Freezers e refrigeradores - Dimensões internas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
em minha restrita experiencia, sugiro comprar freezer pois o investimento é um pouco maior e permite você utilizar uma faixa maior de temperaturas (coisa que para a geladeira fica mais restrito).

Tenho 2 freezers e uso tanto para fermentar, quanto maturar e depois deixar o barril para servir!

boa sorte na compra, abraços!

A minha geladeira chega a -1 tranquilamente, não precisa menos que isso.

Freezer horizontal tem o problema da altura se for usar bombonas grandes, bem como a dificuldade de erguer uma bombona pra colocar ela por cima, e o vertical geralmente tem o problema das placas entre as gavetas, prefiro usar uma geladeira.
 
Eu também prefiro geladeira.

Menor custo, mais espaço.

E, como o Raisoshi disse, tirando as bandejas e a porta do congelador, chega a 0ºC, -1ºC, -2ºC tranquilo, se a borracha estiver vedando bem.
 
Eu também prefiro geladeira.

Menor custo, mais espaço.

E, como o Raisoshi disse, tirando as bandejas e a porta do congelador, chega a 0ºC, -1ºC, -2ºC tranquilo, se a borracha estiver vedando bem.

A minha chegava nisso sem tirar a tampa do congelador.

Tenho uma Electrolux Rfe39(joguem no Google pra fotos dela "inteira") e depois de um tempo descobri que é super fácil tirar a bandeja do freezer.

Agora tenho MUITO espaço, cabe uma bombona de 90l com folga nela. Essa da foto é de 50l.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1430438119241.jpg
    uploadfromtaptalk1430438119241.jpg
    39.7 KB · Views: 731
Achei o Freezer perfeito: Brastemp 228litros modelo BRBVR28HBANA. Todas as prateleiras saem e ela tb vira geladeira. Achei um Saldão na FastShop e paguei R$ 1600,00.
 
Bom dia pessoal!

Olá, boa tarde.

Seguem as medidas aproximadas do frigobar Consul CRC12 - 120 Litros, considerando como área útil apenas a parte acima do motor, conforme a foto.

Largura - 41 cm
Profundidade - 42 cm
Altura - 44 cm (38 cm + 6 cm da gaveta)

Algumas observações: Na foto estava usando um balde da Jaguar de 20 litros, não tirei a gaveta pois ela evita que caia água do congelador sobre a tampa.
É possível soltar o termostato do frigobar (na foto não está solto).
A parte "livre", abaixo do fermentador tem dimensões de 41x18x26cm LxAxP, sendo que a porta possui uma base de aproximadamente 10cm, o que reduz um pouco a área esta parte "livre".
Tenho instalado um termostato STC-1000, alcança temperatura mínima próxima de 1º C.
Ainda não testei outros layouts com 2 fermentadores de 12 ou 5 litros fermentando ao mesmo tempo.

Jair, você acha que cabe um fermentador de 30L nesse frigobar?
As dimensões do balde são:
Altura: 40cm
Diâmetro Superior: 37cm
Diâmetro Inferior: 32cm
Imagino que para caber eu vou ter que tirar a gaveta do congelador e soltar o termostato, certo?

Obrigado
Casado
 
Olá, bom dia.
Desculpe a demora em responder

Acho que cabe SIM. Sendo que, se você colocar um airlock em S na tampa do fermentador ele ficará na frente do congelador, assim como na foto que postei.

Permaneço à disposição


Abraço
 
Opa Jair,
obrigado pela resposta.
no meu caso acho que vai ser mais fácil usar um blow off.

Abraços
 
Uma geladeira consegue fermentar lagers numa boa?

Lagers são fermentadas por volta de 8-12, se uma geladeira não chegar a isso ela não é legal nem pra manter seus alimentos conservados :)

Já o lagering se for fazer perto de 0 graus começa a ficar mais complicado. A minha chega de boa, mas não sei te dizer se todas conseguem.
 
Galera,

me apareceu a oportunidade de adquirir um freezer vertical desses de bar (Brahma, skol, coca.... com o vidro transparente na frente). Alguem já utilizou um desses para fermentar cerveja? alguma contra indicação?

att,
 
Eu tenho uma, uso com um fermentador de 120 l da Biofree. Pretendo utilizar com o fermentador inox de 100l pra não ter que comprar um refrigerado. E excelente, qdo está fermentando eu cubro a porta de vidro com um plástico preto pra não entrar luminosidade. Ah eu instalei nela um termostato TLZ11 pra poder controlar a temperatura.
 
Resolvido Gurizada.
Comprei 2 RC 28.
 

