Fermentação de uma weiss não começa...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Boa noite, amigos,

Faço cerveja desde 2012 e quando descobri esse forum aqui pude aprender muito. Nunca havia feito uma weiss e me aventurei neste ultimo domingo. Fiz uma receita baseada na Schneider-Weisse q é minha cerva de trigo preferida. Tudo pareceu correr bem. Utilizei pela primeira vez o fermento pra weiss da DrYeast e segui a recomendação deles para fazer o "mini starter" q eles indicam. Inoculei o fermento em um balde de 20L com um mosto à 16°C e OG de 13 brix. Até tenho uma bombinha de ar com pedra difusora mas admito q estava morto e mandei bala sem aerar.

O balde foi pra geladeira com temperatura controlada (valeu, Guenther, heheheh!) em 18 graus. Pela primeira vez estou nesta situação: até hoje, 48 horas depois de inocular o fermento, não tem nenhuma atividade no airlock. Achei esquisito e abri pra medir a gravidade pra ver se tava rolando fermentação. Nada... A gravidade continua cravada nos 13 brix.

Vocês me sugerem algo? Paciência? Essa bendita fermentação vai começar? Ou devo comprar mais fermento pra dar um gás? Agradeço as sugestões desde já!

Forte abraço,

Chico
 
Achou esquisito por que? Vc usou um tubo mesmo em 20l como entendi?

Pouco fermento e 0 aeração com fermento liquido, não tem que achar esquisito que deu problema, era quase certo! Não sei o que recomendar além de na próxima vez larga de ser preguiçoso hahaha
 
Sobre esse fermento, dá uma lida neste tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404299

Verá que mesmo com este mini mosto que eles mandam você terá uma quantidade bem menor que a recomendada. Pode ser que sua cerva fermente, mas é bem provável que ela não atenue completamente e você tenha uma porrada de defeitos nela.

E a oxigenação, como o @Raisoshi disse, é fundamental para fermentos líquidos.

Deixa o pau quebrar e corrija nas próximas.

Abraço!
 
Valeu pelas respostas, André e Gabriel. Nunca tinha usado fermento líquido e bobeei legal.
Bom, felizmente ontem de manhã as primeiras borbulhas surgiram ainda tímidas no airlock e hoje a atividade está mais intensa. To na esperança de rolar ainda uma atenuação razoavel pra "salvar" a cerva.

Quanto à porrada de defeitos que vc disse q provavelmente a cerva teria, Gabriel, algo que possa ser feito? Algo como uma fermentação secundária mais longa pra tentar uma reabsorção dos compostos ruins?
 
Valeu pelas respostas, André e Gabriel. Nunca tinha usado fermento líquido e bobeei legal.
Bom, felizmente ontem de manhã as primeiras borbulhas surgiram ainda tímidas no airlock e hoje a atividade está mais intensa. To na esperança de rolar ainda uma atenuação razoavel pra "salvar" a cerva.

Quanto à porrada de defeitos que vc disse q provavelmente a cerva teria, Gabriel, algo que possa ser feito? Algo como uma fermentação secundária mais longa pra tentar uma reabsorção dos compostos ruins?

A minha preferência e de muita gente tb é de tomar as hefeweizens mais novas, então não sei se maturando mais tempo ficaria melhor.

O negócio é esperar pra ver e aprender com o erro.
 
Valeu pelas respostas, André e Gabriel. Nunca tinha usado fermento líquido e bobeei legal.
Bom, felizmente ontem de manhã as primeiras borbulhas surgiram ainda tímidas no airlock e hoje a atividade está mais intensa. To na esperança de rolar ainda uma atenuação razoavel pra "salvar" a cerva.

Quanto à porrada de defeitos que vc disse q provavelmente a cerva teria, Gabriel, algo que possa ser feito? Algo como uma fermentação secundária mais longa pra tentar uma reabsorção dos compostos ruins?

@fcamello,

Eu seguiria o procedimento normal, e depois avaliaria o resultado. Um aprendizado e tanto, em questões sensoriais e de processos.

Sobre a porrada de defeitos, isto é bem relativo, de repente você encontre alguns off-flavors, mas ache a cerveja até boa, outros podem odiar e outros adorarem.

