CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Cara, se você hidratou corretamente, seguindo o outro post do Guenther, acredito que fez o que deveria. Qual a data de fabricação desse pacote? Foi armazenado corretamente?

Não tenho mais como ver a data. Mas quanto a armazenação, ficou na geladeira até próximo da hora de hidratar, quando tirei pra ele pegar a temp ambiente.
Qual é o "normal" de atenuação?

--EDIT---

Acabei de tirar a segunda medida e a densidade não mudou, manteve em 1016. Acha que devo aumentar a temperatura para inciar a segunda etapa ou teria algo para aumentar um pouco a atenuação?
 
Pessoal, coloquei o termopar do meu sensor full gauge tic 17 direto dentro do fermentador.. imerso no líquido. Fiz uma fissura no airlock que fica travado por uma rolha de silicone e a gambiarra parece ter funcionado! A pergunda é... vai zicar a cerveja?
 
Não tenho mais como ver a data. Mas quanto a armazenação, ficou na geladeira até próximo da hora de hidratar, quando tirei pra ele pegar a temp ambiente.
Qual é o "normal" de atenuação?

--EDIT---

Acabei de tirar a segunda medida e a densidade não mudou, manteve em 1016. Acha que devo aumentar a temperatura para inciar a segunda etapa ou teria algo para aumentar um pouco a atenuação?

Uma coisa que aprendi é buscar entender a origem do problema antes de tentar a solução. Se não você acaba agindo meio que no escuro: aumenta temperatura, agita o fermentador, cola e descola o termômetro e por aí a fora. No caso, sinceramente, você teve uma atenuação (ainda que não a desejada). Bola para frente e vai melhorando o processo nas próximas levas. (sei que não ajuda muito)
 
Eu usei o Us-05. Pra 11 Litros, usei 1 sache só, o que deveria ser o suficiente. E quanto a variação de temperatura, o meu controlador tava programado pra deixar 2 graus de margem, deixei ele subir levemente pra 19 e depois reprogramei pra 20.
A OG foi 1040, ontem a medida de densidade deu 1016. Mais tarde vou fazer uma nova e ver se teve mudança e ai atualizo aqui.

Como assim 2 graus de margem, foi o diferencial programado em toda a fermentação? Caso tenha sido, é uma variação grande pra ficar ocorrendo... de resto pelo que vc relatou ta tudo certo no processo, não esquenta demais com a primeira cerveja, irá aprendendo como adequar as informações no processo...

Acabei de tirar a segunda medida e a densidade não mudou, manteve em 1016. Acha que devo aumentar a temperatura para inciar a segunda etapa ou teria algo para aumentar um pouco a atenuação?

Não existe iniciar a segunda etapa. A fermentação é uma só, com varias fases diferentes que vão ocorrer mesmo se vc nao fizer nada.

Aumentar a temperatura ajuda a atenuar.
 
Uma coisa que aprendi é buscar entender a origem do problema antes de tentar a solução. Se não você acaba agindo meio que no escuro: aumenta temperatura, agita o fermentador, cola e descola o termômetro e por aí a fora. No caso, sinceramente, você teve uma atenuação (ainda que não a desejada). Bola para frente e vai melhorando o processo nas próximas levas. (sei que não ajuda muito)
Eu já levantei algumas hipóteses do que pode ter acontecido, sem levar em conta a fermentação. Mas também queria entender um pouco melhor como é a parte "normal" da fermentação.

Como assim 2 graus de margem, foi o diferencial programado em toda a fermentação? Caso tenha sido, é uma variação grande pra ficar ocorrendo... de resto pelo que vc relatou ta tudo certo no processo, não esquenta demais com a primeira cerveja, irá aprendendo como adequar as informações no processo...


Não existe iniciar a segunda etapa. A fermentação é uma só, com varias fases diferentes que vão ocorrer mesmo se vc nao fizer nada.

Aumentar a temperatura ajuda a atenuar.

