Confraria do Galão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@tiefensee, por que com o voile não precisaria recircular? Teria o tópico onde tem esta informação? Gostaria de ler mais a respeito pois esta parte de recirculação sempre foi um problema pra mim por causa da grain bag "entupindo" a torneira.

@jtadeulopes, muito obrigado pela informação. Bem legal teu blog. Fico no aguardo dos próximos vídeos que mostra o teu processo de brassagem. Acho sempre interessante ver o processo dos colegas.

Muito obrigado a todos novamente.
Abraços!
 
@tiefensee, por que com o voile não precisaria recircular? Teria o tópico onde tem esta informação? Gostaria de ler mais a respeito pois esta parte de recirculação sempre foi um problema pra mim por causa da grain bag "entupindo" a torneira.

@jtadeulopes, muito obrigado pela informação. Bem legal teu blog. Fico no aguardo dos próximos vídeos que mostra o teu processo de brassagem. Acho sempre interessante ver o processo dos colegas.

Muito obrigado a todos novamente.
Abraços!

@dryfon fico feliz que gostou! O próximo vídeo deve sair ainda essa semana.

Neste texto http://www.umagelada.com.br/post/120324558288/concurso-cervejeiros-do-vale eu explico o motivo dos vídeos e dessa série que resolvi fazer no blog.

Aproveito pra convidar a todos para acompanhar os textos, vídeos e enviar sugestões e críticas. Será tudo muito bem vindo!
 
Pessoal, mais uma dúvida:

Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?

Muito obrigado!
 
Pessoal, mais uma dúvida:

Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?

Muito obrigado!

Provavelmente não... vai sobrar muito pouca altura. Recomendam pelo menos 20% de headspace, o que daria 1 litro. Mas pra baldes tão pequenos, aumentaria um pouco esse headspace pra garantir, porque a altura resultante de headspace acho que seria muito pequena. Eu compraria algo em torno de 7 litros
 
Muito obrigado, @tiefensee! Vou amanhã procurar algum balde de plástico alimentício com uns 6-7 litros de capacidade e que tenha uma altura de até uns 25cm pra caber na minha bolsa térmica.

Vou também atrás de uma panela nova (acho que de 10 ou 12 litros)já que vou ter que aposentar a minha de 15L da Alquimia da Cerveja pois hoje fui dar uma geral nela e notei pontos de oxidação, além dos arranhões e da torneira estar meio oxidada também.

Depois posto como ficou o equipamento novo. :)

Muito obrigado novamente.
Abraços!
 
Pessoal, mais uma dúvida:

Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?

Muito obrigado!

Eu iniciei com baldes de 5,5L da Jaguar que comprei na indupropil, sempre coloquei quase até a boca e nunca tive problemas com head space, acho que isso se deve a um fato que percebi: em pequenas quantidades a fermentação tende a ser mais tranquila.
 
Bom saber, @mord4z, pois hoje fui em busca de baldes de 6L e não achei, os menores que achei foram de 12,5L (que já tenho), mas gostaria de baldes menores pra poder fermentar numa bolsa térmica que eu tenho e poder colocar na geladeira pra clarificar.

Vou dar uma olhada na Indupropil pra ver se eles ainda tem estes baldes.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Uso Biab pra 10 litros do jeito mais simples uso uma panela sem recirculação, com voil, apenas dou uma lavada pra chegar na og pre boil

Cerveja fica fantástica
 
Acho que defini o novo equipamento: panela 12,7L, saco de voile e uma peneira de fritura pra escorrer os grãos e fazer uma pequena lavagem apenas pra completar o volume pré-fervura.

Dessa forma, vou conseguir fazer tanto levas de 4-5 litros até levas de uns 7-8 litros para cervejas com menor OG.

Muito obrigado a todos.
Abraços!
 
Pessoal, mais uma dúvida:

Para uma produção de 4,5 a 5 litros, um balde com 5,5L de capacidade dá conta? O 0,5L de headspace é o suficiente?

Muito obrigado!

@dryfon eu utilizava balde de 7,2 litros
Acho que a jaguar tem esse balde
 
Olá Natan, bom dia!