Digo isto, pois uma vez fui em um seminário sobre controle de qualidade e análise sensorial de cerveja, onde teve uma degustação de uma cerveja feita por uns camaradas que estavam participando do curso, e para muitos a cerveja estava "irada". No entanto, eu e mais alguns participantes identificamos vários problemas (excesso de diacetil, isovalérico (chulé), parecia uma cerveja que ainda não tinha terminado nem de fermentar).

Então essa percepção é relativa e você vai adquirindo com a prática, onde erros são bem vindos, pois você aprende muito a treinar seu paladar.

Por fim, aconselho seguir normalmente e corrija na próxima. Tenho certeza que ela não vai ficar imbebível a ponto de ter que jogar fora.

Boas cervas!
 
Valeu pelas respostas, André e Gabriel. Nunca tinha usado fermento líquido e bobeei legal.
Bom, felizmente ontem de manhã as primeiras borbulhas surgiram ainda tímidas no airlock e hoje a atividade está mais intensa. To na esperança de rolar ainda uma atenuação razoavel pra "salvar" a cerva.

Quanto à porrada de defeitos que vc disse q provavelmente a cerva teria, Gabriel, algo que possa ser feito? Algo como uma fermentação secundária mais longa pra tentar uma reabsorção dos compostos ruins?

Eu faria isso. Deixar bastante tempo na secundária pra ver se o fermento absorve mais, e a temperaturas altas (tipo uns 5 ~ 6 dias a 25 ~ 26ºC)
Lembrando que underpitchings tem a tendência de gerar mais ésteres, e em Weiss isso é valorizado (éster com perfil de banana e baunilha, por exemplo). Porém, no teu caso, o underpitching foi alto, o que pode trazer muita coisa desagradável além da banana. Mas nem tudo está perdido.

Boa sorte, e nos conta como ficou depois!
 
Eu faria isso. Deixar bastante tempo na secundária pra ver se o fermento absorve mais, e a temperaturas altas (tipo uns 5 ~ 6 dias a 25 ~ 26ºC)
Lembrando que underpitchings (que não é teu caso, nesse caso foi um alto) tem a tendência de gerar mais ésteres, e em Weiss isso é valorizado (éster com perfil de banana e baunilha, por exemplo). Porém, no teu caso, o underpitching foi alto, o que pode trazer muita coisa desagradável além da banana. Mas nem tudo está perdido.

Boa sorte, e nos conta como ficou depois!

Não entendi muito bem, primeiro você diz que no caso dele não é underpitching, e depois diz que o underpitching foi alto, o que você quer dizer?

O fato é que ele usou metade do fermento que deveria, sem aeração, o que foi um underpitching sim.
 
Não entendi muito bem, primeiro você diz que no caso dele não é underpitching, e depois diz que o underpitching foi alto, o que você quer dizer?

O fato é que ele usou metade do fermento que deveria, sem aeração, o que foi um underpitching sim.

Acabei tirando o "leve". era pra ser "leve underpitching (que não é teu caso, nesse caso foi um alto)".

Editado pra não confundir....
 
Então, amigos, a fermentação ficou realmente muito lenta e hoje, seis dias depois, só baixou de 13 pra 10,5 brix. Péssima atenuação como o previsto.

Minha dúvida agora é se vale a pena ainda tentar salvar de alguma forma essa cerva. Resolveria alguma coisa eu comprar mais fermento, fazer um starter de 1 L e aerar a essa altura do campeonato ou seria só jogar dinheiro fora? Não me animo muito em gastar mais grana e investir mais tempo se a maior chance é da cerva ficar una mierda... Melhor entubar o prejú e partir pra outra?

Valeu, abraços!
 
cara, pouco fermento vai demorar mais pra atenuar... 6 dias não é muito tempo, sendo que teu lag time foi muito grande
eu se fosse tu ia aumentando a temperatura pra ajudar o fermento (até uns 24 ou 25ºC), e manteria na fermentação até parar de atenuar.

Não esquece que pra refratômetro, tens que corrigir as medições por causa do álcool... o ideal seria um densímetro
 
Tenha paciência, vai atenuar mais. Como o @tiefensee falou, aumente a temperatura, e ainda, dá uma leve sacudida para resuspender a levedura... e depois de mais dias dá uma verificada.

Nesse meio tempo vá estudando e planejando sua próxima receita.

Abraço!
 
Back
Top