Atenuação muito rapida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuiSpin

Well-Known Member
Joined
May 18, 2020
Messages
100
Reaction score
51
Location
Sorocaba
Fala pessoal..

Gostaria de saber qual a media de tempo que dura uma fermentacao de voces, considerando a primaria e a secundaria (antes do cold crash).

Ja fiz umas 10 ou 15 levas e quase sempre tive atenuacoes muito rapidas, coisa de 3 ou 4 dias ja estar na FG esperada. Nao utilizo o tempo para saber se esta com a fermentaçao finalizada ou nao, meço com densimetro, faço provas ate perceber que o sensorial esta adequado e nao tive problemas ate entao.

A duvida principal e se isso e normal ou se posso estar fazendo algo de errado.

Uma coisa que ja falaram no forum e que eu descartei seria a questao do overpitching. Para 20 litros sempre utilizo apenas 1 sache de levedura, portanto imagino que estava ate um pouco abaixo do ideal.

Alguem tem alguma sugestao ou algo para compartilhar que poderia ajudar?
Valeu pessoal!
 
Velocidade da atenuação vai depender de vários fatores.

Acredito que o principal fator é a Levedura, por exemplo kveiks são rápidas mesmo em temperaturas baixas.
Mas tem muitos outros fatores como:
Pitch de levedura;
Vitalidade das leveduras;
OG;
Rampas de A e B;
ABV;
Oxigenação do mosto;
Temperatura de fermentação;
Contaminação.....

Os tempo mais comuns de se ver são de ALEs que fermentam de 5 a 7 dias, Lagers de 7 a 10 dias porque fermentam em temperaturas mais baixas e consequentemente mais devagar.
 
É bem como @Gu_MAZZA falou: pode ser por vários motivos, e não quer dizer nada de ruim a princípio. Se você tem certeza que não está fermentando em temperatura muito alta, ou inoculando células muito demais, pode relaxar.

Como exemplo, estou no fim de uma fermentação com Verdant que foi de 1061 a 1019 (quase a FG prevista, que é 1017) em dois dias e meio, com quantidade correta de levedura e temperatura saindo de 16 e indo até 19.
 
Geralmente nas minhas ales, quando faço 20 litros, fermentação em 18°, uso 1 sache também (tanto liquida quanto nas secas), sem starter e em 3 a 5 dias fermentação tá concluída. Fg sempre conferida..
 
Se vc parte do principio que fermentação é chegar na FG desejada e essa FG se mantem fixa por 2 dias, realmente a fermentação geralmente é nesse tempo. Porém se vc for considerar fermentação como fazer a cerveja completa (incluo além de chegar na FG, ter a cerveja devidamente limpa dos compostos da fermentação, pelo próprio fermento) aí a coisa muda de figura, podendo chegar a semanas e até meses. Mas baixar FG geralmente é nessa média 3 a 5 dias e incluo até algumas cepas lagers, que ja cheguei em FG fermentando a 10 graus em apenas 4 a 5 dias....
 
Acho que esta bem proximo do que a maioria falou mesmo..
Os parametros estao bem dentro do normal ai.. quase sempre a OG fica entre 1045 e 1055, temp de fermentaçao nos 18ºC, rampas de 65 a 67 em media e oxigenacao com splash..

Se vc parte do principio que fermentação é chegar na FG desejada e essa FG se mantem fixa por 2 dias, realmente a fermentação geralmente é nesse tempo. Porém se vc for considerar fermentação como fazer a cerveja completa (incluo além de chegar na FG, ter a cerveja devidamente limpa dos compostos da fermentação, pelo próprio fermento) aí a coisa muda de figura, podendo chegar a semanas e até meses. Mas baixar FG geralmente é nessa média 3 a 5 dias e incluo até algumas cepas lagers, que ja cheguei em FG fermentando a 10 graus em apenas 4 a 5 dias....

Uma questao bem importante desse comentario aqui, seria conseguir identificar quando a cerveja esta livre desses compostos.. e nesse caso demanda uma boa experiencia e um "paladar" bem apurado...

Para as minhas, acho que elas acabam bem limpas depois de um tempo a mais (mesmo atenuando em uns 5 dias nunca deixo somente isso) mas pode ser que para alguem com um sensorial mais apurado perceba algum defeito que eu nao consiga..

De qualquer maneira, ja fico ainda mais tranquilo depois dos relatos..
 
Fala pessoal..

Gostaria de saber qual a media de tempo que dura uma fermentacao de voces, considerando a primaria e a secundaria (antes do cold crash).

Ja fiz umas 10 ou 15 levas e quase sempre tive atenuacoes muito rapidas, coisa de 3 ou 4 dias ja estar na FG esperada. Nao utilizo o tempo para saber se esta com a fermentaçao finalizada ou nao, meço com densimetro, faço provas ate perceber que o sensorial esta adequado e nao tive problemas ate entao.

A duvida principal e se isso e normal ou se posso estar fazendo algo de errado.

Uma coisa que ja falaram no forum e que eu descartei seria a questao do overpitching. Para 20 litros sempre utilizo apenas 1 sache de levedura, portanto imagino que estava ate um pouco abaixo do ideal.

Alguem tem alguma sugestao ou algo para compartilhar que poderia ajudar?
Valeu pessoal!
Bom dia!
Cara, vou colocar aqui a ficha de referência da Fermentis das leveduras Ale deles, pra vc ter uma referência. Tem 3 coisas aí que eu ressaltaria, pra vc avaliar seu tempo de fermentação.

1- As leveduras que fermentam mais rápido, em geral são as que geram mais esteres e fenois. Fermentações mais longas, na maioria dos casos, são mais limpas.
2- A densidade do mosto altera bastante o tempo de fermentação.
3- Esses tempos são para fermentações a 20 graus. Fermentações a 18 demoram mais.

Caso vc conclua que sua fermentação está acontecendo mais rápido do que deveria ( uma US 05 não deveria fermentar em 4 dias, por exemplo) a primeira coisa a olhar é seu controle de temperatura de fermentação. Como a fermentação gera calor, dependendo de como vc está medindo, é possível ter uma diferença de leitura de alguns graus.
Abs.
 

Attachments

  • Screenshot_20220921-094803~2.png
    Screenshot_20220921-094803~2.png
    139.9 KB · Views: 0
Comprei um iSpindel para mim (nao por causa desse problema, mas acabou sendo no mesmo tempo) e nas proximas levas vou ter uns graficos desses pra poder analisar com mais dados..
Vou atualizando por aqui conforme as descobertas!
 
Comprei um iSpindel para mim (nao por causa desse problema, mas acabou sendo no mesmo tempo) e nas proximas levas vou ter uns graficos desses pra poder analisar com mais dados..
Vou atualizando por aqui conforme as descobertas!
depois fala o que achou do ispindel, to querendo comprar um tbm
 
Me metendo na conversa, comprei um Ispindel há algumas semanas e gostei demais. Há dois meses meu controlador de temperatura deu pane e a cerveja congelou duas vezes durante a fermentação. Agora eu monitoro a temperatura (além da densidade) o tempo todo pelo brewspy, e tem sido só felicidade.

Comprei com @Renato_Maia , pelo Shopee, e era o melhor preço na época.



depois fala o que achou do ispindel, to querendo comprar um tbm
 

Latest posts

Back
Top