Sou iniciante e fiz somente 4 brassagens em caldeirões de 15 Litros.
Estou terminando de montar meu equipamento de 45 Litros.
Tenho 3 caldeirões semi novos com válvulas extratora, sendo um deles com fundo falso.
Você tem interesse?
Caso tenha mande um e-mail para [email protected]
Desde já agradeço a sua atenção.
 
@tiefensee faço lotes maiores em partial-mash há algum tempo, porém quero começar a fabricar levas menores de 5 litros. Como não tenho experiência nessa área queria que vc desse uma avaliada na receita abaixo para ver se já dá para eu começar. Vou usar um grain-bag na mostura e um escorredor de macarrão para lavagem, porém no grain-bag cabe “estourando” um máximo de 1,250 kg de malte e não sei se isso é suficiente para se ter uma boa cerveja nesse processo.

O intuito é fazer uma cerveja de trigo:

- 900g de malte Pilsen (72%);
- 350g de malte de Trigo (28%);
- 10g de Lúpulo Centennial;
- 5g de levedura M-20;
- 150g de açúcar mascavo;
- 6 litros de água para mostura;
- 2 litros para lavagem.

Você acha que dá pra fazer uma brejinha boa com essas quantidades?

Valeu demais!
 
@tiefensee faço lotes maiores em partial-mash há algum tempo, porém quero começar a fabricar levas menores de 5 litros. Como não tenho experiência nessa área queria que vc desse uma avaliada na receita abaixo para ver se já dá para eu começar. Vou usar um grain-bag na mostura e um escorredor de macarrão para lavagem, porém no grain-bag cabe “estourando” um máximo de 1,250 kg de malte e não sei se isso é suficiente para se ter uma boa cerveja nesse processo.

O intuito é fazer uma cerveja de trigo:

- 900g de malte Pilsen (72%);
- 350g de malte de Trigo (28%);
- 10g de Lúpulo Centennial;
- 5g de levedura M-20;
- 150g de açúcar mascavo;
- 6 litros de água para mostura;
- 2 litros para lavagem.

Você acha que dá pra fazer uma brejinha boa com essas quantidades?

Valeu demais!
Cara, não conheço o teu equipamento.
Eu lançaria a receita no beersmith ou no brewers friend.

Usando minhas levas de 20L como parâmetro, acredito que com essa quantidade tu vai ter uma OG legal pra uma cerveja mais leve. Não colocaria o açúcar.
A quantidade de água também está ok.
Não utilizaria meio pacote de levedura, utilizaria inteiro. Não tem como estimar a viabilidade pra próxima leva depois de abrir.
 
Ontem terminei a montagem do equipamento novo (panela 12L e cesto de fritura para apoiar a grain bag). Brassei um Foreign Extra Stout e obtive uma eficiência um pouco acima de 70% (sem sparge!). Em pouco mais de três horas, já havia moído o malte, feito a mosturação e fervido o mosto, restando apenas esfriar pra inocular a levedura.

Gostei muito de fazer brassagens pequenas. A praticidade é gigantesca e me permite fazer cerveja mais seguido.

Muito obrigado a todos que me ajudaram na montagem do equipamento esclarecendo as tantas dúvida que eu tinha.

Bottoms up!
 
@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço
 
@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço
Bom dia
Utilizo panela de 7,5 litros mas nunca consegui mais do que 3,5 a 4 litros depois da fervura, ainda to apreendendo a usar. Tem alguma dica pra conseguir a chegar a levar mais de 4 litros pro fermentador.
 
Sobre a quantidade de água, sempre jogo no olho, na medida máxima da minha panela de 7,5L. Mas para conseguir atingir a gravidade desejada, sempre pego no máximo 4L. Mas a média é 3,5L...

As receitas sempre levam no máximo 1,2Kg de malte, para que a gravidade fique do jeito que eu quero, de acordo com o BS.
 
