Confraria do Galão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Rivaille Cara, gostei muito do projeto do isopor com o sensor TIC. Poderia me falar o tamanho do seu cooler? Eu vi que tem várias opções para vender, de 4, 6, 8, 12 cm, outros até maior.
O que você está achando dele?
Obrigado e abraços.
 
@Rivaille Cara, gostei muito do projeto do isopor com o sensor TIC. Poderia me falar o tamanho do seu cooler? Eu vi que tem várias opções para vender, de 4, 6, 8, 12 cm, outros até maior.
O que você está achando dele?
Obrigado e abraços.

Estou usando apenas um cooler de 8cm alimentado por uma fonte 12v. Para manter os 19,5°C que havia setado no TIC usava de 6 a 8 garrafas de água mineral 500ml congeladas e trocava apenas 1x por dia. Conforme a temperatura aumenta, menos garrafas são necessárias . Por exemplo na fermentação secundária onde deixei a 23°C deixei de 3 a 4 garrafas dentro da caixa. E olha que a temperatura ambiente em minha cidade tem estado em torno de 30°C.
 
Estou usando apenas um cooler de 8cm alimentado por uma fonte 12v. Para manter os 19,5°C que havia setado no TIC usava de 6 a 8 garrafas de água mineral 500ml congeladas e trocava apenas 1x por dia. Conforme a temperatura aumenta, menos garrafas são necessárias . Por exemplo na fermentação secundária onde deixei a 23°C deixei de 3 a 4 garrafas dentro da caixa. E olha que a temperatura ambiente em minha cidade tem estado em torno de 30°C.

Beleza, @Rivaille Estou com uma leva no isopor, mas toda vez é um sofrimento para manter a temperatura abaixo dos 21ºC. Aqui em São Paulo tem feito um calorão, então mesmo com garrafa pet congelada está difícil de manter a temperatura constante.

Quando acabar a fermentação, vou tentar fazer exatamente da mesma forma que você fez. Sou um zero a esquerda em questão de elétrica, mas parece que a instalação do TIC é bem tranquila.

Obrigado pela ajuda.
 
@Rivaille Sem querer incomodar, mas já incomodando novamente hehe

Comprei hoje o TIC-17 e a mesma ventoinha. Tem como fazer um último favor? Como falei, sou bem cru em questão de elétrica e estou com receio de como fazer as ligações no TIC. Teria como colocar uma foto somente da parte traseira do TIC, para eu me certificar da instalação? rsrs

Valeu, abraços!
 
@Rivaille Sem querer incomodar, mas já incomodando novamente hehe

Comprei hoje o TIC-17 e a mesma ventoinha. Tem como fazer um último favor? Como falei, sou bem cru em questão de elétrica e estou com receio de como fazer as ligações no TIC. Teria como colocar uma foto somente da parte traseira do TIC, para eu me certificar da instalação? rsrs

Valeu, abraços!

Sem problemas Diego, pode perguntar, a propósito, o fluxograma que vc postou para BIAB no outro tópico foi muito bem didático e objetivo, me auxiliou muito em minha primeira brassagem!Poderia me dizer quantos litros você conseguiu levar pro fermentador com o volume de água que utilizou(6,5l + 2l na lavagem)?

Voltando ao assunto, o esquema que usei foi igual a esse da imagem do site da WE Consultoria, e na tomada fêmea liguei a fonte 12v do cooler (supondo que sua rede elétrica seja 110V)

OetFL5V.jpg
 
Obrigado, meu amigo. Sua instalação ficou exatamente como na imagem, inclusive com o slot sete recebendo a entrada de dois fios e aquela perna do slot 8 para o slot 10? A Hehe falei que não sabia nada. Minha instalação eh 110v sim.