Attachments

  • sala000.jpg
    sala000.jpg
    43.1 KB · Views: 637
eu acho que o freezer que eu usei como referencia na hora foi esse:

http://www.consul.com.br/produto/freezer-vertical-consul-142/

O freezer vai a uns 20 C + igual uma geladeira?

Será que eu encontro algo usado nessas medidas?

Não tem por que não "ir", já que na verdade ele só vai desligar, então só não vai se a temperatura ambiente não permitir(for frio demais).

Outra coisa, se você der um zoom nesse freezer(e geralmente é assim com freezers) eles tem umas placas entre as prateleiras por onde o gás passa pra refrigerar mais uniformemente, e não é tão simples assim dobrar ela, pode até estragar.

Tenta primeiro procurar alguma geladeira pequena, mas aprende com o erro e mede se o fermentador cabe dentro dela antes :D

Se não.... não rola de subir essa prateleira? A largura parece mais complicado...
 
Brew,

Acabei de comprar uma geladeira de uma porta Consul CRC28 pra fermentar minhas levas. Cabem duas no seu espaço tranquilo! Ela é bem fina, tem 48 cm de largura e 1,5 m de altura. Já fiz 3 levas nela e por enquanto estou bem satisfeito!

Abraço,

Chico
 
Eu uso essa mini geladeira da eletrolux de 120L.
Cabe direitinho uma vombona de 30l e um postmix de 20. Vou fazer uma adaptação na porta pra tentar fazer caberem 2 postmix.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    162.6 KB · Views: 571
Pessoal, tenho uma dúvida para a qual não vi nenhuma menção no fórum e gostaria de saber o que vocês acham.

Na geladeira que uso para fazer a fermentação, há um desnível na parte da gaveta de legumes, que é onde deve ficar o motor da geladeira. Segundo o manual da geladeira, a prateleira dela aguenta apenas 15kg (portanto, menos que um balde de 20L) e, por isso, atualmente eu fiz uma gambiarra e coloquei uns blocos de isopor no desnível e, por cima, uma caixa de papelão apoiada nos blocos de isopor e na parte de plástico que fica acima do motor.

Entretanto, eu tô querendo fazer uma solução um pouco mais definitiva (até porque tenho medo de um dia o isopor ceder e derramar tudo), por isso gostaria de saber como vocês fizeram o suporte/calço de vocês. Vi nas fotos de algumas pessoas nesse tópico que tem gente colocando o fermentador em cima de uma prateleira normal, enquanto outros fizeram um caixote de metal.

Será que há risco real de eu mandar fazer um suporte em metal ou madeira para colocar no espaço da gaveta e ele forçar o plástico do chão até quebrá-lo?
 
Pessoal, tenho uma dúvida para a qual não vi nenhuma menção no fórum e gostaria de saber o que vocês acham.

Na geladeira que uso para fazer a fermentação, há um desnível na parte da gaveta de legumes, que é onde deve ficar o motor da geladeira. Segundo o manual da geladeira, a prateleira dela aguenta apenas 15kg (portanto, menos que um balde de 20L) e, por isso, atualmente eu fiz uma gambiarra e coloquei uns blocos de isopor no desnível e, por cima, uma caixa de papelão apoiada nos blocos de isopor e na parte de plástico que fica acima do motor.

Entretanto, eu tô querendo fazer uma solução um pouco mais definitiva (até porque tenho medo de um dia o isopor ceder e derramar tudo), por isso gostaria de saber como vocês fizeram o suporte/calço de vocês. Vi nas fotos de algumas pessoas nesse tópico que tem gente colocando o fermentador em cima de uma prateleira normal, enquanto outros fizeram um caixote de metal.

Será que há risco real de eu mandar fazer um suporte em metal ou madeira para colocar no espaço da gaveta e ele forçar o plástico do chão até quebrá-lo?

http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=29&a=50

leitura obrigatória item 1 - Não reaproveite tópicos. Dúvida nova abra tópico novo.
 
Eu fiz uma prateleira de madeira no lugar da que tinha e resolveu bem.
Suporta meu fermentador cheio..deve ter uns 35 kgs.

Abraços.
 

Attachments

  • IMG_7195.jpg
    IMG_7195.jpg
    120.7 KB · Views: 607
Tenho uma Electrolux RE 37
Altura 109 cm
Largura 48,5
Prof. 51
Considerando as perdas do motor e laterais
 

Attachments

  • 1438794379068832972383.jpg
    1438794379068832972383.jpg
    125 KB · Views: 544
Eu uso essa mini geladeira da eletrolux de 120L.
Cabe direitinho uma vombona de 30l e um postmix de 20. Vou fazer uma adaptação na porta pra tentar fazer caberem 2 postmix.

