Compensa lúpulo de aroma quando faz Dry Hopping?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Dei uma pesquisada aqui no fórum e não achei nada.

Vale a pena fazer adição de lúpulo de aroma (15 min finais, flameout, whirlpool...), se tiver adição de Dry Hopping na receita?

Não seria mais efetivo guardar todo lúpulo de aroma para o Dry hopping?

Me parece desperdício gastar lúpulo na etapa quente (nas condições que mencionei), já que os compostos de aroma passarão pelo arrasto de CO2 da fermentação, além de ficarem mais tempo sendo volatizados.
 
A pergunta é ao contrário:

Vale a pena fazer o Dry Hopping se dá para se fazer adições a quente ?

A etapa a quente tem vantagens como facilidade de extrair óleos a quente, isomerizações e outras reações químicas catalizadas pelo calor, além de esterilizar tudo, com a vantagem de não jogar para o fermentador restos de lúpulo. estas adições ainda trazem compostos de sabor, mesmo que em menor quantidade quando mais tardia for a mesma, coisa que o DH não traz da mesma forma.
 
O DH traz aromas diferentes e mais frescos do que o de fim de fervura, mas não traz sabor, que é componente importante de uma IPA pra mim. Se tem pouco lúpulo eu colocaria no Flameout e na DH, se é pra escolher entre um dos dois, eu iria de Flameout. Faz um experimento.
 
A pergunta é ao contrário:

Vale a pena fazer o Dry Hopping se dá para se fazer adições a quente ?

A etapa a quente tem vantagens como facilidade de extrair óleos a quente, isomerizações e outras reações químicas catalizadas pelo calor, além de esterilizar tudo, com a vantagem de não jogar para o fermentador restos de lúpulo. estas adições ainda trazem compostos de sabor, mesmo que em menor quantidade quando mais tardia for a mesma, coisa que o DH não traz da mesma forma.

Oi amigo. Eu não concordo com você se a sua ideia base é que os resultados sejam similares a ponto de o DH não ter grandes ganhos, pois na prática o DH dá uma diferença significativa no aroma. Há pessoas que não curtem, pois pode trazer um caráter um pouco mais puxado para o gramíneo.

Se você nunca fez a experiência, te convido a dividir uma parte do seu lote e fazer com e sem DH... Talvez mude a sua opinião ;)

Uma coisa eu concordo contigo. Dá mais trabalho...Isso com certeza dá. E também pode "sujar" mais a breja, porém eu costumo usar gelatina sem sabor nas minhas IPAs e é de boa =)
 
Dei uma pesquisada aqui no fórum e não achei nada.

Vale a pena fazer adição de lúpulo de aroma (15 min finais, flameout, whirlpool...), se tiver adição de Dry Hopping na receita?

Não seria mais efetivo guardar todo lúpulo de aroma para o Dry hopping?

Me parece desperdício gastar lúpulo na etapa quente (nas condições que mencionei), já que os compostos de aroma passarão pelo arrasto de CO2 da fermentação, além de ficarem mais tempo sendo volatizados.

O momento e quantidade de adicionar lúpulo é bastante pessoal e vai de acordo com os objetivos que espera, ou que tenta atingir...

Eu gosto de sabor e aroma de lúpulo nas minhas IPAs, então costumo fazer o FWH para amargor, uma adição nos 30, 15, 10 e 0 min
Depois disso ainda faço o DH com os lúpulos que eu quero que brilhem mais no aroma. Normalmente Cascade e Citra \o/

Entre os 30 até 0 tem a extração de sabor,=...quanto mais tarde mais aroma e menos extração de sabor...
 
Oi amigo. Eu não concordo com você se a sua ideia base é que os resultados sejam similares a ponto de o DH não ter grandes ganhos, pois na prática o DH dá uma diferença significativa no aroma. Há pessoas que não curtem, pois pode trazer um caráter um pouco mais puxado para o gramíneo.

Se você nunca fez a experiência, te convido a dividir uma parte do seu lote e fazer com e sem DH... Talvez mude a sua opinião ;)

Uma coisa eu concordo contigo. Dá mais trabalho...Isso com certeza dá. E também pode "sujar" mais a breja, porém eu costumo usar gelatina sem sabor nas minhas IPAs e é de boa =)

Sim, te entendo @tomazela.

Minha ideia base é que primeiro se esgota todas as possibilidades do uso dos lúpulos na parte quente para depois explorar o pós fermentação.