Sobre o fluxograma, eu levei mais ou menos isso, um pouco menos porque minha fervura foi muito forte. Aconselho muito a marcação das panelas com pelo menos duas medidas (de 5 litros e de 7 litros), são referências bem importantes. Eu marquei com um lápis com ponta bem grossa, tem funcionado. Às vezes precisa de um reforço, só. A idéia no meu caso eh começar a fervura com sete litros e ainda adicionar um pouco de água, porque aqui costuma evaporar mais de 2,5 litros por hora.
Aí está a importância de conhecer seu próprio equipamento. Faça um teste com água. Deixe ferver 15 minutos e multiplique por 4 para saber quanto irá evaporar. Aí você consegue estimar bem quanto de água a mais precisará adicionar no inicio da fervura.
Outra coisa que recomendo, não sei se você já usa, eh um software para auxiliar o processo. Eu estou usando o beersmith e tenho aprovado.
Abraços.
 
20160308_200558.jpg

Minha instalação ficou assim hehe o tic ligou e o sensor está funcionando, mas a ventoinha não quer ligar. O fio vermelho está na entrada 11 e já tentei o preto e o azul na 7, mas não tive sucesso.
 
Acho que o fio preto deveria estar ligado na perna de cima (relativamente à foto) do "jumper", fechando o circuito. Porém, o cooler não seria 12v?

Sou bem desatento com elétrica, consegui ligar o TIC depois de fazer e refazer ligações algumas vezes, mas no fim deu certo.

Só aconselho confirmar se o equipamento 12v poderia ser ligado assim, não sei mesmo.
 
Se o cooler for 12v você tem que usar uma fonte, os cooler que trabalhando com rede AC São 4 fios.
 
Pessoal, obrigado pela ajuda. Sim, ele eh 12v. Isso significa que ele não pode ser ligado naquele esquema que o rivaille enviou para mim?
 
Respondendo a minha pergunta ridícula, já vi que não posso. Na verdade, preciso comprar uma ventoinha 110v. Valeu pela paciência, pessoal
 
Pessoal, obrigado pela ajuda. Sim, ele eh 12v. Isso significa que ele não pode ser ligado naquele esquema que o rivaille enviou para mim?

Olá Diego, meu esquema é válido, no meu post eu mencionei o uso de uma fonte 12v ligado na tomada fêmea para o cooler, o TIC irá chavear a fonte do cooler, nunca ligue seu cooler 12v diretamente na rede elétrica!

Agora se o seu cooler 12v ainda está funcionando, é mais barato comprar uma fonte 12v (as vezes acha em casa mesmo, de um equipamento velho) do que comprar um cooler 110V, além do que os coolers 110V costumam ser um pouco maiores e mais caros.
 
Olá, Rivaille. Obrigado por toda ajuda. Não tinha entendido sobre a fonte, mas hoje de manhã acabei comprando um cooler 110v mesmo e hoje à noite já testei no tic e funcionou direitinho, enfim. Muito obrigado pela paciência, foi fundamental para que eu conseguisse terminar o projeto.
Quando estiver concluída mando fotos. E para quem quiser se arriscar, se eu consegui qualquer um consegue haha
Abraços.
 
Olá, Rivaille. Obrigado por toda ajuda. Não tinha entendido sobre a fonte, mas hoje de manhã acabei comprando um cooler 110v mesmo e hoje à noite já testei no tic e funcionou direitinho, enfim. Muito obrigado pela paciência, foi fundamental para que eu conseguisse terminar o projeto.
Quando estiver concluída mando fotos. E para quem quiser se arriscar, se eu consegui qualquer um consegue haha
Abraços.

Valeu!! Depois manda fotos da engenhoca:mug:
 
baldes com capacidade de 7,2l

Oi novamente Rivaille,

Eu estou tentando adaptar uma caixa de isopor que comprei recentemente para outro propósito e o próximo passo é comprar o balde de 7.2 litros igual ao seu.
Nas minhas buscas na Internet não achei o tamanho de balde desse volume. Achei maiores e menores.
Você se importaria de passar para mim o diâmetro externo e altura do balde, por favor?

Muito obrigado.
Abraço,
Paulo A.
 
