HELLES Lager - Estou no Caminho ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hein1

Active Member
Joined
Nov 3, 2016
Messages
25
Reaction score
10
Estou na minha PRIMEIRA LAGER... (HELLES) então minha ideia de temperatura para este perfil utilizando W-34/70 é a seguinte:

8.0°c - Até Atenuação Completa.
Elevo 1.0ºc por dia até chegar em 12.0cº e mantenho por mais 05 dias, após este período deixo chegar até 16.0°c por 03 dias.

1.0°c - 10 Dias (Cold Crash) + 02 Dias C/ Gelatina = 12 Dias.

Ou seja SEM pressa na fermentação...

O que acham?

Criticas e/ou Sugestões serão MUITO bem aceitas..
Abraços!!
 
Estou na minha PRIMEIRA LAGER... (HELLES) então minha ideia de temperatura para este perfil utilizando W-34/70 é a seguinte:

8.0°c - Até Atenuação Completa.
Elevo 1.0ºc por dia até chegar em 12.0cº e mantenho por mais 05 dias, após este período deixo chegar até 16.0°c por 03 dias.

1.0°c - 10 Dias (Cold Crash) + 02 Dias C/ Gelatina = 12 Dias.

Ou seja SEM pressa na fermentação...

O que acham?

Criticas e/ou Sugestões serão MUITO bem aceitas..
Abraços!!

Dificilmente você vai atingir atenuação completa a 8ºC,a menos que você tenha um pitching bem alto.Mas recomendo começar aí e manter nessa temperatura por um bom tempo,depois faria como você planeja,com pequenas diferenças que não afetam muita coisa....
Quanto ao cold crash eu já aplicaria gelatina no momento em que fosse atingido 1ºC,além disso,acho importante você manter na faixa de 0ºC por pelo menos 1 mês;isso é chamado de lagering e é extremamente essencial para se atingir o paladar leve,limpo e arredondado de uma boa helles.
 
Na minha opinião, vai firme..

Você pretende fazer priming? caso não, pode deixar em lagering a 0ºC por 30-40 dias no balde mesmo, nao precisaria usar gelatina, pois já vai ficar bem limpa
 
@hopdevils Valeu pela dica, vou fazer o lagering pelos 30 dias..

@RodrigoSchuch Não vou fazer priming, vai ser também minha primeira carbonatação forçada (keg 20L).
 
Estou na minha PRIMEIRA LAGER... (HELLES) então minha ideia de temperatura para este perfil utilizando W-34/70 é a seguinte:

8.0°c - Até Atenuação Completa.
Elevo 1.0ºc por dia até chegar em 12.0cº e mantenho por mais 05 dias, após este período deixo chegar até 16.0°c por 03 dias.

1.0°c - 10 Dias (Cold Crash) + 02 Dias C/ Gelatina = 12 Dias.

Ou seja SEM pressa na fermentação...

O que acham?

Criticas e/ou Sugestões serão MUITO bem aceitas..
Abraços!!

Cara, você pode fermentar com essa levedura tranquilamente a 10c...ela é bastante limpa e neutra. Muita gente inclusive fermenta até a 12c de boa...além até de não sofrer grandes problemas com underpitching

Quanto ao lagering se puder deixar a 0c é até melhor...Nessa temperatura não congela...Eu para garantir deixo sempre o meu TIC em 0.2

[ ]´s
 
eu deixaria fermentar a 12ºC se for a primeira fermentarção, até a 13ºC pode-se fermentar tranquilho a primeira geração de fermento . Lagering 0ºC ou 2 ºC
 
Back
Top