CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
@Lisca dá pra usar bomba de aquário, paguei $20 no shopping, procurando deve achar por menos.

Hoje brassei uma "session IPA" 5L e finalmente vou testar a gambiarra, depois te dou retorno :)
 
@Lisca, minha cerveja está há uma semana fermentando nessa gambiarra da foto. É um galão de água de 5L com uma mangueira enrolada ao redor, não lembro bem mas tem de 10m a 15m de mangueira cristal 1/4" ou 5/16". Ao redor tem uma folha de PE-LD pra isolar termicamente, não deve ser um isolante muito bom mas era o que tinha disponível.

Uma das extremidades da mangueira vai conectada em uma bombinha de aquário submersa, e a outra fica jogando água de volta no recipiente onde está a bomba. No caso usei uma bacia dentro de uma bolsa térmica, e estou usando gelo pra refrigerar água pura, no meu caso faço gelo dentro de latas pela praticidade. Pra ligar e desligar a bomba usei um Arduino, mas pode usar um TIC ou qualquer outro controlador de temperatura comercial.

O resultado foi muito bom, essa foto foi no primeiro dia, estava uns 30 graus e baixei até 18 só com esse sistema, por isso tem tanto gelo. Nos outros dias usei apenas 4 latas, trocando duas vezes por dia. Isolando melhor o sistema talvez até consiga trocar uma vez por dia. Sempre que fui olhar a temperatura estava bem próxima da temperatura desejada, não cheguei a anotar, pelo que lembro não deu mais de 2 décimos de diferença, mas pra não mentir vou te garantir que não chegou a um grau de diferença.

O grande problema é que se você esquecer de colocar gelo pode comprometer a cerveja... mas é uma solução barata e funcional pra quem não tem geladeira ou tem mas quer poder fermentar mais de uma leva ao mesmo tempo. Com certeza um controle muito melhor que apenas colocar em uma caixa com gelo, e o custo deve ficar entre R$100 e R$150 (controlador, bomba, mangueira, caixa de isopor ou bolsa térmica, folha de EVA ou PE-LD ou outro isolante térmico flexível).

Qualquer dúvida é só perguntar, e sugestões de melhorias são muito bem vindas! :)

Abraço!

OBS: O sensor de temperatura coloquei em um "poço termométrico" feito com canudinho (portanto food-grade), fechei a ponta aquecendo e dobrando. Fiz um furo na tampa da bombona pra colocar o canudinho e fixei com silicone "fish-grade", desses usados em aquário. Claro que tanto a dobra na ponta do canudinho quanto o silicone são focos de contaminação, portanto cuidado! Se possível use uma vez e jogue fora e faça outro. Afinal, não custa quase nada ;)
 

Attachments

  • gambiarra (Small).png
    gambiarra (Small).png
    184.5 KB · Views: 366
Last edited:
Esse poço termométrico do canudinho foi uma idéia excelente! Vou começar a usar isso!
 
Pessoal... comecei ha pouco tempo a utilizar fermentação controlada. Uso um freezer horizontal, grande, com um tic17 ligado nele e um poço termométrico no fermentador. O que eu observo as vezes é que o freezer, ao se acionar, gera um tempo específico de frio para estabilizar a cerveja, e depois desliga... esse frio continua agindo após desligar, ou seja, segue resfriando a breja por mais uma ou duas horas até estabilizar... em algo 1 grau abaixo do que eu queria, e voltar a subir...
Assim então: começo a fermentar a 16 graus, depois seto a 18... ele fica desligado ateh chegar em 18... passa um pouco acima e liga o freezer... fica lá uma meia hora trabalhando até bater em 18 de novo e desliga... com isso segue resfriando pelo ambiente interno de temperatura... e vai até uns 17 ou 17.5 para começar a subir novamente e estabilizar.

Pergunto... esse efeito serrote pode ser prejudicial? Se for, como diminuir seu impacto?

Estou em Campinas... e faz um calor do caramba...
 
Esse é um dos motivos para eu preferir geladeira para fermentação....
 
Não sei se tem algum modo de controlar isso no próprio freezer, e acredito que não.

A saída a meu ver seria ter um controlador que controla temp máxima e mínima (ou 2 tic17), um ligado ao motor da geladeira e a outra saída a uma lâmpada que você deixaria dentro do freezer. Quando a temperatura abaixar demais, a lâmpada ligaria.

