Citra Single Hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 16, 2017
Messages
22
Reaction score
0
Caros,

Estou indo para minha terceira brassagem e quero fazer uma single hop de Citra.
É a primeira vez que estou usando o Beersmith depois de assistir as aulas no canal "Fabrikar Cerveja Artesanal".

Será que vocês poderiam dar uns pitacos na receita abaixo?

10 Litros

Maltes:
1,5 kg de Pale Ale - 5,9 EBC
1 kg de Pilsen - 3,3 EBC
Mash de 75 min

Lúpulo:
Boil de 60min
Citra 12,5% AA - 50g
FWH: 5g
60 min: 5g
15 min: 20g
Flame-out: 10g
DH: 10g

Fermento e fermentação:
US-04 e US-05
18 graus até atividade diminuir (1 bolha a cada dois segundos) depois um grau por dia até 23 graus.

Água inicial: 7,5L
Sparge: 9L
 
Alguma dúvidas:
- por que você vai usar dois maltes base?
- Por que você vai fazer FWH e adicionar lúpulo a 60' também?

Eu deixaria a 18° até não ter variações na gravidade. Depois que chegar na FG, sobe para 23°, deixa 3 dias e baixa para 12°. Faz o DH a 12º, não deixando passar de 5 dias com DH. Se for querer mais de 5 dias de DH, faz dois.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
- Boa. Não me liguei que não faria diferença e provavelmente sai mais barato com Pilsen.
- Pelo que andei lendo, acho que não substitui o amargor, mas da uma uniformidade/refinamento nas características gerais do lúpulo. Geralmente pede o uso de lúpulo com baixo AA, mas como estou querendo manter o "single hop"...

Pensei em 5 dias de DH mesmo, mas tenho problema para ficar medindo FG toda hora, pois o Batch é de 10L e se eu precisar fazer isso 2 vezes perco 5% de aproveitamento final. Alguma sugestão para contornar isso?
 
Tu tá medindo com um densímetro? Saída para isso é um refratometro. Tem uns baratos no Tio Ali!

Não entendi o que você quis falar sobre substituir o amargor. Quando perguntei sobre o FWH e a adição de 60', é que o FWH funciona como uma adição de 65', mas deixa mais suave o amargor. Eu faria o FWH e pulava essa adição dos 60.. calcula o ibu dele o acrescenta no FWH


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
digarden,
não sei se o João sabe bem sobre as tecnicas, mas não concordo com a necessidade de usar um ou outro método de amargor. Dá pra usar os dois sim. Eu, quando quero amargor rascante, tenho feito a adição a 60min. Quando quero arredondado, FWH. Mas já fiz as duas, por exemplo, numa Ipa com 70 ibu. Eu queria o amargor de ambas a adições. Saca? Tudo vai depender do seu objetivo.

João,
se entendi, você não sabe bem porque tá fazendo né? Então, não tem problema fazer algo seguindo recomendações. Principalmente quando estamos começando, esse é o melhor caminho e o que tende a dar melhores resultado. Mas, ainda assim, te aconselho a dar uma breve pesquisadas nos dois métodos que você emprega, pra você já ir se familiarizando e pra, também, entender porque de cada coisa e o pra que de cada uma.

Acho que, se pudermos, não devemos fazer por fazer ou por que é "legal" fazer por parecer sofisticado, quando preparamos uma receita. Entenda o porque daquela técnica e a utilize de maneira inteligente sabendo o que faz e, principalmente, se divertindo! Que, afinal, grande parte da graça da cerveja caseira é se divertir. Né não?

Abraços.
 
primeira vez usando o programa e setenado as configurações, acho que está no caminho certo: receita simples.

Aproveite essa brassagem e anote tudo, perda de trub, volume pós-boil, calcule a taxa de evaporação, tudo que seja possivel, configurando certinho seu equipamento no programa. Assim, vai ter a estimativa de eficiencia . Isso vai ser seu guia para quantidade de malte, OG, IBU e tudo mais daqui pra frente.

alguns pontos pra voce pensar: 1) Seus maltes bases vão de acordo com seu objetivo.. pode usar trigo, pale ale, munich.. mas perceba o resultado que deve esperar deles, por isso leia bastante sobre como são malteados, qual caracteristicas eles possuem e que vão pra sua cerveja final. O mesmo vale para os caramelo e torrados.

2) O mesmo vale para técnicas de lupulagem, que nesse caso, inclusive conceitos de composição dos óleos.. para FWH, podem influenciar no sabor final da cerveja.

3) Não entendi a questão da fermentação: pretende usar dois fermentos? qual seu objetivo? optaria por um ou outro.. a caracteristica do S-04 vai predominar e não precisaria usar o US-05. Fermente sem pressa, não ligue pro airlock, meça a densidade com algum instrumento

abraços
 
primeira vez usando o programa e setenado as configurações, acho que está no caminho certo: receita simples.

Aproveite essa brassagem e anote tudo, perda de trub, volume pós-boil, calcule a taxa de evaporação, tudo que seja possivel, configurando certinho seu equipamento no programa. Assim, vai ter a estimativa de eficiencia . Isso vai ser seu guia para quantidade de malte, OG, IBU e tudo mais daqui pra frente.

alguns pontos pra voce pensar: 1) Seus maltes bases vão de acordo com seu objetivo.. pode usar trigo, pale ale, munich.. mas perceba o resultado que deve esperar deles, por isso leia bastante sobre como são malteados, qual caracteristicas eles possuem e que vão pra sua cerveja final. O mesmo vale para os caramelo e torrados.