@Adrianodfms não faço mais na panelinha, mas a minha espagueteira era de 7,5 litros. eu conseguia usar 1,5kg de malte, agua inicial de 5,5-6 litros e lavava com aproximadamente 4 litros, o mosto ficava quase na borda da panela e tinha que ficar de olho no inicio da fervura para não transbordar. dessa forma conseguia levar próximo de 6 litros pro fermentador com OG 1058-1062 e engarrafando 5-5,5 litros.
Eu usava meio pacote de fermento e não tive problemas utilizando a segunda metade dentro de 1 ou 2 meses. Hidratando o fermento (usava fermentis) reduzia o lag time a poucas horas.
em 7h dava tempo de fazer tudo... de moer o malte a tirar o pão de malte do forno com os equipamentos limpos....hehehhehe
Abraço

@stfnon fiz a "levinha" no sábado... Acabei tendo que usar uns 8 litros de água na mostura, mas com 1,500kg de malte no total. Fiz uma gambiarra esquisita na hora de lavar hahaha mas no fim das contas consegui 6 litros de mosto com densidade 1.040 (esperava uns 1.030). Tá fermentando belezinha, vamos ver se vai prestar!

Abraço!
 
Fala pessoal!

Tambem sou adepto da cerveja de galao. Estou na minja segunda leva. No momento uma Witbier. Consegui levar 4,8 lts para o fermentador. Na primeira leva levei apenas 3,5. Eu comecei a mosturaçao com 5 lts de agua e fiz a lavagem com 4 litros. Entrou na fervura com 7,5lts de mosto. Deixei uma fervura bem forte e consegui chegar na quantidade que disse. Problema avora é saber se esta tudo certo pois ainda mao tenho densimetro. Mas parece tudo ok, cor, cheiro, levedura. Tudo trabalhando bem.
 
Gostaria de propor criarmos um grupo de whatsapp para falarmos das cervejas de 5 litros. Acho qur seria uma boa! Trocarmos ideias e experiencias
O que acham????
 
Gostaria de propor criarmos um grupo de whatsapp para falarmos das cervejas de 5 litros. Acho qur seria uma boa! Trocarmos ideias e experiencias
O que acham????

Tira o propósito do fórum, que é tornar a informação pública.

Tem quem goste, já tem um ou dois circulando, mas eu prefiro ficar por aqui. :)
 
Por este lado voce tem razão, porém acho que eu acabaria utilizando os dois meios pois informação nunca é demais hehehe.

Bom seguem fotos das minhas duas primeiras levas que fiz, a primeira é uma APA, ficou boa porém acho que faltou lupulo ou o lupulo estava meio velho pois usei um cascade 10gr sendo 5 no inicio da fervura e 5 nos minutos finais. Mas consegui fazer cerveja na primeira brassagem. Já a segunda é a a Witbier que no momento está no segundo dia de fermentação. Arrumei um fermentador alternativo pois gostei dele ser transparente para acompanhar a fermentação no olho.

Abraços
Rodolfo
 

Attachments

  • 20150908_192920[1].jpg
    20150908_192920[1].jpg
    125 KB · Views: 224
  • 20150913_070527[1].jpg
    20150913_070527[1].jpg
    162.8 KB · Views: 250
Amigos, qual seria a utilidade de recirculação com bomba usando BIAB uma vez que o bag ja filtra tudo ?
em brassagens com bazooca ou fundo falso ok, vamos recirculando para fazer a cama de graos ir filtrando nosso mosto, mas em BIab?
Biab não é para ser simples?
 
Amigos, qual seria a utilidade de recirculação com bomba usando BIAB uma vez que o bag ja filtra tudo ?
em brassagens com bazooca ou fundo falso ok, vamos recirculando para fazer a cama de graos ir filtrando nosso mosto, mas em BIab?
Biab não é para ser simples?

Fazer recirculação ajuda a aumentar a eficiência, retirando um pouco mais do açúcar retido nos grãos, porém, teoricamente, se você faz isso você já está fazendo um BIAB modificado, e tendo um trabalho a mais do que necessário para esta técnica....com relação a filtragem, isso não faz diferença em BIAB...
 
Fazer recirculação ajuda a aumentar a eficiência, retirando um pouco mais do açúcar retido nos grãos, porém, teoricamente, se você faz isso você já está fazendo um BIAB modificado, e tendo um trabalho a mais do que necessário para esta técnica....com relação a filtragem, isso não faz diferença em BIAB...

Desculpa minha ignorância, mas em que recircular retira mais açucar uma vez que o bag estará o tempo todo submerso cheio de grãos e a bomba estará tirando mosto e recolocando sem filtragem alguma? ao fim da mostura, ao se retirar o bag com graos para escorrer, lavar os graos nao seriam sim mais eficiente para retirar mais açucar?
 