Quanto a ser prejudicial, é sim, essa mudança de 1ºC em pouco tempo pode ser imperceptível pra gente mas para a levedura gera um stress muito grande, produzindo maior quantidade de off-flavors. O livro Yeast fala em uma mudança de no máximo 0,5ºC, e se possível menor. No meu caso deixo o diferencial em 0,2ºC.
 
Pessoal... comecei ha pouco tempo a utilizar fermentação controlada. Uso um freezer horizontal, grande, com um tic17 ligado nele e um poço termométrico no fermentador. O que eu observo as vezes é que o freezer, ao se acionar, gera um tempo específico de frio para estabilizar a cerveja, e depois desliga... esse frio continua agindo após desligar, ou seja, segue resfriando a breja por mais uma ou duas horas até estabilizar... em algo 1 grau abaixo do que eu queria, e voltar a subir...
Assim então: começo a fermentar a 16 graus, depois seto a 18... ele fica desligado ateh chegar em 18... passa um pouco acima e liga o freezer... fica lá uma meia hora trabalhando até bater em 18 de novo e desliga... com isso segue resfriando pelo ambiente interno de temperatura... e vai até uns 17 ou 17.5 para começar a subir novamente e estabilizar.

Pergunto... esse efeito serrote pode ser prejudicial? Se for, como diminuir seu impacto?

Estou em Campinas... e faz um calor do caramba...


Fala Alan
Uma opção seria usar um controlador PID, que iria compensar por esse efeito. Ainda não testei, mas estou no processo de montar uma brewpi. Dê uma pesquisada, pois parece ser bem interessante.
 
O problema do PID é ele queimar o motor do freezer.. como ele trabalha por pulsos ele vai forçar o motor a trabalhar com menos energia que o necessário, e com essa energia oscilando.. não recomendo usar um PID nem em freezer nem em geladeira.

O que eu recomendaria, de modo mais simples, é:

Se você tem esse conhecimento de que o freezer continua a gelar, o etalhe vai em você setar a temperatura do tic um pouco superior a que você quer.
Como um "freio", exemplo: O freezer aquece pra 18,6. o motor liga, e em 18,3 desliga.. ele vai até 18 e depois aquece, e por aí vai.. em vez de gelar até 18 e parar só no 17,5..

Abs
 
Bom, eu nao conheco um pid convencional, mas de uma olhada no brewpi. Ele eh composto por um arduino e um raspberry pi.
No forum americano do homebrewtalk tem ate um post ensinando a montar sem a necessidade da placa extra que eles vendem no site.
 
Pessoal,

Pode usar PID em refrigeração sim, não devemos confundir o PID + recurso de variação de largura de pulso (PWM) + relê de estado sólido (SSR) que usamos em resistências com PID + relê convencional/interno.

O termo PID na verdade é o "cálculo" usado para aumentar a precisão considerando incrementos de "potência" proporcionais, integrando erros ao longo do tempo e derivando-os. Na realidade ele pode trabalhar com compressores convencionais desde que seja usado o relê interno (10A normalmente) ou o próprio SSR configurando o controlador para não variar o pulso.

O Brewpi funciona exatamente assim, ele liga e desliga o motor (100%) várias vezes e prevê quando deve ser desligado (depois de autotuning) para que seja reduzido o efeito serrote. Ele usa PID no algoritmo.

Ficou complicado?

Abraços!
 
Gostaria de tirar uma dúvida. Estou fermentando a minha primeira cerveja em um freezer com TIC e acho que foi tudo certo. Chegou o momento de clarificar, fui baixando a temperatura até 1ºC (sensor do TIC preso à parede do fermentador) e com receio de o líquido estar um pouco abaixo e poder congelar (ainda q acredite que por conta do álcool, não congelaria a 0ºC), coloquei um termômetro de sonda em um copo com água. Acontece que o termômetro ficou em torno de 4ºC. Baixei então o TIC para 0ºC e o termômetro no copo d'água está em 3,2ºC agora. Pergunto: devo diminuir mais a temperatura no TIC ou é suficiente? As temperaturas não deveriam estar mais próximas? Meu isolamento feito com isopor (uns 2cm) não está sendo suficiente? Fiz a minha fermentação toda setando o TIC em 18ºC, devo reconsiderar nas próximas levas? Valeu!
 
