CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Eu ainda não tenho controle de temperatura por falta de espaço, então eu tenho pensado em resfriar o mosto até uns 16 graus (medindo a temperatura dele mesmo, não do entorno) e aí inocular a levedura reidratada (US-05) pode-se considerar que a fermentação começou a 16 graus?

Dessa forma, se eu pelo menos no primeiro dia tentar manter nessa temperatura e depois deixar subir naturalmente (em temperatura ambiente de 18 graus), terei muitos off flavors?

Meu paladar ainda não é muito treinando pra perceber off flavors, mas teve uma IPA que eu fiz que fermentou em temperatura muito alta que eu sentia o álcool nela, quase como se fosse uma bebida mais forte, dando aquela queimação. Nas outras 5 levas que eu fiz, não cheguei a notar isso, e todas fermentaram em temperatura ambiente, mas não em meses tão quentes como nessa IPA que eu citei (fiz ela no final de novembro se não me engano).

Desde já, muito obrigado.
Abraços!

Se for pra escolher entre resfriar até 16ºC e fermentar em temperatura ambiente ou não resfriar tanto e tambem fermentar a temperatura ambiente eu escolheria a primeira.

A questão é que nas primeiras horas (~12h) a levedura tá no estágio inicial e mal começou a se reproduzir e é quando ela começa a se reproduzir que gera calor e muitos dos flavors. O resfriamento nessa hora freia esse processo.
 
Pois é, Tiago, foi nisso que eu me baseei pra tentar isso, já que as primeiras horas que são as mais cruciais. A minha ideia é manter o mosto numa temperatura baixa pelo menos por umas 12 horas até um dia mais ou menos utilizando gelo, dessa forma eu acho que eu conseguiria iniciar a fermentação numa temperatura legal e depois deixaria ela ir aumentando naturalmente.

Abraços!
 
Pois é, Tiago, foi nisso que eu me baseei pra tentar isso, já que as primeiras horas que são as mais cruciais. A minha ideia é manter o mosto numa temperatura baixa pelo menos por umas 12 horas até um dia mais ou menos utilizando gelo, dessa forma eu acho que eu conseguiria iniciar a fermentação numa temperatura legal e depois deixaria ela ir aumentando naturalmente.

Abraços!

Desculpa cara, eu escrevi errado ali, não fui claro. O que eu quis dizer é que nas primeiras horas, que ocorre o lag phase pouca coisa acontece no sentido de criação de flavors, é passado dessa fase inicial, dessas horas, que elas realmente começam a trabalhar com vigor e é nesse momento que é crucial manter a temperatura. Isso não vai acontecer só abaixando a temperatura de inoculação...

Ao meu ver, a melhor saída seria comprar 2 sacos de gelo. Um vc usa pra resfriar a cerveja e o outro vc usa pra tentar manter a temperatura da fermentação mais amena pelas primeiras 48h, tipo colocando o balde de fermentação dentro de um maior, com gelo e água... Passado essas 48h vc poderia cuidar pra apenas não baixar a temperatura, digamos durante uma noite fria, lá pelo 4º ou 5º dia, isso poderia terminar a fermentação mais cedo.
 
Ah sim, entendi! Vou tentar fazer dessa forma então, mantendo as primeira 48h em uma temperatura mais baixa.

Muito obrigado, Tiago!

Abraços!
 
Ainda não tenho uma geladeira propria nem controlador de temperatura para fermentação, ai pensei em usar a geladeira de casa mesmo, abriria um espaço para o fermentador. Medi a temperatura de uma agua dentro e esta em 14ºc. Teria algum problema fermentar uma Ale ? ou é melhor fazer em temperatura ambiente, que essa semana esta variando entre 22 e 16º.
 
Acho que não teria problema, andremb, pois por mais que a temperatura na geladeira seja de 14ºC, a temperatura do mosto fermentando será mais alta pois a fermentação gera calor. Além disso, já vi gente aqui no fórum que fermentou Ales nessa temperatura em problemas.