Oi novamente Rivaille,

Eu estou tentando adaptar uma caixa de isopor que comprei recentemente para outro propósito e o próximo passo é comprar o balde de 7.2 litros igual ao seu.
Nas minhas buscas na Internet não achei o tamanho de balde desse volume. Achei maiores e menores.
Você se importaria de passar para mim o diâmetro externo e altura do balde, por favor?

Muito obrigado.
Abraço,
Paulo A.

Consegui as dimensões com o fabricante Nairapack:

Altura total: 250 mm

Ø Externo Base: 195,5 mm

Ø Externo Boca: 223,5 mm

Obrigado,
Paulo A.
 
Olá amigos cervejeiros!
Buscando informações (e aproveitando para reaquecer o tópico), queria uma ajuda, e acho que cheguei ao lugar certo.
Falando de COnfraria do GALÃO, tenho procurado incessantemente pelo danado do GALÃO (aquele de vidro com alça) e parece ser impossível encontrar em qualqur lugar do Brasil!
É isso mesmo? Alguém já conseguiu comprar?
Eu consegui adquirir 1 nos EUA, em um Kit de 5L básico.
Se alguém souber de algum fornecedor ou fabricante nacional, ficarei muito agradecido.
 
Vou montar o meu equipamento para 10 litros e desejo poder fazer um dia uma Rússia Imperial Stout. Qual o tamanho da panela que vocês me recomendam pensando que vou usar o BIAB e não desejo ter de fazer o sparge?

Podem me dar esta dica?
 
Vou montar o meu equipamento para 10 litros e desejo poder fazer um dia uma Rússia Imperial Stout. Qual o tamanho da panela que vocês me recomendam pensando que vou usar o BIAB e não desejo ter de fazer o sparge?

Podem me dar esta dica?


Olá amigo

Para fazer 10l com segurança e sem lavagem eu usaria um caldeirão número 34 (27,5l de volume)
 
Esse equipamento aqui consegue fazer de 4 a 12 litros, dependendo do estilo.
http://www.nanocerveja.com.br

Nossa, achei super amadora a parada.
cara monta até site, achei que veria uma industria com projeto foda automatizado e as fotos sao no tapete da casa do camarada?
os equipamentos com madeira? madeira vai molhar, vai receber vapor, vai lavar, e vai pro saco...
 
Boa tarde pessoal,
Estou pensando em usar uma bombona de 5 litros como fermentador, pela largura cabe dentro da adega, alguém já usou?
 

Attachments

  • Bombona-5l.jpg
    Bombona-5l.jpg
    46.3 KB · Views: 92
@mwvarela, andei aproveitando esses galões, com o símbolo PP2, que originalmente continham soro fisiológico. Lavo muito bem e sanitizo com água a 50° com peracético de um dia para outro. Acho importante saber realmente o material e o que foi envasado nele, originalmente.
 
@mwvarela, andei aproveitando esses galões, com o símbolo PP2, que originalmente continham soro fisiológico. Lavo muito bem e sanitizo com água a 50° com peracético de um dia para outro. Acho importante saber realmente o material e o que foi envasado nele, originalmente.
Legal, existe para vender bombona limpa, nunca utilizada. Vou comprar uma para testar. Obrigado.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
O problema deve ser conseguir limpar esse tipo de recipiente, vocês têm algum macete?
Estou sempre de olho em algum fermentador que tenha boa capacidade mas tenha um formato retangular, para caber no frigobar que uso.

Por enquanto, sigo usando galão de 6 litros descartável, cabem dois no frigobar. Mas meu equipamento me permitiria 10 litros, e fiz uma vez dividido em dois galões mas não achei tão prático.
 
O problema deve ser conseguir limpar esse tipo de recipiente, vocês têm algum macete?
Estou sempre de olho em algum fermentador que tenha boa capacidade mas tenha um formato retangular, para caber no frigobar que uso.

