazer a fermentação.

O problema eh que o meu frigibar está sem termostato e mesmo no mínimo a temperatura mais alta que ele fica é por volta dos 8 graus.

Acho que o líquido mesmo deva ficar um pouco mais quente mas não sei dizer.

A informação do fabricante diz que ele trabalha bem a até 12 graus. Alguém já teve situação semelhante? Que tipo de resultado eu posso ter com essa fermentação em baixa temperatura?

Abraço!
 
Frkleal, blz?

1. salvo engano, essa cepa de fermento é pra fazer cervejas de trigo. a fabricante, inclusive, define como indicado, os estilos German Weizen e Hefeweizen.

2. a danstar, em sua página na internet, fala que esse fermento trabalha vigorosamente em uma temperatura acima de 17 graus, completando a fermentação em 4 dias.

veja bem, não quero te desencorajar a fazer o teste, mas compreenda que o resultado final não será o que você desenhou acima. será uma cerveja experimental.


minha sugestão: estender bastante o tempo de fermentação e fazer um lagering em temperatura ambiente (com o maturador em local fresco etc) para terminar de atenuar o mosto.

enfim, é o que eu faria. talvez alguém possa dar outros palpites.
 
Obrigado pelo retorno Felipe. Eu acabei me confundindo e coloquei no título do tópico outro fermento. O que eu vou usar mesmo eh o nottingham.

É aquela coisa que você disse, teste... Sei lá o que vai sair.

Teria algum outro fermento de baixa que poderia ser usado? Tipo o W34/70?
 
Então galera, fiquei acompanhando aqui no meu frigobar a temperatura e 24 hrs depois o marcador do aparelho mostra 7,4 graus mas o termômetro do meu fermentador (com água para testar) acusa 12 graus. Vou arriscar e depois comunico vocês...
 
Felipe, o Nottinghan, junto com o US-05, talvez seja o fermento que eu mais utilizei até hoje, e ele é EXTREMAMENTE neutro... se presta a uma grande variedade de cervejas, além de suportar alto teor de álcool. Uma APA não seria problema levando em conta as características do fermento.

Se tratando da temperatura, sim, ele suporta baixas temperaturas (é um híbrido), mas 8 graus é demais.

Seria mais negócio usar um fermento lager como o W34/70, que vai trabalhar bem, e não vai te dar ésteres já que o Nottinghan a esta temperatura também seria quase uma cerveja lager.

Abraço,
 
Mestre, agora vc disse algo novo. Eu sabia que o Nottinghan suportava temperaturas baixas, mas não sabia que ele era um híbrido. Posso usar ele para fazer uma Kolsch por exemplo?

Valeu!
 
Felipe, o Nottinghan, junto com o US-05, talvez seja o fermento que eu mais utilizei até hoje, e ele é EXTREMAMENTE neutro... se presta a uma grande variedade de cervejas, além de suportar alto teor de álcool. Uma APA não seria problema levando em conta as características do fermento.
,

pois é. eu tinha visto "munich" no título do tópico e não percebi que no texto ele escreveu nottingham. a cepa dá uma pale ale ótima, com certeza.

minha grande preocupação na experiência, reforço, é atentar para que se cuide bastante com a atenuação da cerveja, para não apressar tudo e criar garrafas-bomba.
abs
 
Guenther,

Desculpa, mas tem certeza que o US-05 e o Nottingham são formas hibridas de Saccharomyces cerevisiae (ale) e S. pastorianus (lager)?

Pelos sites dos fabricantes são S. cerevisiae...

O que entendo é que eles trabalham bem em temperaturas baixas, apenas isso. As duas espécies são diferentes (apesar de uma derivar da outra). Acho que não podemos dizer que é uma nova especie (se for uma forma hibrida de duas espécies, se tornaria uma terceira espécie, não?).

abraços,
 
Guenther,

Desculpa, mas tem certeza que o US-05 e o Nottingham são formas hibridas de Saccharomyces cerevisiae (ale) e S. pastorianus (lager)?