Abraços!
 
Ainda não tenho uma geladeira propria nem controlador de temperatura para fermentação, ai pensei em usar a geladeira de casa mesmo, abriria um espaço para o fermentador. Medi a temperatura de uma agua dentro e esta em 14ºc. Teria algum problema fermentar uma Ale ? ou é melhor fazer em temperatura ambiente, que essa semana esta variando entre 22 e 16º.

O ideal é fazer como o Guenther bem detalha no post, mas dadas as restrições que você falou, eu começaria a fermentação na geladeira e depois levaria pra fora. O início da fermentação gera muito calor e ao longo do processo vai se estabilizando com a temperatura ambiente. Se puder iniciar com a temperatura interna da geladeira a uns 10º é melhor. Depois vá medindo a densidade e quando estiver próximo da esperada, transfira para a temperatura ambiente para finalizar a fermentação primária e emendar na secundária. Se não tiver como medir a densidade, deixa pelo menos uns 5 dias na geladeira.
 
Muito Obrigado pelas dicas. vou fazer um teste e posto os resultados depois
 
Tenho usado a sugestão de fixar o sensor na parede com isolante térmico abraçando. Mas tenho pensado em usar um sensor dentro do fermentador, imerso mesmo. Usando um fino tubo de inox 304 L com um PT-100 ligado à um data logger que também tenho . Consigo registrar até 4 sensores ao mesmo tempo. Dai vem a pergunta: sugestões para posição XYZ desses sensores? Estou procurando alguns artigos à respeito e aceito recomendações. Obrigado.
 
Cara, usando um poço termométrico, na minha opinião, nem tens que te preocupar com isso. Pra ti ter ideia, a imensa maioria de fermentadores grandes de cervejarias só tem um sensor.

Abraço,
 
Olá Guenther, eu pretendo mesmo usar apenas um sensor para controle. E irei inserir no fermentador na forma de poço. Mas estou curioso sobre a termodinâmica da fermentação e, sendo assim, curioso em relação à distribuição de temperatura dentro do balde. Você conhece algum estudo neste sentido? Obrigado.
 
Fluido quente sobe, fluido frio desce. A partir dai voce pode pensar qual sua prioridade. Eu diria que na parte superior você teria uma temperatura mais controlada.
Com certeza isso não vai fazer a menor diferença na escala homebrew pra um fermentador pequeno de 20-50l. O posicionamento do sensor pode ser mais crítico apenas em fermentadores maiores, porém falo de intuição, não tenho nenhuma experiencia com isso por tras.
Onde vocês conseguiram o poço inox? Conseguiram a um bom preço?
 
Olá Caioiac, a posição do poço e sensor dentro do mosto em fermentação é uma das minhas dúvidas. Por exemplo, faria diferença a posição desse sensor de controle em levas de top e bottom fermentations? Outra dúvida é que no caso de fermentação de topo imagino que o processo exotérmico também fique mais intenso no topo (posso estar falando besteira aqui). Sendo assim a dinâmica do fluido provocada pela diferença de temperatura é estranha. Pode acontecer algo similar à inversão térmica. Mais uma vez estou levantando essas questões mais pela minha curiosidade e muito menos pelo lado prático da coisa. Como eu disse fixar o sensor no balde com isolamento térmico em volta já é suficiente do ponto de vista prático para home brew. É que durante minha graduação e mestrado em física aplicada/experimental, assim como no meu trabalho em criogenia aprendi duas coisas: termodinâmica nunca é simples e que Lord Kelvin foi fodastico!!! Termodinâmica É como música do Rush, parece simples, mas quando escuta com atenção é foda!!
 
