Montando um equipamento Single Vessel automatizado...conselhos e sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Skywalker1

Active Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
38
Reaction score
13
Pessoal, boa noite.

Estou montando um equipamento Single Vessel com o objetivo de produzir 20 litros finais. Para tanto, estou em duvida em relação a duas configurações possíveis conforme abaixo, com custos muito semelhantes e levando em consideração que o controlador é um Beermax para 30L versão 110v com resistência de 2.500W com diâmetro de 30cm:

CONFIG1:
Panela Inox 48 litros com válvula de Inox - dimensões: diâmetro inferior 38cm e 40cm de altura;
Cesto de Inox feito por encomenda tendo as paredes laterais fechadas(chapa 2mm) e tela de filtragem na parte de baixo - dimensões: 35cm diâmetro, 35cm + 5cm dos pés totalizando 40cm de altura;
Ponto de reflexão: a resistência do controlador é bem menor do que o diâmetro da panela, será que perde performance ou estabilidade na geração de calor?

CONFIG2:
Panela Inox 32 litros com válvula de Inox - dimensões diâmetro inferior 33cm e 35cm de altura;
Cesto de Inox feito idem acima porém com as seguintes dimensões: 32cm de diâmetro, 30cm + 5cm dos pés totalizando 35cm
Ponto de reflexão: nessa versão, apesar de melhor equilibrada em termos de dimensões, tem-se uma redução de "headspace" obrigando um gerenciamento mais cuidadoso e trabalhoso do volume de agua, principalmente para cervejas de alta OG.

Enfim, gostaria muito da ajuda de vocês com dicas, sugestões e opiniões.

Obrigado!!!
 
Pessoal, acabei optando por um mix entre as duas configurações, ou seja, a panela de 48 litros e o cesto menor. Dessa forma o cesto atinge a marca de 35litros da panela e não preciso repor agua para mandar 21/22 litros para o fermentador. Assim que fizer a primeira brassagem posto aqui as impressões e considerações.
 
O meu setup é panela de 36 litros inox com cesto feito por mim com estrutura de inox e laterais e fundo de malha de inox. Resistência 110v de 2500w e controlador Craftbeerpi.
Consigo jogar para o fermentador uns 25-27l.
Se tivesse 220v usaria uma Resistência de 3500w pois não acho a fervura tão vigorosa com a de 2500w.
Abs
 
Pessoal, acabei optando por um mix entre as duas configurações, ou seja, a panela de 48 litros e o cesto menor. Dessa forma o cesto atinge a marca de 35litros da panela e não preciso repor agua para mandar 21/22 litros para o fermentador. Assim que fizer a primeira brassagem posto aqui as impressões e considerações.
Também estou pensando em fazer um sistema assim, a idéia seria fazer 20l normalmente sem lavagem, mas com a opção de fazer 40 com lavagem.
Você acha que daria certo, com uma panela de 48l e um cesto feito a partir de uma panela de 22l ?
 
Também estou pensando em fazer um sistema assim, a idéia seria fazer 20l normalmente sem lavagem, mas com a opção de fazer 40 com lavagem.
Você acha que daria certo, com uma panela de 48l e um cesto feito a partir de uma panela de 22l ?
A minha aposta é que sim, da certo, e é exatamente como estou dimensionando meu equipamento. De qualquer forma vamos aguardar mais dicas, sugestões e opiniões.
 
Eu achei melhor comprar uma de 65L e uma Resistência de 5000W. Assim no começo, posso fazer 20L por exemplo. Quando começar a ter mais experiência, farei de 40 em 40L. Com ela, dá pra fazer até 50L ou mais. Assim, só gastarei dinheiro com equipamento apenas 1 vez.

No seu caso, acredito que conseguirá fazer os 40L ou mais. Lembrando que BIAB original, não fazem lavagem. A lavagem, pode ser feita com poucos litros de água.
Outra coisa, tem gente que acrescenta a água direto no fermentador se quiser.
 
Pessoal, segue um esquema do que imagino ser o dimensionamento adequado para cada lote de produção(20 e 10 litros finais) com circulação contínua sem lavagem de grãos. Podem por favor opinar?

Obrigado!!!
PSV.jpg
 
Acho que está errado. Geralmente se usa de 4 a 6kg de malte pra fazer 20Litros.
Esse gráfico acho que deveria ficar da metade pra baixo de ocupação da panela. Pra cima deverá ficar vazio ou com os 35L mais ou menos de água pra fazer os 20L.
 
Leandro, obrigado pelos comentários! O que tentei passar com essa imagem são as dimensões e capacidade do equipamento que são fixas(panela de 48 litros e cesto com capacidade para 10kgs) e as configurações em volume de malte e agua para cada lote(20 e 10 litros finais). Os volumes de agua e malte são indicados nas réguas azul e amarela ao lado do equipamento. Portanto, para 20 litros de cerveja são 5kgs de malte e 35litros de agua e para 10 litros de cerveja 2,5kgs de malte e 20 litros de agua, sempre considerando o processo com circulação contínua sem lavagem dos grãos e uma média de insumos podendo haver pequenas variações para cima ou para baixo a depender da receita. Os pontos importantes para mim são um bom equilíbrio entre viabilidade e espaço superior(para 20 litros) e inferior(para 10 litros) da panela e cesto.
 
Pessoal, apenas compartilhando para quem como eu ainda esteja inseguro quanto as dimensões e possibilidades do equipamento que tem intenção de montar, acessei um canal no youtube que esclarece bem esses pontos. O canal é: Eric Carbobiach - Big Bear. Agora é preparar o bolso e organizar o orçamento...kkkk.... Agradeço pelos que puderam contribuir.
 
Back
Top