É, basicamente ele ficava em 18, subia lentamente até 20 e voltava pra 18. E quando digo lentamente, isso acontecia 1x ao dia. Pra próxima vou deixar 1 grau então.

E por segunda etapa eu me referia justamente a hora de "descanso" antes da clarificação.
 
É, basicamente ele ficava em 18, subia lentamente até 20 e voltava pra 18. E quando digo lentamente, isso acontecia 1x ao dia. Pra próxima vou deixar 1 grau então.

E por segunda etapa eu me referia justamente a hora de "descanso" antes da clarificação.

Pode diminuir mais ainda o diferencial, 0,3ºC é o que eu uso no tic17...
 
Pode diminuir mais ainda o diferencial, 0,3ºC é o que eu uso no tic17...

Farei isso para a próxima, achei que não teria problema variar entre 18 e 19.

Já essa leva de agora, como a densidade já tá estabilizada vou aumentar um pouco a temperatura até domingo e depois começar a clarificar ela.

Valeu as dicas pessoal.
 
Não ficou claro para mim como o termostato deve ser colocado no fermentador, alguém pode explicar melhor? Colar ele por fora da parede do fermentador com fita isolante é suficiente? Precisa utilizar isopor ou outro material? Caso sim, de que forma isso é feito.
 
Não ficou claro para mim como o termostato deve ser colocado no fermentador, alguém pode explicar melhor? Colar ele por fora da parede do fermentador com fita isolante é suficiente? Precisa utilizar isopor ou outro material? Caso sim, de que forma isso é feito.
Cara, teu objetivo é medir a temperatura do líquido.

Se simplesmente colar o sensor com uma fita isolante, ele vai ficar bem isolado do ar da geladeira? Não, então, vai medir "um pouco" a temperatura do líquido, e mais um TANTO "do ar" ambiente da geladeira.

Agora, se tu colocar o sensor, e colocar um quadrado de manta térmica por cima, ou isopor, tudo bem vedado, ele só vai medir praticamente a temperatura do líquido.

Entendeu a ideia?
 
Sim, entendi a ideia. Minha dúvida maior era se ao usar essa técnica eu iria deixar o termostato tocando diretamente a parede do fermentador, com isolante térmico em volta, ou se o termostato ficava totalmente dentro de um isolante e ele quem tocava na parede do fermentador. Mas pelo o que entendi da explicação, faz mais sentido só isolar o ar em volta e deixar o contato direto termostato/fermentador.

Obrigado.
 
Sim, entendi a ideia. Minha dúvida maior era se ao usar essa técnica eu iria deixar o termostato tocando diretamente a parede do fermentador, com isolante térmico em volta, ou se o termostato ficava totalmente dentro de um isolante e ele quem tocava na parede do fermentador. Mas pelo o que entendi da explicação, faz mais sentido só isolar o ar em volta e deixar o contato direto termostato/fermentador.

Obrigado.
O "sensor" tem que ficar encostado e isolado... não o termostato (aparelho).

Abraço,
 
Sim, entendi a ideia. Minha dúvida maior era se ao usar essa técnica eu iria deixar o termostato tocando diretamente a parede do fermentador, com isolante térmico em volta, ou se o termostato ficava totalmente dentro de um isolante e ele quem tocava na parede do fermentador. Mas pelo o que entendi da explicação, faz mais sentido só isolar o ar em volta e deixar o contato direto termostato/fermentador.

Obrigado.

Se quiser isolar bem, usa isopor/espuma ou várias camadas de pedaços de caixas de leite, elas isolam bem. Gruda isso com uma fita isolante ou aquela Silver Tape. Fiz isso no meu e deu certinho.
 
Valeu o post!!!! Esse erro é clássico!!!! Estou nas primeiras levas e minha fermentação termina em dois três dias. Agora sei qual o erro!!! Vlw Ghenter!! Parabéns pelo forum e muito obrigado por esclarecer nossas dúvidas!!!
 
Posso somente colocar o sensor dentro do fermentador?
Um dos sensores que tenho é totalmente "plástico" (como o da foto) e outro tem a ponteira de metal.
 

