Clarificação com Gelatina em fermentador cônico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeTesser

Member
Joined
Nov 12, 2015
Messages
11
Reaction score
3
Boa tarde amigos,

Comprei recentemente um fermentador cônico e estou fermentando meu primeiro lote nele.

A minha dúvida é a seguinte: Se eu utilizar gelatina para clarificar a cerveja ao final da maturação, vai ser possível purgar a gelatina com particulado pelo fundo, ou a gelatina vai solidificar no fundo obstruindo-o?

É provável que alguém já tenha essa experiência. O que acontece?

Saudações!

Felipe
 
O grande problema de usar gelatina em fermentador cônico é que a gelatina fica presa na parede do cone e essa gelatina só sai quando tu remove a cerveja. Basicamente tu vai ficar com uma cerveja com pedaços de gelatina.
Porém isso não é regra pode ser que tu faça a clarificação com gelatina 100 vezes e não tenha esse problema uma unica vez.
 
Obrigado pela contribuição companheiro!

Se eu entendi bem, a gelatina deve formar uma camada nas paredes do cone e não vai sair com a purga de fundo... Só vai sair junto com a cerveja. Parece um cenário possível.

:( que droga!

Mais alguém tem essa experiência?
 
Não entendi pq vc quer purgar o fundo depois de colocar a gelatina e maturar. Eh só transferir pro balde de primming ou pro postmix, depois lava o fermentador. Se o seu intuito eh reaproveitar a levedura deve fazê-lo antes da gelatina.


Muitas pessoas que não aquecem a gelatina a temperatura adequada acabam ficando com pedaço de gelatina na cerveja. Se vc faz o aquecimento da gelatina na temperatura correta não terá esse problema. O problema eh aquecer muito a gelatina.
 
Obrigado pela contribuição amigo!

A intenção seria a de não transferir a cerveja para o balde de primming.

A ideia seria remover todo o material decantado (lama + gelatina) pelo fundo do fermentador cônico, fazer o primmimg nele mesmo e já engarrafar.

Quando eu comprei o fermentador cônico, e ideia era minimizar as transferências. Se tiver que ficar trocando de recipiente, ele perde um pouco o sentido.
 
Qual eh o material do fermentador cônico. Pq independente se vc usa gelatina ou não alguma coisa vai ficar grudada na parede do fermentador, principalmente se for de plástico.
Abs
 
Olá amigos,

Obrigado pelas contribuições.

Segue feedback após as atividades do final de semana. Acho legal registrar as informações para a posteridade.

Na quinta feira, adicionei a gelatina conforme as instruções do post fixo aqui do forum. O fermentador continuou na geladeira, onde já estava desde o sábado anterior.

No sábado, tirei o fermentador da geladeira. Era possível ver bem a linha de lama no fundo do fermentador. Eram uns 15 cm de lama no fundo. A cerveja estava bem clara. Iniciei a purga pelo fundo. A lama saiu bem, mas quando ainda restava cerca de 30% da lama começou a sair muita cerveja junto. A cerveja encontrou algum caminho preferencial através da lama, o que reduziu a eficiência da purga. Decidi parar de purgar e sifonei a cerveja para um balde de primming.

A minha impressão geral é que o fermentador cônico é bom, mas não é ótimo. A unica clara vantagem que eu consegui obter com ele foi a purga da lama após a fermentação secundária para iniciar a maturação, sem fazer transferência. É pouco... Eu esperava mais. Esperava ser capaz de engarrafar direto a partir dele pelo fundo. Eu vou tentar novamente depois com um fermento que flocule melhor (usei o S33 nessa leva).

Sobre a adição de gelatina, funcionou perfeitamente. Não grudou nada nas paredes do fermentador e a lama saiu com facilidade pelo fundo. A "claridade" da cerveja ficou fantástica!

Daqui a uns 15 dias eu faço um update a respeito do resultado do primming. Alguns companheiros relatam dificuldades relacionadas a falta de fermento residual para carbonatação ao usar a gelatina. Vamos ver.

Boa semana a todos!
 
Olá amigos,

Segue o feedback prometido.

Não tive problemas com a carbonatação. Em 15 dias, a cerveja estava ótima!

O resultado da clarificação foi sensacional! E a perda na transferência para o balde de primming com o fermentador cônico foi bem pequena.

É uma Honey blond ale.

Grande abraço a todos!
 

Attachments

  • 20151213_145303.jpg
    20151213_145303.jpg
    123.4 KB · Views: 218
Olá amigos,

Obrigado pelas contribuições.

Segue feedback após as atividades do final de semana. Acho legal registrar as informações para a posteridade.

Na quinta feira, adicionei a gelatina conforme as instruções do post fixo aqui do forum. O fermentador continuou na geladeira, onde já estava desde o sábado anterior.

No sábado, tirei o fermentador da geladeira. Era possível ver bem a linha de lama no fundo do fermentador. Eram uns 15 cm de lama no fundo. A cerveja estava bem clara. Iniciei a purga pelo fundo. A lama saiu bem, mas quando ainda restava cerca de 30% da lama começou a sair muita cerveja junto. A cerveja encontrou algum caminho preferencial através da lama, o que reduziu a eficiência da purga. Decidi parar de purgar e sifonei a cerveja para um balde de primming.

A minha impressão geral é que o fermentador cônico é bom, mas não é ótimo. A unica clara vantagem que eu consegui obter com ele foi a purga da lama após a fermentação secundária para iniciar a maturação, sem fazer transferência. É pouco... Eu esperava mais. Esperava ser capaz de engarrafar direto a partir dele pelo fundo. Eu vou tentar novamente depois com um fermento que flocule melhor (usei o S33 nessa leva).

Sobre a adição de gelatina, funcionou perfeitamente. Não grudou nada nas paredes do fermentador e a lama saiu com facilidade pelo fundo. A "claridade" da cerveja ficou fantástica!

Daqui a uns 15 dias eu faço um update a respeito do resultado do primming. Alguns companheiros relatam dificuldades relacionadas a falta de fermento residual para carbonatação ao usar a gelatina. Vamos ver.

Boa semana a todos!


Uma pergunta,
a lama estava acima da torneira de inspeção?
Não poderia ter engarrafado por ali ?
 
Uma pergunta,
a lama estava acima da torneira de inspeção?
Não poderia ter engarrafado por ali ?
 
Uma pergunta,
a lama estava acima da torneira de inspeção?
Não poderia ter engarrafado por ali ?

Olá amigos! Feliz 2016 a todos!

Meu fermentador não tem torneira de inspeção.

É padrão do fabricante ter, mas eu pedi o meu sem... Ao longo do tempo eu notei que essa torneira não era muito útil, então eu a aboli dos meus fermentadores. Um ponto a menos pra me preocupar com contaminação.

Só tenho essa torneira hoje no balde de primming. Mas não o uso mais como fermentador.
 
Back
Top