Clone da Delirium Tremens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Parabéns, Adriano, a cerveja está com um aspecto realmente muito saudável!

O fermento é o grande responsável pelo sabor e aroma absurdamente deliciosos!

Por coincidência, ontem eu brassei uma leva desse estilo, só que sem utilizar lúpulo e especiarias preconizadas pela receita. A ideia é ver até onde ela continua sendo uma Delirium sem a adição dos ingredientes recomendados. Minha aposta continua sendo no fermento, vamos ver se estou certo.
 
Obrigado @Leonesio !

Usei o M27 da Mangrove's Jacks pois aqui na minha cidade os fermentos líquidos ainda não são vendidos.

Atenuação de 1.072 para 1.004 em 4 dias a 23°C contínuos.

Gostei muito da atuação dele!!

Sinceramente, fiquei admirado com o sabor/aroma que ele proporcionou combinando com o coentro e cardamomo.

Valeu demais cara! Essa receita ficará guardada pelas minhas gerações kkkkkkkkkk pode ter certeza!

P.S: O M27 tb dá a picância do gengibre que vc mencionou a alguns posts atrás.
 
Coloquei 10g de cardamomo macerado, retirando-o das bardanas. E 25g de sementes de coentro, também maceradas.

Isso pra 50 litros de cerveja.

Só um duvida @Leonesio, são 10g do "grão" inteiro ou só das sementes, pesadas posteriormente?

massa tua receita e esse post inteiro, ja li e re-li umas 10 vezes antes de fazer a minha delirium, foi de extrema utilidade.
 
Obrigado @Leonesio !

Usei o M27 da Mangrove's Jacks pois aqui na minha cidade os fermentos líquidos ainda não são vendidos.

Atenuação de 1.072 para 1.004 em 4 dias a 23°C contínuos.

Gostei muito da atuação dele!!

Sinceramente, fiquei admirado com o sabor/aroma que ele proporcionou combinando com o coentro e cardamomo.

Valeu demais cara! Essa receita ficará guardada pelas minhas gerações kkkkkkkkkk pode ter certeza!

P.S: O M27 tb dá a picância do gengibre que vc mencionou a alguns posts atrás.


1.004 de FG pra essa quantidade de alcool não deixou a ceva muito desequilibrada?
 
1.004 de FG pra essa quantidade de alcool não deixou a ceva muito desequilibrada?

Nem um pouco @Andreguetti !

Foi a cerveja mais equilibrada que eu fabriquei, sem sombra de dúvida.

Recebi elogios de todos que provaram :D

Essa atenuação "extra" é característica do fermento M-27... Normal!
 
Oi, pessoal. Fiz uma leva inspirada nessa receita, e venho aqui compartilhar minhas experiências e dúvidas.

Usei 10g de semente de coentro e 2g de gengibre fresco para 16 litros no fermentador. Por não ter acesso facilmente ao fermento líquido, usei T-58 para fermentar, inoculando e iniciando em 18 graus e no finalzinho, faltando mais ou menos 5 pontos para terminar a atenuação total, subi um grau por dia até chegar em 22. Deixei por mais uma semana nessa temperatura. No final dessa etapa, ainda havia muito fermento em suspensão (a floculação do T-58 está longe de ser média, como o fabricante diz!), e usei gelatina para clarificar. Durante todo esse processo fui experimentando a cerveja e estava muito boa, apesar de bem diferente da Delirium: um bom sabor e aroma temperado e frutado. Engarrafei há três semanas e deixei carbonatando na temperatura de 25 graus, ainda dentro da geladeira. Domingo abri minha primeira garrafa, e para minha surpresa, ela estava com um aroma muito forte lembrando solvente e álcool. Grande parte daquele aroma frutado que percebi ao longo da fermentação desapareceu, e não consigo sentir nem o coentro nem o gengibre. Isso me deixou chateado, mas o que me incomodou bastante foi esse cheiro de solvente. O que pode ser isso? Não notei isso ao longo da fermentação, mas sim só depois de engarrafado.

