Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Guenther,
Boa noite,

Primeiramente parabéns pelo tópico, muito bem escrito e objetivo.

Eu gostaria de tirar uma dúvida quando você fala da temperatura de fermentação, no final para ales, você diz que gosta da técnica de clarificação no pré-envase "Eu gosto na técnica de clarificação pré-envase para evitar excesso de borra de fermento dentro da garrafa ou barril."

Eu pesquisei sobre essa técnica no fórum, mas não encontrei, por favor você poderia explicar mais detalhes de como é feita?

E sobre o livro, conseguiu finalizá-lo?

Obrigado .
Abraços
Anderson Geromel
 
Guenther,
Boa noite,

Primeiramente parabéns pelo tópico, muito bem escrito e objetivo.

Eu gostaria de tirar uma dúvida quando você fala da temperatura de fermentação, no final para ales, você diz que gosta da técnica de clarificação no pré-envase "Eu gosto na técnica de clarificação pré-envase para evitar excesso de borra de fermento dentro da garrafa ou barril."

Eu pesquisei sobre essa técnica no fórum, mas não encontrei, por favor você poderia explicar mais detalhes de como é feita?

E sobre o livro, conseguiu finalizá-lo?

Obrigado .
Abraços
Anderson Geromel
Área de Fermentação, tópico fixo "Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação, etc"

Agora, já adiantando, isso é tão simples que nem dá pra chamar de "técnica". Basicamente, antes de engarrafar, é só deixar o fermentador em baixa temperatura uns dias. Quantos? Quantos quiser.

Abração,
 
Guenther,

Posso replicar esse texto em meu site?

Abraço,

Julio
 
Buenas galera!!
Uma dúvida, usar lúpulo no hop bag diminui a extração do amargor? Ou seja, ficará com menor amargor do que ferver normalmente o lúpulo?
 
Olha dizem que sim. Eu sinceramente nunca usei hopbag. Eu comprei um hopbag e faço ele de filtro no fim da fervura, prendendo ele na torneira, assim nao me arrisco a perder amargor/aroma/sabor.
Mas acho que o que a galera nao se preocupa em perder as caracteristicas do lupulo está em 1º) Estocagem 2º) Validade e aí sim por ultimo utilizar hopbag...
 
Pois é, eu não consegui comprar o hop bag e improvisei mas não deu muito certo pois estourou o saquinho, mas não chegou a sair lupulo de dentro dele. Por fim filtrei na torneira como você fez. Na amostra que tirei para medir a densidade não consegui sentir o mesmo amargor do que nas brassagens anteriores. Suspeito que ficará totalmente diferente essa leva.
 
Buenas galera!!
Uma dúvida, usar lúpulo no hop bag diminui a extração do amargor? Ou seja, ficará com menor amargor do que ferver normalmente o lúpulo?
Daniel, quando tiver uma dúvida assim, poste um tópico novo. Imagine quantos não devem ter a mesma dúvida e não vão ler as respostas que estás recebendo simplesmente porque ela não está na lista de tópicos.

Aos demais, por favor, me ajudem evitar esse tipo de coisa. Se negar a responder e orientar os novos participantes não é rude, é educativo, e fará nosso fórum ficar melhor.

Abração,
 
Pois é, nao quis criar um tópico novo pois não procurei em todos os tópicos se havia algo do tipo, mas tá valendo. Obrigado pelas dicas, abraço.
 
show o resumo que você fez, estou aprendendo aqui no forum... ja comprei meu kit e estou esperando chegar. espero futuramente estar contribuindo no forum! obrigado por compartilhar seus conhecimentos!! muito top!! nunca fiz curso espero poder fazer com o conhecimento adquirido aqui... eh nois!!
 
Muito bom ver pessoas que entendem o assunto, quererem passar para os outros sem se preocuparem se vão aprender, podendo, um dia, virarem professores também. Desse jeito o Brasil vai ter um grande futuro na tradição cervejeira mundial.
Parabéns e muito obrigado.
 
