Confraria do Galão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom galera, estou montando meu kit aos poucos. Já comentei antes. Comprei a espagueteira, os baldes, tudo. Demorou um pouco porque queria fazer a primeira leva usando a bomba.

Fiquei em dúvida em que bomba comprar, fui no facebook da confraria do galão pedir uma dica, e na hora eles me responderam pra comprar essa:
http://www.ebay.com/itm/12V-DC-Mini...lants_Bird_Bath_Feeder_CV&hash=item5d4d470fc9

Comprei na hora, mas comprei no aliexpress por ser mais barato. Demorou mas chegou. Quandro abri tive uma surpresa. A bomba é realmente pequena (segue fotos). Mas o que mais estou em duvida é na entrada e saída de água. É muito pequena, não cabe nenhuma mangueira la, nem de 1/2, nem de 3/4. É do diametro de um canudo.

Alguem tem dessa bomba? Me ajudem, como faço pra conectar ela na panela? E como fazer a ligação na tomada? Obrigado



Eu uso uma bomba de aquário a conexão de saída uso uma mangueira 5/16.
é suficiente pra circular o mosto de 5 litros...
 
Um pouco mais cara que a sua. São US$66 por 4 bombas.

.. Procure por bombas para painéis solares, que são essas que estamos discutindo.
.. Uma opção é trocar só a cabeça da bomba, mas não será uma tarefa fácil encontrar essas peças.
.. Comprar bombas de máquina de lavar que custam na casa de R$30 dilmas
.. Essa sim é cara mas chega logo: http://produto.mercadolivre.com.br/...c-eletrica-aquario-painel-ar-maquina-lava-_JM

Agora que vi que são 4 bombas.. hahaha ai vale a pena o preço mesmo. Essa é a mesma que a galera ta comentando ai do Lamas, e voltou a ter no estoque por R$ 130,00. Acho que vale a pena, já que não vou ter que esperar tanto tempo.

Olá Violante,

Se a entrada e saída de água são aproximadamente da largura de um canudo, imagino que se trate de 1/4 polegada. Tente levá-la para alguém que trabalhe com instalações de gás que provavelmente ele vai ter alguma solução como adaptadores ou fazendo alguma gambiarra com tubos de 1/4 (que eles usam muito).

Você já tentou uma mangueira de 1/4 com braçadeira ou "enforca gato"?

Já sobre a instalação elétrica (NÃO LIGUE DIRETAMENTE NA TOMADA), olhei as especificações de sua bomba e ela trabalha com corrente contínua (DC) e tensão de 6 a 14 volts, idealmente 12V.

Você vai precisar de uma pequena fonte AC > DC que entregue no mínimo 0,6 amperes de corrente (IMPORTANTE).

Abraços e boa sorte!

Masiero, não testei a de 1/4. O problema é que a saida da minha panela é de 1/2, aí não encaixaria na de 1/4. Acho q vou da um fim nessa mini bomba, e comprar essa do Lamas.

A respeito da ligação, valeu pela dica. Já tava imaginando que era assim. Achei uma fonte jogada aqui em casa (segue foto), mas acho que não vai dar por causa da amperagem: 100mA = 0,1 Ampere. Então não aguenta correto? Muito menos essa do lamas que pede 1050mA = 1,05 Amperes...

205t4w5.jpg
 
@Violante realmente, essa fonte não vai adiantar não.

Eu comprei a do Lamas, agradeço as indicações @luizoliveira @viniciusfp! Enquanto chega vou tentar fazer um fundo falso, vamos ver o que sai...
 
Pena =/

Achei uma de notebook jogada la em casa. 19V e 3,2A. Tem algum problema ser maior que 12V e 1,05A???
 
Pena =/

Achei uma de notebook jogada la em casa. 19V e 3,2A. Tem algum problema ser maior que 12V e 1,05A???

amperagem maior não é problema. Voltagem maior é problema. Não pode usar, grande chance de queimar o equipamento (digo grande, e não certa, porque sabe-se lá qual a margem de segurança que o equipamento trabalha).