Eu prefiro muito mais o sabor a aroma e amargor. Aroma é importante, mas ele tem que ser acompanhado de um sabor que o suporte. Minhas APA´s (não curto muito IBU´s acima de 40 a não ser acompanhado de muito malte) focam em adições a 10 e 5 min com o resfriamento logo em seguida. normalmente faço um pequeno DH para reforçar o aroma e acompanhar o lúpulo de sabor predominante. Uma APA com amarillo (sem DH), APA com cascade, uma APA com amarillo e cascade, e agora uma APA com Sorachi Ace.

Na de amarillo e na Sorachi tive os melhores resultados no conjunto aroma/sabor. Ou seja deu certo sem e com DH.

de novo, o que eu digo é se aventure no DH após já não conseguir o se deseja nas adições "normais". Ou faça como tu mesmo sugeriu, divida em dois lotes e e teste.

De algumas coisas eu já tenho certeza:
- tem que experimentar e estudar de verdade, pois mais de 50% do que se fala sobre homebrewing é simples boca a boca de lendas e ideias parciais ou incorretas.
 
Realmente, tem o detalhe do sabor. Mas me parece que adição no flameout vai trazer muito pouco sabor e menos aroma do que se fosse colocado no Dry Hopping.

Enfim... eu deveria experimentar para ter minhas impressões, mas ainda estou tentando resolver alguns problemas. :(

Um dia chego lá.
 
Sim, te entendo @tomazela.

Minha ideia base é que primeiro se esgota todas as possibilidades do uso dos lúpulos na parte quente para depois explorar o pós fermentação.

Eu prefiro muito mais o sabor a aroma e amargor. Aroma é importante, mas ele tem que ser acompanhado de um sabor que o suporte. Minhas APA´s (não curto muito IBU´s acima de 40 a não ser acompanhado de muito malte) focam em adições a 10 e 5 min com o resfriamento logo em seguida. normalmente faço um pequeno DH para reforçar o aroma e acompanhar o lúpulo de sabor predominante. Uma APA com amarillo (sem DH), APA com cascade, uma APA com amarillo e cascade, e agora uma APA com Sorachi Ace.

Na de amarillo e na Sorachi tive os melhores resultados no conjunto aroma/sabor. Ou seja deu certo sem e com DH.

de novo, o que eu digo é se aventure no DH após já não conseguir o se deseja nas adições "normais". Ou faça como tu mesmo sugeriu, divida em dois lotes e e teste.

De algumas coisas eu já tenho certeza:
- tem que experimentar e estudar de verdade, pois mais de 50% do que se fala sobre homebrewing é simples boca a boca de lendas e ideias parciais ou incorretas.

Nas minhas APAs eu não faço DH não...somente nas American IPAs ;)

Na APA, um aroma de Flameout pra mim com Citra é mais do que suficiente \o/
 
Nas minhas APAs eu não faço DH não...somente nas American IPAs ;)

Na APA, um aroma de Flameout pra mim com Citra é mais do que suficiente \o/

Não sou um fã de IPA (amargor demais, dai tomo um chá de boldo hehehe :D). Adoro o Aroma e sabor de lúpulos dos estilos americanos, mas sempre no limite dos 40 IBUs para OGs médias.

Hoje só uso FWH para reduzir ao máximo o harsh dos lúpulos e foco no sabor.
 
Nas minhas APAs eu não faço DH não...somente nas American IPAs ;)

Na APA, um aroma de Flameout pra mim com Citra é mais do que suficiente \o/

Nesse caso, qual a quantidade de G/L vc costuma usar no fim da fervura, quando não faz DH?
 
Dei uma pesquisada aqui no fórum e não achei nada.

Vale a pena fazer adição de lúpulo de aroma (15 min finais, flameout, whirlpool...), se tiver adição de Dry Hopping na receita?

Não seria mais efetivo guardar todo lúpulo de aroma para o Dry hopping?

Me parece desperdício gastar lúpulo na etapa quente (nas condições que mencionei), já que os compostos de aroma passarão pelo arrasto de CO2 da fermentação, além de ficarem mais tempo sendo volatizados.

gevaudan,

Eu não acho que sua pergunta tenha alguma resposta decente ou correta se for "sim" ou "não".

Simplesmente porque são coisas diferentes. Dry hopping é uma técnica diferente de late hopping, que resulta em aromas diferentes. Um não substitui o outro.

Então depende do que vc quer na sua cerveja, em termos de aroma de lúpulo.
 