Alguns colegas aqui do RJ me sugeriram que pode ter sido esse aumento na temperatura ao final da fermentação, ou o priming em alta temperatura, que pode ter feito o fermento liberar alguns compostos indesejáveis. Qual a opinião de vocês? Isso pode melhorar com o tempo?

Obrigado, e abraços!

Hugo
 
Qual foi a OG? E o FG? Parece que a sua cerveja ainda "verde" para o consumo. Você fez a trasfega do fermentador para o maturador? Caso contrário, quanto tempo a levedura ficou em contato o mosto? Usou o açúcar cristal? Quando?
 
Qual foi a OG? E o FG? Parece que a sua cerveja ainda "verde" para o consumo. Você fez a trasfega do fermentador para o maturador? Caso contrário, quanto tempo a levedura ficou em contato o mosto? Usou o açúcar cristal? Quando?

A OG foi 1,073 e a FG foi 1,011. Quando estava 1,014 comecei a aumentar a temperatura conforme descrito. Não faço a transfega. Usei o fermentador cônico pela primeira vez, e fui purgando a medida que ia fermentando. No total, ficou 3 semanas no fermentador, contando o tempo da clarificação com gelatina. Usei 400g de açúcar cristal, marca União, faltando 10 minutos para o término da fervura.

Abraços!

Hugo
 
Opa, boa tarde, pelo que entendi do seu relato você não maturou em temperatura mais baixa por algum tempo, certo?

Apenas um palpite, me parece que faltou maturação. Acho que pode melhorar com o tempo, certeza só testando.

Eu faria o seguinte, se a cerveja já carbonatou, eu colocaria tudo na geladeira e "esqueceria" ela lá por um tempo... mas também é só um palpite. Se você fizer isso, depois volte aqui pra contar se melhorou! :)

Abraço,

A OG foi 1,073 e a FG foi 1,011. Quando estava 1,014 comecei a aumentar a temperatura conforme descrito. Não faço a transfega. Usei o fermentador cônico pela primeira vez, e fui purgando a medida que ia fermentando. No total, ficou 3 semanas no fermentador, contando o tempo da clarificação com gelatina. Usei 400g de açúcar cristal, marca União, faltando 10 minutos para o término da fervura.

Abraços!

Hugo
 
Opa, boa tarde, pelo que entendi do seu relato você não maturou em temperatura mais baixa por algum tempo, certo?

Apenas um palpite, me parece que faltou maturação. Acho que pode melhorar com o tempo, certeza só testando.

Eu faria o seguinte, se a cerveja já carbonatou, eu colocaria tudo na geladeira e "esqueceria" ela lá por um tempo... mas também é só um palpite. Se você fizer isso, depois volte aqui pra contar se melhorou! :)

Abraço,

É, eu não maturei em baixa temperatura, justamente pelo fato de ter experimentado a cerveja após a fermentação e ela estar com um sabor muito bom. Achei que não era necessário e fiz o cold crash, clarifiquei com gelatina, e parti para engarrafar.

Vou fazer uma comparação então: farei isso com algumas garrafas e assim posso comparar como elas evoluem dentro e fora da geladeira.

Abraços!

Hugo
 
É, eu não maturei em baixa temperatura, justamente pelo fato de ter experimentado a cerveja após a fermentação e ela estar com um sabor muito bom. Achei que não era necessário e fiz o cold crash, clarifiquei com gelatina, e parti para engarrafar.

Vou fazer uma comparação então: farei isso com algumas garrafas e assim posso comparar como elas evoluem dentro e fora da geladeira.

Abraços!

Hugo

Da uma olhada nesse link, vai ajudar vc a descobrir oq pode ter acontecido.

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/off-flavours-os-defeitos-mais-comuns-nas-cervejas/
 
Olá, pessoal!
Depois de ter me saído razoavelmente bem em meu projeto de replicar a Pilsner Urquell, estou me lançando a um novo desafio : Fabricar uma Belgium Strong Ale que se pareça com a Delirium Tremens, da indústria belga Huyghe.

