Clone da Delirium Tremens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Você fez carbonatação forçada? Quanto de açúcar por L você recomenda pra fazer o priming na garrafa?
 
Tenho uma certa experiência com fermentos belgas da white labs, na minha opinião o primeiro passo para fazer um clone da delirium é conseguir baixar a FG, dominando a levedura. A característica principal desse estilo é fazer cervejas com alto teor alcóolico porém com OGs não tão altas. Não entendo o uso do s04 já que o WLP 570 ( duvel) atenua absurdamente se estiver em quantidade adequada com elevação progressiva da temperatura na fermentação. Uma dica para FG baixa talvez seria trocar o s04 por um fermento de saison no final da fermentação. Esse abaixa!
 
Tenho uma certa experiência com fermentos belgas da white labs, na minha opinião o primeiro passo para fazer um clone da delirium é conseguir baixar a FG, dominando a levedura. A característica principal desse estilo é fazer cervejas com alto teor alcóolico porém com OGs não tão altas. Não entendo o uso do s04 já que o WLP 570 ( duvel) atenua absurdamente se estiver em quantidade adequada com elevação progressiva da temperatura na fermentação. Uma dica para FG baixa talvez seria trocar o s04 por um fermento de saison no final da fermentação. Esse abaixa!

Complementando...
Se for para os secos e quiser alta atenuação, é alternativa o M27 da Mangroove. Atenua MUITO
 
Li que a tradução para "Seeds of Paradaise" é o Cardamomo. Que deve dar os aromas característicos da Dellirium.


Leonésio,

Fiz recentemente uma pesquisa e descobri que grãos do paraíso é, na verdade a semente da Pimenta da Guiné).

Segundo o site (http://pimentasweb.blogspot.com.br/2010/04/pimenta-da-costa-pimenta-da-guine-ou.html?m=1) a planta é da espécie dos cardamomos, talvez por isso justifique o porque dei a informação supracitada.

Tive muita dificuldade de achar aqui no Brasil, por sorte verifiquei que a WE Consultoria vende na seção de especiarias.

Abraço
 
Muito bom, Felipe!

Eu usei o cardamomo e gostei muito do perfume que gerou. Mas com essa tua dica, vou tentar comprar a Pimenta da Guiné e experimentar na próxima leva.

Abraço!
 
Massa. Depois posta sua percepção sobre as diferenças entre as duas especiarias.

Outro detalhe: quanto usou de cardamomo na última leva?

Abraço
 
Massa. Depois posta sua percepção sobre as diferenças entre as duas especiarias.

Outro detalhe: quanto usou de cardamomo na última leva?

Abraço

Coloquei 10g de cardamomo macerado, retirando-o das bardanas. E 25g de sementes de coentro, também maceradas.

Isso pra 50 litros de cerveja.
 
Talvez ainda faria um dry hopping com elas junto com o Saaz. Aí teria mais ainda o aroma delas. Talvez 5 g de cada aos 10 de fervura e os outros 5 g no dry hopping. Acho que essa vai ser minha próxima leva.

Hehe foda isso as inspirações não param e nos deixam malucos!
 
Hehe e talvez de bobs. Usaria essa semente do paraíso dita alucinógena... Só para dar um tchian. Qual seria seu nome científico? Alguém sabe informar?
 
@leonesio me fala aí, quais foram as suas impressões na segunda leva, quando você retirou o gengibre e colocou o cardamomo?
 
Hehe e talvez de bobs. Usaria essa semente do paraíso dita alucinógena... Só para dar um tchian. Qual seria seu nome científico? Alguém sabe informar?

Oi Fernando!

O nome científico da semenete é Aframomum melegueta

Também é chamada de pimenta-da-guiné. Infelizmente não consegui encontrar à venda (embora no site da Bombay conste que eles vendem...).

;)
 
O paradise que está na receita na verdade é o grains of paradise da costa do marfim. Em português é grãos do paraíso e você encontra na WE Consultoria
 
@leonesio me fala aí, quais foram as suas impressões na segunda leva, quando você retirou o gengibre e colocou o cardamomo?

O fermento camufla quase todos os outros sabores, por isso fiz o teste sem adição de gengibre. O cardamomo e as sementes de coentro atuam no aroma, tornando-o perfumado. Eles sim conseguem aparecer no momento da degustação.
 
