Garrafas explodindo eventualmente....

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
91
Reaction score
15
Pessoal, estou com um pequeno problema de algumas garrafas explodirem depois de um tempo carbonatadas..

Pouquíssimas garrafas, e explodindo depois de 2 a 3 meses engarrafadas.

A princípio, quando sobrou cerveja em algum lugar pra coletar depois da explosão, não tinha nada muito anormal a não ser excesso de gás... Algumas do mesmo lote abertas na época das explosões estavam realmente com muito gás (mas não o lote todo por padrão)... Como é relativamente raro explodir (cerca de 5 a 10 explosões por mil garrafas) e sem alteração muito perceptível na cerveja, pensei na possibilidade de ser contaminação por alguma levedura selvagem..

Alguma outra ideia do que pode estar ocorrendo? Será que poderia ser isso mesmo??
 
Pessoal, estou com um pequeno problema de algumas garrafas explodirem depois de um tempo carbonatadas..

Pouquíssimas garrafas, e explodindo depois de 2 a 3 meses engarrafadas.

A princípio, quando sobrou cerveja em algum lugar pra coletar depois da explosão, não tinha nada muito anormal a não ser excesso de gás... Algumas do mesmo lote abertas na época das explosões estavam realmente com muito gás (mas não o lote todo por padrão)... Como é relativamente raro explodir (cerca de 5 explosões por mil garrafas) e sem alteração muito perceptível na cerveja, pensei na possibilidade de ser contaminação por alguma levedura selvagem..

Alguma outra ideia do que pode estar ocorrendo? Será que poderia ser isso mesmo??

como vc faz o primming? será que tem ficado homogêneo pra todas as garrafas? pergunto pq vc disse que algumas estavam super carbonatadas...
 
Eu acho que isso pode acontecer uma vez que outra mesmo. Até onde sei as garrafas vão sofrendo microfissuras conforme se vai utilizando, devido ao stress sofrido durante a carbonatação.
Na minha opinião não há motivo pra esquentar a cabeça com isso, já que são tão poucas que acabam explodindo e se não se percebe nada de anormal na cerveja.
 
como vc faz o primming? será que tem ficado homogêneo pra todas as garrafas? pergunto pq vc disse que algumas estavam super carbonatadas...

Não acho que seja esse o problema.. faço no balde, com açucar invertido, misturando bem antes do envase..
 
Eu acho que isso pode acontecer uma vez que outra mesmo. Até onde sei as garrafas vão sofrendo microfissuras conforme se vai utilizando, devido ao stress sofrido durante a carbonatação.
Na minha opinião não há motivo pra esquentar a cabeça com isso, já que são tão poucas que acabam explodindo e se não se percebe nada de anormal na cerveja.

Pois é... por isso que nunca me preocupei muito..

Mas é um risco porque quando explode, se tiver manuseando as garrafas ou alguém perto é bem perigoso.. felizmente isso nunca aconteceu aqui.

E como identifiquei algumas que abri com muito gás, essas teoricamente seriam candidatas a explodirem se ficassem mais tempo guardadas..
 
Pois é... por isso que nunca me preocupei muito..

Mas é um risco porque quando explode, se tiver manuseando as garrafas ou alguém perto é bem perigoso.. felizmente isso nunca aconteceu aqui.

E como identifiquei algumas que abri com muito gás, essas teoricamente seriam candidatas a explodirem se ficassem mais tempo guardadas..

Compre um manômetro. Ele vai te dizer as condições gerais da carbonatação.

A ultima garrafa que eu abro é justamente a do manometro, pois gosto de ter um indicador de pressão, principalmente em dias quentes.
 
Te sugiro levar algumas de tuas garrafas num encontro de cervejeiros para pedir uma opinião sobre a cerveja, avaliar se não estás com um problema crônico de contaminação na garrafa. Não seria nenhuma surpresa se esse for o caso.
Garrafas explodindo não é "normal" e, como tu mesmo já entendeu, mtooo perigoso.
 
Pois é... por isso que nunca me preocupei muito..

Mas é um risco porque quando explode, se tiver manuseando as garrafas ou alguém perto é bem perigoso.. felizmente isso nunca aconteceu aqui.

E como identifiquei algumas que abri com muito gás, essas teoricamente seriam candidatas a explodirem se ficassem mais tempo guardadas..

Fala, @luciano_queiroz

Como você faz a sanitização das garrafas?

Eu testaria uma redundância na sanitização pra ver se resolve esse problema. Mergulhar no iodophor e levá-las ao forno, por exemplo.

Abraço!
 
Te sugiro levar algumas de tuas garrafas num encontro de cervejeiros para pedir uma opinião sobre a cerveja, avaliar se não estás com um problema crônico de contaminação na garrafa. Não seria nenhuma surpresa se esse for o caso.
Garrafas explodindo não é "normal" e, como tu mesmo já entendeu, mtooo perigoso.


Só reforçando o que o Ronaldo colocou: não é normal explodir, mesmo que eventualmente.