Pesquisando na HBT americana, encontrei essa receita, convertida para 50 litros, que é a minha capacidade de brassagem :

Fermento : WLP570
Starter 1 litro
Fermento adicional : S04 - 2x11,5g
Volume final : 44 litros
OG : 1,072
FG : 1,006
IBU : 22
Açúcar cristal : 2kg
Malte Pilsen : 12,5kg
Lúpulo Styrian Golding : 84g (60min)
Lúpulo Saaz : 56g (15min)
Semente de coentro : 28g (10min)
Gengibre : 10g (10min)
Pimenta Malagueta : 10g (10min)

Mostura :
10min a 55°C
45min a 64°C
30min a 70°C
mash-out a 76°C
90min de fervura

Fermentar a 19°C por 7 dias
Maturar a 0°C por 14 dias

Segundo o divulgador da receita, esta foi obtida diretamente de um mestre cervejeiro da própria Huyghe.

A minha preocupação é com a adição do açúcar. Pretendo colocar 1kg durante a fervura e 1kg invertido no terço final da fermentação.

Conto com as opiniões dos colegas!

Por acaso alguem ja colocou essa receita no beersmith? Mesmo colocando o açucar na fervura e na fermentação, a OG não alterou em nada (ficou em 1052). Acho q devo estar fazendo alguma coisa errada, alguem pode ajudar?
 
coloquei 1 kilo na fervura e foi pra 1.072 por ai, deve ta fazendo algo errado sim.
 
coloquei 1 kilo na fervura e foi pra 1.072 por ai, deve ta fazendo algo errado sim.

Vc colocou isso no beersmith e alterou a OG? Aqui eu coloquei e nao mudou em nada, saberia me dizer onde posso estar fazendo errado?
 
Alterou sim, coloquei 1 kilo de dextrose e de table sugar e os 2 alteram igual. Brassei a receita sexta passada e bateu a OG 1072 mesmo, no beersmith dava 1077.

Chegando em casa eu olho como eu fiz, mas mesmo pelo celular deu pra fazer.
 
Da uma olhada nesse link, vai ajudar vc a descobrir oq pode ter acontecido.

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/off-flavours-os-defeitos-mais-comuns-nas-cervejas/

Obrigado pela ajuda, pessoal! Dando um retorno a vocês, esperei mais um tempo e abri mais duas garrafas, e estavam ótimas, com muito menos aroma de solvente. Chuto que tenha sido algum off-flavor gerado durante o priming, que foi feito em temperatura mais ou menos alta (25 graus).

A cerveja está ficando muito boa, apesar de bem diferente da Delirium (esperado, já que usei T-58 e não fermento líquido). Certamente é uma receita que vou repetir no futuro! :mug::mug:
 
Alguem fermentou com T-58 alem do Hugo?

A minha ta fermentando vai fazer uma semana hoje e a FG ta batendo 1026 e no beersmith tava pra bater 1011, acho muito dificil atenuar ate 1011 mas alguem sabe se ela demora mesmo?
A OG foi 1073.
Comecei a fermentar a 19° e desde quarta aumentei 1° mas so hoje medi a densidade, imaginei ja estar mais proxima ao planejado.

abraço
 
Alguem fermentou com T-58 alem do Hugo?



A minha ta fermentando vai fazer uma semana hoje e a FG ta batendo 1026 e no beersmith tava pra bater 1011, acho muito dificil atenuar ate 1011 mas alguem sabe se ela demora mesmo?

A OG foi 1073.

Comecei a fermentar a 19° e desde quarta aumentei 1° mas so hoje medi a densidade, imaginei ja estar mais proxima ao planejado.



abraço


Tenta balançar o balde uma vez por dia por mais uns três dias. Você vai levantar a levedura e elas vão consumir mais açúcar. Depois, coloque a zero grau por uma semana. Tenho certeza que essa densidade vai cair. Talvez, não 15 milésimos, mas uns dez ainda cai.
 
Alguem fermentou com T-58 alem do Hugo?