Pelo que sei, o que pede a corrente é o aparelho. A fonte possui uma corrente máxima, mas pode fornecer qualquer corrente menor que isso. Quem "pede" a corrente necessária é o aparelho.
Já a Voltagem é uma propriedade da fonte, e ela vai ser sempre a mesma, independente da demanda do equipamento.
Então, até onde sei, poderias por exemplo utilizar uma de 12V e 3,2 A.
Mas, com certeza, não pode utilizar uma de 19V.

É a mesma situação em que podemos ligar um equipamento 220V na rede 110V (ele vai funcionar, mas não em sua plenitude), mas não podermos fazer o inverso, se não, ele vai queimar.

Tem que se ligar bastante também se o aparelho pede uma fonte AC (corrente alternada) ou DC (corrente contínua). Se for AC, ela não vai ter ordem certa para se ligar os cabos (polo + e -). Se for DC, vai ter polo + e -. Tem que ligar nos polos certos, se não, não funciona (exemplo: rede elétrica é AC - tu se preocupa com os polos da tomada ao ligá-la? não. Pilhas são DC (polo + e -) - se ligar na ordem inversa, não funciona)
 
Quero deixar minha avaliação para futuros compradores desse tipo de bomba:
http://www.aliexpress.com/item/Whol...DC-12V-Water-Pump-Black-TK0410/929511813.html

O teste:
Fase 1. 90 minutos com água a 80ºC numa panela de 7 litros e circulação constante.
A bomba se mostrou muito eficiente, com um fluxo satisfatório que mereceria uma válvula na saída pra controle da água. A temperatura do corpo da bomba ficou em 15ºC abaixo da temperatura da água.

Fase 2. 60 minutos na fervura, onde ocorreu o fenômeno de entrada de ar na mangueira que sai da panela por conta das bolhas que são formadas nessa temperatura. Isso foi resolvido baixando a bomba uns 50cm abaixo da válvula de saída da panela, deixando a gravidade ajudar no processo. O corpo da bomba se manteve 10º abaixo da temperatura da água que se encontrava a 97ºC. (Estou quase no nível do mar) durante a fervura.

Meu comentário:
A instalação deve ser feita de forma que a bomba fique abaixo do nível de saída da panela, uns 50 cm para que fique com a entrada de fluído sempre cheia.
Cuidado, pois todo o sistema fica bastante aquecido (me queimei durante esse teste, mas nada grave.)
Até o momento se mostrou muito confiável e eficiente essas bombinhas. Com roscas NPT de 1/2 pol. é muito fácil encontrar conexões.

Seguem fotos dos equipamentos utilizados.
 

Attachments

  • IMG_20141101_165531.jpg
    IMG_20141101_165531.jpg
    134.4 KB · Views: 169
  • IMG_20141101_165541.jpg
    IMG_20141101_165541.jpg
    156.3 KB · Views: 208
A minha é dessa ai Luisoliveira e não tenho nenhum problema, já fazem 3 meses que uso
 
Quero deixar minha avaliação para futuros compradores desse tipo de bomba:
http://www.aliexpress.com/item/Whol...DC-12V-Water-Pump-Black-TK0410/929511813.html

O teste:
Fase 1. 90 minutos com água a 80ºC numa panela de 7 litros e circulação constante.
A bomba se mostrou muito eficiente, com um fluxo satisfatório que mereceria uma válvula na saída pra controle da água. A temperatura do corpo da bomba ficou em 15ºC abaixo da temperatura da água.

Fase 2. 60 minutos na fervura, onde ocorreu o fenômeno de entrada de ar na mangueira que sai da panela por conta das bolhas que são formadas nessa temperatura. Isso foi resolvido baixando a bomba uns 50cm abaixo da válvula de saída da panela, deixando a gravidade ajudar no processo. O corpo da bomba se manteve 10º abaixo da temperatura da água que se encontrava a 97ºC. (Estou quase no nível do mar) durante a fervura.

Meu comentário:
A instalação deve ser feita de forma que a bomba fique abaixo do nível de saída da panela, uns 50 cm para que fique com a entrada de fluído sempre cheia.
Cuidado, pois todo o sistema fica bastante aquecido (me queimei durante esse teste, mas nada grave.)
Até o momento se mostrou muito confiável e eficiente essas bombinhas. Com roscas NPT de 1/2 pol. é muito fácil encontrar conexões.