Attachments

  • SB41.png
    SB41.png
    271.1 KB · Views: 171
Posso somente colocar o sensor dentro do fermentador?
Um dos sensores que tenho é totalmente "plástico" (como o da foto) e outro tem a ponteira de metal.

Poder pode... mas ele tem que ficar dentro da cerveja. Recomendam um pouco abaixo da metade do nível do líquido.
Porém, isso exige alguns cuidados:
- limpar e sanitizar o sensor e o cabo
- furar a tampa do fermentador e colocar algum artifício que vede a entrada do cabo (tipo a borrachinha do airlock, mas tem que ser mais apertado)
Também, dependendo da marca, o sensor pode descalibrar/estragar, pois nem todo o sensor é feito para ficar permanentemente imerso em líquido. Quanto a isto, tem que ver o que o fabricante indica.

Minha opinião. Isolar o sensor é uma tarefa muito simples. Os resultados são bons. Não existe preocupação com sanitização do termostato e é um furo a menos no fermentador pra se preocupar com a entrada de microorganismos. Não vejo porque imergir o termostato na cerveja. Mas, cada um, cada um...
 
Se tu ligar pra FullGauge (já fiz isso) eles vão fizer que o sensor não é feito pra isso, e que vai estragar.

E eu já estraguei uns 2 lá quando comecei a fazer cerveja.

Abraço,
 
Obrigada pessoal.
Já fui comprar uma manta p/ colocar o termostato colado no fermentador!!
 
boa tarde a todos...

Estou elevando a temperatura, para chegar aos 25 graus.

Porém em SP está na media de 19 ambiente, e coloquei uma lampada dentro.

A duvida é: A iluminação não interfere?

Coloquei uma lampada leitosa de 40w pensando em minimizar, mas ja penso em colocar um aquecedor dentro da geladeira mesmo...
 
Pessoal, bom dia! Preciso de uma ajuda!

Estou fazendo uma Irish Red Ale de 20L com fermento S-05.

Fiz todo o processo bonitinho:

Aerei o Mosto
Fiz a inoculação do fermento em água pre-fervida, depois de aguardar chegar a mesma temperatura do mosto
Fiz o acondicionamento em uma geladeira com termostato usando as seguintes temperaturas:
1º DIA - 18ºC
2º DIA - 20ºC
3º DIA - 22ºC

E estabilizei nesta temperatura, mas até agora não consegui ver nenhuma atividade no Airlock, exceto quando dou uma leve pressionada na tampa do Balde.

Alem disso, tambem estou fermentando uma Baltic Porter 20l, e adotei o mesmo processo, exceto que estou fermentando em dois baldes de 10l a temperatura ambiente e uma ta borbulhando que é uma beleza o outro não.

Estou fazendo alguma cagada? Help Me!
 
Pessoal, bom dia! Preciso de uma ajuda!

Estou fazendo uma Irish Red Ale de 20L com fermento S-05.

Fiz todo o processo bonitinho:

Aerei o Mosto
Fiz a inoculação do fermento em água pre-fervida, depois de aguardar chegar a mesma temperatura do mosto
Fiz o acondicionamento em uma geladeira com termostato usando as seguintes temperaturas:
1º DIA - 18ºC
2º DIA - 20ºC
3º DIA - 22ºC

E estabilizei nesta temperatura, mas até agora não consegui ver nenhuma atividade no Airlock, exceto quando dou uma leve pressionada na tampa do Balde.

Alem disso, tambem estou fermentando uma Baltic Porter 20l, e adotei o mesmo processo, exceto que estou fermentando em dois baldes de 10l a temperatura ambiente e uma ta borbulhando que é uma beleza o outro não.

Estou fazendo alguma cagada? Help Me!

Bom dia!

Pelo visto o teu balde está com algum problema de vedação. A falta de atividade no airlock não é motivo de grande preocupação, o importante é medir a densidade para ter certeza que o fermento está fazendo o trabalho dele, ou seja, atenuando a cerveja.