A minha ta fermentando vai fazer uma semana hoje e a FG ta batendo 1026 e no beersmith tava pra bater 1011, acho muito dificil atenuar ate 1011 mas alguem sabe se ela demora mesmo?
A OG foi 1073.
Comecei a fermentar a 19° e desde quarta aumentei 1° mas so hoje medi a densidade, imaginei ja estar mais proxima ao planejado.

abraço

Aqui a atenuação foi bem rápida... em 3 dias e meio fermentando a 18 graus (termostato colado na parede do fermentador, bem vedada do meio com material isolante térmico) caiu de 1.073 para 1.011 (medição com refratômetro após correção).

Eu inoculei dois pacotes do fermento para 16 litros de mosto, baseado no que o Guenter falou em um tópico sobre o assunto aqui, devidamente hidratados.
 
Alguem fermentou com T-58 alem do Hugo?

A minha ta fermentando vai fazer uma semana hoje e a FG ta batendo 1026 e no beersmith tava pra bater 1011, acho muito dificil atenuar ate 1011 mas alguem sabe se ela demora mesmo?
A OG foi 1073.
Comecei a fermentar a 19° e desde quarta aumentei 1° mas so hoje medi a densidade, imaginei ja estar mais proxima ao planejado.

abraço

Deixa mais tempo....

Mas quantos litros e quantos sachês de fermento?

Colocou nutrientes?

Fez aeração?

Abs
 
Obrigado @Leonesio !

Usei o M27 da Mangrove's Jacks pois aqui na minha cidade os fermentos líquidos ainda não são vendidos.

Atenuação de 1.072 para 1.004 em 4 dias a 23°C contínuos.

Gostei muito da atuação dele!!

Sinceramente, fiquei admirado com o sabor/aroma que ele proporcionou combinando com o coentro e cardamomo.

Valeu demais cara! Essa receita ficará guardada pelas minhas gerações kkkkkkkkkk pode ter certeza!

P.S: O M27 tb dá a picância do gengibre que vc mencionou a alguns posts atrás.

Você usou apenas o M27? Quantos pacotes? Explica melhor, por favor.
 
Eu brassei essa receita no sábado utilizando o T-58. Ontem à noite ainda estava em 1021 (de uma OG de 1072), e, seguindo as orientações da receita, coloquei o restante do açúcar no fermentador (mesma quantidade que coloquei na fervura), junto com mais um pouco de levedura (S-04). Vamos ver como estará hoje, mas antes de sair de casa eu não vi nenhuma atividade adicional do airlock =/
 
Você usou apenas o M27? Quantos pacotes? Explica melhor, por favor.

@vitaum usei 2 pacotes devidamente hidratados para 19 litros de mosto.

Usei somente o M-27, não inoculando mais fermento posteriormente.

Também não coloquei mais açúcar na secundária conforme descrito na receita original.

Att,

Adriano.
 
Pessoal, sou iniciante e pretendo reproduzir esta receita em uma leva pequena de uns 13 litros, que é o que meu equipamento permite por enquanto.
Adequei as quantidades pelo Beer Smith para chegar em algo parecido com a receita original postada.
Se puderem dar uma olhada nas imagens e me dizer se seria isso mesmo eu agradeço.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2016-03-09 às 16.16.30.png
    Captura de Tela 2016-03-09 às 16.16.30.png
    268.9 KB · Views: 278
  • Captura de Tela 2016-03-09 às 16.47.39.png
    Captura de Tela 2016-03-09 às 16.47.39.png
    225.9 KB · Views: 271
  • Captura de Tela 2016-03-09 às 16.47.54.png
    Captura de Tela 2016-03-09 às 16.47.54.png
    218.5 KB · Views: 259
Galera, essa receita é muito boa! :rockin::rockin:

Como reportei, minha leva apresentou cheiro de solvente após o primming, mas depois de duas semanas melhorou e ficou ótima! Quinta-feira tomei as três últimas garrafas que sobraram enquanto fazia mais uma leva com essa receita, só que dessa vez mais temperada: para 17 litros no fermentador coloquei 10g de semente de coentro, 3g de gengibre e 3g de cardamomo. Estou curioso para saber como ela ficará assim mais temperada. Quando ficar pronta, reporto os resultados aqui pra galera!