Tá bem, vamos lá... Não contei o segredo ontem, pq ia demorar muito tempo pra digitar...rsrsrs

Quando eu fiz a Delirium pela primeira vez, usei a receita original do HBT americano, ipsis literis. Coloquei 10g de gengibre moído na fervura, apesar de terem comentado aqui que ia ficar com sabor muito característico do gengibre. Com alguns dias de fermentação, experimentei a cerveja e realmente o sabor do gengibre era muito intenso. Imaginei que com a maturação atenuasse um pouco, mas permaneceu assim. Quando a cerveja ficou pronta, bebi e comparei com a Delirium original, estavam de fato muito parecidas (aliás a minha estava ainda mais saborosa...rsrsrs). Entendi que o gengibre era de fato necessário, mas, ao fazer minha segunda leva, que está agora no final da fermentação, adotei outra postura : Coloquei apenas coentro e cardamomo (este último, aliás, foi uma tentativa de chegar mais próximo do perfume original) e suprimi o gengibre. Se de fato ele fizesse falta, acrescentaria na calda de açúcar que colocaria no terço final da fermentação.
Com dois dias de fermentação, fui experimentar e... pasmem!... o sabor do gengibre estava lá, presente, sem que o tivesse adicionado! São os ésteres do fermento belga que geram o sabor frutado e ácido que lembram abacaxi e/ou maracujá, e não a adição do gengibre. O fato de não adicioná-lo não mudou em nada o sabor da cerveja. Então, posso afirmar que o gengibre não é necessário... até o próprio lúpulo some no meio do frutado intenso do fermento!
Mas vejam : O cardamomo e o coentro acrescentaram um perfume maravilhoso! Esses sim, eu considero necessários.

Quem estiver a fim de fazer essa cerveja, aguarde meus próximos comentários quando minha leva atual estiver pronta (daqui a uns 15 dias), só pra ratificar ou não minhas impressões atuais, pois, como sabemos, a maturação altera muito o produto inicial do fermentado, e os sabores podem mudar. Mas tudo caminha no sentido de ficar ainda melhor que a primeira...

Fala Leonesio! Cara, achei essa receita muito interessante!!!! Pretendo copiar sua receita para minha próxima leva.
Gostaria de saber como ficou sua segunda leva, quais foram suas impressões e dicas para quem pretende fazer uma igual.
Grande abraço
Felipe
 
"Fala Leonesio! Cara, achei essa receita muito interessante!!!! Pretendo copiar sua receita para minha próxima leva.
Gostaria de saber como ficou sua segunda leva, quais foram suas impressões e dicas para quem pretende fazer uma igual.
Grande abraço
Felipe"

Olha, Felipe, a segunda leva ficou muito mais "Delirium" que a primeira. A diferença? A supressão do gengibre. Como eu havia dito, o fermento já traz o sabor apimentado do gengibre. Investir no aroma com a adição do cardamomo foi muito importante também. Essa cerveja vale realmente à pena ser fabricada. Eu só não fiz mais porque tava ficando muito difícil beber pouco, e a graduação alcoólica é de derrubar elefante (talvez por isso os elefantes voadores na garrafa original...rsrsrs). Vou esperar o inverno pra voltar a fabricar mais dela. Boa sorte e nos dê retorno quando tiver feito a tua!
 
Parabens e obrigado Leonesio!

Fiz a minha versao, clonada da sua primeira com o gengibre, cardamomo e coentro! Só troquei o fermento pelo Abadie (seco), utilizei 2 saches hidratados para 20 litros, e apos a fermentacao primaria e adição de açucar, coloquei mais 1 de S-05 ( tenho duvidas se houve alguma necessidade, pois li que os fermentos normais não aguentam quantidades de alcool elevadas). A cerveja ficou ótima!!!!! Uma das minhas melhores!!!!!
 
Keidel,

Eu procurei na net e não encontrei esse fermento Abadie... Ele é belga? É substituto do fermento original?
 
Desculpe, abbaye! Da fermentis, nao acho no site deles mas comprei na Artbrew em campinas!
 
"Fala Leonesio! Cara, achei essa receita muito interessante!!!! Pretendo copiar sua receita para minha próxima leva.
Gostaria de saber como ficou sua segunda leva, quais foram suas impressões e dicas para quem pretende fazer uma igual.
Grande abraço
Felipe"

Olha, Felipe, a segunda leva ficou muito mais "Delirium" que a primeira. A diferença? A supressão do gengibre. Como eu havia dito, o fermento já traz o sabor apimentado do gengibre. Investir no aroma com a adição do cardamomo foi muito importante também. Essa cerveja vale realmente à pena ser fabricada. Eu só não fiz mais porque tava ficando muito difícil beber pouco, e a graduação alcoólica é de derrubar elefante (talvez por isso os elefantes voadores na garrafa original...rsrsrs). Vou esperar o inverno pra voltar a fabricar mais dela. Boa sorte e nos dê retorno quando tiver feito a tua!

Valeu Leonésio. Assim que eu fizer, posto aqui os resultados pra galera. Obrigado. Abraço
 
6° dia de fermentação. A temperatura aqui tá baixa, cerca de 16°C, mas dentro da geladeira a atividade da fermentação chega a 19,5°C, sem a necessidade de aquecimento.
A cerveja já atenuou 30 pontos (de 1,057 pra 1,027). Vou esperar chegar próximo de 1,015 pra adicionar o restante do açúcar invertido (1kg).
Tenho experimentado do que fica na proveta, e realmente o gosto do gengibre se sobressai, mesmo que muito agradável ao paladar. O cheiro dessa fermentação com o wlp570 é algo maravilhoso! Dá vontade de colocar o fermentador dentro de casa, pra ficar sentindo esse aroma o dia todo!

