Corrosão em Câmara Fria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Paulo Machado

Member
Joined
Sep 9, 2018
Messages
24
Reaction score
10
Location
Mato Grosso do Sul
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Pessoal, utilizo um freezer horizontal para realizar o meu processo de fermentação. Há quase quatro anos eu o utilizo.

Ultimamente ele vez soltando a tinta interna, oxidando muito. Alguém já passou por algo parecido ?

Não sei se é algum defeito nele, ou oxidação pelo Co² da breja.

Qual a opinião de vocês?
20200823_182931.jpg
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Pessoal, utilizo um freezer horizontal para realizar o meu processo de fermentação. Há quase quatro anos eu o utilizo.

Ultimamente ele vez soltando a tinta interna, oxidando muito. Alguém já passou por algo parecido ?

Não sei se é algum defeito nele, ou oxidação pelo Co² da breja.

Qual a opinião de vocês?View attachment 124461

CO2 nao causa oxidação,é oxigênio que faz isso..

pode ser o excesso de umidade, mais a acidez comum da cerveja.
 
CO2 solubilizado (ácido carbônico) causa corrosão sim, dependendo de pressão, temperatura e tipo de aço em contato (mais afetado é aço carbono, vide industria de O&G).

Isso aí é em uma região específica ou é generalizado? Fica alguma coisa metálica em cima (cilindro co2)? Se sim pode ser corrosão galvânica e um simples isolamento entre as partes pode resolver (um tabela de borracha entre o freezer e o cilindro co2 por exemplo.

abs
 
bom dia, boa tarde, boa noite pessoal!

Passando aqui par dar um feedback a todos vocês. Primeiramente, obrigado a todos que responderam!

Conversei com várias pessoas especializadas no ramo, todos me falaram a mesma coisa: Estes freezers são feitos para trabalhar em temperaturas negativas, com gelo na maioria dos casos. No meu caso, ele nunca trabalha nestas condições. O máximo que chego é a 0ºC em um coldcrash.

A umidade que permanece nas paredes e no interior promove a oxidação. A melhor recomendação seria trocar o meu freezer por algum que tenha o interior de plástico, ou até mesmo revesti-lo de inox ( Fica em R$ 600,00), que pra mim não vale a pena...

Pintar, envelopar, séria uma opção, porém seria algo paliativo, em questão de tempo retornaria...

Agora não sei se adquiro um fermentador cônico e migro para uma geladeira, ou o que faço....

Grande abraço pessoal.

PM.
 
Back
Top