Gostaria de tirar uma dúvida. Estou fermentando a minha primeira cerveja em um freezer com TIC e acho que foi tudo certo. Chegou o momento de clarificar, fui baixando a temperatura até 1ºC (sensor do TIC preso à parede do fermentador) e com receio de o líquido estar um pouco abaixo e poder congelar (ainda q acredite que por conta do álcool, não congelaria a 0ºC), coloquei um termômetro de sonda em um copo com água. Acontece que o termômetro ficou em torno de 4ºC. Baixei então o TIC para 0ºC e o termômetro no copo d'água está em 3,2ºC agora. Pergunto: devo diminuir mais a temperatura no TIC ou é suficiente? As temperaturas não deveriam estar mais próximas? Meu isolamento feito com isopor (uns 2cm) não está sendo suficiente? Fiz a minha fermentação toda setando o TIC em 18ºC, devo reconsiderar nas próximas levas? Valeu!

Como está o termostato da geladeira? Ele pode estar desligando antes de chegar na temperatura configurada no TIC.
 
Gostaria de tirar uma dúvida. Estou fermentando a minha primeira cerveja em um freezer com TIC e acho que foi tudo certo. Chegou o momento de clarificar, fui baixando a temperatura até 1ºC (sensor do TIC preso à parede do fermentador) e com receio de o líquido estar um pouco abaixo e poder congelar (ainda q acredite que por conta do álcool, não congelaria a 0ºC), coloquei um termômetro de sonda em um copo com água. Acontece que o termômetro ficou em torno de 4ºC. Baixei então o TIC para 0ºC e o termômetro no copo d'água está em 3,2ºC agora. Pergunto: devo diminuir mais a temperatura no TIC ou é suficiente? As temperaturas não deveriam estar mais próximas? Meu isolamento feito com isopor (uns 2cm) não está sendo suficiente? Fiz a minha fermentação toda setando o TIC em 18ºC, devo reconsiderar nas próximas levas? Valeu!
Primeira coisa.... descola o sensor do TIC da parede, coloca dentro desse copo d'água com teu outro termômetro normal, e afere se os dois medem a mesma temperatura.
 
Roberto, na verdade é um freezer, e o funcionamento está perfeitamente sincronizado com o TIC, ligando e desligando conforme a configuração.

Guenther, substituí o termômetro de sonda por um de mercúrio (mais preciso) e a marcação ficou em torno de 2ºC. Fiz o que sugeristes agora e de fato o TIC está marcando exatos 02,0 agora, ou seja, estão bem sincronizados. O q me diz? Deixo assim para ir até 0ºC baseado no copo de água, ou retorno a sonda à parede? Era de se esperar essa diferença de 2ºC?
 
Acabo de brassar uma ESB e fiquei na duvida sobre a temperatura que devo fazer a fermentação. Li alguns posts e algumas materias sobre esse estilo de cerveja. Decidi começar a minha brassagem com a temperatura de 18C. Se alguem puder me ajudar, ficarei alem de aliviado muito agradecido! Obrigado
 
Acabo de brassar uma ESB e fiquei na duvida sobre a temperatura que devo fazer a fermentação. Li alguns posts e algumas materias sobre esse estilo de cerveja. Decidi começar a minha brassagem com a temperatura de 18C. Se alguem puder me ajudar, ficarei alem de aliviado muito agradecido! Obrigado
@Gian, na próxima vez, simplesmente crie um tópico novo para sua pergunta.

Abraço,
 
Pessoal... comecei ha pouco tempo a utilizar fermentação controlada. Uso um freezer horizontal, grande, com um tic17 ligado nele e um poço termométrico no fermentador. O que eu observo as vezes é que o freezer, ao se acionar, gera um tempo específico de frio para estabilizar a cerveja, e depois desliga... esse frio continua agindo após desligar, ou seja, segue resfriando a breja por mais uma ou duas horas até estabilizar... em algo 1 grau abaixo do que eu queria, e voltar a subir...
Assim então: começo a fermentar a 16 graus, depois seto a 18... ele fica desligado ateh chegar em 18... passa um pouco acima e liga o freezer... fica lá uma meia hora trabalhando até bater em 18 de novo e desliga... com isso segue resfriando pelo ambiente interno de temperatura... e vai até uns 17 ou 17.5 para começar a subir novamente e estabilizar.

Pergunto... esse efeito serrote pode ser prejudicial? Se for, como diminuir seu impacto?

Estou em Campinas... e faz um calor do caramba...