Seguem fotos dos equipamentos utilizados.

Luiz, esse espigão fêmea que você ta usando na bomba é de 1/2 pra 1/2??
 
@luizoliveira, onde você encontrou estes espigões femea? Tenho uma bomba semelhante mas tive que usar luzas e espigões machos.

Obrigado.
 
@luizoliveira, onde você encontrou estes espigões femea? Tenho uma bomba semelhante mas tive que usar luzas e espigões machos.

Obrigado.

Encontrei numa loja local chamada Normatel. Loja de materiais para construção de grande porte. Não foi barato, vem numa embalagem individual, se não me engano, custou perto de 25dilmas cada um

Luiz, esse espigão fêmea que você ta usando na bomba é de 1/2 pra 1/2??

Isso. 1/2 para 1/2
 
Minha bomba chegou hoje, a chinesa do Lamas. O espigão de plástico da torneira do tanque rosqueia perfeitamente. Porém o espigão de latão de 1/2 não entra! Dá umas duas voltas e emperra, não forcei muito pra não estragar a bomba...

Esse espigão de latão rosqueia bem na válvula da panela (também de latão). Também rosqueia perfeitamente no espigão macho, que visualmente tem a rosca igualzinha à bomba, mesma distância entre os "veios". E agora??

Será que essas conexões de latão têm rosca diferente? Comprei em lojas de equipamentos pra gás, fogões, resistência pra buffet, etc...
 

Attachments

  • IMG_20141108_021505.jpg
    IMG_20141108_021505.jpg
    151.9 KB · Views: 148
Fisiowilliam, acho que isso vai um pouco de gosto, muita gente usa a bazuca.
Tenho o mesmo kit que voce, gosto tanto da praticidade que estou montando uma panela de 34 litros nos mesmos moldes. no sistema novo tem q passar o mosto pro fermentador, lavar a panela e voltar o mosto pra panela pra ferver.
na espagueteira voce sobe o cesto e já liga o fogo para a fervura... ganhasse tempo.
que quiser melhorar a filtragem basta trocar o grain bag q veio por um voil, que tem os furos menores.
Abraço

Sou novo no fórum e nessa brincadeira, tanto que ainda nem comprei os equipamentos.

Tomei a liberdade de ressuscitar esse post antigo pra tirar uma dúvida: por que, nesse kit novo do Lamas, existe essa necessidade de passar o mosto pro fermentador, lavar a panela e voltar? Não seria só tirar o saco com os grãos, deixar escorrer e começar a fervura?
 
@lebvianna, se não me engano, o kit novo do lamas usa sistema de filtragem por bazooka, dessa forma o único jeito de tirar os grãos da panela e virando ela. Daí a necessidade de reservar o mosto.

Se comprar um saco de voil a parte, sim, o processo é exatamente como você falou.
abs
 
Obrigado, @Luccasm! A ideia é comprar o saco de voil mesmo.

Aliás, a panela de alumínio que vem no kit do Lamas esgotou. Só tem a de inox (fora do kit). Apesar do preço mais alto, já estava de olho nela (porque qualquer coisa que possa facilitar a limpeza e manutenção já automaticamente me agrada).

Talvez compre ela e, se sentir falta, depois posso comprar um "cozi-pasta" da vida e ter algo como o antigo kit do Lamas.
 
Minha bomba chegou hoje, a chinesa do Lamas. O espigão de plástico da torneira do tanque rosqueia perfeitamente. Porém o espigão de latão de 1/2 não entra! Dá umas duas voltas e emperra, não forcei muito pra não estragar a bomba...

Esse espigão de latão rosqueia bem na válvula da panela (também de latão). Também rosqueia perfeitamente no espigão macho, que visualmente tem a rosca igualzinha à bomba, mesma distância entre os "veios". E agora??

Será que essas conexões de latão têm rosca diferente? Comprei em lojas de equipamentos pra gás, fogões, resistência pra buffet, etc...