Não sou um fã de IPA (amargor demais, dai tomo um chá de boldo hehehe :D). Adoro o Aroma e sabor de lúpulos dos estilos americanos, mas sempre no limite dos 40 IBUs para OGs médias.

Hoje só uso FWH para reduzir ao máximo o harsh dos lúpulos e foco no sabor.

Talvez não tenha tomado uma IPA boa...rs
O que muita gente peca é justamente no equilíbrio do amargor.
Tem essa lenda de que IPAs devem ser amargas... 1000 IBUs e etc
Pra vc ter uma ideia uma Dry Stout por exemplo, dá uma percepção de amargor um pouco superior às IPAs.

Eu sempre busco a razão bu-gu nas minhas levas e ajusto mais pra amargo ou mais pra "doce" de acordo com o que espero:

http://homebrewmanual.com/media/beer-bitterness-ratio-chart-bu-gu.pdf
 
Talvez não tenha tomado uma IPA boa...rs

é bem possível :D


O que muita gente peca é justamente no equilíbrio do amargor.
Tem essa lenda de que IPAs devem ser amargas... 1000 IBUs e etc
Pra vc ter uma ideia uma Dry Stout por exemplo, dá uma percepção de amargor um pouco superior às IPAs.

Eu sempre busco a razão bu-gu nas minhas levas e ajusto mais pra amargo ou mais pra "doce" de acordo com o que espero:

http://homebrewmanual.com/media/beer-bitterness-ratio-chart-bu-gu.pdf

Extato, também busco um equilíbrio no BR, inclusive também combinando com a temperatura de sacarificação, deixando um corpo maior muitas vezes. Tenho uma robust porter com mais de quase 40 IBUs e 7,5% ABV que não se percebe nenhum dos dois por conta do corpo final.

Por enquanto fico nas minhas APA´s ,,, hehehe
 
A experiência que tenho é que a cerva muda COMPLETAMENTE com DH... não só aroma, mas sabor e amargor tb.
 
Cara, aroma e sabor irá alterar, agora amargor é mínimo, quase zero que irá aumentar...

Havia feito uma APA testando a questão das adições tardias pra não utilizar DH. Bebi metade da leva sem o DH, cerveja ficou bem maltada.
Como ainda tinha uma quantidade no fermentador, resolvi fazer o DH no resto para testar a diferença...
E deu nisso que relatei pra vcs, mudou COMPLETAMENTE a cerveja, pode ser que não acrescente amargor, mas de repente evidencie.
 
Havia feito uma APA testando a questão das adições tardias pra não utilizar DH. Bebi metade da leva sem o DH, cerveja ficou bem maltada.
Como ainda tinha uma quantidade no fermentador, resolvi fazer o DH no resto para testar a diferença...
E deu nisso que relatei pra vcs, mudou COMPLETAMENTE a cerveja, pode ser que não acrescente amargor, mas de repente evidencie.
A percepção de sabores tem grande relação com os aromas.
Experimente tapar o nariz (apertar com os dedos) e colocar uma colher de chá de canela em pó na boca. Tu só vais sentir o seu sabor quando abrir o nariz, o mesmo efeito de não sentir gosto quando está resfriado.

A adição de mais aroma ajuda na percepção de sabor do lúpulo.

Como já foi dito DH não adicionar mais iso-alfa ácidos para um aumento do amargor, talvez mascare o aroma do malte e a percepção de seu dulçor.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Acho que é isso aí arredondamento do amargor para não ficar permanecendo demais no paladar e focar nos aromas e sabores de onde mais apreciamos a cerveja
 
A experiência que tenho é que a cerva muda COMPLETAMENTE com DH... não só aroma, mas sabor e amargor tb.

De acordo com a minha experiência fazendo bastante DH neste ano, concordo totalmente com você!

Fiz uma série a IPAs e APAs e esse ano e a diferença entre antes e depois do DH é absurda.

Tem uma receita que faço sempre, uma Hop Lager, que é uma receita de American Lager bem simples, uns 20 IBU e somente lúpulo de amargor. Cada vez que faço ela eu uso um lúpulo diferente pra DH e faço com 6g/L a 20ºC.

Na teoria deveria apenas liberar aroma pra cerveja, mas na prática não é o que acontece, o sabor de lúpulo fica extremamente elevado e dependendo do lúpulo que eu uso também eleva consideravelmente o amargor.

A cerveja fica simplesmente incrível, é a mais pedida pelos amigos e esposa.
 
Back
Top