Abraços

Hugo
 
Alo,

Seeds of paradise não é pimenta malagueta, não é cardamomo.... seeds of paradise é Zimbro.... bolinha preta tamanho médio... tem um toque apimentado, mas não é pimenta...
 
Alo,



Seeds of paradise não é pimenta malagueta, não é cardamomo.... seeds of paradise é Zimbro.... bolinha preta tamanho médio... tem um toque apimentado, mas não é pimenta...



Seeds of paradise, segundo minhas pesquisas, é chamada comumente de Pimenta da Guiné (nome científico: aframomum melegueta).
 
Prezados,
Uma coisa me intriga nesta receita. A inexistência da fermentação secundária, aquele descanso de diacetil, para que sejam absorvidos alguns subprodutos da fermentação primária. A receita sugere 7 dias a 19 graus e 14 dias a zero graus. Mas a zero graus a levedura cessa a atividade. Pergunto aos que executaram esta receita se fizeram como ela prescreve ou se deixaram ocorrer a secundária.

Gracias,

Christian.
 
Prezados,
Uma coisa me intriga nesta receita. A inexistência da fermentação secundária, aquele descanso de diacetil, para que sejam absorvidos alguns subprodutos da fermentação primária. A receita sugere 7 dias a 19 graus e 14 dias a zero graus. Mas a zero graus a levedura cessa a atividade. Pergunto aos que executaram esta receita se fizeram como ela prescreve ou se deixaram ocorrer a secundária.

Gracias,

Christian.

Eu fiz 2 levas , as duas com Cardamomo e Coentro.
Vou te dizer os problemas que eu enfrentei, justamente na fermentação.
Eu deixei bastante tempo no fermentador ( eu não anotei quantos dias, mas foi mais que o suficiente pra fermentar tudo na primeira ), utilizei levedura em pó e não a líquida, acredito que por esse motivo tenha ficado muito açúcar residual e quando envasei rolou uma super-carbonatação ( Mas ela ficou muito boa mesmo assim )
Na segunda leva deixei mais tempo na fermentação e envasei com menos açúcar no primming, mesmo assim rolou a super-carbonatação.
(Ambas com bastante resíduo no fundo da garrafa )
Acho que pra tu não ter problema, a melhor forma é usar fermento líquido e deixar + uns 7 dias pra fermentação secundária.
 
Prezados,
Uma coisa me intriga nesta receita. A inexistência da fermentação secundária, aquele descanso de diacetil, para que sejam absorvidos alguns subprodutos da fermentação primária. A receita sugere 7 dias a 19 graus e 14 dias a zero graus. Mas a zero graus a levedura cessa a atividade. Pergunto aos que executaram esta receita se fizeram como ela prescreve ou se deixaram ocorrer a secundária.

Gracias,

Christian.

Christian, fiz essa receita duas vezes, ambas fermentando com T-58, dois sachês para 16 litros, devidamente hidratados. Nas duas vezes iniciei a fermentação em 18 graus (sensor colado na lateral do fermentador e bem isolado do meio) e fui aumentando gradativamente a partir do segundo dia da fermentação até chegar em 23. Depois disso, deixei mais alguns dias (1 semana em uma leva, 10 dias em outra) nessa temperatura, pois notei que tinham alguns aromas e sabores indesejáveis (álcool muito aparente, por exemplo). Somente depois disso abaixei a temperatura para 0 grau e clarifiquei com gelatina.

Abraços

Hugo
 
Obrigado, Lauro e Hugo, pelas experiências relatadas. Vou optar em fazer fermentação secundária como é o meu padrão em todas as fermentações. Acredito que seja um refinamento indispensável para qualquer estilo.

Valeu,

Christian.
 
@vitaum usei 2 pacotes devidamente hidratados para 19 litros de mosto.

Usei somente o M-27, não inoculando mais fermento posteriormente.

Também não coloquei mais açúcar na secundária conforme descrito na receita original.

Att,

Adriano.

Queridíssimo,

Sei que faz tempo que esse post está parado, mas me esclareça uma coisa, por favor. Você adicionou APENAS 1 kg de açucar? No fim da fervura ou no inicio da mesma?
 
Back
Top