Desculpa minha ignorância, mas em que recircular retira mais açucar uma vez que o bag estará o tempo todo submerso cheio de grãos e a bomba estará tirando mosto e recolocando sem filtragem alguma? ao fim da mostura, ao se retirar o bag com graos para escorrer, lavar os graos nao seriam sim mais eficiente para retirar mais açucar?

Ah sim! fiz o comentário acima pq achei que você já estava pensando em lavar os grãos com o saco retirado, e não com ele ainda submerso...seria uma forma de "sparge" na real, porém sem acrescentar água...
 
Eu recirculo durante a mostura para homogeneizar a temperatura do cesto de grãos com a parte de baixo, que acaba ficando mais quente.
 
Inaugurei minha espagueteira de 7,5 litros no último sábado.
Como considerei que seria um desperdício deixar apenas os 4 litros finais de uma Stout Chocolate (com 150gr de chocolate meio amargo largado nos 20 minutos finais de fervura) fermentando em uma geladeira usada que comprei pra fermentar as levas, fiz uma Ale mais básica no domingo, 80% Pilsen + 20% Caramalt. Gostei demais do brinquedo, pena que não adquiri uma dessas antes.

Obs.: os 4L da suposta Pale Ale está fermentando num galãozinho de 10L de água mineral, ficou um senhor head space.

qeN3Mnh.jpg

vI3dnOf.jpg

079JDa8.jpg

5Xs0d3Y.jpg

c8AHQDe.jpg

xkMY0V1.jpg


Faltou exibir algumas IPA já maturando na garrafa, fora as Weiss resfriando na geladeira principal.
E já tem fermento pronto pra próxima Weiss que será feita na espagueteira.

WIXY8eE.jpg


Saúde.
:mug:

Machado, com o que você fechou esse galão de 10L?
 
Galoneiros,

Sou iniciante nesta brincadeira e acabei de fazer minhas primeiras duas brassagens, que estão fermentando. Ainda estou no sistema isopor/gelo/garrafa pet para manter alguma coisa próxima de controle de temperatura, mas não pretendo continuar assim, já que além de o controle ser muito precário dá muito trabalho (dentro do meu apartamento, sem ligar o ar condicionado, a temperatura nesta época fica entre 26 e 29 graus).

Tenho lido diversos tópicos sobre o controle de temperatura e inclusive vi que existe um muito interessante com as dimensões internas de vários modelos de geladeira.

Eu aderi à cerveja de galão por dois motivos que para mim foram os mais relevantes: pouco espaço por morar em apartamento e a possibilidade de fazer maior variedade sem criar um estoque monstruoso de cerveja.

Pois bem, considerando o critério "falta de espaço", ele implica que eu não tenho onde colocar mais uma geladeira ou freezer, mas conseguiria ter um frigobar ou adega, por exemplo.

Assim, eu gostaria na verdade de ter uma ideia sobre o que os cervejeiros de galão com pouco espaço têm usado para ter uma ideia do que procurar.

O ideal para mim seria algum aparelho que comportasse dois baldinhos de fermentação desses de 5 litros (http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/fermentacao/baldes-e-fermentadores/fermentador-5-litros-completo.html) ou até esses galões de água entre 5 e 10 litros, mas o principal seriam os baldinhos mesmo.

Andei vendo um modelo de frigobar Consul de 120 litros (http://loja.consul.com.br/frigobar-consul-120l-220v/p) ou até de 80 litros (http://loja.consul.com.br/frigobar-consul-81-litros/p?idsku=943&utm_source=google&utm_medium=cpc&utmi_cp=pla&gclid=CJDihc-Yp8oCFVQIkQodTlsKTQ), mas não acho as dimensões internas deles e não sei se são grandes demais ou pequenos demais para o que eu pretendo.

A outra alternativa seria uma dessas adegas de vinho, mas não é minha ideia preferida porque, em primeiro lugar me parecem ser muito pequenas e, em segundo lugar, têm um alcance de temperatura mais limitado.

Assim, gostaria de saber o que os outros membros que fazem levas de 5 litros têm usado e ver as ideias que aparecem por aí (porque já vi que a criatividade do povo por aqui não tem limites).

Abraços a todos!
 
Boa tarde.