Oi Marcelo, se cabe a bombona de 30L, deve caber um balde da jaguar de 22L, certo? Ele tem 38cm de altura. To querendo comprar um frigobar igual a este teu.

Abraço!
 
Prezados,

Tenho procurado por um freezer que caiba um fermentador de 50L indupropil, sem muito sucesso. Vi aqui no post pessoal que usa geladeira, mas preferia um freezer para ter mais flexibilidade em fazer lagers ou ales. Alguém que use esse fermentador em freezer por aí? Pelo que vi nem horizontal daria para usar devido a altura.

Abs
 
Prezados,

Tenho procurado por um freezer que caiba um fermentador de 50L indupropil, sem muito sucesso. Vi aqui no post pessoal que usa geladeira, mas preferia um freezer para ter mais flexibilidade em fazer lagers ou ales. Alguém que use esse fermentador em freezer por aí? Pelo que vi nem horizontal daria para usar devido a altura.

Abs

Eu consigo fazer lagers na minha geladeira, não entendi o problema.
 
Prezados,

Tenho procurado por um freezer que caiba um fermentador de 50L indupropil, sem muito sucesso. Vi aqui no post pessoal que usa geladeira, mas preferia um freezer para ter mais flexibilidade em fazer lagers ou ales. Alguém que use esse fermentador em freezer por aí? Pelo que vi nem horizontal daria para usar devido a altura.

Abs

Não precisa ser freezer não, a maioria das geladeiras chega à 1oC/2oC de boa com um controlador tic17. Da pra fermentar e maturar nelas!
 
Não precisa ser freezer não, a maioria das geladeiras chega à 1oC/2oC de boa com um controlador tic17. Da pra fermentar e maturar nelas!

Pois é. A minha tem 5 potências mas o seletor dela é digital e sempre que o TIC religa ele começa no médio, potência 3, e mesmo assim ela tava mantendo 1.6 no cold crash.

Não consigo usar no máximo pq qndo desliga ela reseta... Mas com um controlador de potência analógico daria pra deixar no máximo e o tic controla.
 
Prezados,

Eu sei que é possível fazer lagers em geladeiras, não afirmei que isto não é possível. Mas até onde sei as geladeiras precisam forçar mais o motor para chegar a temperaturas baixas, o que acaba impactando diretamente no consumo de energia e vida útil do motor. Já li isso em alguns lugares e um técnico me disse que a informação procede. Se essa informação não procede, então posso partir para um geladeira, pois é muito mais fácil de achar um que caiba esse fermentador.

Como pretendo comprar um equipamento usado, gostaria de pensar em uma vida útil maior, por isso a ideia de usar o freezer.

Bom, se alguém tiver alguma dica sobre o que funciona melhor com o Fermentador Cônico da Indupropil de 50L, agradeço muito.

Forte abraço a todos!
 
Prezados,

Eu sei que é possível fazer lagers em geladeiras, não afirmei que isto não é possível. Mas até onde sei as geladeiras precisam forçar mais o motor para chegar a temperaturas baixas, o que acaba impactando diretamente no consumo de energia e vida útil do motor. Já li isso em alguns lugares e um técnico me disse que a informação procede. Se essa informação não procede, então posso partir para um geladeira, pois é muito mais fácil de achar um que caiba esse fermentador.

Como pretendo comprar um equipamento usado, gostaria de pensar em uma vida útil maior, por isso a ideia de usar o freezer.

Bom, se alguém tiver alguma dica sobre o que funciona melhor com o Fermentador Cônico da Indupropil de 50L, agradeço muito.

Forte abraço a todos!

Ah tá, agora entendi. Bem, não sei se procede ou não, faça o que ficar melhor pra você. Freezer é complicado pq vertical costumam ter aquelas placas.

Pergunta pro tal técnico quanto ele te cobraria pra trocar essas placas de um freezer usado por uma reta que fique no fundo do freezer, as vezes vale a pena, um amigo meu orçou algo assim pra uma geladeira mas agora não lembro quanto o cara ia cobrar.
 
Ah tá, agora entendi. Bem, não sei se procede ou não, faça o que ficar melhor pra você. Freezer é complicado pq vertical costumam ter aquelas placas.

Pergunta pro tal técnico quanto ele te cobraria pra trocar essas placas de um freezer usado por uma reta que fique no fundo do freezer, as vezes vale a pena, um amigo meu orçou algo assim pra uma geladeira mas agora não lembro quanto o cara ia cobrar.