Bom, definitivamente voce tem mais base pra responder isso do que eu. Eu estou terminando minha graduação em eng mecânica hahahhaha (obs: tomei pau em termodinâmica uma vez)
Bom, baseado no que eu tenho lido sobre fermentação, pelo menos no caso de ales, a movimentação da cerveja durante o high kraeusen é intenso. As leveduras se prendem à bolhas de co2 o que faz elas subirem. Creio que isso gere uma movimentação intensa da cerveja também mantendo o perfil de temperatura distribuída. De novo tem que se pensar na geometria do fermentador que modifica os pontos de concetração de calor e a dinâmica do fluido. Fora a questão das paredes do fermentadores serem o ponto de troca de calor o que faria com que a parte próxima a parede fosse fria, e o centro do fermentador mais quente.
Isso daria um bom experimento! Colocar sensores de temperatura em diversos pontos e registrar as variações. Pena que isso significa encher de furo o fermentador, fora o custo dos poços.
 
Caioiac estou na minha quarta leva e com extrato!!! Portanto EU que tenho coisa para aprender com vocês aqui do fórum independente da minha formação!! rs

Mas de qualquer forma em breve espero compartilhar alguns experimentos que estou rascunhando. No caso do fermentador já fiz um experimento com recipientes menores nos quais pintando a parede de preto por fora melhora muito a troca térmica. Claro que não vou sair pintando meus baldes (quem sabe no futuro! heheh), mas já encontrei quem venda já preto (http://www.jaguarembalagens.com.br/site/?p=311). É algo interessante cuja explicação está no fato do preto tanto absorver quanto emitir calor melhor que qualquer outra cor, principalmente em relação ao branco. É legal fazer esse experimento com latinhas de cerveja: pegue duas lacradas, pinte uma de preto (com tinta esmalte) e outra deixe como está. Leve ao congelador e em alguns minutos a preta vai estar geledíssima enquanto a outra vai estar fria!!! Fiz isso e medi! (físico é besta com essas coisas mesmo, não se assuste). Mas o balde preto não possibilita ver bem durante a limpeza….

Em princípio para estudo da fermentação estou procurando um array de sensores, uma espécie de vareta com vários sensores ao longo do comprimento. Assim posso medir a temperatura em função da altura. Mas hoje estou focado aqui na construção de dois recipientes para mostura e lautering que em breve vou compartilhar no tópico específico. Enquanto isso vou lendo alguns artigos sobre essa questão do fermentador assim como a opinião dos experientes cervejeiros para melhorar meus rascunhos (ou jogá-los fora!).

Com relação ao poço, eu pretendo fazer para próxima leva daqui um mês (que espero já ser all-grain). Para isso minha ideia no momento é usar um tubo de proteção passando pela rolha de silicone em um furo separado do airlock. Sou cliente da Alutal e vou fazer uma cotação agora com eles e te aviso dos valores desses tubos em inox 304 L. O site deles: www.alutal.com.br

Abraços!
 
tfomelo, durante a fermentação, o que mais se faz é deixar no meio do fermentador. Para levas penas como as nossas, cujas produções vão no máximo a algumas centenas de livros..... nem se discute quanto a isso. Durante a fermentação, a movimentação por convecção térmica ocorre de forma bem intensa. Eu tenho fermentador de vidro, e já acompanhei inúmeras vezes.

Agora, se fôssemos falar de um fermentador de 20.000 litros... aí a coisa pode ser diferente, pois normalmente estes fermentadores tendem a ser muito.. muito altos. Nesse caso, há uma medição de temperatura também no cone, lá em baixo. A tendência é que o frio desça, certo?

Pois bem... o que ocorre é justamente o contrário nestes grandes volumes (pra variar, a biologia azuerando com a física) :).

A massa de leveduras lá embaixo, pela pressão, acaba ficando bem densa, e pela atividade biológica sua temperatura sobe mais ainda do que a própria cerveja fermentando lá em cima.... e isso demanda um controle de temperatura bem preciso.