Tem um tópico sobre geladeiras/freezers onde o pessoal coloca as medidas internas de seus equipamentos, de repente o modelo que você tem em mente está por lá.

Estou no mesmo processo, porém vou conseguir um frigobar, não faço ideia do tamanho, mas cavalo dado não se olha os dentes, estou só esperando para pegar e conforme o tamanho interno eu penso no tamanho dos baldes.

Tenho procurado baldes retangulares, ao invés de cilíndricos, acho que dá pra acomodar melhor quando tem limitação de espaço. Só não encontrei ainda algo do tipo, se algúem tiver essa dica...

Abraço.
 
Boa tarde.

Tem um tópico sobre geladeiras/freezers onde o pessoal coloca as medidas internas de seus equipamentos, de repente o modelo que você tem em mente está por lá.

Estou no mesmo processo, porém vou conseguir um frigobar, não faço ideia do tamanho, mas cavalo dado não se olha os dentes, estou só esperando para pegar e conforme o tamanho interno eu penso no tamanho dos baldes.

Tenho procurado baldes retangulares, ao invés de cilíndricos, acho que dá pra acomodar melhor quando tem limitação de espaço. Só não encontrei ainda algo do tipo, se algúem tiver essa dica...

Abraço.

Dust,

Eu vi esse tópico. É bem legal, mas o que eu estava buscando aqui, na verdade, é especificamente a experiência do pessoal que faz levas de 5l. Mas acho que vou acabar com um modelo de frigobar dos que foram mostrados naquele tópico mesmo, que é um Consul de 120 litros.

Eu pensaria melhor nessa ideia de usar fermentador quadrado, porque já vi outras pessoas falando que não é muito indicado porque criaria diferença de temperatura nos cantos e seria mais propenso a acumular sujeira.

Dá uma olhada nesse topico onde falam sobre isso: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076&page=8
 
Dust,

Eu vi esse tópico. É bem legal, mas o que eu estava buscando aqui, na verdade, é especificamente a experiência do pessoal que faz levas de 5l. Mas acho que vou acabar com um modelo de frigobar dos que foram mostrados naquele tópico mesmo, que é um Consul de 120 litros.

Eu pensaria melhor nessa ideia de usar fermentador quadrado, porque já vi outras pessoas falando que não é muito indicado porque criaria diferença de temperatura nos cantos e seria mais propenso a acumular sujeira.

Dá uma olhada nesse topico onde falam sobre isso: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076&page=8

Opa. Valeu.

Eu tinha lido o tópico desse link. Na verdade o amigo pensava em soldar placas para fazer o balde, sem dúvidas as soldas teriam imperfeições inevitáveis e seriam de difícil limpeza e sanitização, não rola mesmo. Mas eu procuro algo tipo esses potes de sorvete de 2 litros, porém com uma capacidade maior, tipo uns 6 litros pelo menos, e com uma tampa com vedação (acho que a do sorvete não veda completamente). É um pote alimentício, sem soldas, liso, fácil de limpar. Não encontrei ainda algo do tipo.

Tem esses potes de margarina, manteiga, etc, que são retangulares e já vi gente utilizando. Lembro de ter lido em um site que o Vergilio, da confraria do galão, utiliza potes assim, mas não encontrei ainda imagens do sistema.

Essa questão de pontos de acúmulo de temperatura, não sei se concordo, mas não tenho know how para afirmar, é um caso a se estudar.

Pra semana devo conseguir pegar o tal frigobar que me foi cedido, e vou tirar as medidas internas para contribuir com o tópico específico, não sei ainda qual o modelo dele nem a litragem.

Abraço!
 
Olá amigos,semana passada foi a minha primeira brassagem, na verdade foram 2, neste momento estou com 2 levas de cream ale de 5l cada fermentando há 7 dias em 2 baldes com capacidade de 7,2l , estou utilizando uma caixa de isopor de 80l com divisória para as garrafas congeladas e um cooler de PC ligado a um controlador TIC17, sendo que o sensor está em um poço termométrico montado em um dos baldes, conforme imagens. O ar entra pelo buraco sem o cooler, passa pelas garrafas da esquerda e vai para as garrafas da direita por uma fresta na divisória central na parte de baixo, retornando resfriado para os baldes através do cooler.