Cheguei agora no fórum, já estou imprimindo isso para ler algumas vezes
 
Já fiz mais de 20 brassagens e acabei de ler mais uma vez esse tópico. Cada vez que leio compreendo alguma coisa e percebo que sou iniciante mesmo, rsrs.
Valeu pessoal, continuem contribuindo
 
Muito bom o tópico ,e muito educativo e esclarecedor, ex cama de grãos ,manter a temperatura ,1:30 minutos ,mesmo com o controlador a diferença na temperatura ,interna da geladeira e do fermentador ,sanitização, o principal e a fermentação . etc .... Obrigado a todos Principalmente ao Guenther vinha lendo e acompanhando hoje lendo e estas quatorze páginas pude entender um pouco e entendi porque todos falam para os novatos lêem os tópicos para iniciantes aqui estão muitas respostas .
 
Contribuindo um pouco depois de 4 cabeçadas em brassagem (as quatro primeiras que eu fiz).

Comecei pegando receitas e tentando reproduzir. Resultado: Não tive nenhum resultado que me agradou. Nunca cheguei na OG esperada, na fermentação as leveduras não atenuavam direito, carbonatação não estava de acordo com o que eu lia no guia do BJCP, e a espuma aparecia no copo mas durava nada.

Bom, fui atrás de conhecimento e entrei pro fórum (nem eu sei porque demorei tanto!!). Aprendi muita coisa!

Comecei a fazer levas menores (6 L) pois são mais fáceis de fazer sozinho.

Setei o meu "profile" de equipamento no BeerSmith (se vc usa, faça isso pq é muito importante! todos calcúlos que ele faz são baseados nesse "profile")

E pra mim, uma coisa que vi que é crucial e eu estava fazendo errado (pra variar). "Brewhouse Efficiency". No BeerSmith está "default" em 72%, isso é alto pra quem ta começando. Então seu setei para 55-60%. Isso quer dizer a sua eficiencia em arrancar açucares dos maltes.

Setando essa eficiencia para valores mais baixos, eu comecei a ficar mais satisfeito com a medição de OG.

A atenuação na fermentação eu comecei a ficar satisfeito quando aprendi que não se deve seguir recomendações dos pacotes. Use uma calculadora, eu uso essa: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ , e seja feliz!

A espuma e carbonatação, eu só fiquei satisfeito quando usei a calculador: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/
Usando sempre a temperatura de fermentação como base.
E deixando a cerveja parada lá no cantinho escuro da sua casa por 2+ semanas. Sem ejaculação precoce de degustação!

Espero ter contribuído algo!

Abs
 
Feito isso, proceda com a clarificação (baixar a temperatura do fermentador o mais baixo possível desde que não congele a cerveja) durante uns 7 dias, e depois vá para o envase.

Bom dia Pessoal!

Logo após os 7 dias da clarificação em baixa temperatura, devo esperar a cerveja ficar em temperatura ambiente ou posso envasar em temperatura próxima de zero?

Obrigado pela ajuda por este post que está ajudando bastante!

Abraço
 
Bom dia, seuguima,

Pode e deve envasar com a temperatura baixa! Boa sorte!

Abraço!
 
Quanto mais baixa a temperatura menor a oxidação. Manda bala
 
Virei fã do Fórum só com esse Post. Foi minha primeira leitura do fórum, mas já foi suficiente. Parabéns.
 
Tenho dúvidas. Após a maturação, quando se engarrafa com priming qual temperatura devo deixar.
 
No caso após o priming e a refermentação posso guardar a temperatura ambiente ou devo pasteurizar.
 
Guenther, excelente post! Parabéns!

Sou novo tanto nessa lida, quanto aqui no fórum.
Fiz minha primeira Brassagem no dia 19/12, e com certeza será a primeira de muitas!
Já tive um probleminha, postei minha dúvida em um novo tópico, e o pessoal já está ajudando! Show de bola...

Fóruns como esse, são de grande valia para o aprendizado inicial.
Estou muito satisfeito com o conteúdo, com a maturidade e com o nível de compartilhamento de informações.

Hoje em dia, não há motivos para não divulgar o que você sabe. Existem conteúdos e informações disponíveis por todos os cantos;
Mas a grande diferença está nos pequenos detalhes que cada um irá identificar através da técnica e experiência adquirida.

