Confraria do Galão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitormagalhaes

Active Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
29
Reaction score
5
Prezados confrades,

Mais alguém do forum adepto da Cerveja da Cerveja de Galão?

Vamos dividir nossas técnicas, receitas e idéias.

Abs
 
Vitor,

Sou adepto da cerveja de 2,5 gal, serve? hahaha

Eu faço minha cerveja no método BIAB, com lavagem.

Vc faz na espagueteira?
 
Vitor,

Sou adepto da cerveja de 2,5 gal, serve? hahaha

Eu faço minha cerveja no método BIAB, com lavagem.

Vc faz na espagueteira?

Qual panela você utiliza???? Faço cerveja em equipamento para 60 litros mas estou querendo montar um desses.
 
Qual panela você utiliza???? Faço cerveja em equipamento para 60 litros mas estou querendo montar um desses.

Eu uso uma panela de 15 litros, com bazooka e saco para o BIAB.

Para agua da lavagem uso uma panela auxiliar.

Tenho me dado muito bem com esse sistema.
 
Eu pretendo começar em breve, Comecei a comprar alguns equipamentos para montar e fazer levas de 5L.
 
Vitor, estou na 6ª leva (2 IPAs, 1 Trigo, 1 Oatmeal Stout, 1 APA e Ale simples).
Peguei as receitas na internet com pequenas adaptações para 5l e de ingredientes.
A IPA foi da Confraria do Galão no FB.
Vou ver se pego umas receitas em casa e posto aqui depois.
Abraços
 
Pessoal, faço os famosos 5 galões aqui em Recife mas acho genial a idéia de 1 galão. Devo passar uma temporada em SP num flat e vou passar a fazer o famoso galão de cerveja =)

Com relação ao equipamento necessário, o que vocês recomendam? Eu tenho uma leve tendência a exagerar em equipamento =D Tipo, chiller de placas pra resfriar não precisa, né? Recirculação com bomba vale a pena, funciona? Essas coisas =)

Desde já agradeço.
 
Ontem fiz minha segunda leva de IPA. Consegui melhorar alguns pontos como um melhor controle da temperatura na mostura, melhor lavagem e volume final após a fervura. Medição inicial dentro do esperado, vamos aguardar a fermentação agora.

Ambas as vezes fiz sem bomba.
 
Fiz até agora uma weiss, com receita da Lamas. Mas acho que além de ter jogado fermento demais (meio pacote para 5 litros), na hora de fermentar, o esquema "supitou", tive que tirar, limpar, pode ter contaminado.
Com isso, a breja ficou parecida com uma pilsen no paladar, e no aroma, um cheiro forte de oxidado, de fermento azedo.
Mas vamos tentando, fiquei animado, até por perder uma leva pequena, de 5 litros.

Enquanto isso, tem alguma medida de quantas gramas de leveduras para cada estilo de cerveja, feito na espagueteira de 5 litros?
 
Não sei se tem uma medida específica de fermento para cada estilo de cerveja. Eu uso em aproximadamente 4 g para 5 litros.
 
Fiz minha primeira leva de IPA ontem.
Usei o Kit do Mr. Beer, com extrato e malte.

Deu uma bata confusao aqui devido a ansiedade....rs

Vou fazer o curso da Confraria do Marques dia 21, espero melhorar meus processos.

Agora uma duvida, quanto tempo voces deixam fermentando e maturando?
 
Eu deixo fermentando entre 7 e 14 dias. Maturação no mínimo 7 dias, mas tenho percebido que a cerveja melhora com o tempo. O difícil é segurar a ansiedade e a sede de beber cerveja. kkk
 
Semana passada montei um cooler de 4L com bazuca, estilo americano. Fiz uma IPA com sobras das minhas levas de 20L.



Mosturação com 3L de água, mas tive de fazer umas duas decocções pois o volume de água é muito pequeno pro cooler segurar a temperatura por 60 min. Mas nada que comprometesse. Depois mais quatro passos de batch sparge e consegui uma eficiência na mosturação de 76% (7,4L a 1,042 SG). Normalmente consigo 80% com o equipamento de 20L, com fundo falso em vez de bazuca e fly sparge em vez de batch.



Fervi na panela de feijão de casa e pus pra fermentar 5,2L num balde de 6L com tampa que comprei no supermercado (só foi preciso fazer um furo pro airlock).