Abraço,
 
Derek, valeu...
Vou ver tirar a densidade e depois mando para vocês...

a Densidade Inicial da Irish Red Ale deu 1.055 e da Baltic Porter deu 1.077
 
Ola galera! É um prazer participar desse fórum.

Este fim de semana eu fiz uma APA e eu geralmente, por não ter um sistema eficiente de resfriamento ainda,so consigo resfriar ate certa temperatura, mas não a de inoculação. Por isso deixo o fermentador na gleadeira até que o liquido (uso poço térmico) esteja na temperatura ideal para inoculação. Sinto que minha cerveja sofre um pouco com esse metodo, mas fica boa.
Neste fim de semana testei um novo chiller de cobre junto com um sistema imerso em gelo e consegui baixar a temperatura após fervura à 22graus. Inoculei o fermento nesta temperatura e imediatamente coloquei o fermentador na geladeira, uns 3 graus abaixo para acentuar o inicio da fermentação primaria à 18-18,5C. Estou com 3 dias de fermentação e fui regulando a temperatura da geladeira em relação à do liquido. Agora esta em 19,5.
O que voces acham desses dois cenarios?
Grande abraço
 
Ola galera! É um prazer participar desse fórum.

Este fim de semana eu fiz uma APA e eu geralmente, por não ter um sistema eficiente de resfriamento ainda,so consigo resfriar ate certa temperatura, mas não a de inoculação. Por isso deixo o fermentador na gleadeira até que o liquido (uso poço térmico) esteja na temperatura ideal para inoculação. Sinto que minha cerveja sofre um pouco com esse metodo, mas fica boa.
Neste fim de semana testei um novo chiller de cobre junto com um sistema imerso em gelo e consegui baixar a temperatura após fervura à 22graus. Inoculei o fermento nesta temperatura e imediatamente coloquei o fermentador na geladeira, uns 3 graus abaixo para acentuar o inicio da fermentação primaria à 18-18,5C. Estou com 3 dias de fermentação e fui regulando a temperatura da geladeira em relação à do liquido. Agora esta em 19,5.
O que voces acham desses dois cenarios?
Grande abraço

Não entendi muito bem, você tá controlando a temperatura do líquido ou da geladeira?

O mais recomendado é você inocular uns 2 graus abaixo da temperatura que vai fermentar a cerveja e depois deixar subir naturalmente.
 
Olá, colegas

Fiz cagada na fermentação... Como todos os dias aqui em Porto Alegre a temperatura não está passando dos 18ºC, tive a "genial" idéia de deixar fermentando em casa, em temperatura ambiente, na sacada fechada. Isso foi domingo de noite. E pra evitar mudanças bruscas na temperatura, enrolei o balde num edredom.
Acontece que eu esqueci que a fermentação é exotérmica, e que o mosto estava a uns 20ºC no momento da inoculação. Ontem de tardezinha (segunda-feira), fui ver, estava borbulhando a mil, o balde a uns 23ºC e... CHEIRÃO DE BANANA VERDE... putz!!!

Imediatamente retirei o edredon e deixei a janela aberta. Pelas 11 da noite, o lado de fora do balde já estava a uns 18ºC (temp. amb.=14ºC)

Ainda bem que vi minha cagada no 1º dia, mas ainda acho que minha Pale Ale vai acabar super "estérica".

Como fiz 60L em 3 baldes separados de 20L, e os outros dois ficaram na câmara de fermentação com T controlada, pelo menos poderei comparar os resultados.

Compartilho a experiência aqui e no grupo do facebook "Cervejeiros Caseiros do Brasil", não façam o que eu fiz. Fermentar sem controle de temperatura já é temerário, com edredon é burrice!

Special Bitter
OG 1,049
IBU 34
Fermento S-04
 
@edumental
como tu controla a temperatra em 2 baldes ao mesmo tempo na mesma câmara?
 
Desculpe, me expressei mal. O ambiente na câmara de fermentação está a 16ºC, mas não tem controle sobre cada balde lá dentro. E o que está na sacada, termômetro colado na parede do balde, isolado.
 