No nosso caso, até levas de algumas centenas de litros.... não há necessidade nenhuma em medir em vários pontos. Normalmente, coloca-se no meio ou um pouco mais baixo que o meio (já que pode-se fazer levas menores e não ocupar todo o fermentador).

Abração!
 
Beleza Guenther! Era no meio mesmo que eu penso em colocar o poço térmico. Pensei em um tamanho que entre 15 cm dentro do mosto.
Obrigado pelas informações, devidamente anotadas!
 
Amigos, quando tem dois baldes na geladeira, colam o sensor no de cima ou no de baixo?
Pode ser exagero, mas não custar saber das experiências anteriores.
Obrigado.
 
O Guenther tem razão, as usual. As vezes eu fermento com o sensor do termostato direto dentro do fermentador (dentro de um tubinho da white labs, para não encharcá-lo), e quando o faço, a temperatura no termostato leva muito mais tempo para estabilizar. E para falar a verdade, nem sei porque não o faço sempre assim. Acabei de ler o tópico e fui tirar a prova. Estou com uma ale maturando a 10C com o sensor solto dentro da geladeira. Peguei uma fita e o colei na parede externa do meu maturador (um tonel de 40 litros de PEAD, de parede mais grossa que as dos baldes brancos de PP), e em menos de um minuto o indicador do termostato saltou para 12C. Coloquei um pedaço de espuma bem densa sobre o sensor e o prendi com mais fita adesiva. Fechei a geladeira e mais um tempinho, o visor marcou 13C. E a diferença só não é maior porque a cerveja já fermentou e está maturando sem abrir a geladeira há uns 4 dias.
 
Agora, totalmente off-topic, eu fico impressionado com a modéstia do mestre: "No nosso caso, até levas de algumas centenas de litros". Algumas centenas de litros? Puxa vida, e eu aqui me aloprando com minha leva de 5 litros de Belgian Strong Golden Ale...
 
Ola, como iniciante, tenho lodo bastante sobre os equipamentos, ainda naão fiz nenhuma cerveja, estou com os equipamentos basicos para fazer a primeira, mas vi que todas as cervejas precisam ficar fermentando, tenho um freezer aqui e iria pedir para alguem instalar o termostato para mim... Mas gostaria de saber, todas as cervejas precisam deste controle de temperatura? Existe alguma tipo a primeira receita para o iniciante, que no caso eu possa colocar para fermentar dentro da geladeira, sem um controle de temperatura?
Valeu mais uma vez!!
 
William, minhas 3 primeiras levas foram fermentadas na temperatura ambiente de um banheirinho na casa dos meus pais que ninguém usava e que era o cômodo mais fresco. E para piorar, nem chiller eu tinha, e a cerveja esfriava sobre a pia de um dia para o outro, antes que eu inoculasse o fermento. Não posso dizer que ficaram grandes cervejas, mas ficaram boas ao ponto de eu achar que realmente valia a pena continuar produzindo. Se você fizer uma ale, ela vai fermentar em praticamente qualquer lugar da sua casa que não bata sol. Até hoje, quando o congelador da minha "câmara" está muito cheio e não o posso levar as coisas para o congelador de dentro de casa, eu coloco o fermentador no armário debaixo da pia. Se ai estiver muito quente, você pode colocar o fermentador em alguma caixa com garrafas PET com água congelada e trocá-las a cada 5 horas.
 
Olá gente, estou começando agora, acabei de comprar um kit e to com dúvida na etapa de fermentação, moro no RJ e não tenho como controlar a temperatura ambiente, no Rio, ainda mais em época de verão, a variação de temperatura pode ser um pouco exagerada, podendo chegar até 40° c em alguns dias, o que fazer?
 
Olá gente, estou começando agora, acabei de comprar um kit e to com dúvida na etapa de fermentação, moro no RJ e não tenho como controlar a temperatura ambiente, no Rio, ainda mais em época de verão, a variação de temperatura pode ser um pouco exagerada, podendo chegar até 40° c em alguns dias, o que fazer?
Cara... não há muito o que dizer.... tem que dar um jeito de controlar.
 