Rapaz, uma leva que estou fermentado agora está em um freezer horizontal e, de fato, é diferente de uma geladeira e exige outros cuidados. Sempre usei o termostato grudado na parede do fermentador em geladeira, mas como a convecção do ar e a potência do resfriamento no freezer são diferentes, é necessário fazer ajustes no método de controle.

Minha leva teve problemas por começar a fermentação muito fria (sonda prensada entre dois fermentadores), sendo que o termostato estava programado para 17°C. Quando fui conferir, a temperatura dos fermentadores era de 15,6°C. Com isso, tudo atrasou e tive dificuldades de regular a oscilação da temperatura. Acredito que grande parte do fermento produziu proteínas de resistência ao calor e caiu em inatividade, tanto é que agora, com 21°C, a fermentação ainda tem que atenuar 20% e tudo está ocorrendo de forma bem lenta.

Enfim, fica a aprendizagem: deixar os fermentadores longe das paredes do freezer, configurar a temperatura para 20°C e, somente depois de atingir esse nível, configurar um novo para 19°C e assim sucessivamente, sem pressa, até a temperatura-alvo de inoculação. Como só inoculo o fermento muitas horas depois de colocar os fermentadores no freezer (ou geladeira), vou fazer uma leitura mais cuidadosa da variação de temperatura da próxima vez.

Em relação a manter a temperatura depois, penso de seja importante reduzir a potência de refrigeração do freezer, talvez colocando algum isolante na parede interna dele, só pra que a queda não seja tão brusca.
 
Rapaz, uma leva que estou fermentado agora está em um freezer horizontal e, de fato, é diferente de uma geladeira e exige outros cuidados. Sempre usei o termostato grudado na parede do fermentador em geladeira, mas como a convecção do ar e a potência do resfriamento no freezer são diferentes, é necessário fazer ajustes no método de controle.

Minha leva teve problemas por começar a fermentação muito fria (sonda prensada entre dois fermentadores), sendo que o termostato estava programado para 17°C. Quando fui conferir, a temperatura dos fermentadores era de 15,6°C. Com isso, tudo atrasou e tive dificuldades de regular a oscilação da temperatura. Acredito que grande parte do fermento produziu proteínas de resistência ao calor e caiu em inatividade, tanto é que agora, com 21°C, a fermentação ainda tem que atenuar 20% e tudo está ocorrendo de forma bem lenta.

Enfim, fica a aprendizagem: deixar os fermentadores longe das paredes do freezer, configurar a temperatura para 20°C e, somente depois de atingir esse nível, configurar um novo para 19°C e assim sucessivamente, sem pressa, até a temperatura-alvo de inoculação. Como só inoculo o fermento muitas horas depois de colocar os fermentadores no freezer (ou geladeira), vou fazer uma leitura mais cuidadosa da variação de temperatura da próxima vez.

Em relação a manter a temperatura depois, penso de seja importante reduzir a potência de refrigeração do freezer, talvez colocando algum isolante na parede interna dele, só pra que a queda não seja tão brusca.
Kurt, tu usa isolante térmico sobre o sensor?
 
Kurt, tu usa isolante térmico sobre o sensor?

Uso um chumaço de algodão e colo com fita isolante na parede do fermentador. Mas neste caso, estava somente com a sonda prensada entre dois fermentadores cujas paredes são planas e sem isolante.
 
É, aí com certeza teve o comportamento esperado.

Eu pergunto porque eu fermento no freezer vertical que é BEM potente, chega a -20 graus com facilitade, mas eu uso o sensor colado, COM pasta térmica, e COM um quadrado de uns 10 por 10cm e uns 3cm de espessura de espuma elastomérica em cima dele (que é um ótimo isolante térmico), tudo bem preso, seja com fita isolante ou com cintas extensoras em volta do fermentador, nesse caso a diferença é mínima pro líquido... não como ser diferente.

Abração,
 
É, aí com certeza teve o comportamento esperado.

Eu pergunto porque eu fermento no freezer vertical que é BEM potente, chega a -20 graus com facilitade, mas eu uso o sensor colado, COM pasta térmica, e COM um quadrado de uns 10 por 10cm e uns 3cm de espessura de espuma elastomérica em cima dele (que é um ótimo isolante térmico), tudo bem preso, seja com fita isolante ou com cintas extensoras em volta do fermentador, nesse caso a diferença é mínima pro líquido... não como ser diferente.