Por enquanto, sigo usando galão de 6 litros descartável, cabem dois no frigobar. Mas meu equipamento me permitiria 10 litros, e fiz uma vez dividido em dois galões mas não achei tão prático.

Existem baldes fermentadores de 5L.
Dei uma procurada no Mercado Livre e acabei encontrando esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/...ador-de-5-l-com-airlock-cerveja-artesanal-_JM

Talvez com um pouco mais de pesquisa, vc encontra sem a torneira e sem o airlock.
 
O problema deve ser conseguir limpar esse tipo de recipiente, vocês têm algum macete?
Estou sempre de olho em algum fermentador que tenha boa capacidade mas tenha um formato retangular, para caber no frigobar que uso.

Por enquanto, sigo usando galão de 6 litros descartável, cabem dois no frigobar. Mas meu equipamento me permitiria 10 litros, e fiz uma vez dividido em dois galões mas não achei tão prático.

Dust, estou vendendo meus fermentadores completos de 7,2l lá nos classificados do fórum, caso tenha interesse:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408584
 
Quando faço levas de 10l, eu uso meu "balde RIMS" com fundo falso.

A fermentação rola ou num balde de 12l ou no galão de Minalba 10l.

Segue foto.

:mug:
 

Attachments

  • 20160520_080607a.jpg
    20160520_080607a.jpg
    163.1 KB · Views: 181
@Rivaille e @gustavopulga.

Sim, eu mesmo tenho um balde de 7 litros com torneira, para onde eu transfiro a cerveja para primming e engarrafar. Mas ele não sabe no frigobar que tenho, a não ser que eu faça modificações no congelador e porta. A circunferência do balde tem um diâmetro que não deixaria a porta fechar.

Até tomar coragem de dobrar o congelador e conseguir mais espaço, vou ficando com os galões de água descartáveis. O lado bom é que já vêm limpos, basta sanitizar. O ruim é que não posso fazer uma leva maior rs
 
Por este lado voce tem razão, porém acho que eu acabaria utilizando os dois meios pois informação nunca é demais hehehe.

Bom seguem fotos das minhas duas primeiras levas que fiz, a primeira é uma APA, ficou boa porém acho que faltou lupulo ou o lupulo estava meio velho pois usei um cascade 10gr sendo 5 no inicio da fervura e 5 nos minutos finais. Mas consegui fazer cerveja na primeira brassagem. Já a segunda é a a Witbier que no momento está no segundo dia de fermentação. Arrumei um fermentador alternativo pois gostei dele ser transparente para acompanhar a fermentação no olho.

Abraços
Rodolfo

Boa noite, onde você comprou esse galão que usas de fermentador?

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk
 
@Rivaille e @gustavopulga.



Sim, eu mesmo tenho um balde de 7 litros com torneira, para onde eu transfiro a cerveja para primming e engarrafar. Mas ele não sabe no frigobar que tenho, a não ser que eu faça modificações no congelador e porta. A circunferência do balde tem um diâmetro que não deixaria a porta fechar.



Até tomar coragem de dobrar o congelador e conseguir mais espaço, vou ficando com os galões de água descartáveis. O lado bom é que já vêm limpos, basta sanitizar. O ruim é que não posso fazer uma leva maior rs



Dust, qual frigobar é? Tenho um consul 120L e cabe um balde de 5L + um balde de 10L , sem precisar mexer em nada do frigobar. O de 5L fica na base, na frente do motor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Dust, qual frigobar é? Tenho um consul 120L e cabe um balde de 5L + um balde de 10L , sem precisar mexer em nada do frigobar. O de 5L fica na base, na frente do motor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Show. O meu é de 80 litros apenas, na frente do degrau do motor não cabe nem o balde de 7 litros rs. Estou usando galões de água de 6 litros, cabem dois na frente do degrau. Sobre o degrau não dá altura pra nenhum recipiente de tamanho razoável, só se eu abrisse e dobrasse o congelador, o que tenho receio de fazer e acabar inutilizando o aparelho, não vou ter como comprar outro.
 
Back
Top