Atualizando a situação mencionada no post acima:

Cheguei em casa e medi com REFRATÔMETRO: 6,25 BRIX (o refrat está calibrado c/ mesma água). Não acreditei em tanta atenuação em tão pouco tempo e medi novamente. Bateu c/ anterior.

entrei em 3 diferentes calculadoras online de mosto fermentado e me deram, a partir da OG 1,049 e essa leitura 6,25 brix = densidade entre 1,008 e 1,012.

PERGUNTO: é normal tanta atenuação com S-04 em 2 dias? Ou estou errando alguma coisa?

OBS: aroma de mel e flores do campo, perdeu um monte de corpo e o sabor está com um leve dulçor, pois obviamente ainda tem açúcar pra fermentar. Mas muito melhor que eu esperava, ainda mais com 2 dias!
 
PERGUNTO: é normal tanta atenuação com S-04 em 2 dias? Ou estou errando alguma coisa?

!

Na temperatura que fermentou, estranho seria se não tivesse atenuado.

S04 (cepas inglesas em geral) são monstrinhos.
 
Uma dúvida:
Entendi que não é possível se ter certeza de numeros pois a fermentação é algo biológico... mas pensando em uma aproximação levando em conta a falta de controle de temperatura do meu equipamento e considerando que:
-as medições ja feitas e comprovadas por cervejeiros experientes mostra que no interior do balde fermentador o liquido esteja a aproximadamente 4 ou 5 graus acima da temperatura do ambiente no pico da fermentação
-eu queira uma fermentação primaria a uns 20 graus
-minha geladeira regulada proximo do minimo estabiliza a uns 15 ou 16 graus
me parece que deixar o fermentador na geladeira para a fermentação primaria pode fazer sentido, estou errado?
Seguindo este raciocinio, fazer a secundaria (apos estabilizar densidade na fermentação primaria) à temperatura ambiente (a aproximadamente uns 22 graus) tb faz sentido?
Obs.: sei que o ideal é controlar com precisao a temperatura... estou apenas tentando imaginar uma forma de ter alguma margem de segurança já que não tenho um alto controle da temperatura do processo.
Grato
Marcelo
 
Uma dúvida:
Entendi que não é possível se ter certeza de numeros pois a fermentação é algo biológico... mas pensando em uma aproximação levando em conta a falta de controle de temperatura do meu equipamento e considerando que:
-as medições ja feitas e comprovadas por cervejeiros experientes mostra que no interior do balde fermentador o liquido esteja a aproximadamente 4 ou 5 graus acima da temperatura do ambiente no pico da fermentação
-eu queira uma fermentação primaria a uns 20 graus
-minha geladeira regulada proximo do minimo estabiliza a uns 15 ou 16 graus
me parece que deixar o fermentador na geladeira para a fermentação primaria pode fazer sentido, estou errado?
Seguindo este raciocinio, fazer a secundaria (apos estabilizar densidade na fermentação primaria) à temperatura ambiente (a aproximadamente uns 22 graus) tb faz sentido?
Obs.: sei que o ideal é controlar com precisao a temperatura... estou apenas tentando imaginar uma forma de ter alguma margem de segurança já que não tenho um alto controle da temperatura do processo.
Grato
Marcelo

alguem arriscaria dizer se viajei ou se isso faz algum sentido?... rs...
muito obrigado e desculpem a encheção....rs...
 