Ainda é cedo pra fazer qualquer comparação com a Delirium, mas acredito que fique bem parecida, sim. A grande surpresa ficará por conta da maturação a 0°C, durante 14 dias.
Mas a OG 1057 não foi meio baixa?
 
Pessoal, estou querendo fazer essa receita em breve, e não estou encontrando o fermento WLP570 para vender no aqui Rio de Janeiro. Vocês acham que ficaria legal começar com o T-58 ou o Abbaye da Fermentis e terminar com o S-04 após a adição de açúcar?

Outra dúvida que tenho é em relação à quantidade de fermento: na primeira adição sei que devo usar dois pacotes devidamente hidratados, no caso de usar fermento seco. Mas e na segunda? A cerveja já terá atenuado bastante, então só um pacote do S-04 bastaria, ou melhor colocar dois, também hidratados, para garantir?

Abraços!
 
Ola Hugo! Eu usei o da Fermentis, 2 pacotes hidratados e depois o S04 na 2ª fermentacao, utilizei 2 tambem com duvidas, se colocasse apenas um, a quantidade de alcool que ja foi produzida poderia reduzir bastante o numero de colonias, e o under pitching é causa de muitos off-flavors, entao decidi por 2 pacotes, ficou show! Acho que se utilizar fermento líquido deve ficar melhor ainda, mas meu conhecimento me restringe ainda apenas aos secos!
 
Ola Hugo! Eu usei o da Fermentis, 2 pacotes hidratados e depois o S04 na 2ª fermentacao, utilizei 2 tambem com duvidas, se colocasse apenas um, a quantidade de alcool que ja foi produzida poderia reduzir bastante o numero de colonias, e o under pitching é causa de muitos off-flavors, entao decidi por 2 pacotes, ficou show! Acho que se utilizar fermento líquido deve ficar melhor ainda, mas meu conhecimento me restringe ainda apenas aos secos!

Opa, valeu pelo retorno! Eu também tenho poucas experiências com fermento líquido, aquele lance de starter parece meio complicado, e vou deixar pra fazer daqui há um tempo só. Mas usou qual fermento na primeira fermentação? O T-58 ou o Abbaye?

Abraços!
 
sera que posso colocar 2 tubos de fermento ao invés de fazer o starter? 40L aqui

n tenho agitador magnetico nem guardei mosto :(
 
sera que posso colocar 2 tubos de fermento ao invés de fazer o starter? 40L aqui

n tenho agitador magnetico nem guardei mosto :(

Cara, segundo o site Lamas, se for pra até 20L não precisa starter, então acredito que dê pra usar 2, mas é muito caro, faça o starter com DME (extrato) é fácil e barato, não precisa agitador, basta você dar uma agitada de vez em quando... a diferença na propagação é pouca.
 
Cara, segundo o site Lamas, se for pra até 20L não precisa starter, então acredito que dê pra usar 2, mas é muito caro, faça o starter com DME (extrato) é fácil e barato, não precisa agitador, basta você dar uma agitada de vez em quando... a diferença na propagação é pouca.


Cara, da pra fazer sim starter sem agitador, fazer na mão de vez em quando e propragar, só não diz que a diferença é pouca.
 
Você fez carbonatação forçada? Quanto de açúcar por L você recomenda pra fazer o priming na garrafa?

Renavirg, alguma notícia quanto ao priming dessa receita? Também farei ele na garrafa e fiquei com essa mesma dúvida.
 
Só para compartilhar pessoal, segue foto da minha "Delirium"!

Mudei algumas quantidades de ingredientes, mosturei em outra temperatura mas a base dessa receita que o Leonesio disponibilizou de fato é fantástica!

A cerveja ficou muitíssimo limpa e com muito sabor digna de uma "Strong de grande cervejaria". No meu caso cheguei aos 9% ABV antes mesmo de fazer o priming, e hoje ao bebê-la percebi que o álcool está muito bem inserido no conjunto, bem aveludado mesmo! Fiquei extremamente satisfeito com o resultado e ela nem maturou pelo tempo ideal ainda...

@Renavirg e @Bald_Buddy eu usei 6,5g por litro e a meu gosto ficou com excelente carbonatação.
 

Attachments

  • Delirium Vulgaris 2.jpg
    Delirium Vulgaris 2.jpg
    65.2 KB · Views: 453
  • Delirium Vulgaris.jpg
    Delirium Vulgaris.jpg
    57.2 KB · Views: 389

Latest posts

Back
Top