IPA Fermentando VS Weiss Atenuada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rapunza

Well-Known Member
Joined
Jul 4, 2017
Messages
53
Reaction score
17
Pessoal,

Botei 2 cervejas pra fermentar juntas, no mesmo dia.
Uma IPA e uma Weiss.
Ambas começaram a fermentação a 19 graus.
A IPA cuspiu muito no inicio, tive que limpar airlock 2 vezes, já a weiss teve uma fermentação tranquila.
A Weiss já atenuou. Parou a 1008, a fermentação acabou no sábado/domingo.
A IPA ainda tá em 1020, e borbulhando a cada 30 segundos.
A temperatura está a 21 graus no momento.
Gostaria de saber se há problema em deixar a weiss nessa temperatura junto com a IPA, e engarrafa-la no final de semana com 1 semana de fim da fermentação, ou se eu tenho que baixar a temperatura.
Lembrando que não ligo pra turbidez.
 
Não tem problema
Só não ultrapassar a temperatura máxima da levedura da Weiss

André Wenderosck
 
Eu cheguei a pensar em tirar a IPA da geladeira, pra dar um up na fermentação, e deixar a Weiss maturando entre 5 e 10° até sábado.
Seria uma boa? Moro no RJ e tem feito um solzinho legal.
 
Eu cheguei a pensar em tirar a IPA da geladeira, pra dar um up na fermentação, e deixar a Weiss maturando entre 5 e 10° até sábado.
Seria uma boa? Moro no RJ e tem feito um solzinho legal.
Corre risco muito muito grande de gerrar steres se a ipa passar de 25 ainda falta muito pra ela terminar de atenuar.
Se tem vontade de baixar a temperatura da Weiss, esperaria a IPA terminar a fermentação e engarrafaria a Weiss mais pra frente, junto da IPA depois de uns 7 dias a 0°-1°

André Wenderosck
 
Se não precisar baixar a temperatura, por mim, tudo bem.
Engarrafo a Weiss assim mesmo, e deixo a IPA pra engarrafar quando atenuar totalmente, e maturar por pelo menos 1 semana.
Acha que fica tranquilo assim?
 
Vc tá ciente que a levedura Weiss tem baixa floculacao, ou seja, após terminar a fermentação uma ipa sem cold crash e mais cristalina que a Weiss com cold crash, se não se importa em levar quantidade de levedura pra garrafa (Weiss e a única cerveja que deve ser consumida com levedura em suspensão)
Manda bala.

André Wenderosck
 
Vc tá ciente que a levedura Weiss tem baixa floculacao, ou seja, após terminar a fermentação uma ipa sem cold crash e mais cristalina que a Weiss com cold crash, se não se importa em levar quantidade de levedura pra garrafa (Weiss e a única cerveja que deve ser consumida com levedura em suspensão)
Manda bala.

André Wenderosck

Sim, estou ciente.
Mas ainda estou bem inclinado a terminar a fermentação da IPA fora da geladeira, pois já está bem no final, acho que não geraria essa quantidade toda de off flavors. Será? rsrs
 
Sim, estou ciente.
Mas ainda estou bem inclinado a terminar a fermentação da IPA fora da geladeira, pois já está bem no final, acho que não geraria essa quantidade toda de off flavors. Será? rsrs

Particularmente não recomendaria fermentar a IPA fora da geladeira. Também moro aqui no Rio e posso dizer que o tempo está muito quente pra isso. Acho
que vai gerar off flavor a dar com pau.
Eu, particularmente, esperaria pela atenuação completa da IPA, depois baixava pra 0ºC pra fazer o cold crash. Nessa etapa deixaria a Weiss uns 3 dias e a IPA 7 dias. Mas isso é como EU faria, portanto, é só mais uma visão entre várias possíveis.
Outra pergunta: Que levedura vc utilizou na IPA? Qual a temperatura na mostura?
 
Particularmente não recomendaria fermentar a IPA fora da geladeira. Também moro aqui no Rio e posso dizer que o tempo está muito quente pra isso. Acho
que vai gerar off flavor a dar com pau.
Eu, particularmente, esperaria pela atenuação completa da IPA, depois baixava pra 0ºC pra fazer o cold crash. Nessa etapa deixaria a Weiss uns 3 dias e a IPA 7 dias. Mas isso é como EU faria, portanto, é só mais uma visão entre várias possíveis.
Outra pergunta: Que levedura vc utilizou na IPA? Qual a temperatura na mostura?