Eu li do amigo ai em cima sobre o controle com garrafa pet congelada, é eficaz? O termômetro que geralmente vem com o kit tbm faz a medição do ambiente??

Eu também li sobre colocar o fermento em uma panela com agua na geladeira por 2 dias antes de colocar no fermentador, daria certo esta técnica?
 
Cara, se está começando, nem pense em utilizar qualquer técnica que não entenda PERFEITAMENTE o motivo de estar fazendo aquilo. Infelizmente no Brasil grande parte do material escrito disponível na internet tem muita coisa errada.

Pra quem está começando, utilize-fermento seco, em torno de 1g por litro de mosto (tipo, 20 litros, 2 pacotes). Fermento seco deve ser simplesmente hidratado com ÁGUA.

Sobre esse tipo de controle com garrafa PET congelada, sim, dá pra fazer pra conseguir pelo menos um ambiente mais fresco. Podes por exemplo colocar o fermentador dentro de um isopor e colocar PETs congeladas em volta.

Abraço,
 
.... Durante a fermentação, a movimentação por convecção térmica ocorre de forma bem intensa. Eu tenho fermentador de vidro, e já acompanhei inúmeras vezes.
.... !

Ouvi bastante dizer que a cerveja nao poder receber luz, como que faz com o de vidro?
estava querendo fazer um de acrilico ou outra coisa que desse pra visualizar.

É só folclore ou nao?
 
A cerveja não pode ficar exposta à luz sob risco de sofrer light struck (substancias do lupulo reagem com a luz).
Usar fermentador transparente não é problema, desde que voce nao deixe fermentando na sua varanda. Se usar fermentador transparente, deixe fechado em algum quarto escuro, e de preferencia sem lampada fluorescente (emite ultravioleta)
 
Ouvi bastante dizer que a cerveja nao poder receber luz, como que faz com o de vidro?
estava querendo fazer um de acrilico ou outra coisa que desse pra visualizar.

É só folclore ou nao?
Fermentador dentro da geladeira...... geladeira fechada...... escuro. :)
 
É foi o que imaginava, quem tinha falado disse que não podia nem passar perto da luz, assim meio terror, vai estragar se der uma olhadinha.
Eu imaginei que a luz faz os óleos ficarem rançosos isso poderia estragar os lúpulos.

A duvida é sobre controle de temperatura e questão de contaminação se fizer um fermentador de acrílico ou algum material que possa ser cortado em laser pois minha mulher tem uma corte laser. e pensei em fazer um cubo com fundo cônico / piramidal e passar uma serpentina de nylon por dentro para controlar a temperatura.

Sera que da certo? qual material seria bom?
 
O principal problema que vejo seria na junção das partes.

Teria que usar uma cola atóxica, para evitar desprender químicos na cerveja.

Mas este nem seria o mais complicado, o complicado seriam as junções em sí, pois a rugosidade e cavidades que inevitavelmente se formariam na cola usada seriam o "Lar Doce Lar" ideal para inúmeras bactérias e fungos, o que tornaria a sanitização eficiente bastante complicada.
 
Entao concordo mas quem tinha me falado falou que nao podia nem um raio... se entrasse luz um segundo já era... tipo terror, mas vejo os americanos usando um monte.
imagino que seja pelo efeito da luz nos oleos dos lupulos principalmente, e isso nao é em um segundo.

Na verdade estava pensando em tentar usar a corte laser que minha mulher tem no trabalho pra tentar fazer um fermentador de acrilico quadrado com fundo conico/piramide e colocar uma serpentina de tubo de nylon pra circular agua gelada pra controlar a temperatura. Será que rola? o acrilico pode ser usado? ou que tipo de material (que possa ser cortado na laser) deveria usar?
Alguma ideia?
Pro controle pensei em arduino e uma bombinha d'água e um reservatorio dentro da geladeira de agua que estaria sempre gelada.
 