2) O mesmo vale para técnicas de lupulagem, que nesse caso, inclusive conceitos de composição dos óleos.. para FWH, podem influenciar no sabor final da cerveja.

3) Não entendi a questão da fermentação: pretende usar dois fermentos? qual seu objetivo? optaria por um ou outro.. a caracteristica do S-04 vai predominar e não precisaria usar o US-05. Fermente sem pressa, não ligue pro airlock, meça a densidade com algum instrumento

abraços

Concordo com o digarden, acho totalmente desnecessária uma adição de FWH e outra aos 60 minutos. Não faz sentido pra mim, mas novamente esse é um hobby em que se pode testar o que quiser, então se você acha diferença faça.

Não acredito que o autor tenha a experiência, no momento, para diferenciar essas duas técnicas diferentes.

Na minha opinião eu faria essa receita com FWH ou 60' e repetiria novamente a receita com a outra técnica para comparar.

Ultimamente vejo que muitos cervejeiros nem tem idéia do que estão fazendo. Por exemplo o cara diz que vai fazer uma IPA com FWH porque quer um amargor mais balanceado mas no final nem sabe o que isso quer dizer, mas como ouve todo mundo falar pra ele o FWH arredonda e a adição aos 60' é muito áspera...mas sabe Deus o que é isso.
 
FHW + 60': queria que tivesse um balanço entre um pouco do harsh mas mantendo o amargor. Não queria que puxasse demais no harsh dos 60 ou ficasse sem nenhum. Em suma, queria o amargor total, menos rasgante.

Gostei da ideia de uma com FHW e outra em 60' para depois comparar. Sempre faço dois dias seguidos de 10L e vai dar legal para acompanhar as duas. Aprendo usando as técnicas e elaboro as diferenças.

Eu pensei a receita buscando um resultado que eu gosto de tomar no calor, baseado nas brejas que tomei nesses últimos anos. Cítrica e seca, com pouca presença de características do malte (caramelos etc). Também uma curiosidade do resultado de single-hop Citra em uma cerveja feita em casa. Para tentar deixar mais sedosa até pensei em adicionar aveia, mas achei que seria um passo maior que as pernas. Talvez em uma próxima...

Quanto ao fermento, errei: era "ou", saiu "e".
Acho que quero usar o US-4 para influenciar menos com aromas no resultado final.

Uma dúvida aqui: "eu deixaria a 18° até não ter variações na gravidade. Depois que chegar na FG, sobe para 23°, deixa 3 dias e baixa para 12°. Faz o DH a 12º, não deixando passar de 5 dias com DH. Se for querer mais de 5 dias de DH, faz dois". Depois do quinto dia, tiro a bag e derrubo a temperatura para 0?
 
FHW + 60': queria que tivesse um balanço entre um pouco do harsh mas mantendo o amargor. Não queria que puxasse demais no harsh dos 60 ou ficasse sem nenhum. Em suma, queria o amargor total, menos rasgante.

Gostei da ideia de uma com FHW e outra em 60' para depois comparar. Sempre faço dois dias seguidos de 10L e vai dar legal para acompanhar as duas. Aprendo usando as técnicas e elaboro as diferenças.

Eu pensei a receita buscando um resultado que eu gosto de tomar no calor, baseado nas brejas que tomei nesses últimos anos. Cítrica e seca, com pouca presença de características do malte (caramelos etc). Também uma curiosidade do resultado de single-hop Citra em uma cerveja feita em casa. Para tentar deixar mais sedosa até pensei em adicionar aveia, mas achei que seria um passo maior que as pernas. Talvez em uma próxima...

Quanto ao fermento, errei: era "ou", saiu "e".
Acho que quero usar o US-4 para influenciar menos com aromas no resultado final.

Uma dúvida aqui: "eu deixaria a 18° até não ter variações na gravidade. Depois que chegar na FG, sobe para 23°, deixa 3 dias e baixa para 12°. Faz o DH a 12º, não deixando passar de 5 dias com DH. Se for querer mais de 5 dias de DH, faz dois". Depois do quinto dia, tiro a bag e derrubo a temperatura para 0?

Isso, faça uma com cada apra poder comparar.

Acho a decisão do Citra acertada, para mim é o melhor lúpulo para se usar em IPAs single hop.

Não adicionaria aveia, mas tenho seguido uma dica do @Guenther que é adicionar 10% do grist com trigo maltado e tenho gostado muito do resultado.

Sobre fermentos, se quer o mais neutro possível use o US-05. O S-04 tem um perfil mais esterificado, que na minha opinião combina perfeitamente com o Citra, mas vai deixar um frutado que o US-05 nao deixa.
 
Eu nunca deixo a 0°, depois da maturação a 12° já pode transfegar para engarrafar. As leveduras Ales sedimentam muito bem a 12º.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Se quer menos interferência do fermento no aroma e sabor, deveria ir de US-05. Não tem como errar.

Sobre o DH, pode ser como você citou sim. Mas não existe uma "regra" sobre temperatura e duração. Vai da sua percepção, testes ou de opiniões e senso comum. A temperatura de 12-15 graus é muito utilizada para dry hopping de lagers, mas é reconhecido que temperaturas mais altas, na faixa de 18 a 21, proporcionam melhor extração de aroma dos lúpulos.

Abs.
 
Back
Top