Abração,

Sim, o isolamento é fundamental mas minha preocupação é em relação à inércia térmica na relação entre ar ambiente, a parede (que é isolante no caso de polímeros) e o líquido. Vamos desconsiderar a parede neste caso porque o que eu uso é de paredes bem finas (1mm).

Bom, devido à potência do freezer e ao calor específico da cerveja (próxima à da água), temos o ar ambiente ficando em temperaturas muito abaixo do líquido. Quando o líquido atinge a temperatura alvo (16 ou 17°C) o ar ambiente está com temperaturas negativas, então o compressor é desligado pelo termostato e aquela temperatura do ar fica estável por efeito de isolamento externo. Isso leva a temperatura do líquido a níveis de dormência do fermento e prejudica o fitness dele.

Isso que estou tentando evitar.
 
Certo, entendi.

É, se o freezer for muito grande com muito ar.... até pode acontecer. Porque se calcular a massa total ar versus a massa de líquido a ser resfriado, não deveria dar tanta inércia assim.

No meu, a inércia é mínima.

Abraço,
 
Certo, entendi.

É, se o freezer for muito grande com muito ar.... até pode acontecer. Porque se calcular a massa total ar versus a massa de líquido a ser resfriado, não deveria dar tanta inércia assim.

No meu, a inércia é mínima.

Abraço,

Exatamente... uma solução é encher mais o freezer fazendo duas levas seguidas, ou deixar ele sempre cheio, nem que seja com água.
 
Bom, fiz o teste como freezer cheio (duas levas, total de 115l).
O problema continuou mas eu ainda não tinha inoculado o fermento, sempre deixo para inocular no dia seguinte ao da brassagem, de forma a ter a temperatura estabilizada.

Enfim, o que eu alterei depois disso foi a própria regulagem do freezer. Não tinha percebido que o freezer possui um painel onde é possível mudar a configuração dele de freezer para conservador (geladeira?). Com isso, mudei para conservador e agora ele deixa o compressor trabalhando por menos tempo, dando intervalos para que a temperatura da cerveja possa se equilibrar ao do ar ambiente antes de ligar novamente (ok, não ocorre de forma tão romântica assim mas está funcionando de forma mais harmônica). O sensor continua prensado entre dois tanques, isolado (na medida do possível) da circulação de ar.
 
Qual a melhor maneira de isolar a sonda do termostato?
Posso usar aquela espuma de polietileno?
Se sim, qual o tamanho? E isopor, qual o tamanho?
Prender com fita isolante? Só em volta da espuma/isopor já basta? Ou teria que dar a volta no fermentador pra prender bem?
Alguém poderia colocar uma foto de como faz pra isolar a sonda no seu fermentador?
 
Por favor, alguem tem indicação de sites que vendem poço térmico para balde de 20 litros de fermentador/maturador ? Também faço o controle colocando o termostato do lado de fora do balde e isolando da temperatura ambiente, porem poço térmico terá uma eficiência maus apurada.
Então se alguém tiver alguns sites para indicar, agradeço.
 
Por favor, alguem tem indicação de sites que vendem poço térmico para balde de 20 litros de fermentador/maturador ? Também faço o controle colocando o termostato do lado de fora do balde e isolando da temperatura ambiente, porem poço térmico terá uma eficiência maus apurada.
Então se alguém tiver alguns sites para indicar, agradeço.
Olá! Quando tiver uma pergunta assim, poste um tópico novo.

Abração,
 
Fiz minha primeira brassagem não faz muito tempo, loucura total, sem controle nenhum. Cerveja ficou boa (de acordo com famíla, amigos cozidos e outros que não entendem muito), mas ficou muito diferente do que eu tinha em mente com a receita. Aí resolvi parar de brincadeira, comprei um chiller, erlenmeyer para hidratar o fermento, geladeira, e até um poço termométrico etc. tudo isso para fermentar da melhor maneira possível.

Cara, é impressionante a diferença. Na primeira experiência em 24 horas o airlock borbulhava demais, fermentação a todo vapor, e em 48 horas a cerveja ta tinha atenuado...dessa vez eu inoculei o fermento no Domingo e só pude observar as primeiras bolhas no airlock na Terça-Feira de manhã. Tudo controlado a 18 graus. Airlock trabalhando mas muito mais devagar. Hoje de manhã ainda borbulhando mas em intervalos bem menores. Grande diferença é o fato de que depois de 4 dias a fermentação está acabando e no primeiro caso ela acabou em 2 dias. Estou bem empolgado, vou medir a densidade hoje e se for como planejado já começo aumentando a temperatura em 1 grau até Dom/Seg.