Entao concordo mas quem tinha me falado falou que nao podia nem um raio... se entrasse luz um segundo já era... tipo terror, mas vejo os americanos usando um monte.
imagino que seja pelo efeito da luz nos oleos dos lupulos principalmente, e isso nao é em um segundo.

Na verdade estava pensando em tentar usar a corte laser que minha mulher tem no trabalho pra tentar fazer um fermentador de acrilico quadrado com fundo conico/piramide e colocar uma serpentina de tubo de nylon pra circular agua gelada pra controlar a temperatura. Será que rola? o acrilico pode ser usado? ou que tipo de material (que possa ser cortado na laser) deveria usar?
Alguma ideia?
Pro controle pensei em arduino e uma bombinha d'água e um reservatorio dentro da geladeira de agua que estaria sempre gelada.

Cara, serei sincero, eu acho melhor não complicar com fermentador. Usa uma bombona de água, se vc não quer comprar ou não gosta de balde ou bombona. Fermentador quadrado só pelo formato ja não é legal, cria pontos de acúmulo de calor na fermentação, daí tem as junções, vedação, o material plástico, nylon nao é exatamente alimentício, etc... é complicado. Pode fazer um sistema de refrigeração externo se quiser, de plástico que envolva o fermentador, assim nada entra em contato com a cerveja.

Abraço
 
Na verdade concordo plenamente, é melhor inventar no jeito de refrigerar os diferentes recipientes independentemente do que o recipiente em si.
É que como tenho feito de 8 a10 lts e to pensando mesmo em ficar nos 5 a 6 lts nao tem muitas opções, tinha pensado em conico pra facilitar a retirada do fermento, mas nao tem nada menor que 25l, por isso a ideia, mas estou na segunda leva ainda e ja to começando a achar que os velhos baldinhos vao ser o caminho preciso ver como regular a temp. de cada um separado.
valeu
 
@Lisca, eu tenho uma sugestão bem rudimentar e barata pra controlar vários fermentadores, cheguei a montar mas ainda não tive oportunidade de testar... A ideia é "encamisar" a bombona/balde, enrolando uma mangueira ao redor, como uma serpentina, e depois isolar (com PE-LD, EVA, cobertor, enfim, seja criativo!). Depois colocar um controlador de temperatura pra ligar e desligar uma bomba que faça circular um líquido refrigerante. E o resto vai do que tiver disponível, desde uma caixa de isopor cheia de água com gelo até um banco frio mais "profissa". O que não tenho certeza é de onde colocar o sensor de temperatura, o ideal seria um poço termométrico mesmo...

Será que tem chance de funcionar assim? Estou bem curioso pra testar, o que vocês acham? Talvez a inércia térmica serio meio proibitiva, dependendo do volume de água que sobrar na mangueira em relação ao volume no fermentador...
 
Na verdade concordo plenamente, é melhor inventar no jeito de refrigerar os diferentes recipientes independentemente do que o recipiente em si.
É que como tenho feito de 8 a10 lts e to pensando mesmo em ficar nos 5 a 6 lts nao tem muitas opções, tinha pensado em conico pra facilitar a retirada do fermento, mas nao tem nada menor que 25l, por isso a ideia, mas estou na segunda leva ainda e ja to começando a achar que os velhos baldinhos vao ser o caminho preciso ver como regular a temp. de cada um separado.
valeu