Tá parecendo que a rosca das peças plásticas são paralelas e das peças metálicas são cônicas (a rosca é mais estreita na ponta que na base).
 
@lebvianna
Boa!!
Eu comprei uma de 3 partes 8L no site da americanas por 250. Exatamente pra fazer uma igual a antiga deles. Só não coloquei a torneira ainda. Da uma olhada no site dps..
Abs!
 
@Luccassm, pensei nisso, mas sou bem limitado nesse negócio de DIY. Sou o tipo do cara que, quando tem que trocar uma lâmpada, sabe que tem um risco considerável de cair da escada ou queimar a mão :D

Provavelmente esse novo hobby vai me fazer evoluir nesse ponto, mas já começar destruindo uma panela de inox não seria muito encorajador :)

Abraço!
 
Tá parecendo que a rosca das peças plásticas são paralelas e das peças metálicas são cônicas (a rosca é mais estreita na ponta que na base).

Obrigado @FabioRicardo! Amanhã vou medir com paquímetro, mas visualmente o espigão macho parece que tem rosca cônica mesmo, o fêmea também deve ser. E como é para gás faz todo sentido que seja.

Agora não sei onde vou conseguir conexões para essa bomba... mesmo problema que o pessoal está tendo hehe :(
 
Como é para baixas pressões, acredito que com um pouco de teflon e uns 3 fios de rosca já seja suficiente pra usar...
 
Fala pessoal,

To terminando de montar minha panelinha pra fazer 5L de cerveja. To usando essa espagueteira de 8L aqui. Alguém mais utiliza a mesma?

Queria saber qual a quantidade MÁXIMA de malte que vocês conseguem utilizar por leva? O único problema dessa panelinha é a existência daquele espaço grande entre o cesto e o fundo da panela, que poderia ser melhor aproveitado se o cesto fosse um pouco mais longo.

Enfim, queria abrir uma discussão para saber quais métodos vocês usam para maximizar a produçao de vocês.

Abraço!
 
Opa!

Eu uso essa espagueteira.

Coloco 1,6kg de malte pra fazer uma Strong Golden Ale, mas é uma temeridade. Acontecem uns transbordamentos de vez em quando... hhehehe

Acho que 1,5kg é o limite máximo aceitável.
 
So uso 1,2kg de malte. Consigo no final engarrafar uns 3,5lt de cerveja. Ainda to apreendendo. Hehe.
 
Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Por falta de tempo, acabei ficando um pouco afastado do universo homebrew mas agora quero retomar minhas produções e, por falta de espaço e também de tempo nas brassagens, resolvi aderir a confraria do galão, mais precisamente 1,32 galões (5 litros). Com isso, pretendo comprar uma panela nova (a minha atual da Alquimia da Cerveja acaba ocupando muito espaço e a torneira está ruim) e fermentadores novos pequenos de 5 litros, mas estou em dúvida quanto a qual método utilizar para estas levas menores. Minhas opções até o momento são:

- Espagueteira em inox de 8L (Próss: ser em inox, compacta e com cesto para facilitar o BIAB. Contras: ter que furar o inox, instalar um registro de inox e a baixa capacidade do cesto de malte)

- Panela 10l com fundo falso da Cerveja de Panela (Prós: Já vem com registro e fundo falso, pode-se obter boa eficiência com sparge e/ou fazer BIAB. Contras: precisaria de pelo menos mais vasilhame pra coletar o mosto na hora do sparge).

- Botijão térmico + panela (Prós: mais fácil de manter a temperatura na hora da brassagem. Contras: teria que montar a panela de fervura com registro e ocupa ligeiramente mais espaço).

Alguém teria alguma sugestão de escolha ou dica? A minha ideia é fazer 5 litros de forma bem prática e simplificada, mas sem abrir mão da qualidade.

Muito obrigado a todos.