O controle está bem preciso, tendo em vista que programei o setpoint de 19,5° para a fermentação primária com diferencial de 0,5°. Em nenhum momento que acompanhei o processo vi que a temperatura saiu dos paramêtros que inseri no TIC. Utilizo 8 garrafas de água mineral congeladas e só faço a troca delas 1x por dia, sendo que as garrafas que retiro ainda tem um pouco de gelo quando troco! (detalhe: temperatura ambiente em torno dos 29~32°C na minha região!)

A minha dúvida é a seguinte, estou querendo usar a gelatina para clarificar, no tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833 o Guenther utiliza 12g para 20l, para os meus 5l posso aplicar uma regra de 3 e utilizar 3g de gelatina diluídas em 50ml de água?
 

Attachments

  • 20160213_140640.jpg
    20160213_140640.jpg
    100.5 KB · Views: 224
  • 20160213_141043.jpg
    20160213_141043.jpg
    123.2 KB · Views: 257
  • 20160213_141111.jpg
    20160213_141111.jpg
    130.4 KB · Views: 242
  • 20160213_132226.jpg
    20160213_132226.jpg
    87.9 KB · Views: 201
  • 20160213_132957.jpg
    20160213_132957.jpg
    151.2 KB · Views: 196
Legal o esquema de controle de temperatura com garrafas de água congelada, ventoinha e tic.
Estou querendo fazer algo similar. Até hoje tenho feito cerveja sem nenhum controle de temperatura. Faço levas pequenas tb, usando garrafão de vinho como fermentador.
Tenho algumas perguntas:
- você pode passar o modelo do TIC que está usando e o esquema elétrico?
- os baldes de 7.2 litros, onde vc comprou?
- pela foto não consegui entender que tipo de airlock vc está usando. Será que poderia postar uma foto com mais detalhe ou então explicar como fez?
- qual o tamanho do buraco entre as 2 câmaras com garrafas de água?
Muito obrigado.
Abraço,
Paulo A.
 
Legal o esquema de controle de temperatura com garrafas de água congelada, ventoinha e tic.
Estou querendo fazer algo similar. Até hoje tenho feito cerveja sem nenhum controle de temperatura. Faço levas pequenas tb, usando garrafão de vinho como fermentador.
Tenho algumas perguntas:
- você pode passar o modelo do TIC que está usando e o esquema elétrico?
- os baldes de 7.2 litros, onde vc comprou?
- pela foto não consegui entender que tipo de airlock vc está usando. Será que poderia postar uma foto com mais detalhe ou então explicar como fez?
- qual o tamanho do buraco entre as 2 câmaras com garrafas de água?
Muito obrigado.
Abraço,
Paulo A.

Olá Paulo, seguem as respostas:

- o modelo do controlador é o TIC-17RGTi da full Gauge, o esquema é simples, o Tic é alimentado pela rede elétrica e no contato normalmente aberto liguei em série com o pólo positivo de uma fonte de 12V que alimenta o cooler quando a temperatura está fora do set point configurado. O sensor eu instalei no poço termométrico montado no balde para uma leitura mais precisa, mas muitas pessoas instalam o sensor na parede externa do balde isolando ele com um pedaço de isopor.

- Os baldes eu comprei na Nairapack, uma loja de São Bernardo, como não sou de São Paulo e não conseguir achar um balde desse volume onde moro tive que pagar o frete, por isso comprei logo 4 unidades.

- O airlock que estou usando é caseiro, uso, uma mangueirinha submersa em um tubo plástico com sanitizante diluído em água conforme foto. NA tampa do tubo eu fiz um furo para a mangueirinha entrar e outro para o CO2 sair. O tubo é desses que usam pra colocar doces em festas infantis.

- Se o que quer saber a altura da fresta aonde o ar passa entre as câmaras conforme imagem, é de mais ou menos 4cm.

Abçs
 

Attachments

  • 20160213_182622.jpg
    20160213_182622.jpg
    34.4 KB · Views: 192
  • 20160213_182638.jpg
    20160213_182638.jpg
    29.5 KB · Views: 187
  • fermentador_cx_isopor.jpg
    fermentador_cx_isopor.jpg
    34.4 KB · Views: 185
Valeu pelas explicações e fotos e parabéns pela montagem. Depois conta como ficou a cerveja.
Abraço ,
Paulo A.
 

Latest posts

Back
Top