Fermentação e OF

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Boa tarde, fiz minha primeira brassagem ( uma belgian blond ale ) , tive alguns problemas como por exemplo a OG que não bateu com o esperado ( ficou em 1080) , minha cerveja esta fermentando a 19 graus, no domingo coloquei ela pra fermentar, na terça retirei uma amostra e a densidade reduziu de 1080 para 1050, hoje ( sexto dia de fermentação) retirei novamente outra amostra e deu 1045, achei uma redução muito pequena, me falaram para eu deixar ela fermentando ate aproximadamente 1013, mas minha duvida é , será que la vai chegar a 1013 ?
 
Boa tarde, fiz minha primeira brassagem ( uma belgian blond ale ) , tive alguns problemas como por exemplo a OG que não bateu com o esperado ( ficou em 1080) , minha cerveja esta fermentando a 19 graus, no domingo coloquei ela pra fermentar, na terça retirei uma amostra e a densidade reduziu de 1080 para 1050, hoje ( sexto dia de fermentação) retirei novamente outra amostra e deu 1045, achei uma redução muito pequena, me falaram para eu deixar ela fermentando ate aproximadamente 1013, mas minha duvida é , será que la vai chegar a 1013 ?
Eu acho que há vários problemas nas prioridades e preocupações que você está tendo.

Vamos ponto por ponto.

...hoje ( sexto dia de fermentação) retirei novamente outra amostra e deu 1045, achei uma redução muito pequena...

Ok, mas sabe de que adianta achar uma redução pequena ou grande? Nada. :)

Em qualquer caso, vais ter que deixar o fermento trabalhar o tempo necessário até acabar o serviço, e não, independente se o ritmo estiver rápido ou devagar, não tens que fazer nada. O ritmo pra uma cerveja desta está totalmente normal, você que não está acostumado. Outra questão........... qual fermento utilizou? Você não citou isso, e por não citar, provavelmente achar que isso não faz diferença na velocidade da fermentação............ bom, o fermento utilizado faz uma TOTAL diferença, tanto da FG (densidade final), quanto na velocidade.

...me falaram para eu deixar ela fermentando ate aproximadamente 1013, mas minha duvida é , será que la vai chegar a 1013 ?

Primeiro, quem falou? A pessoa deu uma explicação precisa do motivo que o mosto tem que chegar especificamente a 1013? Novamente, isso não existe.

Se alguém te deu essa receita, saiba que no equipamento dele, mosturar, digamos, a 66, pode ser completamente diferente do que mosturar a 66 no seu equipamento com a sua técnica. A maneira de medir a temperatura pode ser diferente, termômetro pode ser diferente, etc. Isso tudo muda o resultado da cerveja.

Resumindo, CERVEJA É VIVA.... biológica... dinâmica.

O certo, na minha visão, é quase que esquecer de como ficou tão especificamente a FG. Tem várias cervejas que inclusive eu nem meço porque sempre dou tempo bem mais que suficiente pra atenuar tudo (semanas de Fermentação Secundária), e depois de embarrilar o que eu faço? Eu provo o resultado! Se ela ficou muito seca, muito doce, muito encorpada, etc..... e então altero a receita pra ela ficar como eu quero, e não numa FG específica que na verdade não é o que vai deixar a cerveja como eu quero, e sim, a minha percepção.

Ou seja, primeiro, não vejo motivo sério pra ficar medindo toda a hora a densidade... a não ser que seja curiosidade. Segundo, espere ela atenuar tudo que pode, meça, engarrafe, carbonate, e tome. Não interessa se ela ficou a 1010, 1013, 1018... o que interessa é se ela ficou do jeito que você projetou.

Grande abraço,
 
Também tem ajustar o cálculo caso esteja medindo com refratometro, por causa do álcool.
 
O fermento que utilizei ( 2 pacotes ) foi o M10 da mangrove , e consegui 16litros, mas saber se ela atenuou tudo que pode, vou ter que olhar a densidade pois o airlock não borbulhou pois há um headspace muito grande no balde fermentador, então o jeito é medir a densidade mesmo, então se ela ficou por exemplo 3 dias na densidade de 1040 e não baixou mais significa que ja terminou e atenuou tudo? não tem como baixar mais a densidade né?
 
Keep calm e deixa rolar mais uns 10 dias, mede, deixa rolar mais uns 3 dias, mede de novo. Se não diminuir a densidade, maturação, garrafa.

Quanto mais tempo esperar, melhor pra tua cerveja.

E cuidado com o coração. Ansiedade mata!
 
O fermento que utilizei ( 2 pacotes ) foi o M10 da mangrove , e consegui 16litros, mas saber se ela atenuou tudo que pode, vou ter que olhar a densidade pois o airlock não borbulhou pois há um headspace muito grande no balde fermentador, então o jeito é medir a densidade mesmo, então se ela ficou por exemplo 3 dias na densidade de 1040 e não baixou mais significa que ja terminou e atenuou tudo? não tem como baixar mais a densidade né?

tu não tá medindo com refratômetro? corrigiu a medição? álcool altera a densidade...
 
To medindo com densímetro mesmo , hoje fui abrir o freezer e formou-se alguns fungos na parede da freezer e em volta do balde, provavelmente por ter resíduo de liquido caido, peguei uma amostra medi a densidade e ainda não foi alterada e também não apresentou cheiro nem gosto estranho, será que deu algum problema? ja aconteceu isso com algum de vocês esse negocio de fungos?

outra coisa...

Desde o 6 dias de fermentação que a densidade que medi estava em 1040 , hoje decimo dia manteve os 1040 , acho que ja estabilizou o que acham?
 