:mug:
 
Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Por falta de tempo, acabei ficando um pouco afastado do universo homebrew mas agora quero retomar minhas produções e, por falta de espaço e também de tempo nas brassagens, resolvi aderir a confraria do galão, mais precisamente 1,32 galões (5 litros). Com isso, pretendo comprar uma panela nova (a minha atual da Alquimia da Cerveja acaba ocupando muito espaço e a torneira está ruim) e fermentadores novos pequenos de 5 litros, mas estou em dúvida quanto a qual método utilizar para estas levas menores. Minhas opções até o momento são:

- Espagueteira em inox de 8L (Próss: ser em inox, compacta e com cesto para facilitar o BIAB. Contras: ter que furar o inox, instalar um registro de inox e a baixa capacidade do cesto de malte)

- Panela 10l com fundo falso da Cerveja de Panela (Prós: Já vem com registro e fundo falso, pode-se obter boa eficiência com sparge e/ou fazer BIAB. Contras: precisaria de pelo menos mais vasilhame pra coletar o mosto na hora do sparge).

- Botijão térmico + panela (Prós: mais fácil de manter a temperatura na hora da brassagem. Contras: teria que montar a panela de fervura com registro e ocupa ligeiramente mais espaço).

Alguém teria alguma sugestão de escolha ou dica? A minha ideia é fazer 5 litros de forma bem prática e simplificada, mas sem abrir mão da qualidade.

Muito obrigado a todos.

:mug:

Quer simplicidade, vai pra BIAB. Uma panela e um saco. Bem simples, bem prático.

Paticularmente, acho 5 litros muito pouco... a cerveja acaba muito rápido (pelo menos no meu ritmo :D). Como opto por pelo menos 2 semanas entre brassagem e envase, acabaria por consumir toda uma produção antes da outra ficar pronta. Sem contar que, se for seguir a recomendação de sempre utilizar o pacote de fermento fechado, acabará quase sempre com overpitching (não que faça mal, mas estará "perdendo" fermento).

Se fosse pra fazer 5 litros, eu iria de: panela de alumínio 22 (8,3 L) e BIAB com voal. É bem mais barato que o conjunto da espagueteira de inox.

MAS, eu compraria uma panela de alumínio 26 (12,7 L) ou 28 (15,3L) pra fazer levas de 8 ~ 10 litros (vai no fogão de casa tranquilo). Como tu quer simplicidade e ocupar o menor espaço possível, eu iria para o BIAB de voal com um pequeno sparge (mais ou menos 1/3 da água, dependendo da capacidade da panela / volume dos grãos. Se não te importar tanto com a eficiência, nem lava, só adiciona mais água depois que tirar os grãos).
 
Usar o botijão térmico e usar um mergulhão para fazer a fervura no próprio botijão seria uma opção viável?

Não sei (nem pesquisei nos demais tópicos sobre o uso de resistências elétricas) qual seria a potência necessária para o mergulhão conseguir ferver o mosto. Também tenho minhas dúvidas sobre o comportamento do material do botijão térmico à temperatura de fervura...
 
Quer simplicidade, vai pra BIAB. Uma panela e um saco. Bem simples, bem prático.

Paticularmente, acho 5 litros muito pouco... a cerveja acaba muito rápido (pelo menos no meu ritmo :D). Como opto por pelo menos 2 semanas entre brassagem e envase, acabaria por consumir toda uma produção antes da outra ficar pronta. Sem contar que, se for seguir a recomendação de sempre utilizar o pacote de fermento fechado, acabará quase sempre com overpitching (não que faça mal, mas estará "perdendo" fermento).

Se fosse pra fazer 5 litros, eu iria de: panela de alumínio 22 (8,3 L) e BIAB com voal. É bem mais barato que o conjunto da espagueteira de inox.

MAS, eu compraria uma panela de alumínio 26 (12,7 L) ou 28 (15,3L) pra fazer levas de 8 ~ 10 litros (vai no fogão de casa tranquilo). Como tu quer simplicidade e ocupar o menor espaço possível, eu iria para o BIAB de voal com um pequeno sparge (mais ou menos 1/3 da água, dependendo da capacidade da panela / volume dos grãos. Se não te importar tanto com a eficiência, nem lava, só adiciona mais água depois que tirar os grãos).

Muito obrigado pela resposta. Quando eu estava fazendo cerveja no ano passado, eu fazia BIAB com sparge pra levas de 10 litros. Um dos problemas é que o meu fogão demorava demais pra iniciar fervura, aí me tomava tempo demais.