Venho de levas de 20L e sempre tive uma cisma com o galão. Dizia que pelo tempo que se espera era melhor fazer logo bastante. Mas com espaço na geladeira limitado e vontade de aumentar o número de brassagens por mês resolvi tentar. Afinal, pra quem já tem outro equipamento é muito fácil e barato adaptar um MLT.

E querem saber? É o que hoje eu recomendo para quem ainda não iniciou esse caminho sem volta que é esse nosso hobby.

Primeiro pela simplicidade e rapidez em aquecer e resfriar quantidades menores de líquido. Depois pela diminuição considerável na bagunça e no trabalho que ela dá.

O ponto negativo, no meu caso, é que os 4 passos de sparge, de 1,5L em 1,5L, acabaram aumentando consideravelmente o tempo do processo (o que seria outra grande vantagem, caso contrário). Deveria ter comprado um cooler maior ou fazer cervejas "menores" nesse.

Mas com o tempo a gente vai se adaptando.

Abs!
 
ffchaves, sensacional a sua adaptação!!! Poderia me passar mais fotos e detalhes? Pretendo divulgar na página da confraria, tem algum problema?
Abraços e parabéns.
 
ffchaves, sensacional a sua adaptação!!! Poderia me passar mais fotos e detalhes? Pretendo divulgar na página da confraria, tem algum problema?
Abraços e parabéns.

Oi, Vergilio. Não tem problema nenhum, cara! Será um prazer. Na próxima brassagem eu tiro umas fotos de todo o processo.

Abs!
 
Fala Galera,

Eu andei montando meu equipamento também, comprei a espagueteira e comecei a fazer as levas de 5 litros. Comprei também uma bombinha pra recircular, conforme vi o Robson fazendo, aliás parabéns Robson, por ser pioneiro afinal como ele mesmo diz no blog, no começo as pessoas dão risada, mas depois percebem que é uma ótima saída pra se brassar menos, e mais facilmente.

Só que eu cheguei a uma conclusão, o esquema da espagueteira, pra mim também é um pouco cansativo, e decidi fazer usando um botijão térmico que tinha aqui em casa de 9 litros, tem de diversas litragens, de 6 a 12 litros, eu paguei 75 R$ no meu de 9 litros.

Assim sendo, eu faço no método de infusão, e no sparge, ou seja, eu só coloco os grãos, toda água, e depois coloco pra ferver, simples assim.

Eu este fim de semana fiz 10 litros, com o mesmo botijão térmico de 9 litros, só que dai, eu fiz a infusão com os grãos e metade da água, depois separei o mosto e usei o restante da água para lavar os grãos e atingir 12 litros na panela de fervura.

Ou seja, com esse equipamento, eu gastei:

R$ 75,00 Botijão térmico 9 litros da invicta
R$ 60,00 Bazooca do Lamas
R$ 35,00 Panela Inox de 12 Litros (Comprei no 1,99, muito em conta)
R$ 35,00 Registro de esfera (2x) e conexões restantes.

Seguem as fotos:
1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg


E a vantagem é que posso fazer levas de 5 ou 10 litros, com quase o mesmo trabalho.

Eu ainda fiz um HLT elétrico em um balde que pode ser visto aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/f51/sistema-controlador-para-brassagem-eletrica-403231/

Saudações cervejeiras:mug:
 
Boa tarde, sou novo no assunto, queria comecar a fazer quantidades menores ate 5 litros, quero saber se alguem pode m ajudar com quantidade de ingredientes, tempo de fermentacoa.
fico no aguardo, obrigado
 
A quantidade de ingredientes está relacionada com a eficiência do equipamento, e isto tu só vai conseguir determinar com alguma precisão ao longo de algumas brassagens.
Em geral, 1 kg de malte rende 4 litros de mosto, mas isto depende da densidade desejada e do elenco de maltes utilizados (grist).
Quanto a fermentação, eu diria que não existe grande variação em função do tamanho do lote. As variáveis mais importantes para isto são (de uma forma bem básica):
- O tipo de fermento utilizado (baixa ou alta fermentação);
- As condições do fermento (idade, armazenamento, etc.);
- A quantidade de fermento inoculada e,
- A temperatura de fermentação.
Fora estas, resta pouca coisa para o cervejeiro controlar nesta etapa. Basta dar tempo ao fermento para que ele faça sua parte. Via de regra, cervejas "Ale", precisam de 7 dias, as "Lager", 14. mas isto não é algo tão preciso assim. É importante estar atento aos sinais (borbulhamento, formação e desaparecimento do krausen (espuma densa que se forma no início da fermentação), variação da densidade, etc para determinar o final da fermentação.
Eu prefiro dar bastante tempo para este processo. "Ales" eu deixo no mínimo 14 dias e "Lagers" mais de 20. Fora maturação, lagering e algum outro repouso que se faça necessário. As cervejas só ganham qualidade com uma fermentação bem conduzida. Deixa a pressa para as grandes cervejarias.
 