Obrigado pelo tópico Guenther!!!
 
Eu acho que a minha primeira brassagem não vai dar muito certo. Eu tenho controlador e procurei deixar em 18 graus, apesar de um pequeno erro meu na programação que baixou um pouco a temperatura disso e parou um pouco a fermentação por algumas horas. Mas depois tudo voltou, borbulhando legal, mesmo que em pequenos intervalos. Inoculei domingo a noite, ontem já percebi que o Airlock não tinha mais nenhuma atividade. Acho que isso não é tão normal assim.. A atenuação pelo que vi foi de uns 59% (por enquanto), na primeira media de densidade. Vale notar que depois que aumentei a temperatura para 20º depois que percebi a falta de atividade do Airlock.
Fiz basicamente o que disse Guenther, isolei o sensor do controlador ao lado do fermentador, no meio de onde o liquido está. Acho que talvez eu tenha errado na hora de hidratar o fermento, ou uma atenuação assim é normal?
 
Eu acho que a minha primeira brassagem não vai dar muito certo. Eu tenho controlador e procurei deixar em 18 graus, apesar de um pequeno erro meu na programação que baixou um pouco a temperatura disso e parou um pouco a fermentação por algumas horas. Mas depois tudo voltou, borbulhando legal, mesmo que em pequenos intervalos. Inoculei domingo a noite, ontem já percebi que o Airlock não tinha mais nenhuma atividade. Acho que isso não é tão normal assim.. A atenuação pelo que vi foi de uns 59% (por enquanto), na primeira media de densidade. Vale notar que depois que aumentei a temperatura para 20º depois que percebi a falta de atividade do Airlock.
Fiz basicamente o que disse Guenther, isolei o sensor do controlador ao lado do fermentador, no meio de onde o liquido está. Acho que talvez eu tenha errado na hora de hidratar o fermento, ou uma atenuação assim é normal?

Alexandre, que fermento você utilizou? Qual o tamanho da leva? Várias leveduras trabalham nas temperaturas que você mencionou...bem provável que essa variação de temperatura em tão curto tempo ocasione algum off-flavor nessa cerveja, mas dizer que não vai dar certo acho muito cedo ainda.

Qual a OG? Qual a densidade da sua última medição?
 
Alexandre, que fermento você utilizou? Qual o tamanho da leva? Várias leveduras trabalham nas temperaturas que você mencionou...bem provável que essa variação de temperatura em tão curto tempo ocasione algum off-flavor nessa cerveja, mas dizer que não vai dar certo acho muito cedo ainda.

Qual a OG? Qual a densidade da sua última medição?


Eu usei o Us-05. Pra 11 Litros, usei 1 sache só, o que deveria ser o suficiente. E quanto a variação de temperatura, o meu controlador tava programado pra deixar 2 graus de margem, deixei ele subir levemente pra 19 e depois reprogramei pra 20.
A OG foi 1040, ontem a medida de densidade deu 1016. Mais tarde vou fazer uma nova e ver se teve mudança e ai atualizo aqui.
 
Eu usei o Us-05. Pra 11 Litros, usei 1 sache só, o que deveria ser o suficiente. E quanto a variação de temperatura, o meu controlador tava programado pra deixar 2 graus de margem, deixei ele subir levemente pra 19 e depois reprogramei pra 20.
A OG foi 1040, ontem a medida de densidade deu 1016. Mais tarde vou fazer uma nova e ver se teve mudança e ai atualizo aqui.

Cara, o US-05 aguenta temperaturas mais baixas mesmo (comparado com outras ales), por exemplo, eu estou fermentando a 15 graus com ele, já ouvi gente que fermentou ales a 14 graus, então não seria esse o problema.

1 pacote para 11 litros está OK, seria melhor se você tivesse hidratado, mas eu já fiz 10 litros com US-05 sem hidratar e deu tudo certo.

Esse fermento atenua bastante. O problema de medir demais as levas de 10 litros é que a cada 4 medições você perde 10% do volume que foi pro fermentador.

Se você medir hoje e continuar em 1016 eu acho que já fez tudo que tinha que fazer e aí eu deixo para os experts do forum ver se há algo para fazer para atenuar mais. Se abaixou mais ainda, eu faria uma ultima medição entre sábado e domingo antes de seguir em frente.