Pelos sites dos fabricantes são S. cerevisiae...

O que entendo é que eles trabalham bem em temperaturas baixas, apenas isso. As duas espécies são diferentes (apesar de uma derivar da outra). Acho que não podemos dizer que é uma nova especie (se for uma forma hibrida de duas espécies, se tornaria uma terceira espécie, não?).

abraços,
Não falei que o US-05 é hibrido... mas sim o Nottinghan. Agora, isso não quer dizer que é uma nova espécie, e sim uma cepa como as centenas de outras que existem e que foram sendo isoladas ao longo do tempo.

T-58 é Cerevisiae, assim como US-05, assim como WB-06.... mas as cepas dão resultados completamente diferente umas das outras.

No caso da cepa do Nottinghan, pode-se dizer que é "híbrido" porque ele fermenta em temperaturas de lager, e gera cervejas bem parecidas se fermentado nessas temperaturas.

Abraço,
 
Pelo jeito minha dúvida gerou uma discussão interessante.

Enfim, fiz a brassagem hoje, deu tudo certo aparentemente. OG legal, teste do iodo ok só o fermento, que causou toda discussão, não foi o nottingham e sim o US-05.

Resolvi usar uma caixa de isopor com gelo como eu vi em outro tópico e ver qq da. Inoculei o fermento com 28 graus e estou esperado baixar a temperatura agora.

Abraços!
 
Ah, o que eu usei (para 5 lts)
1,25 kg de malte pale ale
0,125 kg de caraaroma
0,10 kg de malte de trigo
5g de nugget no início da fervura
10g de cascade nos últimos 10 min
 
Galera, como eu tenho um pouco de hallertau aqui, veio a ideia de fazer um dry-hop. Pensei em 3 dias no início da maturação (sem troca de fermentador) a 16 graus e depois vou tirar e completar a maturação por mais 7 dias a 1-2 graus e dai engarrafar.

Alguma sugestão?
 
Então galera, no primeiro dia eu tinha colocado muito gelo e a temperatura deu uma baixada demais... Acusava 8 graus quando lia o termômetro com o fermentador dentro da caixa e 12 quando eu tirava ele de dentro.

Como eh daqueles termômetro de fita, acho que o contato com o gelo pode falsear a medição. A atividade do airlock tb aumentava com o aumento da temperatura.

Agora tirei um pouco do gelo e a temperatura dentro da caixa tem se mantido a 16 com uma boa atividade.

Esse "erro" no primeiro dia pode causar que tipo de dano? Seria o caso de inocular mais fermento?
 
Esquemão tabajara ImageUploadedByTapatalk1390342565.488595.jpg

Mas funciona! Só hoje que tava MUITO quente a temperatura subiu dos 16 para 20 graus. Coloquei mais gelo e agora está nos 17.
 
Para manter atualizado.
Hoje depois de 4 dias de fermentação fiz a medição da densidade com o refratometro usando a calculadora do onebeer onebeer.net/refractometer.shtml para fazer a compensação e a FG bateu em 1,023, muito próximo dos 1,020 que estavam previstos no beersmith.

Experimentei um pouco e ficou boa (ao menos no meu paladar de leigo), amarga e com um bom aroma de lúpulo.

Ficou um pouco ácida parece mas não vinagrada como já tive o azar de pegar nas minhas últimas tentativas de fazer uma weiss. Veio um pouco de fermento no copinho então não deu pra ter certeza se esse eh o sabor final.

Ainda vou deixar mais 3 dias a 17 graus, depois vou fazer o dry hop mais 3 dias e dai maturar a zero grau 7 dias. Que acham?
 
Engarrafei hoje depois de 10 dias maturando a 1 grau (ou próximo disso).

Parece boa, não notei nenhum gosto azedo que pareça contaminação mas a FG fechou em 1,010. Pelo jeito ficou bem alcoólica.

Agora eh esperar ela carbonatar e beber...
 
Back
Top