A grande questão no meu ver é a quantidade de fermento em pó!

Tenho como recomendado utilizar 0,6g à 0,8g por litro. Um saco normalmente tem 11,5g (US-05, US-04 e muitos outros), sendo o recomendado 1 pacote para 20 litros (20L * 0,6g = 12g), se passar de 20 litros, já colocar 2 pkgs.

No entanto, com 5 litros teremos : 5L * 0,8g = 4g. A metade do pacote! Tenho utilizado 6g e estou achando pouco... acho que vou colocar um pkg inteiro na próxima.

Como vocês estão fazendo?
 
Opa, também comecei a fazer de galão, comprei o kit 5 litros do lamas.
queria tirar uma duvida com vocês, em que momento vocês estão fazendo a recirculação, depois do mashout e depois faz a lavagem ou após a mostura e inicio do mashout e depois lavagem?
 
Opa, também comecei a fazer de galão, comprei o kit 5 litros do lamas.
queria tirar uma duvida com vocês, em que momento vocês estão fazendo a recirculação, depois do mashout e depois faz a lavagem ou após a mostura e inicio do mashout e depois lavagem?

Vinícius, a galera tem usado a bombinha para recirculação durante todo o processo, até o fim do mash out. A bomba só para na hora da fervura.

Depois que montei o kit de 5L (não comprei pronto), já fiz 4 levas e fiz a recirculação na caneca mesmo, por várias vezes durante o processo todo, principalmente quando estava com o fogo ligado. O resultado foi bem bacana, mas com certeza a recirculação constante deve melhorar minha eficiência, que foi de 60% na média.

Eu comprei uma bombinha dessas de aquário e fiz as adaptações, mas ainda não usei, pois a montei no dia da última brassagem e o silicone precisava secar por 72 horas. Vamos ver se funciona, estou ansioso...

Abs
 
Obrigado marcelosartori pelo retorno

Outra duvida, fiz minha primeira leva nesse sábado porque não aguentei a ansiedade rsrs, fiz uma de trigo com o kit também do lamas, mas o quantidade final minha com uma perda de trub de quase 1 litro porque quis dar prioridade na qualidade e não na quantidade ficou no final na balde de fermentação apenas 3,250 litros muito pouco, o que vocês costumam fazer para corrigir ou adequar a quantidade ? colocar agua no final no fermentador ? eu estava pensando em colocar na fervura a medida que vai evaporando para sair com uns 5,8 no final com a perda de 800ml de trub ficaria com 5litros ou um pouco menos? oq eu acham? no caso de colocar no fermentador devo usar agua mineral ou agua previamente fervida ?
 
Obrigado marcelosartori pelo retorno

Outra duvida, fiz minha primeira leva nesse sábado porque não aguentei a ansiedade rsrs, fiz uma de trigo com o kit também do lamas, mas o quantidade final minha com uma perda de trub de quase 1 litro porque quis dar prioridade na qualidade e não na quantidade ficou no final na balde de fermentação apenas 3,250 litros muito pouco, o que vocês costumam fazer para corrigir ou adequar a quantidade ? colocar agua no final no fermentador ? eu estava pensando em colocar na fervura a medida que vai evaporando para sair com uns 5,8 no final com a perda de 800ml de trub ficaria com 5litros ou um pouco menos? oq eu acham? no caso de colocar no fermentador devo usar agua mineral ou agua previamente fervida ?

Vinicius, o ajuste de volume vai depender de quando você obteve de OG. Se, mesmo com esse volume menor, a OG estiver dentro do esperado, não há muito o que fazer para ajustar o volume, trata-se de problema de eficiência do processo.

