CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Pega um cooler, coloca o fermentador dentro, enche de agua, e coloca umas garrafas de agua congeladas, vai trocando todo dia ou a medida que precisar.

Isso para a maturação a aproximadamente zero grau, confere?
Para a fermentação primaria e secundaria vc recomenda o que?
Valeu
Marcelo
 
Isso para a maturação a aproximadamente zero grau, confere?
Para a fermentação primaria e secundaria vc recomenda o que?
Valeu
Marcelo

Creio que o Raisoshi se referiu ao processo inteiro. A ideia principal é manter a temperatura estável, sem mudanças bruscas, tanto o cooler quando a água ajudam nisso. Com um termômetro e as trocas com gelo seria possível manter uma temperatura específica em cada fase do processo, usando mais ou menos gelo e fazendo mais ou menos trocas.
 
Isso que o karkassa falou, maior massa térmica com a água, menor perda por causa do cooler, e se você usar umas duas garrafas não vai chegar a 0C nunca, mas talvez abaixe alguns graus da temperatura ambiente e a fermentação ficaria na temperatura ideal.

Claro que isso exige um certo controle e experimentação pra você saber com que frequência trocar e ver quantas garrafas são suficientes, sendo que em dias quentes pode precisar de maior quantidade, etc.
 
Bom dia!

Só pra encerrar a questão que iniciei em 21/jul/2015, informo aos colegas que, tanto o balde que ficou fermentando em temperatura ambiente quanto o que ficou na câmara produziram boas cervejas!

Aêeeee!

As diferenças foram que a ceva do balde em temp amb ficou um pouco mais encorpada, e com aroma mais marcado (excelente, lembra mel de flores do campo); e a do balde da câmara 17ºC ficou mais seca (bem como era esperado do Nottingham).

Obrigado a todos que opinaram, um abraço!!!
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top