Alta FG após dry hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 7, 2019
Messages
19
Reaction score
1
Location
Uberaba
Bom dia, pessoal.
Estou fazendo a mesma receita de APA tem um tempo e por isso, acabei não fazendo a medição da FG antes de entrar com o dryhop.

Meu processo foi o seguinte:

Fermentei com dois pacotes de US-04 (40L) por 4 dias na pressão a 18 graus e 0.5 bar. No quarto dia, adicionei o lúpulo. A única diferença dessa vez pras outras é que nesse momento eu fechei a válvula e deixei a pressão subir pra evitar perda de aroma. Suspeito que a fermentação tenha sido atrapalhada por isso.

Minha percepção agora com a cerveja já carbonatada e com gelatina é que continua totalmente turva e com um cheiro e gosto forte que não tem nada a ver com dry hopping.

Será que dá pra recuperar se deixar por uns bons dias em baixa temperatura? Ela está em 1.020 e como teoricamente já deveria estar no ponto, a lama já foi removida. (Uso o Fermzilla)
 
Last edited:
eu costumo fazer DH no sétimo dia após inicio da fermentação, e deixo por 3 a 4 dias. já aconteceu dela turvar e ficar amarga após o DH, mas entre 5 a 10 dias a 0° ela arredonda
 
eu costumo fazer DH no sétimo dia após inicio da fermentação, e deixo por 3 a 4 dias. já aconteceu dela turvar e ficar amarga após o DH, mas entre 5 a 10 dias a 0° ela arredonda
Eu só achei estranho o fato dela estar turva dessa forma depois de eu ter usado gelatina, por 3 dias.
Eu transferi a gelatina por contra-pressão, coloquei dentro de uma garrafa pet e mandei pra dentro do Fermzilla. A cerveja já estava carbonatada, no 5º dia de dryhopping.
O fato de estar a 1020 pelo visto eu vou ter que me contentar, estou só rezando pro gosto dela se ajustar nos próximos dias e perder a turbidez.

No mais, acho que eu tava muito confiante que a fermentação seria mais acelerada pelo fato de eu estar fermentando pressurizado, contudo, a temperatura estava somente 18~19 graus, que é quase uma temperatura normal.. Nas próximas vou tentar fermentar por volta de 20~21 graus e fazer o dry hopping só no 5º ou 6º dia, pra ver se consigo um resultado melhor. E também vou tirar pelo menos uma medição pra garantir que estou próximo de atingir a FG, a confiança fez com que eu seguisse o processo às cegas, rs.
 
Back
Top