Estou confiando na informação há alguns posts atrás de que seria relativamente simples dobrar as placas. Heheh

Talvez o mais sensato mesmo seria comprar uma geladeira. Bem mais fácil de achar uma que caiba esse fermentador.
 
Estou usando o Refrigerador Consul 300 Degelo Seco 280 Litros. Com o controlador de temperatura chego a 0ºC tranquilo para o cold crash. Cabem 2 fermentadores do modelo jaguar de 30l. O da parte de baixo tem q colocar um apoio na prateleira. No de cima, mais uma barra de ferro no meio da prateleira p n forcar demais. Tudo certim. Não é possivel utilizar AirLock convencional.Basta usar as borrachas furadas de airlock e colocar mangueiras finas ate um copo com solução escolhida. Recomendo
 

Attachments

  • Screenshot_2015-09-07-23-02-37.jpg
    Screenshot_2015-09-07-23-02-37.jpg
    94.5 KB · Views: 672
Estou usando o Refrigerador Consul 300 Degelo Seco 280 Litros. Com o controlador de temperatura chego a 0ºC tranquilo para o cold crash. Cabem 2 fermentadores do modelo jaguar de 30l. O da parte de baixo tem q colocar um apoio na prateleira. No de cima, mais uma barra de ferro no meio da prateleira p n forcar demais. Tudo certim. Não é possivel utilizar AirLock convencional.Basta usar as borrachas furadas de airlock e colocar mangueiras finas ate um copo com solução escolhida. Recomendo

Compra o sterilock que vende no lamas. Tenho usado ele é acho excelente. Tem uns 5cm e a parte que fica pra fora da tapa deve dar uns 3cm.
 
Alguém sabe se tem algum mini freezer vertical, do tamanho de um frigobar, que caiba um barril de chopp de 50l dentro?
nao encontro as medidas do Consul CVT10, nem do gelopar GRBA-120, nem da Philco Frostbier CER P-01.
pretendo fazer um kegerator no estilo deste, com rodinhas:

KC2000_vl3.jpg



vlwwws
 
Alguém sabe se tem algum mini freezer vertical, do tamanho de um frigobar, que caiba um barril de chopp de 50l dentro?
nao encontro as medidas do Consul CVT10, nem do gelopar GRBA-120, nem da Philco Frostbier CER P-01.
pretendo fazer um kegerator no estilo deste, com rodinhas:

KC2000_vl3.jpg



vlwwws

Não sei responder sua pergunta, mas acho que vale você ir em algumas lojas de eletrodomésticos com uma fita métrica e as medidas na cabeça, melhor forma de não levar nenhum susto depois da compra.
 
Não sei responder sua pergunta, mas acho que vale você ir em algumas lojas de eletrodomésticos com uma fita métrica e as medidas na cabeça, melhor forma de não levar nenhum susto depois da compra.

Sim... não vou comprar sem ter certeza.
O que limita geralmente é na largura.. pois na profundidade daria para fazer um "colar" de madeira.

Mas é difícil encontrar esses freezers em demonstração, como não tem muita venda, as lojas só tem no centro de distribuição.
 
Opa, eu comprei um CVT10 na esperança de colocar 2 post-mix de 10 litros.
Acabou não cabendo e fiz um "colar" de madeira para caber os dois no meu projeto.

Quanto as dimensões internas do CVT10, aproveitáveis seriam as seguintes:

Parte superior:
49 cm de Altura
34 cm de Largura (considerando a perda pelos suportes das "gavetas")
37,5 cm de Profundidade

Parte inferior (divisão no nível do motor):
18,5 cm de Altura
34 cm de Largura
21,5 cm de Profundidade

A placa que gela o freezer corre do topo, pelo fundo do freezer até em cima do motor, gerando esta "divisão".
Se fosse dobrar esta parte de baixo (não sei se é possível) poderia ter esta altura maior num todo (49+18,5cm).

abs,
Ianes
 
Boa noite galera! Vocês sabem se posso usar um freezer horizontal em pé (na vertical)?
Estou conseguindo um e achei as dimensões boas para um cônico de 100l.
 
Boa noite galera! Vocês sabem se posso usar um freezer horizontal em pé (na vertical)?
Estou conseguindo um e achei as dimensões boas para um cônico de 100l.

Que eu saiba não, o motor é construído pra ser usado naquela posição e a tubulação leva isso em conta. Tanto que se você carregar uma geladeira deitada tem que esperar um tempo antes de ligar, pros gases internos dela voltarem pra posição natural.

O que já vi fazendo foi gente modificando o motor pra fazer algo assim, mas aí aconselharia pagar alguém da área pra não ter problemas.
 
Back
Top