Uma dúvida:
Entendi que não é possível se ter certeza de numeros pois a fermentação é algo biológico... mas pensando em uma aproximação levando em conta a falta de controle de temperatura do meu equipamento e considerando que:
-as medições ja feitas e comprovadas por cervejeiros experientes mostra que no interior do balde fermentador o liquido esteja a aproximadamente 4 ou 5 graus acima da temperatura do ambiente no pico da fermentação
-eu queira uma fermentação primaria a uns 20 graus
-minha geladeira regulada proximo do minimo estabiliza a uns 15 ou 16 graus
me parece que deixar o fermentador na geladeira para a fermentação primaria pode fazer sentido, estou errado?
Seguindo este raciocinio, fazer a secundaria (apos estabilizar densidade na fermentação primaria) à temperatura ambiente (a aproximadamente uns 22 graus) tb faz sentido?
Obs.: sei que o ideal é controlar com precisao a temperatura... estou apenas tentando imaginar uma forma de ter alguma margem de segurança já que não tenho um alto controle da temperatura do processo.
Grato
Marcelo

Não é o melhor jeito, mas sendo as condições disponíveis no momento eu certamente tentaria, deve dar um resultado satisfatório.
 
Não é o melhor jeito, mas sendo as condições disponíveis no momento eu certamente tentaria, deve dar um resultado satisfatório.

Obrigado!
Vou fazer a proxima (minha segunda ainda ..rs....) assim
 
Sentido, faz, perfeitamente.

Só espero que esta tua geladeira seja "dedicada exclusivamente" para fermentar cerveja, por que se tiver carne, vai apodrecer, e se tiver iogurte, vai azedar, hehehe

*(aí tu já pode derramar o iogurte azedo no fermentador e fazer uma...
 
Sentido, faz, perfeitamente.

Só espero que esta tua geladeira seja "dedicada exclusivamente" para fermentar cerveja, por que se tiver carne, vai apodrecer, e se tiver iogurte, vai azedar, hehehe

*(aí tu já pode derramar o iogurte azedo no fermentador e fazer uma...

Caraca
Me desculpe a ignorância no assunto, mas é sério isso??? mesmo a cerveja "vedada" em balde de fermentação contamina tudo na geladeira??? pelo air lock não sai apenas CO2?
 
Caraca
Me desculpe a ignorância no assunto, mas é sério isso??? mesmo a cerveja "vedada" em balde de fermentação contamina tudo na geladeira??? pelo air lock não sai apenas CO2?


Não é isso, é que essa temperatura de 16 graus é muito alta pra conservar alimentos, não é a cerveja que vai contaminar eles.
 
Não é isso, é que essa temperatura de 16 graus é muito alta pra conservar alimentos, não é a cerveja que vai contaminar eles.

Ah... ok... que susto que vc me deu (por um erro meu de interpretação ...hahaha)... de fato, pensando bem, 15 graus nao faz muito sentido... acho que preciso medir melhor a temperatura.
o curioso é que medi com termometro de contato (multimetro) e outro a laser. mas para ambos eu apenas medi a temperatura da prateleira de vidro e parede da geladeira imediatamente apos abri-la e rapidamente.... vou deixar o de contato um tempo la dentro para ver realmente qual temperatura fica... ou mesmo medir a temp de interior de liquidos que estao armazenados la.
Valeu
Abraço
Marcelo
 
Alguem poderia me dar uma ideia, resumindo, para quem nao tem o controle de temperatura ou geladeira dedicada, e considerando as unicas opções existentes:
1-temperatura ambiente de aprox. 22 graus
e/ou
2- geladeira convencional duplex (de uso normal da familia.. mas que cabe meu pequeno fermentador de 5L)
Qual seria a conduta "menos" pior para as temperaturas de fermentacao 1a, 2a, e maturação de uma ale, por exemplo uma ipa ou imperial ipa?
Grato
Marcelo
 
Alguem poderia me dar uma ideia, resumindo, para quem nao tem o controle de temperatura ou geladeira dedicada, e considerando as unicas opções existentes:
1-temperatura ambiente de aprox. 22 graus
e/ou
2- geladeira convencional duplex (de uso normal da familia.. mas que cabe meu pequeno fermentador de 5L)
Qual seria a conduta "menos" pior para as temperaturas de fermentacao 1a, 2a, e maturação de uma ale, por exemplo uma ipa ou imperial ipa?
Grato
Marcelo

Pega um cooler, coloca o fermentador dentro, enche de agua, e coloca umas garrafas de agua congeladas, vai trocando todo dia ou a medida que precisar.
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top