Sobre a quantidade, eu tenho bebido apenas aos sábados e mesmo quando bebo, é no máximo uns 600-700ml de cerveja, ou seja, cada leva duraria uns 2 meses no mínimo. Outra coisa, fazendo levas menores, eu faria uma maior diversidade de cervejas, com mais experimentação e tudo mais.

Apesar de ocupar um pouco mais de espaço, a ideia do botijão térmico mais uma panela de 12 litros tem me agradado bastante, pois daria pra produzir com qualidade e praticidade levas de 1 a 2 galões.

Usar o botijão térmico e usar um mergulhão para fazer a fervura no próprio botijão seria uma opção viável?

Não sei (nem pesquisei nos demais tópicos sobre o uso de resistências elétricas) qual seria a potência necessária para o mergulhão conseguir ferver o mosto. Também tenho minhas dúvidas sobre o comportamento do material do botijão térmico à temperatura de fervura...

Segundo o Guenther, o ideal é cerca de 1000w a cada 10 litros. Eu tenho um mergulhão de 2000w, mas ele acaba sendo muito forte pra 15 litros de mosto que eu utilizava nas levas de 10 litros.

Sobre ferver no botijão, não sei se ele é aconselhável pra trabalhar em temperaturas tão altas, tenho receio de que derreta ou libere alguma substância.

Muito obrigado pelas opiniões!
Abraços!
 
Justamente essas são minhas preocupações. Mas já vi anúncios de botijões térmicos de inox...
 
@dryfon
maravilha, se pra ti 5 litros atende, vai fundo. Por isso frisei que "se fosse eu"
Só não entendo muito o que tu quer dizer com "a ideia do botijão térmico mais uma panela de 12 litros tem me agradado bastante, pois daria pra produzir com qualidade e praticidade levas"

O BIAB não baixa a qualidade final da cerveja. Tu só está mudando o elemento filtrante.
A única coisa que tu compromete um pouco é a eficiência (com um pequeno sparge, nem isso). E a água pra Sparge, tu aquece na chaleira mesmo (é bom porque na chaleira não vai nada com gordura, então não tem risco quanto a isso). E, se tu colocar "na ponta do lápis", em 2,5 kg de malte 10, 15% a mais de eficiência é uns 2 ou 3 reais. Vale mesmo a pena colocar mais um equipamento (botijão térmico)? ele vai se pagar? tu vai realmente ter uma eficiência tão melhor?
Pra 5 litros, pela simplicidade, acho que o BIAB e uma panela é o ideal. Minha opinião ;)
 
@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.

Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.

De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.

Muito obrigado pelas opiniões.
Abraços!
 
@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.

Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.

De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.

Muito obrigado pelas opiniões.
Abraços!

Mas a torneira é opcional, minha última panela de BIAB faço só com sifão.
 
@tiefensee, não digo que a qualidade seria pior com o BIAB, é que no botijão térmico teria a praticidade do melhor controle de temperatura durante a mosturação, podendo colocar a água e o malte e "esquecer", não tendo que corrigir a temperatura seguidamente, como aconteceria com uma panela pequena.

Outra ideia seria a panela de 10l com fundo falso podendo utilizar tanto BIAB como uma mosturação normal com sparge e tudo mais.

De qualquer forma, acho que descartei a espagueteira. Apesar do preço ser bom (R$140,00) e ser em inox, teria o problema de furar ela pra adicionar um registro (R$70,00 um completo em inox), encarecendo e aumentando o trabalho. Pelas minhas contas, independente da escolha, o custo da nova panela vai ficar na faixa dos R$200,00, R$250,00 com tudo.

Muito obrigado pelas opiniões.
Abraços!

Nunca fiz tão pouco volume, mas pode experimentar colocar um isolante térmico ao redor da panela (pode testar até com um cobertor)

Ao meu ver, fundo falso pra esse volume, é o que menos vale a pena. É o processo mais complexo, quando o fogo tá ligado tem que recircular, é mais chato medir a temperatura... Se quiser um método mais tradicional, iria de bazooka. Mexer é mais prático que recircular.
Também acho que a torneira não é necessária. Sifão seria o suficiente. Mas adaptar torneira em uma panela de alumínio é uma barbada...