em volumes tão pequenos, porque tu quer retirar o fermento?
Não vejo nenhum motivo lógico para isto, a não ser que tua fermentação vá durar um semestre. Usa balde e só tire o fermento depois de tirar a cerveja, quando for engarrafar.
Antes de engarrafar, deixe alguns dias clarificando em geladeira a temperaturas baixas (quanto mais baixo, mais rápido vai clarificar. só cuida pra não congelar. Pode ser até na sua geladeira convencional de casa)
Com 2 baldes, tu escoa a cerveja do balde 1 para o balde 2 e mistura o priming. Tira toda a cerveja e o fermento vai tá lá no fundo. Tu consegue aproveitar praticamente 100% da cerveja, pois o fermento estará bem decantado no fundo. Se quiser, dá até pra reaproveitá-lo (verificar técnicas).
Para o cônico, vejo vantagem só se:
- as levas forem fermentadas por tempo suficiente para ocorrer hidrólise (pouquíssimos casos)
- queira-se usar o mesmo equipamento para fermentar e engarrafar (só vejo motivo se o fermentador for grande o suficiente para não ser manuseável, ou se tu quiser ostentar e gastar)
- forem fermentadas levas muito grandes (daí já é micro cervejaria, não home brew), em que o peso da cerveja possa causar hidrólise das células por esmagamento, e liberar off flavors.
 
Eu já havia lido essa dica e costumo colar o sensor no fermentador com uma fita adesiva do tipo "silvertape", porém suspeito que isso não seja tão eficiente, pois quando abro a geladeira vejo a temperatura no TIC 17 subindo, indicando que o sensor está sendo influenciado pela temperatura ambiente e, não necessariamente, do fermentador. Seria interessante aprofundarmos sobre essa técnica e estabelecer alguns testes para saber se está conforme.
 
em volumes tão pequenos, porque tu quer retirar o fermento?
Não vejo nenhum motivo lógico para isto, a não ser que tua fermentação vá durar um semestre. Usa balde e só tire o fermento depois de tirar a cerveja, quando for engarrafar.
Antes de engarrafar, deixe alguns dias clarificando em geladeira a temperaturas baixas (quanto mais baixo, mais rápido vai clarificar. só cuida pra não congelar. Pode ser até na sua geladeira convencional de casa)
Com 2 baldes, tu escoa a cerveja do balde 1 para o balde 2 e mistura o priming. Tira toda a cerveja e o fermento vai tá lá no fundo. Tu consegue aproveitar praticamente 100% da cerveja, pois o fermento estará bem decantado no fundo. Se quiser, dá até pra reaproveitá-lo (verificar técnicas).
Para o cônico, vejo vantagem só se:
- as levas forem fermentadas por tempo suficiente para ocorrer hidrólise (pouquíssimos casos)
- queira-se usar o mesmo equipamento para fermentar e engarrafar (só vejo motivo se o fermentador for grande o suficiente para não ser manuseável, ou se tu quiser ostentar e gastar)
- forem fermentadas levas muito grandes (daí já é micro cervejaria, não home brew), em que o peso da cerveja possa causar hidrólise das células por esmagamento, e liberar off flavors.

Na verdade era pra facilitar... excesso de precaução, voce tem toda razão, uma das razoes era reutilizar mas nao vejo por que nao daria pra fazer na hora da trasfega, e alem de tudo fica muito melhor do ponto de vista de espaço pois os baldes são mais práticos que um conico e muito menores, acho que era frescura pensada sem ter feito na pratica.
essa ultima leva que fiz fiz no balde trasfeguei pro postmix com ajuda do co2 pela conexão do air lock e salvei o fermento pra utilizar na próxima e estou maturando e carbonatando simultaneamente.
daqui pra frente vou continuar assim que da muito menos trabalho do que essas outras ideias todas... e usar o tempo pra fazer outras levas vai ser muito mais produtivo.
 
É melhor me concentrar em fazer o controle da temperatura da fermentação.
preciso pegar o arduino pra aprender a ler as temperaturas e ver como vou regular a passagem de agua pelas mangueiras ao redor dos baldes individualmente.
com bombas separadas ou alguma valvula solenoide simples baratinha.
alguem sabe de alguma e onde tem?
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top