É uma English IPA, usei a TeckBrew London Ale.
Estava fermentando a 19°C... Com 7 dias mudei pra 20°C, e ontem mudei pra 21°C.
 
Estranho. A London Ale da Teckbrew atenua bastante e bem rápido (segundo o fabricante).
Vc fez a sacarificação a quantos graus? Se foi entre 68 e 70ºC a baixa atenuação pode ser por causa da geração de muitos açucares não fermentáveis que essa faixa de temperatura proporciona.
Caso contrário consideraria mexer o fermentador um pouco para suspender a levedura, pois ela pode ter floculado mais rápido que o previsto. Mas cuidado pra nao sacudir o fermentador com muita força pra não oxidar sua cerveja.
 
Realmemte com 7 dias ja era pra ter terminado a fermentação.
Sacudir Não vai oxidar, dentro do fermentador não tem oxigênio, a menos que vc deixe entrar muito muito ar na hora que balançar. Co2 e mais pesado que o ar, então vc remover o airlock pra vedar o furo e sacudir o balde não vai deixar entrar ar suficiente pra trazer problemas, se oxidação ocorresse fácil assim não seria possível fazer primming ou engarrafar nossas cerveja.

André Wenderosck
 
Estranho. A London Ale da Teckbrew atenua bastante e bem rápido (segundo o fabricante).
Vc fez a sacarificação a quantos graus? Se foi entre 68 e 70ºC a baixa atenuação pode ser por causa da geração de muitos açucares não fermentáveis que essa faixa de temperatura proporciona.
Caso contrário consideraria mexer o fermentador um pouco para suspender a levedura, pois ela pode ter floculado mais rápido que o previsto. Mas cuidado pra nao sacudir o fermentador com muita força pra não oxidar sua cerveja.

Então.
Eu fiz todo o mash a 65°C, sem variação de temperatura, a não ser a inicial antes que foi de 66°C (quando joguei os grãos, caiu pra 65 e ficou por 90min)
Mexi ontem o fermentador, mas não a ponto de criar splashes dentro dele, mas sim, só uma ondulação, acho que suficiente pra mexer o fundo e levantar a levedura.
Como moro a 30km do local de fermentação, peço pro meu pai fazer tudo pra mim (casa dele).
Fiz uma ESB com English Ale da TeckBrew, e achei estranho que a fermentação já tinha terminado, já tinha atenuado a 1010 (3 dias de teste) e quando eu retirava na proveta, via bolhas se formando como se já estivesse carbonatada, como se ainda rolasse uma fermentação bem fraquinha.
 
Realmemte com 7 dias ja era pra ter terminado a fermentação.
Sacudir Não vai oxidar, dentro do fermentador não tem oxigênio, a menos que vc deixe entrar muito muito ar na hora que balançar. Co2 e mais pesado que o ar, então vc remover o airlock pra vedar o furo e sacudir o balde não vai deixar entrar ar suficiente pra trazer problemas, se oxidação ocorresse fácil assim não seria possível fazer primming ou engarrafar nossas cerveja.

André Wenderosck

Dependendo do quanto e de como ele sacudir o fermentador pode oxidar sim já que pode entrar ar no fermentador, portanto não se pode desprezar essa variável.
Só fui prudente na minha recomendação. Parcimônia é sempre o melhor dos caminhos, pois nesse caso, tanto faz ele dar uma leve agitada no fermentador como sacudi-lo veementemente (já que não é pra fazer vitamina de cerveja) e, se tanto faz, melhor seguir a lei do menor esforço, além de ser - digamos - mais seguro.
Grande abraço.
 
Eu só sacudi mesmo, como vc faz com "criança mal educada que não é sua filha". Aquela sacudida que vc dá na árvore em dia que chove, só pra cair água nos amigos.
 
Dá uma clarificada na Weiss antes de engarrafar, como já sugeriram, senão você vai tomar suco de levedura. :fro:

Uma Weiss bem clarificada consegue trazer aroma e sabor de malte, a famosa panificação, as vezes até um lúpulo leve. Senão você só vai sentir cravo e banana (nos melhores casos) ou yakult (nos piores).
 
Pois é... dificil é clarificar com 1 só geladeira. Eu preciso dar um jeito nisso.
A IPA tá borbulhando ainda... 1x a cada 40 segundos...
De 1020 que estava ontem, foi pra 1019/1018 hj.
 
Back
Top