Mas no 6º dia não era 1.045?
Tu chegou a provar as amostras que tu tá tirando? elas não estão excessivamente doces? eu aposto que tua fermentação parou por algum motivo.
Eu hidrataria um pacote de fermento e inocularia, o M10 mesmo... 1.040 é uma FG MUITO alta...
 
Desculpa, não é 1040 , é 1045 , mesmo após 10 dias de fermentação eu posso inocular mais fermento? isso não causaria problema a cerveja?
qual é o problema de uma FG alta? ( tirando o ABV que não vai ficar de acordo com o estilo ) , minha fermentação foi feita utlizando o M10 ( 2 pacotes)
OBS: não hidratei o fermento
 
Desculpa, não é 1040 , é 1045 , mesmo após 10 dias de fermentação eu posso inocular mais fermento? isso não causaria problema a cerveja?
qual é o problema de uma FG alta? ( tirando o ABV que não vai ficar de acordo com o estilo ) , minha fermentação foi feita utlizando o M10 ( 2 pacotes)
OBS: não hidratei o fermento

Quantos litros tu fez? certamente tu teve taxa de inoculação bem abaixo do correto. Provavelmente tua levedura ficou extenuada pela alta OG e parou de trabalhar.

Para 10 litros - pelo menos 15g de fermento hidratado ou 30g de fermento sem hidratar
para 20 litros - pelo menos 30 g de fermento hidratado ou 60g sem hidratar.

Se sobrou muitos açúcares fermentáveis, tua cerveja ficará excessivamente doce. Se tu adicionou açúcar na receita, pode ter deixado as leveduras preguiçosas

Posta tua receita, volumes, temperaturas e os métodos utilizados que fica mais fácil que levantar todas as possibilidades
 
Minha receita era uma Belgian Blond Ale ( 20L ) , eu utilizo grain bag , na mostura usei 18L de agua inicial , lavagem de grãos 9L ( percebi que foi pouco) , fiz rampas 60min (67ºC) e 15min( 77ºC) , como foi minha primeira brassagem tive difuculdade no controle da temperatura , não utilizei açucar na receita , meu resfriamento demorou muito pois não ainda não adquiri um Chiler , fiz por trasnferencia de calor externa mesmo ( gelo e agua por fora da panela) , A OG ficou em 1080 , UTLIZEI 2 PACOTES DE M10 SECO SEM HIDRATAR, a fermentação comecei a 18ºC com o passar dos dias fui aumentando 1ºC, porém em momento algum meu AirLock Borbulhou , pode ser tanto pelo espaço grande que ficou ( já que so consegui por alto 14 l) e o balde tem capacidade para 22l , ou não borbulhou por problema de vedação. A densidade atenuou em 1045 (já tem 11dias)
 
Minha receita era uma Belgian Blond Ale ( 20L ) , eu utilizo grain bag , na mostura usei 18L de agua inicial , lavagem de grãos 9L ( percebi que foi pouco) , fiz rampas 60min (67ºC) e 15min( 77ºC) , como foi minha primeira brassagem tive difuculdade no controle da temperatura , não utilizei açucar na receita , meu resfriamento demorou muito pois não ainda não adquiri um Chiler , fiz por trasnferencia de calor externa mesmo ( gelo e agua por fora da panela) , A OG ficou em 1080 , UTLIZEI 2 PACOTES DE M10 SECO SEM HIDRATAR, a fermentação comecei a 18ºC com o passar dos dias fui aumentando 1ºC, porém em momento algum meu AirLock Borbulhou , pode ser tanto pelo espaço grande que ficou ( já que so consegui por alto 14 l) e o balde tem capacidade para 22l , ou não borbulhou por problema de vedação. A densidade atenuou em 1045 (já tem 11dias)

Pra 1080 e 16L tu deveria ter usado uns 3 pacotes hidratados de fermento. Se tu usou 2 sem hidratar, tu está com 1/3 do necessário.
Usar 1/3 do necessário em uma cerveja de baixa OG já é complicado. Agora em uma de alta OG, fica muito pior, pois o meio com álcool fica mais agressivo pra levedura.

Eu aposto em stuck fermentation. A levedura deve ter parado de agir por estar extenuada. Prova uma amostra e vê se não está muito doce. Se sim, com certeza tu tem açúcares fermentáveis ainda na leva.

Conforme já disse, eu inocularia um novo pacote de levedura, a mesma M10, desta vez HIDRATADA. Ela vai acabar o serviço...
 
Pra 1080 e 16L tu deveria ter usado uns 3 pacotes hidratados de fermento. Se tu usou 2 sem hidratar, tu está com 1/3 do necessário.
Usar 1/3 do necessário em uma cerveja de baixa OG já é complicado. Agora em uma de alta OG, fica muito pior, pois o meio com álcool fica mais agressivo pra levedura.

Eu aposto em stuck fermentation. A levedura deve ter parado de agir por estar extenuada. Prova uma amostra e vê se não está muito doce. Se sim, com certeza tu tem açúcares fermentáveis ainda na leva.

Conforme já disse, eu inocularia um novo pacote de levedura, a mesma M10, desta vez HIDRATADA. Ela vai acabar o serviço...


Quer dizer que se minha Pitching Rate está errada eu posso adicionar mais sem problema?
 
Quer dizer que se minha Pitching Rate está errada eu posso adicionar mais sem problema?

Pode adicionar sim...
Mas tenha sempre em mente que under pitching gera off flavors, e eles são gerados no início da fermentação. Colocar mais fermento depois da inoculação inicial (primeiras horas) NÃO VAI CORRIGIR estes problemas, só vai ajudar a acabar de atenuar.

Pra corrigir off flavors, só uma boa fermentação secundária...

leia o tópico fixo sobre fermentação que lá tem bastante informação bem útil...
 

Latest posts

Back
Top