Dúvida com Dry Hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maribier

Member
Joined
Mar 30, 2022
Messages
9
Reaction score
1
Location
Santos
Bom dia, preciso de ajudar com uma dúvida. Estou fazendo uma American Pale Ale com adição de laranja e jabuticaba e é a primeira vez que estou fazendo um dry hop, joguei 15 gramas de lúpulo no final da fermentação direto no balde de 10 litros. Fiz o cold crash e coloquei gelatina para tentar clarificar. Tirei uma amostra hoje para experimentar e ainda está com pedaços de lúpulo em suspensão, por isso até acredito, quando experimentei deu um amargor mais alto que esperava e um harsh.
Está chegando na hora que tinha programado de envasar e nos envases estou usando uma bombinha elétrica com um filtro de linha para tentar filtrar ao máximo desse lúpulo e pegar uma cerveja mais limpa possível. Mas minha dúvida é: devo seguir com o envase como tinha programado, tirando o lúpulo para não aumentar ainda mais o amargor, ou o ideal é aguardar mais tempo para tentar decantar o máximo possível antes de passar para a garrafa? Mantendo o lúpulo por mais tempo, ele irá continuando a gerar amargor?

Obrigado
 
Acredito que o amargor que o DH dá (sim, dá amargor!), a essa altura do campeonato, já tá dado. O aroma certamente também. A prioridade agora é engarrafar sem o lúpulo suspenso - o que, como vc disse, vai dar sensação de amargor acentuado e harsh pq vc tá bebendo pellet, o que não é nem um pouco agradável. Quanto tempo ela já está a frio? Vc tem controle de oxigênio (tem cilindro de CO2 pra purgar o headspace)? Por mim, mantinha a frio pra decantar mais um pouquinho, caso consiga controlar o O2 pode até reaplicar a gelatina numa dose pequena, pra por fim engarrafar.
 
Obrigado pela resposta.

No caso hoje seria o terceiro dia a frio e estava planejando o envase para amanhã. Infelizmente não tenho controle de O2, minha esperança é o filtro de linha para tentar tirar o máximo do lúpulo.
 
Obrigado pela resposta.

No caso hoje seria o terceiro dia a frio e estava planejando o envase para amanhã. Infelizmente não tenho controle de O2, minha esperança é o filtro de linha para tentar tirar o máximo do lúpulo.
3 dias a frio é pouco... pode manter mais tempo, que o lúpulo decanta!
 
Obrigado pela resposta.

No caso hoje seria o terceiro dia a frio e estava planejando o envase para amanhã. Infelizmente não tenho controle de O2, minha esperança é o filtro de linha para tentar tirar o máximo do lúpulo.

Quando se faz DH, mano, o ideal é deixar um tempo de cold maior, para que dê tempo de o lúpulo decantar (e ser purgado, se for o caso, a depender do tipo de fermentador), e jogar a gelatina quando a breja tiver quase clarificada só por decantação... somente três dias de cold, em geral, é muito pouco para DH. E DH também envolve perdas (de breja a ser envasada, tanto quando se faz purga quanto em bombona, pq o lúpulo, ao final do envase, quando a pressão hidrostática diminui, vai suspendendo novamente)... A ideia do filtro é interessante, mas vai dar mais trabalho.
 
Back
Top