Além disso, com adição de água em uma cerveja com a OG dentro do esperado, você iria descaracterizá-la e ela teria um ABV menor no final (você estaria "aguando" demais a cerveja).

Esse ajuste de volume normalmente se dá antes da fervura, com a lavagem dos grãos, pois já se considera a perda de líquido que foi retida nos grãos além do que vai se perder na evaporação. Mas, novamente, eu só faria esse ajuste acompanhando a leitura de OG (nesse caso a OG pré-fervura, ou pre-boil).

Não sou expert, longe disso, sou um iniciante na brassagem de 5L como você. Se alguém quiser corrigir ou dar pitacos no que eu escrevi, estejam à vontade! :mug:
 
Vinicius, na maioria das vezes, problemas como este são relacionados a fervura. Tente diminuir a intensidade da mesma, diminuindo o fogo, ou usando um fogão convencional.
 
Obrigado pelas dicas, vou tentar diminuir mesmo a intensidade da fervura porque com o equipamento eu não posso colocar mais do que 7,5 de agua, vou tentar também extrair mais mosto para o fermentador sem levar o trub.
Agora é aguardar e segurar a ansiedade, todo experimento leva pelo menos 15 dias para ver o resultado rsrs.
 
Faço levas de 30 L e agora faço na espagueteira também. Rendimento de 6 Litros.
O único problema que tive foi com a fervura. Na primeira leva o rendimento foi muito pequeno.
Agora corrigo a OG adicionando água na fervura, quando necessário.


Tiago.
 
Vinicius comigo foi a mesma coisa...segui o conselho do Vergilio e agora na minha quarta leva, consegui fazer render 4 litros e meio quase!! O problema estava no fogareiro. ..deixei ele de lado e usei o fogão da cozinha. Foi a melhor coisa!!
 
obrigado biahaik, esse fds vou fazer outra leva(uma IPA), vou fazer isso mesmo, vou fazer a fervura com menos intensidade e tentar melhor na extração do mosto para a fermentação para ter minha eficiência melhorada, depois conto como foi.
 
Outras duvidas

1 - Vocês deixam maturar com o airlock ou com o balde normal mesmo sem buraco do airlock?
2 - Eu uso o álcool 70%, mas fico com medo de cair um pouco(gota, etc) ou ter algum contanto mínimo após sanitizar, isso gera algum problema para a cerveja, estraga, etc ?
 
Vinicius, eu comprei outro balde, sem o furo, para a maturação. O Balde custo barato. Mas aconselho você a comprar um próprio para alimentos, pois assim não deixa cheiro...Olha, eu sou novata ainda, e respondo o que aprendi e o que estou colocando em prática ainda ok. Espero te ajudar!! Com relação ao alcool 70, eu também uso ele, prá mim é mais fácil...mais caro, porém menos trabalho! Se cair um pouco, sem problemas, mas evite...alcool é alcool, rs...penso que pode matar tudo...hehehe e vai que mata nossas queridas leveduras ne. Claro que em pouco quantidade, tipo um pingo, ou um restinho que fica molhado no galão, sem problemas. Eu passo o alcool e na sequencia, aguardo um pouco, viro o balde para tirar o excesso e já coloco a "cerveja" nele. Não me deu problema até então.
 
Como eu ainda não tenho uma geladeira dedicada, o atual layout das prateleiras não me dá altura suficiente para que eu coloque o fermentador com o airlock para maturar. E, é claro, mexer com isso significaria "problemas conjugais"! :cross: Portanto, eu simplesmente retiro o airlock e fecho o fermentador com uma rolha.

Nunca fiz a troca de baldes da fermentação para a maturação...
 
Contribuindo um pouco com minha experiencia com levas pequenas.
- Faço All Grain com BIAB
- Recirculo manualmente nos 20 minutos finais da brassagem
- Mash out por 10 minutos
- Deixo escorrer uns 15 minutos (escorredor de massas preso na panela de brassagem)
- As primeiras levas eu completava com agua e ligava muito para OG. Mas algumas cervejas mais simples (leia-se não muito lupuladas) dava pra perceber que tava mais aguada.
- É normal ter muita evaporação até vc acertar o ponto do seu fogao e da quantidade total de agua. Hoje em dia não tenho mais problema e já acertei o perfil do equipamento no beersmith (o que ajuda na hora de adaptar ou criar receitas).

abs.
 
Back
Top