Clarificação na serpentina alguém explica?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

madeiraPVM

New Member
Joined
Sep 20, 2021
Messages
2
Reaction score
0
Location
São aulo
Pessoal, na minha última leva (80l Wit) tive um problema com o fermentador e após 10 dias de fermentação a 19 graus tive que trasfegar todo o volume de volta para a panela devidamente sanitizda com alcool 70 pois não tinha outro recipiente. (Tirei da geladeira para aferir a FG e estourou a torneira).

Acredito que tenha gerado muita suspensão e oxidação com o processo. Mesmo após 3 dias de cold a 2 graus a cerveja estava turva e com pouca retenção de espuma. (Carbonatação forçada pero esqueci de purgar)...

Enfim, a cerveja saiu como na foto 1 em anexo. Aromas mais baixo que o esperado de laranja e coentro e muita turbidez (não adicionei gelatina).

Entretanto, após alguns dias ( 2) na serpentina (foto 2) a cerveja inicial extraída (proveniente da serpentina da chopeira a gelo) saiu bem clarificada e bonita para uma wit! (Foto 3). Depois dos 2l iniciais (que estavam parados na serpentina, voltava a sair turva)

A pergunta é: Seria essa cerveja inicial clara saindo da chopeira, fruto de decantação na serpentina (o que acho improvável pois extraio uns 2 litros clarificada e depois volta a ficar turva) ou seria alguma reação com o metal da serpentina que poderia “desoxidar” a cerveja e assim clarifica-lá de algum jeito?

Agradeço qualquer pensamento sobre e uma excelente brassagem a vcs.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    24.9 KB · Views: 23
  • image.jpg
    image.jpg
    38.3 KB · Views: 23
  • 1848BF20-E7F7-413F-9C25-16C7EFBE7256.jpeg
    1848BF20-E7F7-413F-9C25-16C7EFBE7256.jpeg
    19.1 KB · Views: 24
Algo parecido acontece quando se congela um fermentador auto refrigerado, congela a cerveja menos a parte do alcool que tem um ponto de congelamento diferente e dai sai mais clara, talvez possa ter acontecido isso
 
Não sou técnico. Mas creio que a serpentina chega a quase 0ºC com gelo. Deve manter a breja um dia ou 2 em baixa temperatura.
Deve acabar acontecendo um "COLD" dentro da tubulação.
A breja que está no barril, está em temperatura ambiente ou bem acima da temperatura que está a serpentina. Aí não acontece o "COLD".
Além de que dependendo da levedura usada, as leveduras podem estar em suspensão ainda, comendo alguma sobra, mas quando em baixa temperatura as leveduras adormecem aí a breja fica mais limpa.
 

Latest posts

Back
Top