E de alumínio, sai bem mais barato que isso...
http://www.lojaodeofertas.com.br/pr...2-cm-capacidade-de-8-3-litros-aluminio-abc-51 - panela 3mm - R$ 50,00
torneira de latão (R$ 20,00) + conexões (R$ 15,00 exagerando) - R$ 35,00
Broca 19 ou 20 de madeira se tu não tiver R$ 10,00
Saco de Voal (não vai sair mais que R$ 10,00)

Com uns R$ 100,00, tu monta um equipamento pra mostura com BIAB, panela de alumínio e válvula extratora...
 
Faço das palavras do @tiefensee as minhas.

De fato, meu antigo equipamento era um caldeirão de 15 litros e um saco de voal. Se fosse hoje, eu compraria uma panela de 18 litros para tirar 10 litros no fermentador sem nenhum tipo de sparge e principalmente, sem sujeira (odeio boil over e sempre esqueço o fermcap).

Se não se incomodar com isso (ou lembrar de usar o fermcap), uma panela de 15 litros de alumínio dá conta do recado tranquilo. Já tirei 9 litros com OG > 1090, ou seja, se espaço for realmente relevante, um caldeirão de 15 bem cheio funciona pra 7 ~ 10 litros. Se quiser uma praticidade a mais, eu recomendo 18 litros, sempre sem sparge. Se for fazer sparge, uma penela menor funciona também.

PS: Já fiz 5 litros e a cerveja acaba antes de ficar boa. 10l é um bom número, mas você deve conhecer seu ritmo melhor do que eu, certo?

Abraços,
 
Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.

Tô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.

Desse modo, posso tanto fazer um BIAB com todo o volume da água ou no máximo com uma leve lavagem e, com o botijão térmico, posso mosturar, fazer batch sparge e fazer uma leva de 2 galões.

Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?

Muito obrigado novamente!
Abraços!
 
Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.

Segundo sugerido pelo Guenther, se tu utilizar VOAL não precisa nem recircular. O saco de grãos da alquimia é de musseline. Daí precisa recircular.

Tô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.
Não precisa da bazooka, mas se quiser colocar, é só comprar uma torneira de latão com a rosca longa, ou comprar uma válvula de latão e um nipel longo

Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?

1. Válvula de latão + nípel longo de latão (não deve ser cromado) OU torneira de latão (geralmente vendida como torneira de jardim) com rosca LONGA (ou rosca curta + luva + nípel
2. porca 1/2" OU flange 1/2" de latão ou inox
3. anel de silicone de 1/2" (ou um pedaço da mangueira) para vedação
 
Muito obrigado pelas opiniões e sugestões de todos. Já descartei a espagueteira. Eu fazia BIAB (levas de 10L) com a minha panela da Alquimia da Cerveja, mas o problema é que o saco dos grãos encostava na saída da torneira dentro da panela, aí dificultava bastante a recirculação.

Tô tendendo a comprar uma panela de 12L, furar e botar uma bazooka nela pra segurar o saco e não atrapalhar a filtragem. Quem sabe eu compre também o botijão térmico caso eu sinta a necessidade.

Desse modo, posso tanto fazer um BIAB com todo o volume da água ou no máximo com uma leve lavagem e, com o botijão térmico, posso mosturar, fazer batch sparge e fazer uma leva de 2 galões.

Além do registro esférico 1/2", que outras parte seu preciso para a torneira da panela tendo uma rosca para colocar bazooka? Uma torneira de latão é o bastante ou há uma necessidade de ser inox?

Muito obrigado novamente!
Abraços!

@dryfon

Detalhei neste texto http://www.umagelada.com.br/post/87543536433/montando-sua-propria-panela-para-fazer-cerveja como fiz minha atual panela de 12,5 litros.

Utilizo ela na brassagem, filtragem e lavagem. Também tenho outra panela de 7 litros (veio no kit do Lamas) para fazer a fervura.

Espero que ajude!
 
Back
Top