A primeira brassagem é uma ansiedade só, eu quase instalei uma camera no quarto para ficar vendo o airlock enquanto estava trabalhando. Fica tranquilo, se acalma. Provavelmente a bera vai ficar bem diferente do que você queria, mas ainda assim muito boa!
 
Eu usei o Us-05. Pra 11 Litros, usei 1 sache só, o que deveria ser o suficiente. E quanto a variação de temperatura, o meu controlador tava programado pra deixar 2 graus de margem, deixei ele subir levemente pra 19 e depois reprogramei pra 20.
A OG foi 1040, ontem a medida de densidade deu 1016. Mais tarde vou fazer uma nova e ver se teve mudança e ai atualizo aqui.
Tá medindo com refratômetro ou densímetro?
 
Cara, o US-05 aguenta temperaturas mais baixas mesmo (comparado com outras ales), por exemplo, eu estou fermentando a 15 graus com ele, já ouvi gente que fermentou ales a 14 graus, então não seria esse o problema.

1 pacote para 11 litros está OK, seria melhor se você tivesse hidratado, mas eu já fiz 10 litros com US-05 sem hidratar e deu tudo certo.

Esse fermento atenua bastante. O problema de medir demais as levas de 10 litros é que a cada 4 medições você perde 10% do volume que foi pro fermentador.

Se você medir hoje e continuar em 1016 eu acho que já fez tudo que tinha que fazer e aí eu deixo para os experts do forum ver se há algo para fazer para atenuar mais. Se abaixou mais ainda, eu faria uma ultima medição entre sábado e domingo antes de seguir em frente.

A primeira brassagem é uma ansiedade só, eu quase instalei uma camera no quarto para ficar vendo o airlock enquanto estava trabalhando. Fica tranquilo, se acalma. Provavelmente a bera vai ficar bem diferente do que você queria, mas ainda assim muito boa!
É que o fato de "não hidratar e funcionar" é totalmente relativo. Tu podes usar 1g de fermento, sem hidratar..... que vai "funcionar"... ou seja, ele vai se replicar, fermentar, etc...... agora o problema é "como" ele vai fazer isso, com ou sem sofrimento. Não hidratar é o mesmo que colocar a metade do fermento.

Abraço,
 
É que o fato de "não hidratar e funcionar" é totalmente relativo. Tu podes usar 1g de fermento, sem hidratar..... que vai "funcionar"... ou seja, ele vai se replicar, fermentar, etc...... agora o problema é "como" ele vai fazer isso, com ou sem sofrimento. Não hidratar é o mesmo que colocar a metade do fermento.

Abraço,

Concordo 100%. Me referi ao fato de que vai sair cerveja, talvez não como ele queira, mas vai sair.
 
Cara, o US-05 aguenta temperaturas mais baixas mesmo (comparado com outras ales), por exemplo, eu estou fermentando a 15 graus com ele, já ouvi gente que fermentou ales a 14 graus, então não seria esse o problema.

1 pacote para 11 litros está OK, seria melhor se você tivesse hidratado, mas eu já fiz 10 litros com US-05 sem hidratar e deu tudo certo.

Esse fermento atenua bastante. O problema de medir demais as levas de 10 litros é que a cada 4 medições você perde 10% do volume que foi pro fermentador.

Se você medir hoje e continuar em 1016 eu acho que já fez tudo que tinha que fazer e aí eu deixo para os experts do forum ver se há algo para fazer para atenuar mais. Se abaixou mais ainda, eu faria uma ultima medição entre sábado e domingo antes de seguir em frente.

A primeira brassagem é uma ansiedade só, eu quase instalei uma camera no quarto para ficar vendo o airlock enquanto estava trabalhando. Fica tranquilo, se acalma. Provavelmente a bera vai ficar bem diferente do que você queria, mas ainda assim muito boa!
Eu hidratei ele. Vou medir quando chegar em casa. E por enquanto só fiz uma medição e só pelo fato de o airlock ter parado atividade.

Tá medindo com refratômetro ou densímetro?

Estou usando um densímetro.
 
Eu hidratei ele. Vou medir quando chegar em casa. E por enquanto só fiz uma medição e só pelo fato de o airlock ter parado atividade.



Estou usando um densímetro.

Cara, se você hidratou corretamente, seguindo o outro post do Guenther, acredito que fez o que deveria. Qual a data de fabricação desse pacote? Foi armazenado corretamente?
 
Status
Not open for further replies.
Back
Top