Já li relatos de ferimentos bem sérios devido à explosão de garrafas.
 
Qual tipo de garrafas você está utilizado? Há uma diferença na composição das garrafas reutilizáveis (Ambev) e as descartáveis (600ml baixas). As garrafas normalmente utilizadas para cervejas artesanais são descartáveis em seu conceito. Elas tem menos sílica em sua composição, o que reduz a resistência do vidro.
O problema das microfissuras ocorre mesmo, o próprio manuseio acaba gerando essas fissuras....
Em BH existia uma empresa que fazia a coleta e sanitiazação de garrafas para revender. Eles tinham um controle do número de reuso da garrafas e sempre descartavam depois da terceira vez em que a garrafa era usada. O número de reuso, somando a pasteurização e manuseio contribuem para reduzir a vida útil dessas garrafas.

Não descarto a questão da sanitização, já tive esse problema gerando fermentações intermináveis nas garrafas., mas existe de fato a questão da durabilidade dessas garrafas que utilizamos.
 
Qual tipo de garrafas você está utilizado? Há uma diferença na composição das garrafas reutilizáveis (Ambev) e as descartáveis (600ml baixas). As garrafas normalmente utilizadas para cervejas artesanais são descartáveis em seu conceito. Elas tem menos sílica em sua composição, o que reduz a resistência do vidro.
O problema das microfissuras ocorre mesmo, o próprio manuseio acaba gerando essas fissuras....
Em BH existia uma empresa que fazia a coleta e sanitiazação de garrafas para revender. Eles tinham um controle do número de reuso da garrafas e sempre descartavam depois da terceira vez em que a garrafa era usada. O número de reuso, somando a pasteurização e manuseio contribuem para reduzir a vida útil dessas garrafas.

Não descarto a questão da sanitização, já tive esse problema gerando fermentações intermináveis nas garrafas., mas existe de fato a questão da durabilidade dessas garrafas que utilizamos.

Por isso que eu prefiro comprar as minhas garrafas. Utilizo por um tempo e, a medida que elas vão ficando "velhas", eu descarto.
Se utilizar a mesma garrafa 500 vezes, especialmente fazendo carbonatação por priming, não adianta, uma hora uma ou outra vai acabar explodindo. Por isso utilizei o termo "normal". Bom isso com certeza não é.
 
Compre um manômetro. Ele vai te dizer as condições gerais da carbonatação.

A ultima garrafa que eu abro é justamente a do manometro, pois gosto de ter um indicador de pressão, principalmente em dias quentes.
Não sei até que ponto adianta porque como disse isso não é padrão. Então o manômetro poderia ficar numa garrafa sem problema e não mostrar nada
 
Fala, @luciano_queiroz

Como você faz a sanitização das garrafas?

Eu testaria uma redundância na sanitização pra ver se resolve esse problema. Mergulhar no iodophor e levá-las ao forno, por exemplo.

Abraço!
Já pensei nisso tb... sanitizo hj com iodophor, com aquele lavador que esguicha dentro da garrafa..
 
Cara quanto foi a densidade final? Quantos gramas de açúcar vc usou no priming?
 
Não sei até que ponto adianta porque como disse isso não é padrão. Então o manômetro poderia ficar numa garrafa sem problema e não mostrar nada

Deixe-me refrasear:

Se elas estão estourando com poucos volumes de CO2, tem algo muito, muito errado. Defeito de fabricação ou desgaste. Uma inspeção visual talvez ajude a identificar as garragas-problema.

Se elas estão estourando porque você está ultrapassando o volume de segurança, então você tem (muita) sorte de terem sido poucas e precisa corrigir algo no seu processo (over priming, fermentação incompleta, gushing...)

Sendo assim, quantos volumes de CO2 tinha na garrafa piloto, pra gente começar a desenvolver uma linha de raciocínio para corrigir o problema?
 
aqui no meu caso explosão só devido a ficar em local muito quente a media de temperatura que estava dando aqui 34ºc entao fica dificil agora to mantendo em temperatura controlada 20 a 25ºc nunca mais explodiu nenhuma fora que estava mudando o sabor da cerveja
 
Lembrando que mesmo com 34 graus não é normal explodir garrafas. Por experiências, diria que o mais provável é uma fermentação incompleta que, depois de engarrafada, continuou e gerou uma super carbonatação. Não sei exatamente se vc é um iniciante ou não, mas esse problema com fermentação incompleta é mais comum do que deveria.
 
Se tu visitar uma grande fabrica em dias quentes por exemplo, pode-se ouvir as vezes algo estourando... Em grande escala isso eh normal... Se sao 5 a 10 garrafas a cada mil, o que ocorre eh completamente normal, ja que a cada 100 garrafas, uma pode nao suportar a mesma pressão que as demais...
 
A garrafa pode ser de qualquer tipo... As long neck (eu uso muito mas não recomendo) são mais fracas, as outras são bem mais fortes.
 
Back
Top