Fermentaçao da Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodopess

Member
Joined
Aug 18, 2015
Messages
11
Reaction score
1
Amigos cervejeiros boa tarde!

Fiz uma leva de Witbier e gostaria de saber o tempo ideal para fermentacao.

Usei o fermento Safbrew T-58 e o balde esta a temperatura ambiente de 18graus. Gostaria de saber se posso fermentar nessa temperatura mesmo e o tempo total para esta fermentacao, clarificacao e carbonatacao na garrafa.

Abracos
Rodolfo Pessoa
 
Witbier com o T58? Puxa essa eu nunca vi.. fiz uma Belgian Blond Ale com o T58.. ficou muito boa, gostei deste fermento na minha Blondie. Vou fazer uma Weiss usando o M20 daqui à dois finais de semana.
agora pelo pouco que aprendi, controle de temperatura seria o ideal, com geladeira e termostato. Você é de SP como eu, e ultimamente temos tendo dias de máxima de 30 graus e minimas de 15 tudo no mesmo dia.. Vai fermentar? Vai. Porém talvez você não consiga resultados tão satisfatórios fermentando ao ar livre...
Outra coisa, creio que as Weiss e as Witbiers não necessitam de clarificação devido ao seu estilo..

Boa sorte ai na sua breja!
 
Amigos cervejeiros boa tarde!

Fiz uma leva de Witbier e gostaria de saber o tempo ideal para fermentacao.

Usei o fermento Safbrew T-58 e o balde esta a temperatura ambiente de 18graus. Gostaria de saber se posso fermentar nessa temperatura mesmo e o tempo total para esta fermentacao, clarificacao e carbonatacao na garrafa.

Abracos
Rodolfo Pessoa
Não existe tempo pré-determinado de fermentação.

É um processo biológico, dinâmico, que depende de um milhão de fatores.

Abraço,
 
Witbier com o T58? Puxa essa eu nunca vi.. fiz uma Belgian Blond Ale com o T58.. ficou muito boa, gostei deste fermento na minha Blondie. Vou fazer uma Weiss usando o M20 daqui à dois finais de semana.
agora pelo pouco que aprendi, controle de temperatura seria o ideal, com geladeira e termostato. Você é de SP como eu, e ultimamente temos tendo dias de máxima de 30 graus e minimas de 15 tudo no mesmo dia.. Vai fermentar? Vai. Porém talvez você não consiga resultados tão satisfatórios fermentando ao ar livre...
Outra coisa, creio que as Weiss e as Witbiers não necessitam de clarificação devido ao seu estilo..

Boa sorte ai na sua breja!

Normal wit com t-58. o caráter dele é belga, ésteres, condimentado e especiarias. Witbier clássica é com semente de coentro, o fermento produz sabores complementares e ainda a turbidez característca pois a floculação dele é bem baixa, então é tudo que se espera em um witbier.
 
Entao Ferorsan ela fermentou bastante nas primeiras 24h tanto que ate estufou o fermentador agora ela ja esta estabilizada e notei a lama formando no fundo. Segue uma foto do fermentador com ela. Sobre o fermento dei uma estudada e vi q pode ser usado para essa cerveja por desenvolver sabores esterificados e apimentados.

Guenter,
Sobre a temperatura entendi o seu ponto. Gostaria mais de um ponto de partida médio ja que nao tenho densimetro. Mas vou providenciar isso para as proximas levas. De qq forma agradeço pela informaçao.

Abracos
Rodolfo Pessoa
 
T-58 eu ja usei pra fazer wit e fica muito bom (só fermentar em temp baixa).
Quanto a fermentação, quantos litros de cerveja vc fez?
Se foram 20 litros, calcule entorno de uma semana e meia a duas semanas que com certeza a fermentação vai ter acabado.
O problema do densimetro é que vc nao vai saber quanto a cerveja tem de alcool e nem se a OG e FG estão dentro dos padroes de uma Wit, ou seja vc vai estar produzindo uma Wit hibrida :confused:
 
É eu estou fermentando a 18 graus, temperatura do meu armario hahaha. Acho que tá bom né.

São apenas 5 litros que faço Rins. Estou pensando em uma semana. Depois vai pra geladeira ou para esse estilo vai direto pro envase?
 
É eu estou fermentando a 18 graus, temperatura do meu armario hahaha. Acho que tá bom né.

São apenas 5 litros que faço Rins. Estou pensando em uma semana. Depois vai pra geladeira ou para esse estilo vai direto pro envase?
A resposta eh depende. Prova e ve se precisa de algum acerto. As vezes a cerva pode estar verde ainda. Entao uma maturação ajuda. E qudo terminar a maturaçao? Quando vc provar e ver q ela ta boa pro consumo..... Nao tem tempo certo....
 
É eu pensei melhor e talvez uma fermentação a temperatura ambiente de duas semanas dá pra ficar mais seguro com relação a melhor transformação dos açucares. Daí fico mais tranquilo com relação a maturação. Olha só como ela está no momento!
 

Attachments

  • 20150913_070527[1].jpg
    20150913_070527[1].jpg
    162.8 KB · Views: 325
Back
Top