Um abraço e bora fazer cerveja!

Leo.
 
No caso após o priming e a refermentação posso guardar a temperatura ambiente ou devo pasteurizar.

Se vc pasteurizar, vai matar o fermento que utilizaria o priming para gerar o CO2 na garrafa. Aliás, não é recomendado pasteurizar a cerveja em casa, existe muito risco de explosão das garrafas. Isso é sério, causa acidentes graves.

E respondendo sua questão anterior, após engarrafar com priming deixe as garrafas em temperatura ambiente, dentro da faixa de trabalho do fermento, para que ele possa gerar o CO2.
 
Opa, nem bem cheguei e já tem um post mega bom para iniciantes hehe, valeu pessoal pelo engajamento e ajuda, espero contribuir e aprender bastante aqui!
 
Primeiramente gostaria de agradecer por tudo que já me ajudou.

Tenho grande admiração pela sua paciência em responder a todos.

Obrigado mesmo

alguma noticia sobre o livro?
 
Primeiramente gostaria de agradecer por tudo que já me ajudou.

Tenho grande admiração pela sua paciência em responder a todos.

Obrigado mesmo

alguma noticia sobre o livro?
Parado... atualmente, com trabalho o dia inteiro e filhos pequenos, não consigo escrever.
 
Excelente o seu primeiro post Guenther!!! Já me deu muitas direcões a serem seguidas.
Não consegui guardar tudo na cabeca, mas vou copiar e colar no word e guardar no micro com muito cuidado.
Muito obrigado.

Abracos,
Flávio.
 
Ja comprei tudo pra fazer cerveja em casa e me veio o Grão inteiro e não tenho moedor, como posso esta fazendo pra moer o grão em casa, tenho liquidificador, triturador, e juice em casa.


Grato
 
Ja comprei tudo pra fazer cerveja em casa e me veio o Grão inteiro e não tenho moedor, como posso esta fazendo pra moer o grão em casa, tenho liquidificador, triturador, e juice em casa.


Grato

Vai dar um trabalho do cão se for muita coisa, mas vc pode fazer com um rolo de abrir massa, pois o objetivo não é triturar o grão de malte, mas apenas quebrá-lo, abrir a casca do grão... e não fazer uma pó de grãos.
 
Ja comprei tudo pra fazer cerveja em casa e me veio o Grão inteiro e não tenho moedor, como posso esta fazendo pra moer o grão em casa, tenho liquidificador, triturador, e juice em casa.


Grato
Crie um tópico novo para esse tipo de dúvida.

Abraço,
 
Primeiramente muito obrigado Guenther pelo texto. Sei que muitos cervejeiros que hoje são experientes, tiveram que começar de alguma forma, e até fazer a primeira cerveja creio que envolve muitas duvidas e até mesmo insegurança com o processo e o medo de errar.

Esse seu texto foi muito esclarecedor e serviu para tirar alguns "mitos". Muito obrigado mesmo, espero começar em breve a minha primeira brassagem. E por sinal eu que conheci esse forum a pouco tempo, estou gostando muito daqui.
 
Obrigado Guenther! Após um amigo achar este post no google, mudamos de patamar! rsrs

Concordo perfeitamente com as suas e ideias e também acho que um livro seu seria muito bem vindo, além do fato de que você seria (até onde eu sei) o primeiro brasileiro a nos disponibilizar um material de qualidade, pois literatura no momento, só estrangeira.

Como sou um iniciante, estou até deixando suas dicas de fermentação anotadas para segui-las à risca! Compramos uma geladeira e um termostato, algo que pensávamos que fosse demorar muito ainda para fazer, mas com seu post entendi que de fato, nós somos meros coadjuvantes no processo em que as leveduras são as verdadeiras estrelas do show.

Valeu pelas dicas, acabo de me cadastrar no fórum, tenho lido muita coisa e espero poder contribuir sempre que possível!

Abs!
 
Grande texto! Obrigado por compartilhar suas experiências e estudos!

abs
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top